Qual é a nota de corte da faculdade de Engenharia Civil?

estudantes de engenharia civil

Se você está pensando em se formar como engenheiro, precisa ficar atento à nota de corte de Engenharia Civil. As instituições de ensino exigem uma pontuação mínima para que o candidato concorra a uma das vagas.

Essa nota é utilizada por programas do governo como Prouni (Programa Universidade para Todos), FIES (Fundo de Investimento Estudantil) e Sisu (Sistema de Seleção Unificada), porque aqueles que não conseguem alcançar a pontuação estabelecida estão automaticamente eliminados do processo seletivo.

Para que você aumente suas chances de ingressar nesse curso, preparamos este artigo explicando as notas de corte e mostrando aquelas registradas em outras seleções do curso. Continue lendo e veja informações importantes sobre o assunto!

O que é nota de corte?

Os processos seletivos são realizados quando a oferta de vagas é menor que a quantidade de candidatos. Assim, são estabelecidos alguns critérios ou aplicadas avaliações para definir quais serão classificados.

Nos cursos de ensino superior, a nota de corte é uma das formas de fazer essa pré-seleção. Consiste na pontuação mínima que um candidato precisa alcançar para continuar disputando uma vaga, mas não define quem já foi classificado, sim aqueles que têm chances de serem.

Nos vestibulares com duas etapas, por exemplo, a nota de corte é aplicada na primeira para definir quem seguirá para a próxima fase. No caso do ingresso direto, as instituições de ensino estabelecem uma nota mínima, seja para o vestibular ou o Enem.

Programas do governo, como os já citados Prouni, Sisu e FIES, fazem a pré-seleção dos candidatos com notas de corte, que variam de acordo com o curso. A nota de corte de Engenharia Civil e de Medicina, por exemplo, costuma ser mais alta do que a de Administração ou de Letras.

Entretanto, essa pontuação não é fixa, sofrendo variações nas diferentes edições dos processos seletivos. Isso porque seu cálculo é feito com base na relação entre procura e oferta. Assim, quanto mais candidatos e menos vagas, maior a nota de corte.

Qual é a nota de corte de Engenharia Civil?

Pelas explicações que deixamos, você pôde perceber que a nota de corte de Engenharia Civil é a pontuação mínima que um candidato precisa alcançar no Enem ou vestibular para concorrer a uma vaga. Ela pode ser para a próxima etapa do processo seletivo interno, para o Prouni, o Sisu ou o FIES.

Você encontrará valores diferentes para nota de corte de Engenharia Civil porque ela varia de acordo com a faculdade e o programa ao qual você pretende aderir. Além de também ser diferente em cada edição ou semestre, como citado.

Caso esteja pensando em fazer Engenharia Civil em faculdades privadas, vai gostar das informações a seguir, que mostram algumas notas de corte em edições anteriores do Prouni e do FIES. Veja também, a pontuação média do Sisu das principais faculdades públicas.

Prouni

Esse programa de bolsas oferece desconto de 50 ou 100% nas graduações de faculdades particulares. Para tentar uma vaga em Engenharia Civil no Prouni, a nota de corte varia entre 600 e 800 pontos do Enem.

Lembrando que essa graduação está entre as mais procuradas do programa, embora a mais concorrida seja Administração, com uma nota de corte que varia entre 610 e 680 pontos. Outro curso muito procurado é o de Pedagogia, com pontuação muito variada entre a nota mínima do Enem, que é de 450, até pouco mais de 700 pontos.

Na Anhanguera, o curso de Engenharia Civil possui diversas notas de corte no Prouni, relativos à unidade, modalidade e turno pretendidos. Por exemplo, na edição de 2019, a maior nota de corte para o curso presencial foi na unidade de Osasco/SP, 661.74. A menor nota de corte foi 550.54, para o curso na modalidade semipresencial na unidade Bauru/SP.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada é utilizado para selecionar os candidatos que vão ingressar em faculdades públicas. A nota do Enem é a base para fazer a escolha de quem poderá concorrer a uma vaga.

No Sisu, a nota de corte passa por ajuste todos os dias, sendo calculada de acordo com a pontuação de quem se inscreveu. A média para o curso de Engenharia Civil fica entre 680 e 830 pontos, um pouco mais acima do que a nota do curso mais procurado, que é Administração, entre 500 e pouco mais de 700 pontos.

