Ciências Exatas: os 6 principais cursos na área

As Ciências Exatas têm o campo de estudo voltado para o cálculo, as expressões matemáticas e as medições. O objetivo é resolver problemas utilizando a Matemática como base e fornecendo resultados lógicos e precisos.

Essa área possibilitou o entendimento do comportamento dos materiais, o que permitiu diversos avanços tecnológicos. Os trabalhos desse setor são realizados com muita pesquisa, observação, experiência, raciocínio lógico e análise científica para a construção do conhecimento.

Agora que você sabe o que é Ciências Exatas, continue a leitura e conheça os principais cursos da área e como está o mercado de trabalho de cada um!

Física

A graduação em Física prepara para o uso das novas tecnologias da comunicação e informação, de forma que o professor consiga enfrentar os desafios do ensino. O profissional também é capaz de planejar e preparar material didático para escolas e cursos, como livros didáticos, apostilas, vídeos, programas de computadores, entre outros.

O mercado de trabalho para quem se forma na área é favorável, sendo possível prestar concursos a fim de garantir mais estabilidade e melhores salários. Até mesmo o Exército Brasileiro oferece oportunidades para o magistério em Física. 😲

No setor nuclear, por exemplo, o físico trabalha com a criação de energia elétrica. Alguns profissionais também optam por atuar em análise de dados e no desenvolvimento de produtos e equipamentos.

Ciência da Computação

Você sabia que 9 das 15 carreiras tidas pelo LinkedIn como promissoras são da área da tecnologia? É por isso que o curso de Ciência da Computação pode ser uma ótima opção para quem quer ser um profissional de sucesso. 😎

Quem se forma nessa graduação pode desempenhar atividades em diversos segmentos da computação. O desenvolvimento científico e tecnológico tem destaque, como criação de sistemas, rede de processamento de dados, administração de banco de dados, computação gráfica, gestão da qualidade de software e inteligência artificial.

Uma das tendências da Ciência da Computação é a mineração de dados. Nessa área, o papel do cientista da computação é manusear e desenvolver soluções capazes de analisar, minerar e coletar dados com segurança e agilidade.

A Inteligência Artificial também faz parte da Ciência da Computação do futuro, que busca desenvolver dispositivos capazes de simular o raciocínio humano, com o objetivo de identificar atividades suspeitas e solucionar problemas.

Engenharia Civil

O curso de Engenharia Civil desenvolve habilidades e conhecimentos para projetar, construir e fazer a manutenção de todos os tipos de construções e infraestruturas. O mercado da construção civil está em crescimento, mesmo com a crise causada pelo coronavírus. Tomando todos os cuidados necessários, o setor continua com 88% das obras em andamento, o que resulta em muitas oportunidades aos engenheiros. 👷🏻

Esse setor é utilizado como um indicador de crescimento do Brasil e promete seguir melhorando. O segmento imobiliário é um dos que têm maior expectativa de crescimento.

Entre as grandes inovações das últimas décadas no mercado de trabalho de Engenharia Civil está o desenvolvimento de Smart Cities, cidades inteligentes com sistemas de comunicação, saneamento e energia mais sustentáveis e eficientes. O conceito também pode ser aplicado em residências e promete ganhar bastante espaço.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Se você busca uma faculdade de Ciências Exatas com curta duração, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pode ser uma ótima opção. Em apenas 2 anos e meio ou 3 anos (dependendo da modalidade de ensino), você poderá atuar no mercado de trabalho.

É possível formar-se na especialidade que você escolher, entre DevOps, Mobile, Back-end e Web. Teoria e prática aceleram o seu aprendizado, preparando você para ter as competências mais valorizadas no momento de conquistar uma vaga. 💻

O mercado de tecnologia sofre com um deficit de 24 mil profissionais por ano. Portanto, existem diversas vagas abertas para os profissionais, mas não há desempregados. Algumas das principais áreas que os analistas de sistemas podem atuar são:

  • desenvolvimento de sistemas para web;
  • análise de sistemas;
  • analista de suporte;
  • prestação de serviços.

Uma das tendências da área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é a Internet das Coisas, que se refere à interação da internet com os objetos do cotidiano, como luminárias, maçanetas, etc. É tarefa do analista de sistemas desenvolver sistemas automatizados que possam tornar viável a Internet das Coisas.

ciências exatas

Matemática

Quando falamos de cursos de Ciências Exatas, é claro que a Matemática não poderia ficar de fora. Essa graduação tem o objetivo de garantir ao aluno uma formação abrangente, permitindo aplicar conhecimentos técnicos matemáticos em diferentes áreas, ao mesmo tempo que proporciona as bases para um trabalho de excelência como professor.

O campo de atuação do matemático é cada vez menos restrito à docência. Além do ensino, o profissional pode atuar em editoras, em órgãos públicos e privados e na modelagem e na análise numérica. 🔢

Também existem outras alternativas para seguir após o término do curso, como:

  • Ciência da Computação;
  • Economia e Mercado Financeiro;
  • Biomatemática;
  • Gerenciamento Ambiental;
  • Produção;
  • Design de Produtos.

Ciências Econômicas

Você sabia que o curso de Ciências Econômicas pode ser considerado de Ciências Exatas aplicadas? Na Anhanguera, essa formação visa garantir que os alunos estejam alinhados com as exigências atuais do mercado. Assim, nossos profissionais são capazes de competir pelas melhores vagas da área.

O curso engloba 4 grupos principais de disciplinas, divididas em Formação Geral, Formação Teórico-quantitativa, Formação Histórica e Formação Teórico-prática. A graduação é oferecida nas modalidades semipresencial ou a distância. Com isso, o economista encontra um vasto campo de atuação, como no setor privado, na carreira pública e como empreendedor.

A Economia é uma das carreiras que mais crescem, estimulada pelo rápido desenvolvimento e pela ascensão do país enquanto potência econômica. O profissional é contratado para colaborar com a gestão das empresas e auxiliar na tomada de decisões. O setor público é o campo que mais contrata os economistas, mas também é possível atuar como autônomo.

Agora é com você!

Agora que já conhece os principais cursos da área das Ciências Exatas e as oportunidades do mercado de trabalho, lembre-se de escolher uma faculdade renomada para estudar. A Anhanguera está de portas abertas e conta com um corpo docente qualificado, infraestrutura de ponta e grade curricular sempre atualizada!

Já escolheu a sua graduação e quer começar seus estudos na Anhanguera? Então, inscreva-se no nosso vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 47

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados