Conheça as áreas para atuar com gestão financeira

área de Gestão Financeira

A área de Gestão Financeira oferece um vasto leque de oportunidades profissionais para aqueles que buscam atuar no mundo das finanças corporativas. Com a crescente importância estratégica da gestão financeira nas organizações, profissionais qualificados nessa área são cada vez mais demandados pelo mercado. 

Neste texto, exploraremos as principais áreas de trabalho para aqueles que se dedicam à Gestão Financeira, abordando desde as posições tradicionais, como analista financeiro e controller, até as áreas em tendência, como a presença da tecnologia e da sustentabilidade na Gestão Financeira. 

Principais áreas da Gestão Financeira

As principais áreas da Gestão Financeira englobam funções e responsabilidades relacionadas às finanças de um negócio ou organização. Além disso, o profissional, muitas vezes,  pode atuar em uma ou mais dessas áreas, dependendo de suas habilidades, interesses e necessidades da organização em que estão empregados. Confira quais são as principais áreas de Gestão Financeira a seguir.

Contabilidade Financeira

A contabilidade financeira é responsável por registrar, analisar e relatar as transações financeiras de uma empresa. Envolve a elaboração de demonstrações financeiras que fornecem informações sobre a situação financeira e o desempenho da organização.

Planejamento Financeiro

O planejamento financeiro visa estabelecer metas financeiras de curto e longo prazo para a empresa. Envolve a projeção de receitas, despesas e fluxo de caixa, além do desenvolvimento de estratégias para otimizar a utilização dos recursos financeiros.

Análise e Controle Financeiro

A análise financeira tem como objetivo avaliar o desempenho financeiro de uma empresa, identificando pontos fortes e áreas que necessitam de melhorias. Já o controle financeiro refere-se ao acompanhamento e monitoramento dos resultados financeiros, garantindo o cumprimento de metas e a eficiência na utilização dos recursos.

Homem explicando dados gráficos em painel
O controle financeiro se dá por meio do monitoramento de resultados

Gestão de Investimentos

A gestão de investimentos envolve a análise e tomada de decisões relacionadas aos investimentos financeiros da empresa. Os profissionais nessa área avaliam diferentes oportunidades de investimento, considerando riscos, retorno esperado e alinhamento com os objetivos estratégicos da organização.

Gestão de Riscos Financeiros

A gestão de riscos financeiros visa identificar, avaliar e gerenciar os riscos associados às atividades financeiras de uma empresa. Os profissionais de gestão de riscos desenvolvem estratégias e implementam medidas para mitigar os impactos dos riscos financeiros na organização.

As tendências das áreas de Gestão Financeira

As tendências nas áreas de Gestão Financeira estão sendo impulsionadas por avanços tecnológicos, a crescente preocupação com a sustentabilidade, a globalização dos mercados e o uso crescente da inteligência artificial. Vamos explorar brevemente cada uma dessas tendências.

Tecnologia na Gestão Financeira

A tecnologia está transformando a forma como as empresas gerenciam suas finanças. A adoção de softwares e sistemas avançados de gestão financeira automatiza processos, melhora a precisão e eficiência dos cálculos, facilita a análise de dados e fornece informações em tempo real.

Mulher analisando dados em computador
Softwares e sistemas avançados automatizam os processos e garantem maior eficiência

Sustentabilidade na Gestão Financeira

A preocupação com a sustentabilidade está se tornando cada vez mais relevante nas decisões financeiras das empresas. Os profissionais de Gestão Financeira estão integrando critérios ambientais, sociais e de governança (ESG) nas análises de investimentos e tomadas de decisão. 

Dessa forma, a gestão financeira sustentável envolve o desenvolvimento de estratégias que equilibram o desempenho financeiro com o impacto social e ambiental, promovendo a responsabilidade corporativa e a criação de valor a longo prazo.

Globalização na Gestão Financeira

A globalização dos mercados financeiros está gerando desafios e oportunidades para os profissionais de Gestão Financeira. Com a interconexão dos mercados e a expansão das atividades comerciais em nível global, é fundamental compreender as implicações financeiras das operações internacionais, como taxas de câmbio, riscos cambiais e estratégias de financiamento internacional.

Inteligência Artificial (IA) na Gestão Financeira em 2024

A IA desempenha um papel crescente na Gestão Financeira. Os avanços em IA permitem o processamento e a análise automatizada de grandes volumes de dados financeiros, facilitando a tomada de decisões informadas. A IA tem o potencial de aumentar a eficiência, a precisão e a agilidade das atividades financeiras de um gestor.

Mão de robô fazendo contas em calculadora
A IA permite um grande processamento de dados, que vai facilitar na tomada de decisões

Capacitação para atuar nas áreas de Gestão Financeira

A capacitação para atuar nas áreas de Gestão Financeira envolve uma combinação de formação acadêmica e educação continuada. Existem diferentes opções de cursos e formações que podem preparar os profissionais para atender às demandas desse campo. Aqui estão algumas das principais opções:

  • Graduação em Gestão Financeira: Geralmente, esses cursos são oferecidos em formato de bacharelado ou tecnólogo e abrangem disciplinas como contabilidade, finanças corporativas, investimentos, planejamento financeiro, entre outras.
  • Graduação em Administração, Economia ou Ciências Contábeis: Essas graduações fornecem uma uma base sólida em conceitos financeiros e habilidades de gestão e podem ser complementadas por especializações ou cursos de pós-graduação específicos em Gestão Financeira.
  • Pós-graduação em Gestão Financeira: Os cursos de pós-graduação, como especializações, MBAs (Master of Business Administration) ou mestrados em Gestão Financeira, são voltados para aprofundar os conhecimentos e desenvolver habilidades avançadas nessa área. 
  • Certificações profissionais: Certificação CFA (Chartered Financial Analyst), Certificação CPA (Certified Public Accountant) e Certificação CFM (Certified Financial Manager).

Confira também: veja por que fazer Gestão Financeira na Anhanguera!

A Anhanguera te ajuda a conquistar o seu sonho do diploma em Gestão Financeira!

A combinação de uma formação acadêmica sólida com educação continuada é fundamental para aprimorar as competências e acompanhar as constantes evoluções das áreas de atuação da Gestão Financeira.

Se o seu sonho é cursar Gestão Financeira, não perca a chance de se inscrever para o vestibular da Anhanguera! Com mensalidades que cabem no seu bolso, você garante uma educação de qualidade, reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação).

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 22

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados