Não consigo passar em Medicina! O que devo fazer?

não consigo passar em medicina

Salvar vidas, trabalhar na área da Saúde, atuar em uma das profissões mais bem pagas do mercado de trabalho… independentemente do motivo, todos os anos, milhares de estudantes prestam o vestibular para o curso de Medicina, que costuma ser concorrido na maior parte das faculdades.

No entanto, existe um pensamento que passa pela mente de muitos deles depois do resultado da prova: “Não consigo passar em Medicina, e agora?”.

Se você se viu nessa situação, saiba que isso não significa precisar deixar seu sonho de lado. Na verdade, muitos futuros médicos precisaram de anos de dedicação aos estudos para que conquistassem uma vaga. Por isso, é importante ter um plano de ação para saber o que fazer no caso de uma reprovação.

Não sabe como fazer isso? Sem problemas! Neste artigo, vamos contar exatamente o que fazer nessa situação.

O que fazer se não conseguir passar em Medicina?

Você deve analisar a sua situação e entender se vale a pena tentar a aprovação em Medicina novamente. É essencial fazer essa análise antes de tomar qualquer atitude, afinal, são vários fatores que estão envolvidos nessa decisão, como recursos financeiros, tempo que você tem disponível para se preparar para a prova, saúde mental, apoio dos familiares, entre tantos outros.

Sendo assim, o primeiro passo é fazer a sua lista de prós e contras para saber se vale a pena ou não continuar investindo nesse sonho.

Quais são as dicas caso eu queira tentar novamente passar em Medicina?

Avaliar o que funcionou e o que não funcionou na sua preparação

Caso perceba que Medicina realmente é o seu sonho e que você possui os recursos necessários para continuar em busca da vaga, é hora de recomeçar seus estudos a todo vapor para passar nesse que é um dos cursos mais procurados atualmente.

Para isso, comece analisando tudo que você fez e o que deixou de fazer ao longo da sua preparação: cheque se estudou todos os assuntos que foram abordados na prova, quais foram as matérias em que encontrou mais dificuldade, verifique se a sua rotina de estudos estava equilibrada e até mesmo se alguma atividade do seu cotidiano atrapalhou nessa jornada.

Ao fazer isso, você vai conseguir eliminar distrações e outros fatores prejudiciais e, mais do que isso, vai conseguir identificar quais ações são positivas e podem ser intensificadas para que você conquiste a sua vaga desta vez.

Dedicar-se mais aos estudos a cada dia

A falta de preparo normalmente é uma das causas para não passar no vestibular, sobretudo quando um curso é muito disputado, como é o caso de Medicina. Sendo assim, organize suas tarefas do dia a dia de forma a conseguir estudar com cada vez mais dedicação durante o ano.

Se possível, busque o apoio de professores particulares ou de um cursinho para tirar dúvidas sobre as áreas em que obteve as notas mais baixas no vestibular e crie o hábito de resolver questões de provas anteriores semanalmente. Caso não tenha tempo para todas essas atividades, você pode estudar no final de semana para conseguir um resultado ainda melhor!

Além disso, inclua as revisões no seu cronograma de estudos, pois elas são fundamentais para que você não se esqueça das matérias que estudou. Outra fica é praticar a produção textual com frequência, já que a redação normalmente é uma das partes mais importantes da prova do vestibular.

Investir em novas formas de aprendizagem

Ainda que você tenha se dedicado muito aos seus estudos, talvez a sua forma de estudar não seja a mais eficiente para o seu aprendizado. Por isso, é ideal que você busque implementar outras maneiras de aprender, como assistir a videoaulas, fazer resumos e mapas mentais, realizar simulados e melhorar sua interpretação. Quer uma dica? Use a plataforma Trilha do Enem a seu favor para testar seus conhecimentos e aprender cada vez mais para se sair bem no vestibular!

O que fazer se eu decidir tentar outra graduação?

Se você percebeu que a faculdade de Medicina não é melhor opção para o momento, é hora de pensar em outras carreiras.

