Descubra o que se estuda na faculdade de Ciências Biológicas

estudantes de ciências biológicas

Você pretende entrar no ensino superior, mas ainda tem dúvidas sobre qual graduação optar no vestibular? Compreender o que se estuda em Ciências Biológicas pode ser um fator importante para tomar a sua decisão, sobretudo se você gosta de Biologia.

Quem se forma nessa área tem a possibilidade de atuar em uma das carreiras promissoras do mercado de trabalho, que oferece uma série de oportunidades de emprego aos profissionais com formação acadêmica.

Porém, antes de se matricular em uma instituição de ensino, é fundamental verificar a grade curricular do curso, pois as matérias podem variar de uma faculdade para outra.

Ficou interessado sobre o assunto? Então, acompanhe a seguir e veja quais são as principais disciplinas de Ciências Biológicas e como são abordadas na graduação. Confira!

Anatomia Aplicada a Ciências Biológicas

Como parte da Licenciatura em Ciências Biológicas, essa disciplina tem um papel fundamental na formação dos profissionais da área. Isso porque ela trata da ciência que estuda a constituição e o desenvolvimento dos seres vivos, explicando como os processos físicos e químicos do organismo humano funcionam.

Esta é uma das matérias de Ciências Biológicas que ajudam o graduando a compreender todas as partes que estruturam o corpo humano e de que forma cada componente desempenha suas funções.

Bioquímica

A Bioquímica é uma disciplina que lida com todos os processos químicos que ocorrem nos organismos vivos. De forma geral, esse campo do conhecimento estuda a estrutura molecular e a função metabólica de componentes celulares e virais, como enzimas, proteínas, carboidratos, lipídios, entre outros.

Botânica

Outra importante matéria da grade curricular de Ciências Biológicas é a Botânica, que consiste, basicamente, no estudo da Biologia Vegetal e da Biologia Marinha, como plantas e algas. No curso, cada órgão essencial do corpo e da vida desses seres vivos são demonstrados, para que o estudante aprenda tudo sobre suas funções, características e comportamentos.

Células-Tronco

Nesta disciplina, os alunos conhecem definições e características das células-tronco embrionária, adulta, mesenquimal e tumoral. Além disso, são abordados conhecimentos sobre divisão, mecanismos de diferenciação e reprogramação celular.

Citogenética Humana

A Citogenética Humana trata os princípios fundamentais da genética aplicada aos seres humanos, permitindo que o estudante aprenda os principais distúrbios genéticos. Nesta matéria, os graduandos também passam a estudar os cromossomos para conseguir identificá-los dentro dos diferentes organismos.

Ecologia

Em Ecologia, os alunos estudam a natureza e seus fenômenos, como os fatores ecológicos, o fluxo de energia, a ciclagem de nutrientes, entre outros. O objetivo é que os graduandos compreendam as interações naturais que mantêm a vida dos seres vivos e, também, para que tenham maior conhecimento do papel dos seres humanos no equilíbrio do meio ambiente como um todo.

Embriologia Animal

Já a Embriologia Animal trata de saberes básicos de morfologia, histologia e embriologia dos órgãos que compõem os sistemas orgânicos dos animais. A disciplina, portanto, aborda o desenvolvimento animal por meio do reconhecimento das fases embrionárias dos vertebrados e dos tecidos epiteliais, conjuntivos, musculares e nervosos.

Entomologia

A Entomologia baseia-se no estudo das questões causais, funcionais e evolutivas do comportamento em diferentes grupos animais, enfatizando o desenvolvimento da vida em insetos. No curso, o aluno tem acesso a conhecimentos que tratam, por exemplo, da locomoção, da evolução, da comunicação e da defesa dos insetos, compreendendo seus principais mecanismos de funcionamento.

Etologia

Etologia é uma parte da ciência que estuda o comportamento dos animais, incluindo os seres humanos. Na faculdade, os graduandos aprendem a analisar, identificar e descrever os movimentos corporais e faciais que permitem a formação social de uma determinada espécie, entendendo como intervir no comportamento a fim de manter a sobrevivência e o bem-estar dos animais.

Genética Humana

Outra importante matéria do Bacharelado em Ciências Biológicas é a Genética Humana, que trata basicamente da estrutura e da função dos diferentes genes e cromossomos humanos. Os estudantes ainda aprendem os princípios básicos que regulam a hereditariedade em humanos, de forma atualizada e aplicada.

Micologia

A Micologia trata de todos os aspectos que dizem respeito à vida dos fungos. As aulas teóricas abordam questões sobre micologia médica e veterinária, fungos na produção de alimentos, medicamentos produzidos por meio de fungos, entre outros temas.

Já as aulas práticas ocorrem em laboratório, onde os graduandos conhecem mais de perto o desenvolvimento e a aplicação dos fungos nas mais diferentes funções.

Plantas Medicinais

A disciplina de Plantas Medicinais ou Fitoterapia tem o objetivo de apresentar o conceito, o histórico e a importância das terapias não convencionais para a melhora da qualidade de vida. Na matéria, os alunos aprendem legislação fitoterápica, medicinas alternativas e tecnologia farmacêutica, além de conhecimentos sobre florais, alimentação e aromaterapia.

Toxicologia

A Toxicologia é a ciência responsável por estudar os efeitos nocivos decorrentes das interações das substâncias químicas com os organismos. A maior finalidade é que os alunos de Ciências Biológicas consigam prevenir, diagnosticar e tratar as diferentes intoxicações de forma adequada, compreendendo suas principais derivações e características.

Virologia

A Virologia estuda os diferentes tipos de vírus e suas propriedades. Assim, os graduandos entendem quais são as formas de replicação dos vírus, que doenças causam e, ainda, de que forma é possível imunizar os seres vivos contra os vírus. Além disso, os estudantes também têm acesso a métodos e a sistemas de diagnósticos para detectar a presença de vírus nos organismos e, com isso, combatê-los.

Não é nenhum segredo que a escolha da instituição de ensino superior pesa bastante na apresentação do currículo profissional, não é mesmo? Pois saiba que aqui, na Anhanguera, oferecemos a graduação em Ciências Biológicas Licenciatura ou Bacharelado.

No caso da Licenciatura, você pode fazer o curso na modalidade de ensino semipresencial — excelente para quem precisa de mais flexibilidade na rotina.

Nossa graduação tem o intuito de desenvolver capacidades e habilidades nos alunos, sempre seguindo princípios éticos, didáticos e pedagógicos.

Agora que você já sabe o que se estuda em Ciências Biológicas, certamente será mais simples verificar a grade de matérias de um curso e matricular-se na graduação com mais segurança. O mais importante, nesse caso, é escolher por uma faculdade que priorize, de fato, a qualidade da formação acadêmica, pois assim você terá a certeza de que o investimento terá valido a pena.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e inscreva-se agora mesmo no vestibular da Anhanguera para garantir a sua vaga no ensino superior!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.