Pré-Enem: quais são as vantagens e por que investir?

estudantes enem

Quem quer entrar na faculdade já sabe: o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma oportunidade e tanto para dar o pontapé inicial no objetivo de se graduar.

Existem várias formas de usar a nota do Enem para garantir uma vaga em faculdades públicas ou privadas, como o Sisu (Sistema de Seleção Unificado), o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) e o Prouni (Programa Universidade para Todos). Também dá pra apresentar a nota do Enem na faculdade e usá-la como processo seletivo.

Para ir bem nas provas do Enem e obter um resultado bom o suficiente para competir por uma vaga nos cursos mais procurados, você precisa contar com os melhores recursos possíveis, como um curso pré-Enem.

Neste post, vamos mostrar as vantagens do pré-Enem e falar por que você não deve deixar de considerar esse investimento!

Materiais didáticos específicos

Muitos são os benefícios de fazer um cursinho pré-Enem. O primeiro que vamos destacar é que o estudante conta com material didático específico para as provas do exame. As questões do Enem Digital ou impresso são peculiares, existe toda uma forma de raciocinar em cima do enunciado e ganhar tempo para resolução. Afinal, são 90 questões por dia de prova, sem contar a redação.

Você pode buscar técnicas de estudo na internet e até fazer um ou outro simulado, mas isso não garante a explicação da resposta daquela questão que você achou mais difícil — o que você vai encontrar em cursinhos preparatórios (online ou presenciais), sabia?

Método e orientação pedagógica

Tem gente que não consegue passar em Medicina após anos de estudo e se frustra. A pergunta é: o que está sendo feito de errado nessa preparação? Talvez falte uma orientação pedagógica mais específica, ou os métodos utilizados não estão sendo eficazes para potencializar o aprendizado do candidato.

[hubspot type=cta portal=8726768 id=5a53035c-2aac-4216-a8dd-d98505f42c28]

Pode acontecer de o estudante dominar o conteúdo, mas, na hora da prova do Enem, não estar preparado para controlar a ansiedade. Esse é o tipo de desafio que pode ser resolvido com uma preparação pedagógica que vá além do ensino das disciplinas, que você poderá encontrar em um preparatório pré-Enem.

Corpo docente especializado

Como já falamos, a internet tem muitas fontes de estudo, inclusive apps para estudar. Isso pode ajudar bastante, desde que não seja sua principal fonte de consulta ao conteúdo. Eles serão mais úteis se estiverem complementando suas pesquisas, ou como forma de se aprofundar em um tema.

Quem é a pessoa mais capacitada para direcionar seus estudos? O professor! Conte com um corpo docente preparado para selecionar as matérias mais importantes que você precisa aprender (ou rever) e relacioná-las a outros dados e fatos atuais. Esse, com certeza, é um benefício insubstituível de quem faz pré-Enem.

Ah, e em cursinhos online, existem videoaulas e aulas ao vivo sobre todas as matérias, além de acompanhamento por chat e fóruns de discussão. Os professores e tutores estão sempre à disposição para tirar suas dúvidas.

Pessoas focadas no mesmo objetivo

É muito fácil acostumar-se à procrastinação quando estamos estudando em casa, sozinhos. Isso vale para qualquer atividade, como começar uma dieta ou um programa de exercícios.

Quando estamos acompanhados de pessoas que têm o mesmo interesse, focadas no mesmo objetivo, nosso rendimento tende a melhorar. E é isso que vai acontecer com você ao se matricular em um cursinho pré-Enem: conhecer gente na mesma situação que a sua. Juntos, vocês compartilham dificuldades, aprendizagens e ânimo para seguir em frente!

Calendário e cronograma de estudos

Se você está pensando em se preparar sozinho para o Enem, já imagina que vai ter que estudar no fim de semana e em feriados e acha que nem vai dormir ou encontrar os amigos nesse período, saiba que está enganado! Um calendário bem-estruturado é fundamental para organizar a rotina e dar conta de tudo — inclusive de relaxar.

Para isso, conte com o apoio especializado de pessoas que trabalham com isso ano após ano e têm experiência em aprovação. Elas conseguem montar o cronograma de estudos de acordo com o curso desejado pelo candidato e os horários que ele tem disponíveis. E ainda vai sobrar tempo para assistir àquela série no fim de semana!

Exercícios direcionados

As melhores oportunidades no ensino superior aparecem para quem está preparado. Assim, é você quem vai escolher o curso — e não o contrário. Se tirar uma nota baixa no Enem, vai precisar escolher entre cursos com nota de corte compatíveis com seu resultado e deixar de fora da lista a profissão que você desejava.

Então, no seu preparatório pré-Enem, faça exercícios direcionados à nota que você precisa tirar e às disciplinas que se apresentam mais difíceis. Por exemplo, sabendo que a maior nota de corte de Engenharia Civil no Sisu fica na casa dos 833 pontos e que a média é de 713 pontos, não dá para mirar em menos do que isso se quiser se matricular nesse curso usando o resultado do Enem nesse contexto.

Quer aprender a organizar o tempo e conseguir trabalhar, estudar e ter vida social — e, ainda, garantir a entrada na graduação? O planejamento de estudos e dos direcionamentos aplicados durante esse período é uma ação essencial, que impacta o resultado do estudante no fim da jornada pré-Enem.

Existem alternativas ao Enem =)

É bom ressaltar, agora que apresentamos várias vantagens que você só tem em um cursinho pré-Enem, ser possível fazer o vestibular online só com uma redação. Em faculdades particulares, como aqui na Anhanguera, o candidato faz a inscrição e a prova online! Também é possível se inscrever para a prova pelo WhatsApp.

Assim, você elimina grande parte do conteúdo que precisaria ser visto para o Enem e foca a produção de texto! Com essa nota, ainda é possível contar com vários tipos de bolsas e descontos para ajudar nas mensalidades, além de um ensino de excelente qualidade.

Aproveite o seu interesse no Enem e saiba mais sobre a aplicação do Enem Digital, que começa a ser implantado na edição de 2020, mas deve ser ampliado a todos os candidatos nos próximos anos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados