7 séries para estudantes para ajudá-lo a escolher sua profissão

homem assistindo séries para estudantes

Para muitas pessoas, assistir à TV ou explorar vídeos online representa uma ótima opção de lazer. A vantagem é que alguns dos programas vão muito além de entreter e inspirar reflexões. Roteiros com foco em profissões específicas, por exemplo, geram conteúdos interessantes para quem está em dúvida sobre a escolha da carreira.

Felizmente, há inúmeras séries para estudantes nos canais televisivos, em sites da internet e nas principais plataformas de streaming. Elas podem servir como instrumento de orientação vocacional por mostrarem o cotidiano de profissionais das mais diversas áreas.

Que tal conferir as sugestões que a Anhanguera preparou a fim de ajudar você a decidir sobre seu futuro? Acompanhe as séries e os cursos que separamos:

Suits (Direito)

Quem pensa em lidar com a rotina dos advogados precisa incluir esse título à lista de programas favoritos. Isso porque, como muitas séries do estilo, tem foco no cotidiano de um renomado escritório de advocacia — nesse caso, um negócio fictício localizado em Nova Iorque.

A história começa em torno do personagem principal, Mike Ross. Trata-se de um rapaz muto inteligente que, por uma série de motivos, não conseguiu concluir a faculdade de Direito. Mas isso não o impede de ser contratado por Harvey Specter, um veterano da área.

Boa parte da trama gira em torno dessa dupla de profissionais, que precisa resolver uma série de casos enquanto esconde o segredo da falta de formação de Mike.

Mad Men (Publicidade)

Está aí mais uma excelente opção para quem curte assistir séries online. Seu diferencial está no fato de mostrar a rotina em uma agência de publicidade da década de 1960 — a empresa é chamada Sterling Cooper e fica localizada em Nova Iorque.

Don Draper é o protagonista e tem seu dia a dia marcado por trabalhos e interações com pessoas que compõem seu círculo social. Enquanto acompanha a trajetória profissional da personagem central, o telespectador consegue entender algumas mudanças sociais que aconteceram nos EUA.

A série recebeu prêmios e foi muito elogiada pela crítica. Entre os fatores que contribuíram para isso estão a autenticidade histórica e a qualidade do figurino, das atuações e do roteiro.

Grey’s Anatomy (Medicina)

Essa é destaque entre as séries para estudantes que se identificam com as profissões da área da Saúde. Afinal, começa contando a história de cinco internos de um hospital localizado em Seattle. Mais que trabalhos rotineiros de qualquer médico, a trama explora a intimidade de todos os personagens.

Ao longo dos episódios, você vai se deparar com dramas pessoais, conflitos amorosos e diversos momentos emocionantes. O rodízio de atores para incluir novos profissionais é o que garante boas surpresas a cada capítulo. Inclusive, é difícil não se prender ao programa, que faz sucesso em vários países.

Grey’s Anatomy é uma ótima alternativa para quem deseja compreender os desafios que surgem na hora de conciliar vida pessoal e profissional.

Silicon Valley (Tecnologia)

Como o nome indica, é uma série ambientada no Vale do Silício, um local da Califórnia que ficou conhecido por reunir diversas empresas da área da tecnologia — a exemplo de Google, Apple e Facebook.

Tudo começa quando um programador chamado Richard desenvolve uma solução nunca vista no mundo da computação. O resultado dessa descoberta é o ganho de interesse por parte de um investidor e o recebimento de milhões de dólares para o aperfeiçoamento do projeto.

Silicon Valley representa uma opção interessante de séries sobre profissões porque mostra tanto o lado atraente quanto a parte difícil do sucesso. Afinal, para manter seu destaque na área de atuação, o protagonista precisa lidar com a ganância de colegas, pressão da indústria e outros problemas.

Sessão de Terapia (Psicologia)

Entre as séries para estudantes que pretendem atuar nas áreas da Psicologia, Sessão de Terapia é dirigida por Selton Mello e teve seu primeiro episódio exibido em 2012.

O principal ambiente explorado na trama é um consultório de psicanálise, onde o terapeuta e seus pacientes discutem assuntos variados. Cada capítulo evidencia a história de um personagem específico, que passa a compartilhar suas angústias e sentimentos para buscar respostas.

É um programa incrível que, desde seu lançamento, vem aguçando a curiosidade de diferentes públicos e perfis de pessoas. Isso porque simula muito bem o cotidiano dos profissionais que se dedicam a estudar a mente e os comportamentos humanos.

Virgin River (Enfermagem)

Essa é, com certeza, uma das descobertas mais recentes para quem costuma pesquisar séries de profissão online. Ela apresenta a rotina das personagens de forma leve e com um toque de romantismo, o que arranca suspiros dos telespectadores mais sensíveis.

A trama concentra-se na vida de Mel Monroe, uma enfermeira que larga tudo após experimentar algo trágico. Para isso, a jovem deixa a cidade de Los Angeles, seu emprego e sua família para arriscar um recomeço na pacata Virgin River.

Logo ela percebe que o novo destino, composto por apenas 600 habitantes, abriga muitas pessoas especiais. Seu principal obstáculo será encarar a personalidade difícil do médico local, sem abrir mão do cuidado em todos os trabalhos de Enfermagem.

The Newsroom (Jornalismo e Relações Públicas)

Essa série de drama tem como foco o dia a dia de Will McAvoy, um âncora de telejornal que se envolve em um debate político bastante polêmico. Por conta do acontecido, ele é afastado de seu cargo por um período e, ao retornar, descobre que boa parte da sua equipe foi substituída.

Como se não bastasse o tempo de distanciamento do trabalho, o protagonista também precisa encarar o fato de que sua ex-namorada foi contratada como produtora executiva do jornal. A moça tem as mesmas visões do chefe, e ambos defendem ideias que entram em conflito com as opiniões de Will.

Curtiu as sugestões? Apesar da variedade da lista, vale lembrar que outros milhares de programas funcionam como séries para estudantes. Logo, com tantos títulos disponíveis por aí, você não terá dificuldade para encontrar opções que sirvam de referência e orientem a desafiadora escolha da profissão.

Caso ainda esteja em dúvidas, faça o nosso quiz abaixo e descubra qual a área de atuação mais combina com o seu perfil!

E já que o assunto é a definição da carreira, aproveite para descobrir qual tipo de profissão mais combina com você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.