Aqui na Anhanguera, existem muitos cursos da área da Saúde que têm matérias em comum, já que muitos conhecimentos de biologia e de química são essenciais para compreender o funcionamento do corpo humano. Quer saber qual deles é o melhor para você? Trouxemos aqui opções promissoras!

Biomedicina

Além do nome semelhante, a Biomedicina é uma profissão igualmente importante no mercado de trabalho, pois são os biomédicos que se responsabilizam pelas análises dos exames solicitados pelos médicos e pelo desenvolvimento de pesquisas, de tratamento de doenças, de laudos e de diversas outras atividades necessárias à saúde da população.

Ao contrário dos médicos, esses profissionais normalmente não mantêm tanto contato com os pacientes, e os principais campos de atuação são clínicas especializadas, laboratórios e hospitais, sendo que também há possibilidades na indústria, na docência e em outros ramos.

Enfermagem

Se a rotina dentro do hospital sempre foi o seu sonho, e você não abre mão de lidar diretamente com os pacientes, a Enfermagem pode ser a profissão ideal. Assim como os médicos, os enfermeiros estão presentes em cirurgias, emergências e atuam com o tratamento de pessoas que precisam dos mais diversos níveis de cuidado. 

Aliás, vale lembrar que a carreira de um enfermeiro pode ser flexível, já que há oportunidades de trabalho em diversos setores e também é possível trabalhar como autônomo, seja com atendimento home care, seja com consultorias de saúde para pessoas que precisam administrar medicamentos no seu dia a dia.

Nutrição

A alimentação é um fator diretamente relacionado à saúde da população, já que distúrbios alimentares, desnutrição e obesidade são problemas que precisam de tratamentos específicos para que outras doenças não se desenvolvam. Por isso, o nutricionista é um profissional que está se destacando cada vez mais no mercado de trabalho!

Algumas das funções de quem se forma em Nutrição envolvem a elaboração de dietas, a identificação de transtornos alimentares e o acompanhamento nutricional. Além disso, é possível atuar tanto no setor público quanto no setor privado. Nesse caso, existe até mesmo a oportunidade de empreender e abrir sua própria clínica.

Odontologia

Desde a infância, a saúde e a estética bucal são preocupações que fazem parte da vida das pessoas. Por conta disso, é importante que cada vez mais cirurgiões-dentistas se formem para que possam auxiliar a população e impedir o desenvolvimento de doenças graves que se desenvolvem por conta da falta de cuidados bucais.

Se você tem interesse em atuar nessa área, a Odontologia pode ser o seu curso ideal! Ao se formar, você poderá trabalhar em consultórios, em hospitais, em clínicas ou até mesmo atuar em empresas que desenvolvem produtos odontológicos.

Fisioterapia

Idade, acidentes e doenças degenerativas podem fazer com que muitas pessoas percam a mobilidade ou desenvolvam dificuldades de locomoção, e o fisioterapeuta é o profissional que utiliza técnicas e equipamentos que auxiliam no tratamento de quem precisa desenvolver novamente os movimentos do corpo.

Por ser uma área muito ampla, quem se forma em Fisioterapia pode trabalhar em diversos setores, como UTI hospitalar, clínicas especializadas, academias e até mesmo com a prevenção de lesões para atletas.

Além dessas opções, existem também outras possibilidades, como a faculdade de Farmácia e o curso de Psicologia. Portanto, como você viu, não passar em Medicina não é sinônimo de perder oportunidades. Pelo contrário: manter a cabeça erguida e ir em busca do melhor caminho são tarefas primordiais para ter sucesso no próximo vestibular ou para conseguir sua aprovação em outro curso do seu interesse.

Está pronto para traçar os primeiros passos da sua carreira? Então, já coloque nossas dicas em prática e compartilhe este artigo nas suas redes sociais! Assim, você vai ajudar seus amigos que estão na mesma situação e terá o apoio de cada vez mais pessoas nesse momento decisivo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.