FIES

Para obter um financiamento estudantil e cursar Engenharia Civil no FIES, também existe nota de corte como pré-seleção. Como nos dois outros programas, é preciso que o candidato participe do Enem e deve alcançar uma pontuação mínima de 550, podendo chegar até 700 pontos.

Nesse caso, essa graduação tem uma nota de corte mais baixa do que o curso mais procurado, que é o de Medicina. Ele exige mais de 800 pontos no Enem para concorrer a uma vaga, ou seja, tentar conquistar o benefício.

Principais faculdades públicas

O ingresso em faculdades públicas pode ser feito por meio do vestibular de Engenharia Civil direto ou pela seleção do Sisu. Em ambos os casos, o candidato encontrará nota de corte.

Na USP (Universidade de São Paulo), por exemplo, a pontuação mínima para essa graduação é de pouco mais de 773 pontos no Sisu. Já na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), o candidato precisa de 585,2 pontos para concorrer. No caso da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), é preciso alcançar 743, 51 pontos para participar do Sisu.

É válido ressaltar que essas notas sofrem variações em cada edição dos processos seletivos, sejam eles do governo ou internos. Por isso, é importante ficar atento a elas, mas principalmente se dedicar bastante ao seu preparo para ter um bom desempenho.

O que fazer se não alcançar a nota de corte?

Como visto, a nota de corte de Engenharia Civil é utilizada para fazer a seleção daqueles que terão direito a benefícios como os financiamentos do governo e as bolsas de estudos, além das vagas em instituições públicas. No entanto, a oferta delas é muito pequena em relação à quantidade de pessoas interessadas.

Assim, essa pontuação pode ser muito alta, deixando bastante gente de fora do processo seletivo. Caso isso aconteça com você, não se preocupe, porque mesmo não alcançando a nota de corte, existem outras opções para entrar na faculdade pagando uma mensalidade menor.

Você pode recorrer a um financiamento estudantil privado, negociando diretamente com a instituição financeira para custear os seus estudos. Também existem os programas de bolsas oferecidos pela própria faculdade, sendo que você precisa estar matriculado nela para participar.

Mais uma opção são os programas de descontos na mensalidade, também oferecidos pela própria instituição de ensino. Há aquelas que fazem parcerias com empresas, oferecendo boas oportunidades aos funcionários de dar continuidade aos estudos.

Sendo assim, você não precisa deixar de conquistar o seu diploma como engenheiro só por causa da nota de corte de Engenharia Civil. O ideal é analisar todas essas alternativas e traçar diversos planos para ter várias chances.

Como a Anhanguera pode ajudar a cursar Engenharia Civil?

Sabia que você pode fazer o curso de Engenharia Civil aqui na Anhanguera? Oferecemos uma formação de Bacharelado disponível na modalidade semipresencial, ideal a quem precisa de todo o conhecimento teórico e prático para exercer a profissão, porém com um pouco mais de flexibilidade ao estudar.

Na Anhanguera, você conta com diversas facilidades para cursar a sua graduação, como bolsas, benefícios e convênios. Terá acesso a um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) moderno e intuitivo, com aulas planejadas por um corpo docente de profissionais e todo o suporte de que precisa para alcançar o melhor desempenho durante o curso.

A graduação de Engenharia Civil da Anhanguera prepara você para atuar em diferentes áreas. Veja no vídeo a seguir as oportunidades que você encontrará no mercado!

Além disso, os alunos matriculados no curso de Engenharia Civil da Anhanguera têm o benefício exclusivo do Canal Conecta. Ali eles encontram diversas oportunidades de estágio e de emprego, dando um passo à frente no mercado de trabalho. Também têm à sua disposição diversas formas de ingresso.

Com todas essas oportunidades, você não precisa se preocupar tanto com a nota de corte de Engenharia Civil. Afinal, existem instituições que querem oferecer a você todas as chances possíveis para ingressar no ensino superior. Então, procure pela melhor faculdade e trilhe uma carreira de sucesso!

Comece hoje a construir o seu futuro! Faça sua inscrição no vestibular e conquiste o seu diploma de graduação!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content