10 séries para estudantes potencializar seus conhecimentos

Séries para estudantes

Quer um toque mais divertido na sua rotina de estudos? As séries de TV podem ser suas aliadas! Estão em alta e abordam os mais diversos assuntos. Acredite, tem muito conteúdo educativo disfarçado de diversão e por esse motivo criamos a saga: “Aprendendo de uma forma diferente“.

Que tal aprender química com “Breaking Bad”, ou explorar cenários futurísticos com “Black Mirror”? Escolha sua série favorita e estude sem perceber. Vamos apresentar uma lista de opções e explicar como elas podem complementar seus estudos.

Quais são as melhores séries para estudantes?

Para manter seus estudos constantes e sua evolução acadêmica sempre em desenvolvimento, é de suma importância sempre buscar maneiras de tornar os estudos em uma atividade prazerosa e não cansativa. 

Por ter esse pensamento em mente, iremos te indicar 10 séries que podem tornar os seus estudos mais prazerosos e motivadores. Se quiser mergulhar mais nesse assunto, continue acompanhando as próximas seções do nosso artigo! É hora de maratonar! 

Estudante universitária escolhendo uma série para assistir da lista do post "Aprendendo de uma forma diferente: 10 séries para estudantes potencializar seus conhecimentos", enquanto come pipoca em sua sala de estar.

1. Breaking Bad

Breaking Bad” é uma série de televisão que narra a transformação do pacato professor de química Walter White em um poderoso traficante de metanfetaminas. Com um enredo tenso e personagens complexos, a série aborda temas como ética, moralidade, consequências das escolhas e as nuances do sistema criminal.

Esta série oferece ótimos insights para seus estudos sobre química, tomada de decisões, gestão de conflitos e as ramificações das ações individuais na sociedade. Além de ser uma história muito bem trabalhada, ela apresenta vários experimentos e conceitos científicos reais. 

2. Black Mirror

A série “Black Mirror” é uma antológica que explora os impactos da tecnologia na sociedade moderna, apresentando narrativas distópicas e reflexões sobre o futuro próximo. Com episódios independentes, cada um aborda temas como privacidade, redes sociais, inteligência artificial, realidade virtual e manipulação de dados. 

Quando falamos de estudos, “Black Mirror” oferece diversas percepções sobre questões éticas e morais relacionadas ao avanço tecnológico, além de estimular reflexões sobre o uso responsável da tecnologia no mundo contemporâneo.

3. The Marvelous Mrs. Maisel

The Marvelous Mrs. Maisel” é uma série de comédia que retrata o cotidiano de Miriam “Midge” Maisel, uma dona de casa dos anos 1950 que descobre seu talento para o stand-up comedy após o fim de seu casamento. Os episódios exploram temas como feminismo e os desafios de seguir uma carreira artística em uma sociedade conservadora. 

Esta série foca em temas atuais sobre questões de gênero, empoderamento pessoal e a luta por igualdade de oportunidades, além de proporcionar uma visão histórica da cultura e da sociedade dos anos 1950 e 1960.

4. Cosmos: Uma Odisséia do Espaço-Tempo

A série documental “Cosmos: Uma Odisséia do Espaço-Tempo” explora os mistérios do universo, desde a formação das estrelas até os limites do espaço-tempo. Apresentada pelo renomado astrofísico Neil deGrasse Tyson, abordando conceitos científicos complexos de forma acessível, utilizando visualizações impressionantes e narrativa envolvente.

Para ajudar em seus estudos, “Cosmos” oferece uma compreensão mais profunda sobre astronomia, física, biologia e história da ciência. Além disso, aborda questões filosóficas e éticas relacionadas à nossa posição no universo, incentivando reflexões sobre o papel da humanidade no cosmos e o impacto de nossas ações no meio ambiente.

5. The Big Bang Theory

Uma sitcom de comédia “The Big Bang Theory” segue a vida de um grupo de amigos nerds e sua interação com o mundo ao seu redor. Os episódios exploram temas como amizade, relacionamento e ciência, proporcionando momentos de humor e referências a diversas áreas do conhecimento, mostrando que a ciência pode ser acessível e interessante.

Em relação aos seus estudos, esta série oferece insights valiosos sobre áreas como astronomia, física, matemática e engenharia, além de promover a apreciação pelo pensamento crítico e a importância da diversidade de interesses.

6. The Crown

Baseada em fatos reais, “The Crown” retrata a vida da Rainha Elizabeth II e os eventos históricos que marcaram seu reinado desde o início nos anos 1950 até os dias atuais. Os episódios abordam temas como política, história, família real, poder e relacionamentos interpessoais, oferecendo uma visão fascinante dos bastidores do palácio e dos desafios enfrentados pela monarca.

Esta série é ideal para entusiastas de história, oferecendo uma análise aprofundada da história britânica moderna, explorando liderança, diplomacia e dilemas morais do poder. Também estimula debates sobre questões contemporâneas, como o papel das mulheres na sociedade e mudanças sociais

7. Anos Rebeldes

Uma minissérie brasileira “Anos Rebeldes” retrata o período histórico conhecido como a década de 1960 no Brasil. A série aborda os movimentos sociais, políticos e culturais que marcaram esse período de intensa transformação no país, incluindo a ditadura militar, os protestos estudantis e a luta pela democracia.

A série “Anos Rebeldes” oferece uma visão detalhada da história recente do Brasil, abordando questões políticas, sociais e culturais pertinentes ao contexto atual. Além disso, estimula reflexões sobre os desafios passados enfrentados pela sociedade brasileira e seu impacto na formação do país que conhecemos hoje.

8. Grey’s Anatomy

A série médica de enorme sucesso “Grey’s Anatomy” retrata a rotina e carreira de médicos residentes em um hospital fictício em Seattle. A série aborda diversos temas relacionados à medicina, ética médica, relacionamentos pessoais e profissionais, além de questões sociais e de saúde pública.

Se você tem afinidade aos temas mencionados acima, “Grey ‘s Anatomy” é uma excelente escolha para você, oferecendo insights sobre o funcionamento interno de hospitais, procedimentos médicos, dilemas éticos enfrentados por profissionais de saúde e uma visão abrangente do mundo da medicina.

9. O Tempo e o Vento

Outra série nacional lançada em 2013 é “O Tempo e o Vento”. Baseada na obra de Erico Veríssimo, a série narra a saga de três famílias ao longo de várias gerações no Rio Grande do Sul, abordando temas como amor, guerra, tradição e transformações sociais. 

Esta série proporciona uma visão abrangente da história e cultura brasileira, além de abordar questões universais como relações familiares e conflitos entre tradição e modernidade. Altamente recomendada para estudos, é frequentemente incluída em listas de obras literárias obrigatórias para vestibulares.  

10. Friends

Outra sitcom famosa, “Friends” acompanha a vida de um grupo de seis amigos em Nova York enquanto enfrentam os desafios da vida adulta. A série é conhecida por seu humor leve e diálogos cativantes, proporcionando uma visão divertida do cotidiano dos jovens na década de 1990.

Para estudantes, “Friends” oferece uma oportunidade única de aprender inglês de forma descontraída e eficaz. Com situações cotidianas e diálogos naturais, a série é uma excelente ferramenta para ampliar vocabulário, praticar a compreensão auditiva e se familiarizar com expressões idiomáticas e gírias comuns do inglês americano. 

Desvende o mundo do conhecimento através das séries

Ao explorar as possibilidades de aprendizado através das séries, descobrimos um universo vasto e rico em conhecimento. Desde as profundezas da química até os confins do espaço, passando pela teia das relações sociais e históricas, as séries oferecem uma oportunidade única de ampliar nosso repertório de forma divertida e envolvente.

Sim, é possível misturar entretenimento e aprendizado através do estudo autodirigido com séries. E se você gosta desse tipo de conteúdo e gostou das indicações que fizemos, desenvolvemos mais dois conteúdos para você que é apaixonada por filmes, documentários e séries. 

Temos certeza de que se você gostou desse conteúdo vai gostar dos outros dois da saga “Aprendendo de uma forma diferente”. Portanto, use e abuse das séries, filmes e documentários, pois o aprendizado pode ser divertido também!

Grupo de amigos estudantes universitários assistindo juntos uma das séries recomendadas no post "Aprendendo de uma forma diferente: 10 séries para estudantes potencializar seus conhecimentos" enquanto comem pizza.

Programa Amigo vale prêmio!

E não para por aí. Quer levar essa jornada de aprendizado para um novo patamar? Convide um amigo para se juntar a você nessa aventura educativa.

Ao convidar um amigo para se juntar a você e desfrutar de uma educação de qualidade, com o suporte necessário para alcançar seus objetivos, vocês podem ambos ser elegíveis para ganhar prêmios incríveis através do Programa Amigo Vale Prêmio!  

Junte-se à comunidade Anhanguera e comece a trilhar o caminho para um futuro brilhante hoje mesmo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados