Como trabalhar, estudar e ter vida social? Entenda como conciliar

comotrabalharestudaretervidasocialentendacomoconciliar

Em sua rotina acadêmica, você deve considerar bastante sobre como trabalhar, estudar e ter vida social ao mesmo tempo, não é? Saiba que você não está sozinho. Esse ritmo acelerado de atividades pode até deixar aquele cansaço, mas a boa notícia é que existe sim a possibilidade de conciliar tudo com maestria.

Para isso, basta adotar algumas estratégias. Tem curiosidade de saber quais são elas? Então, não perca este conteúdo que preparamos especialmente para você!

Por que conciliar a vida social é importante?

Já pensou em um universo em que só é permitido produzir, trabalhar, pensar, tudo isso sem descanso? Possivelmente, você deve imaginar que essa prática não é nada produtiva. E está certo em seu pensamento: de acordo com uma pesquisa da City University of London, divulgada pelo Fórum Econômico Mundial, o excesso de trabalho pode minar a produtividade profissional.

Não somente isso: o colaborador dedicado integralmente ao trabalho pode desenvolver condições extenuantes, como estresse, cansaço físico e mental, além das mais preocupantes, como a Síndrome de Burnout. Nesse sentido, é preciso ficar atento antes que essa prática se torne um sério problema.

Quando se utiliza o tempo para distrair a cabeça, conversar com familiares e amigos, ler um livro ou assistir a uma série, a pessoa é capaz de relaxar e renovar suas energias. Consequentemente, seu rendimento no trabalho será muito mais eficiente, pois ela sabe que tem hora para tudo, não somente para focar em projetos e serviço.

Como é possível trabalhar, estudar e ter vida social?

Viu só como é importante separar um tempo para a vida social? Agora, é preciso encaixar nessa rotina o momento para estudo, que vai impulsionar ainda mais a sua carreira. Confira, a seguir, algumas dicas.

Organize sua agenda

Ter um propósito é fundamental para que seu planejamento seja eficiente. Sabendo quais são as atividades imprescindíveis do dia a dia, você pode organizá-las em ordem de prioridade, encaixando-as em um cronograma. Tenha hora para trabalho, estudo e lazer, sem que uma prática atrapalhe a outra.

Otimize o seu tempo

Sabe aqueles momentos que você passa no transporte público ou no fim do almoço no serviço? Eles podem ser aproveitados para os estudos também! Com a comodidade das videoaulas e de outros materiais online, por exemplo, é possível ouvir os conteúdos e assimilá-los com facilidade, otimizando o seu tempo — essa é uma grande vantagem da graduação a distância da Anhanguera.

Convide os amigos para estudar

Reunir-se com os amigos com o objetivo de estudar pode potencializar ainda mais o acúmulo de conhecimento. Nesses momentos, você consegue compartilhar percepções e ter contato com visões diferentes do conteúdo — além, é claro, de socializar com pessoas de quem você aprecia a companhia.

Respeite seus limites

Por fim, de nada adianta encaixar tantas atividades com amigos, familiares, apostilas e projetos da empresa se você não tem fôlego para, de fato, participar de todas elas. Para aproveitar mesmo esses momentos, você precisa viver intensamente, o que não é possível quando sua bateria já acabou.

Então, recarregue as energias antes de assumir qualquer compromisso e saiba dizer não de vez em quando. Respeite os seus limites e, com o passar do tempo, quando a rotina estiver mais tranquila, você terá condições de recuperar o que possa ter sido perdido.

Tudo isso significa que é possível sim aproveitar seus momentos com tantos afazeres. Agora que você já sabe como trabalhar, estudar e ter uma vida social, fica bem mais fácil aplicar essas práticas no seu dia a dia e abraçar o equilíbrio.

Mas se ainda não estiver convencido de que dá para conciliar estudos e trabalho, confira o nosso guia completo para lidar com esse desafio!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados