Graduação: quais são os cursos mais procurados pelos estudantes?

graduacaoquaissaooscursosmaisprocuradospelosestudantes

Saber quais são os cursos mais procurados de graduação pode ser uma ajuda e tanto na escolha de sua futura profissão. É claro que esse não deve ser o único aspecto a ser considerado — afinal, para obter realização profissional e trilhar uma carreira de sucesso, é necessário que a formação esteja de acordo com os seus objetivos, gostos e expectativas a longo prazo. Contudo, ter uma ideia do que anda em alta no mercado, ou seja, de quais são as demandas mais buscadas, certamente potencializa as chances de empregabilidade.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para falar sobre a importância da graduação e listar os cursos mais procurados pelos estudantes no Brasil. Continue conosco e boa leitura!

Qual a importância e os benefícios da graduação?

A escolha de uma graduação é um marco na vida de qualquer pessoa, pois, definirá o seu futuro profissional pelos próximos anos ou até mesmo pelo restante de sua trajetória, já parou para pensar? É durante essa formação que aprendemos o essencial para exercer a profissão desejada, por isso, trata-se do mínimo exigido por grande parte dos empregadores.

Se antigamente uma graduação era um diferencial no currículo, hoje, ela é mais um aspecto importante na construção da carreira. Sabendo que estão trazendo para o time pessoas que dominam as funções exigidas, ou até mesmo que passaram por experiências durante a formação, — como estágios, iniciações científicas etc —, os empregadores têm mais segurança para fazer contratações acertadas e investir no potencial do colaborador.

Isso porque os profissionais graduados têm algumas características em comum, como:

  • conhecimento amplo sobre a função exercida;
  • habilidades e competências desenvolvidas ao longo da graduação que são muito úteis no dia a dia da profissão;
  • capacidade de inovar e contribuir com boas ideias, já que esse é um aspecto bastante estimulado ao longo das graduações de qualidade etc.

Sabemos, no entanto, que se decidir por um curso de graduação não é tão simples assim. Muitas vezes, os estudantes mais jovens se vêem obrigados a fazer essa escolha em uma fase onde a maturidade não foi totalmente atingida. Por isso a importância da pesquisa e do autoconhecimento, para saber exatamente o que quer e onde pretende chegar.

Abaixo, fizemos um compilado dos cursos de faculdade mais procurados no Brasil. Quem sabe um deles não é o ideal para você? Acompanhe o próximo tópico!

Quais são os cursos mais procurados no Brasil?

Os cursos universitários mais concorridos dizem muito sobre o cenário atual do mercado. As profissões listadas abaixo não estão em alta à toa: se são muito buscadas pelos estudantes, é porque há demanda suficiente para as respectivas áreas, não concorda?

Sendo assim, conheça mais sobre as graduações que são tendência no Brasil e aproveite para entender como elas funcionam.

Direito (bacharelado)

O objetivo da graduação em Direito é formar profissionais munidos de fundamentos humanísticos — compreendendo bem as necessidades sociais, culturais e econômicas do meio, a fim de aplicá-las em sua atuação. Os estudantes recebem o conhecimento teórico e prático sobre o universo jurídico e sobre as relações sociais não só para passar no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), como também para exercerem a carreira de forma diferenciada em um mercado de trabalho dinâmico e competitivo.

Quem opta pelo curso de Direito tem à frente uma vasta gama de possibilidades. Existem duas grandes frentes para o profissional formado: a advocacia, representando empresas, instituições ou indivíduos e defendendo os seus interesses; e a carreira jurídica, atuando em órgãos públicos para conduzir investigações, fazendo o julgamento de ações e processos etc.

Quanto às disciplinas da graduação, que têm a duração média de 5 anos, podemos listar:

  • Direito Civil;
  • Direito Ambiental;
  • Direito Constitucional;
  • Direito do Trabalho;
  • Direito Penal;
  • Direito Previdenciário;
  • Direitos Humanos;
  • Economia;
  • Sociologia Geral e Jurídica;
  • Teoria da Argumentação Jurídica, entre outras.

Ciências Contábeis (bacharelado)

Quem opta pelo curso de Ciências Contábeis, com a duração aproximada de 4 anos, ingressa na área que cuida das contas de uma empresa ou indivíduo, fazendo o devido registro e controle de receitas, despesas, lucros etc. Ou seja, o contador gerencia todo o capital financeiro de um negócio ou pessoa, fornecendo uma visão precisa, além de insights valiosos sobre o patrimônio — adquiridos ao longo da graduação.

Por isso, a grade curricular da graduação é bastante ampla, se iniciando com um conjunto de disciplinas que dão ao aluno uma formação generalista, compreendendo os conhecimentos de suporte ao exercício da profissão de contador. Em seguida, são introduzidas aquelas mais técnicas e teóricas, direcionadas ao estudo de todas as áreas da contabilidade. Sendo assim, temos matérias como:

  • Administração;
  • Economia;
  • Direito;
  • Métodos Quantitativos;
  • Matemática;
  • Estatística;
  • Gestão, Finanças e Controladoria;
  • Auditoria e Perícia Contábil etc.

Vale lembrar que o sistema contábil brasileiro passou e vem passando por grandes transformações. Por isso, é importante buscar por uma graduação atualizada oferecida por faculdades como a Anhanguera, que visa oferecer aos alunos uma estrutura moderna, aliada às praticas inovadoras do setor.

Engenharia Civil (bacharelado)

A graduação em Engenharia Civil desenvolve nos alunos os conhecimentos e habilidades para conceber, projetar, construir e manter todos os tipos de construções e infraestruturas. O estudante aprende a enxergar os ambientes naturais e espaços urbanos de maneira inteligente — visando à preservação e ao bem-estar da sociedade.

Ao longo do curso, são oferecidas bases práticas e teóricas para o desenvolvimento econômico e sustentável do planeta, respeitando sempre os preceitos éticos, culturais e ambientais. Em uma era na qual sustentabilidade é palavra-chave, o engenheiro civil é um profissional bastante requisitado por instituições públicas e privadas.

Com a duração aproximada de 5 anos, o curso tem em sua grade curricular disciplinas voltadas para a atuação em projetos nas áreas de construção civil, visando a criação de metodologias inovadoras que colaboram com a infraestrutura e o desenvolvimento sustentável das cidades. Dessa forma, o estudante aprenderá noções de:

  • Ciências Exatas (como Matemática, Química, Física)
  • Estruturas de Materiais (madeira, aço, concreto etc);
  • Geotecnia, Solo e Topografia;
  • Tecnologia das Construções;
  • Hidráulica e Saneamento;
  • Transportes etc.

Administração

É claro que a graduação em Administração não poderia ficar de fora da lista dos cursos de faculdades mais procurados, não é mesmo? Com um alto número de matrículas no país, de acordo com o Censo da Educação Superior, trata-se da escolha ideal para o estudante que deseja se formar já com altas chances de empregabilidade, uma vez que as áreas de atuação para o administrador são várias. Para se ter uma ideia, ele pode trabalhar com os setores: financeiro, vendas, marketing, RH, logística etc.

O conhecimento adquirido durante o curso, que dura aproximadamente 4 anos, garante ao graduando uma visão geral dos processos realizados dentro de empresas de diferentes tamanhos, melhorando sua capacidade de identificar, analisar e solucionar os desafios comuns do mundo corporativo. Entre as disciplinas ofertadas, podemos listar:

  • Teorias da Administração;
  • Teorias do Direito;
  • Matemática Financeira;
  • Ética, Política e Sociedade;
  • Microeconomia e Macroeconomia;
  • Comportamento Organizacional;
  • Pesquisa Mercadológica;
  • Empreendedorismo;
  • Gestão da produção;
  • Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos etc.

Sendo assim, se a sua dúvida era quais são os cursos mais procurados no Brasil, para recapitular, temos: Direito, Ciências Contábeis, Engenharia Civil e Administração, e a maioria deles pode ser cursada em diferentes modalidades, como presencial, EAD e semipresencial. Basta escolher a que mais se adapta aos seus objetivos e disponibilidade de tempo!

Gostou de saber quais são os cursos mais procurados de graduação no país? Com as informações do post, você tem um bom embasamento para formular a sua decisão. A pesquisa é a sua principal aliada, afinal, o ensino superior é um investimento com foco no crescimento profissional e até mesmo pessoal — vale lembrar, também, que a escolha da faculdade deve ser feita com cuidado. Opte por uma instituição de qualidade e credibilidade — o que é o caso da Anhanguera, com opções de financiamento, foco no sucesso do aluno e parceria com grandes empresas!

Por falar no assunto, temos uma dica muito importante em nosso próximo artigo. Descubra como usar a nota do Enem para entrar na Anhanguera e cursar a graduação dos sonhos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.