Você tem interesse por trabalhar na área de Educação ou deseja ampliar sua capacitação profissional? Bem, para entender como se tornar um educador é preciso, em primeiro lugar, compreender o que é formação pedagógica.
Esse título tem o principal objetivo de oferecer a você os conhecimentos necessários para atuar em sala de aula, tanto na educação básica quanto na formação profissional técnica ou na pedagogia empresarial.
Como ensinar é uma arte que leva em consideração ritmo de aprendizado individual e dinâmica de cada grupo de estudantes, é importante conhecer a fundo as principais estratégias para criar um processo de ensino-aprendizagem satisfatório.
[hubspot type=cta portal=8726768 id=3391f569-f737-4a60-b70d-8bab947783ef]
Logo, a formação pedagógica oferecerá uma série de abordagens e de conceitos para um trabalho educacional moderno, que reflita as expectativas e as necessidades atuais da sociedade. Vamos ver como tudo isso funciona na prática? Continue a leitura deste post!
Como funciona a formação pedagógica?
Para que você entenda como funciona a formação pedagógica, vamos dar o exemplo do projeto pedagógico da Anhanguera. Em nossa faculdade, o curso é oferecido como segunda graduação para profissionais com ou sem experiência na área de educação.
Ministrado por meio da modalidade de Educação a Distância (EAD), o curso de formação pedagógica tem em sua cartela habilitações na área de Humanas, Exatas e Biológicas. São elas:
- Formação Pedagógica em Artes Visuais;
- Formação Pedagógica em Ciências Biológicas;
- Formação Pedagógica em Educação Física;
- Formação Pedagógica em Física;
- Formação Pedagógica em Geografia;
- Formação Pedagógica em História;
- Formação Pedagógica em Letras-Espanhol;
- Formação Pedagógica em Letras-Inglês;
- Formação Pedagógica em Letras-Português;
- Formação Pedagógica em Matemática;
- Formação Pedagógica em Pedagogia;
- Formação Pedagógica em Química;
- Formação Pedagógica em Sociologia.
A duração do curso varia conforme o perfil do aluno. Se você já é bacharel na área de formação escolhida, a matriz curricular é reduzida à carga horária de 1.070 horas, ou dois semestres. As atividades são divididas da seguinte maneira:
- teoria e prática: 760h;
- estágio: 300h
- atividades complementares: 10h
Por outro lado, se você tem graduação em uma área diversa da qual pretende realizar a formação pedagógica, o curso tem uma carga horária um pouco maior, com 1.410 horas ou 3 semestres. As atividades do currículo são divididas assim:
- teoria e prática: 1.100h;
- estágio: 300h;
- atividades complementares: 10h.
A carga horária e as atividades do curso são distribuídas de maneira que você consiga ter o melhor aproveitamento em EAD. Como as aulas são 100% online, você precisará ir à faculdade somente para a realização de avaliações, em datas agendadas ao longo do semestre.
Além de todos os conteúdos presentes no ambiente virtual de aprendizagem, você também contará com o suporte dos tutores do curso e terá à disposição serviços administrativos. Tudo para evitar deslocamentos e facilitar seu aprendizado.
Como é formação pedagógica EAD?
Ainda tem dúvidas se vale a pena fazer formação pedagógica EAD? A boa notícia é que a Anhanguera conseguiu um formato muito bem-conceituado em seus cursos de pedagogia a distância.
Por meio da plataforma online, você desenvolverá seus conhecimentos de maneira interativa ao ter contato com inúmeros conteúdos digitais, além de biblioteca online, videoconferências, fóruns e ferramentas de troca de mensagens.
Algumas das principais habilidades desenvolvidas no curso são:
- cenários da docência;
- comunicação;
- didática;
- gestão educacional;
- Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS);
- novas tecnologias;
- psicologia no ensino.
Para quem essa formação é indicada?
Como você percebeu, o curso de segunda graduação em formação pedagógica não é exclusivo a licenciados. Apesar dos objetivos voltados ao ensino em sala de aula, profissionais de inúmeras áreas podem agregar conhecimentos por meio desse curso e embarcar em um grande número de projetos e espaços de atuação, tanto na educação quanto na cultura.
Aqui vão alguns exemplos. Um profissional de comunicação que tenha interesse em lecionar idiomas em escolas regulares pode buscar a formação pedagógica em Letras. Ou um físico que tenha a intenção de dar aulas de matemática e busca essa especialização.
Também, um gestor cultural pode encontrar na formação pedagógica a saída para ser proponente de programas educacionais em algum espaço educativo, ou mesmo assumir a gestão de organizações com esse fim.
Dessa forma, esse curso é destinado à formação de profissionais como os seguintes:
- arte-educadores;
- coordenadores pedagógicos;
- diretores;
- professores;
- supervisores de ensino;
- entre outros especialistas relacionados à educação.
Quais são as vantagens da formação pedagógica?
Agora, você vai ver algumas das vantagens da formação pedagógica para seu sucesso profissional. Espie só!
Suprir uma lacuna de profissionais de educação
Apesar de o Brasil contar com 25 milhões de professores, esse número não é expressivo a ponto de suprir as lacunas na educação, especialmente em qualidade. Isso porque muitas pessoas desconhecem todas as possibilidades de carreira, o que esvazia os cursos de Licenciatura em algumas regiões.
Por outro lado, àqueles que não têm essa visão distorcida, a formação pedagógica pode render excelentes frutos para si, como indivíduo, e para a sociedade como um todo.
Contar com uma formação ampla
Uma das grandes vantagens da formação pedagógica é que esse complemento às suas habilidades profissionais não exclui sua bagagem anterior. Pelo contrário, há uma soma de valores e de conhecimentos que dará peso a seu currículo.
Dessa forma, você será um talento ainda mais valorizado pelo mercado e estará à frente da concorrência por uma oportunidade de trabalho.
Ter várias possibilidades de trabalho
Talvez esteja claro para você que a área educacional não tem uma única opção de trabalho. Mesmo professores licenciados podem investir em diversos segmentos de mercado. Veja alguns deles, abaixo:
- editoras de livros didáticos;
- associações culturais e educacionais (como SESC e SESI);
- desenvolvimento de tecnologia de ensino;
- editoras de livros didáticos;
- educação empresarial;
- educação especial;
- entidades assistenciais e hospitalares;
- pesquisas científicas;
- psicopedagogia;
- setor público via concurso ― escolas, faculdades, diretorias de ensino e autarquias do governo.
Gostou de conhecer o que é formação pedagógica? Esperamos que com as informações deste post você tenha uma ideia muito mais clara das inúmeras possibilidades de atuação e como esse investimento pode ser promissor para sua carreira!
Então, já se decidiu em cursar sua segunda graduação em formação pedagógica? Inscreva-se agora mesmo! Não precisa nem fazer vestibular.
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 16
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?