Conheça a grade curricular do curso de Gestão Financeira

calculadora representando o curso de gestão financeira

Se você já considerou a possibilidade de construir uma carreira na área apresentada no título, deve saber que a faculdade forma pessoas para planejar, executar e avaliar práticas estratégicas dentro das empresas. Uma das tarefas mais recorrentes é tomar decisões que envolvam custos, investimentos e finanças.

A melhor forma de descobrir se a graduação realmente tem a ver com o seu perfil é observar as principais disciplinas abordadas. O curso de Gestão Financeira tem grade curricular que combina temas das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, mas as matérias podem variar de uma instituição para outra.

Assim, para ajudar você a definir se deve cursar Gestão Financeira EAD, elaboramos uma lista com os principais conteúdos presentes na grade. Veja em detalhes!

Matemática financeira

Habilidade com os números e gosto por cálculos são características fundamentais a todo estudante de Gestão Financeira. A agilidade de raciocínio também faz a diferença no momento de coletar dados e fazer operações que servirão de base para as tomadas de decisão.

Talvez uma das disciplinas que mais trazem essa prática de contas é a matemática financeira. É uma área que estuda diversos processos do dia a dia das pessoas e do mercado de trabalho, avaliando a equivalência de capitais no tempo — como o valor do dinheiro se comporta no decorrer de determinados períodos.

Entre as operações abordadas nas aulas, podemos citar as aplicações financeiras, as renegociações de dívidas e os empréstimos. A disciplina também mostra atividades simples, como cálculos de descontos em produtos e/ou serviços.

Contabilidade geral

Gestão Financeira envolve matérias familiares aos profissionais contadores. Afinal, para desenvolver um bom trabalho dentro de qualquer empresa, é preciso que você seja capaz de compreender a situação econômica dela e entregar dados concretos sobre isso.

Assim, a disciplina de contabilidade geral apresenta métodos para estudar a trajetória das organizações no aspecto financeiro. Esse acompanhamento permite aos colaboradores refletir sobre diferentes cenários e apresentar estimativas para o futuro do negócio. É um conhecimento crucial para garantir que a empresa cumpra seus deveres e desfrute de seus direitos.

Sistema financeiro

Essa matéria é comum na faculdade de Gestão Financeira e aborda temas relacionados ao funcionamento dos mercados monetário, de crédito, de câmbio e de capitais. Você terá acesso a uma introdução geral sobre o assunto, que inclui histórico, evolução, estrutura e principais conceitos do Sistema Financeiro Nacional (SFN).

Também é esperado que os educadores apresentem dados sobre o mercado de capitais no Brasil, as legislações e os principais produtos financeiros. São aulas importantes para entender situações diversas que impactam a sociedade, desde episódios de crises financeiras até políticas e perspectivas da governança global.

Comportamento organizacional

Uma curiosidade é que a maioria dos cursos de Gestão Financeira têm grade curricular focada no estudo de alguns fatores essenciais ao bom funcionamento das empresas. Entre eles, podemos citar os indivíduos (características individuais), os grupos (particularidades das equipes) e a estrutura (relação entre colaboradores).

A disciplina de comportamento organizacional tem como objetivo mostrar como se molda o sistema de uma companhia. Para isso, são abordados conteúdos sobre hierarquia, cultura, clima interno, condições dos ambientes de trabalho, entre outros aspectos. Tudo para que o futuro profissional saiba como agir em cada situação, a fim de buscar ou recuperar a harmonia.

Auditoria contábil

Como o próprio nome indica, essa matéria faz parte do ramo da contabilidade e tem relação com a análise de documentos contábeis. Sabemos que todo tipo de empresa, independentemente do porte ou da atividade que desenvolve, sempre lidará com uma série de arquivos importantes.

Logo, saber como cuidar e interpretar os dados contidos nesses materiais é necessário a qualquer profissional envolvido na gestão. Quem tem diploma na área deve ser capaz de examinar registros contábeis e garantir que todas as informações estejam seguras. É a partir da disciplina de auditoria contábil que você aprenderá como executar esses e outros processos.

Estatística

Gestão Financeira também envolve disciplinas comuns a outros cursos, como é o caso da estatística. Entre os recursos tratados nas aulas, podemos citar:

  • ferramentas de análise exploratória de dados;
  • tabelas de medidas e comparações;
  • distribuição da frequência de um evento ou fenômeno;
  • medidas de posição e dispersão de objetos;
  • medidas de assimetria e curtose etc.

É claro que os conhecimentos de estatística variam de uma graduação para outra, sendo, geralmente, adaptados às necessidades de cada área. Para quem pretende trabalhar no mercado dos negócios, por exemplo, a matéria será excelente aliada no momento de fazer demonstrações financeiras, elaborar planilhas e construir gráficos detalhados.

Gestão de investimentos

Outra coisa que você vai aprender com a Gestão Financeira na faculdade é elaborar, executar e acompanhar as chamadas carteiras de investimentos. Para isso, deve entender quais práticas precisam ser aplicadas no momento de exercer esse tipo de trabalho: avaliar riscos, ter consistência e conhecer o mercado que estiver explorando.

O objetivo das aulas é garantir que o futuro profissional seja capaz de trabalhar com a gestão ativa e passiva. A primeira permite ao gestor aproveitar determinado mercado e cobrar uma taxa de administração pelo seu serviço e conhecimento. A segunda possibilita participar de um setor específico, de maneira simples e acessível.

Agora você sabe o que é grade curricular e entende quão importante é avaliar o modo como as disciplinas são organizadas em cada curso. Nesse processo, não deixe de conferir todas as categorias existentes na estrutura, que pode incluir tanto as matérias obrigatórias e optativas quanto as atividades complementares.

Ficou claro que a Gestão Financeira tem grade curricular bastante variada, com conteúdos que abordam diferentes aspectos dessa área crucial aos negócios. Você deve procurar, portanto, uma graduação de qualidade e que garanta uma formação completa, como ocorre no curso da Anhanguera. Veja abaixo como funciona a nossa graduação:

Importante ressaltar que é possível fazer o curso nas modalidades de ensino semipresencial ou 100% online — opções excelentes se você precisa de uma dose a mais de flexibilidade na sua rotina!

Ficou com vontade de saber mais sobre as matérias que compõem a faculdade ou aproveitar para fazer a sua inscrição? Acesse agora a página e inscreva-se no nosso vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content