Pedagogia a distância: vale a pena investir?

estudante de pedadogia a distância

Sabia que é possível estudar Pedagogia a distância? Nessa modalidade de ensino, não é preciso comparecer à faculdade todos os dias, porque as disciplinas ficam disponíveis em uma plataforma virtual. O aluno estuda quando e onde for melhor para ele, recebendo um diploma igual ao dos cursos presenciais.

Apesar da vantagem de ter horários mais flexíveis facilitando o estudo, algumas pessoas ainda têm dúvidas se realmente vale a pena investir em um curso de Pedagogia EAD. Afinal, é bastante comum a qualidade do ensino e as oportunidades no mercado de trabalho serem questionadas nesse tipo de graduação.

Foi pensando nisso que preparamos este artigo, a fim de mostrar para você se realmente vale a pena investir nessa graduação. Então, continue lendo e confira:

Como funciona o curso de Pedagogia?

O curso de Pedagogia costuma ser oferecido nas formações de Licenciatura. Ele não é voltado apenas à formação de profissionais que vão atuar em escolas de ensino infantil fundamental ou médio; afinal, quem tem formação pedagógica encontra oportunidades em diversas outras instituições de ensino, como cursos de idioma, escolas técnicas ou especiais.

Entretanto, a área de Educação não é a única opção, porque a faculdade de Pedagogia também permite atuar:

  • em editoras de livros didáticos;
  • no ambiente empresarial;
  • em instituições hospitalares (Pedagogia Hospitalar);
  • com tecnologia, desenvolvendo aplicativos ou softwares educativos;
  • com pesquisas científicas;
  • em centros culturais;
  • no setor público.

A dinâmica do curso consiste em uma grade curricular voltada para a educação, didática, desenvolvimento humano, metodologias de ensino e, atualmente, também tecnologia. Além disso, como em qualquer graduação, são aplicadas avaliações, é realizada a entrega de trabalhos e há a necessidade de passar pelo estágio supervisionado. Algumas disciplinas trabalhadas no curso são:

  • Alfabetização;
  • Antropologia;
  • Educação Especial e Infantil;
  • Filosofia;
  • Gestão Educacional;
  • Metodologias de Ensino;
  • Problemas de Aprendizagem;
  • Psicologia da Educação.

Quais são os benefícios de fazer Pedagogia a distância?

Como acontece em outros cursos, a faculdade de Pedagogia EAD é ideal para quem deseja um diploma nessa área, mas não pode comparecer todos os dias à faculdade. Como explicamos, os horários são mais flexíveis nessa modalidade de ensino, permitindo ao aluno estudar conforme sua disponibilidade, apenas cumprindo o cronograma da grade curricular.

Outra vantagem da Pedagogia a distância é o valor do curso que, geralmente, é menor em relação ao presencial. Mas isso não pela menor qualidade de ensino, apenas porque a faculdade tem menos custos para formar turmas e pode reduzir a mensalidade.

Um custo menor e a possibilidade de conciliar os estudos com seus compromissos são duas grandes vantagens, mas você ainda conta com outro diferencial optando pela Pedagogia EAD. Com essa modalidade, você terá contato com metodologias de ensino diferentes das tradicionais.

Perceba que, nas graduações a distância, são utilizados diversos recursos tecnológicos, e você também pode explorar essas inovações e contribuir com o futuro da Pedagogia. Isso porque, depois de formado, pode aplicar esses mesmos métodos no seu dia a dia profissional a fim de alcançar resultados mais eficazes.

Considere que, embora o curso seja a distância, você terá todo o suporte de professores e tutores, além de experimentar diversas formas de aprendizado pela variação no formato dos conteúdos, incluindo leituras, discussões e videoaulas e práticas. Por isso, sua formação será muito mais completa, e você desenvolverá habilidades e competências diferenciadas.

O que avaliar ao escolher um curso de Pedagogia EAD?

Não podemos negar que você poderá encontrar instituições que oferecem Pedagogia a distância com uma qualidade de ensino duvidosa. Assim, é preciso ter atenção na hora de escolher a sua faculdade, avaliando alguns aspectos que ajudam a analisar se o curso de fato oferecerá uma boa formação e preparo. Alguns fatores fundamentais são:

  • metodologia: precisa ser voltada para o ensino a distância e bem planejada, para garantir o máximo de aproveitamento do conteúdo e um bom desenvolvimento do estudante;
  • encontros presenciais: é interessante que aconteçam periodicamente para manter uma maior proximidade com a instituição de ensino, os professores e os colegas de turma. A frequência dos encontros depende da modalidade, podendo ser apenas algumas vezes por semestre ou alguns encontros semanais;
  • corpo docente: precisa ser formado por profissionais competentes e atuantes, para que o projeto pedagógico e as aulas sejam desenvolvidos com técnicas e metodologias atuais;
  • tutores: são fundamentais para dar suporte ao estudante durante a graduação, esclarecendo dúvidas sobre as disciplinas a distância, trabalhos, recursos da plataforma online e outros;
  • atividades práticas: os momentos práticos são indispensáveis para que o estudante vivencie a profissão e conheça os desafios diários do pedagogo;
  • nota do MEC: a nota de avaliação do MEC (Ministério da Educação) é um aspecto fundamental, porque ela é um indicativo da qualidade do curso e mostra a aprovação perante esse órgão.

É válido lembrar que, mesmo em uma graduação presencial, muitos desses fatores são importantes para garantir a sua formação. Não se esqueça, também, de que o diploma de Pedagogia a distância é igual ao dos cursos presenciais; por isso, você terá as mesmas oportunidades de mercado.

Por que a Anhanguera é a melhor opção para cursos a distância?

Aqui na Anhanguera, oferecemos diversas graduações em sua modalidade EAD, e você também pode fazer o curso de Pedagogia a distância, nas modalidades semipresencial e 100% online.

Na primeira, você vai à faculdade 1 vez na semana; no restante do período, desfruta de um ambiente virtual, o AVA, projetado para ser simples, intuitivo, completo e eficaz, garantindo boa formação e preparo para o mercado de trabalho. Já na modalidade 100% online, todo o curso é realizado por meio de nossa plataforma. A presença ao polo físico da faculdade ocorre apenas para a realização de exames, duas vezes durante o semestre.

No AVA, além de aprender os conteúdos da grade curricular de Pedagogia, você contará com atividades que vão estimular o desenvolvimento de habilidades importantes, como gestão de tempo, iniciativa, liderança e relacionamento interpessoal. Trata-se de desafios vivenciados em diferentes ambientes de aprendizagem.

O curso de Pedagogia EAD da Anhanguera oferece a formação de Licenciatura, que permite ao profissional atuar em instituições de ensino e diversos outros ramos. Veja a seguir um vídeo que explica melhor quais são as oportunidades que você encontrará como pedagogo.

Optando pela Pedagogia a distância, você contará com diversos polos da Anhanguera com uma infraestrutura completa, incluindo estúdios, laboratórios e bibliotecas para complementar as Disciplinas Interativas.

É por isso que terá uma excelente formação escolhendo o curso de Pedagogia a distância, afinal, contará com todo suporte de que precisa para ser um profissional competente, além de aproveitar todas as facilidades dessa modalidade de ensino. Com ela, fica mais fácil conciliar os estudos com trabalho, família e momentos de lazer.

Você está a apenas um passo de construir uma carreira de sucesso. Faça sua inscrição no vestibular e ingresse no ensino superior para conquistar seu diploma!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.