Licenciatura em Sociologia: vale a pena fazer o curso?

estudante de sociologia

Durkheim, Weber e Comte são alguns dos nomes que faziam suas aulas do ensino médio mais interessantes? A disciplina de Sociologia atrai tanta gente que muitos não pensam duas vezes ao se decidirem por esse curso no ensino superior.

Contudo, algumas dúvidas persistem, sobretudo em como funciona o curso de Sociologia e como é o mercado de Licenciatura nessa área.

Antes de tudo, é bom começar com uma informação importante: um dos objetivos da Licenciatura é formar professores com conhecimentos em Ciências Sociais, por ser o pilar para entender a sociedade e o comportamento humano. Porém, essa não é a única possibilidade de atuação.

Quer descobrir mais sobre a profissão e ter certeza de que ela é feita para você? Então, acompanhe o post que preparamos!

Afinal, o que é Sociologia?

Sociologia é um ramo das Ciências Humanas. Tem como objetivo o estudo da sociedade e dos fenômenos que nela ocorrem. Para isso, baseia-se em 5 pilares:

  • estrutura social;
  • grupos sociais;
  • família;
  • classes sociais;
  • papéis sociais.

Assim, pode estudar diferentes organizações e culturas, tendo o cuidado de, como observador, apenas retratar seu objeto de estudo. Em outras palavras, o licenciado em Sociologia conhece diferentes culturas e formas de pensar e realiza suas observações, mas não emite julgamentos sobre o que parece certo, errado, feio ou bonito.

Como funciona o curso de Licenciatura em Sociologia?

A Licenciatura é um dos tipos de graduação. O curso costuma ser de 4 anos, e o grande objetivo por trás é formar professores que, inicialmente, darão aula para ensino fundamental e médio. Também pode trabalhar com alunos de outros níveis de graduação, mas, para isso, precisa fazer um mestrado.

Algumas das matérias estudadas no curso são as seguintes!

História Geral

A História Geral dedica-se ao estudo do surgimento das sociedades e de suas expressões culturais, econômicas, políticas e sociais. Alguns conteúdos vistos são Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.

Ciência Política

A Ciência Política estuda fenômenos ligados às estruturas políticas, como sistemas de governo, e faz análises de comportamento político. Também cuida dos processos de disputa e de distribuição de poderes.

Antropologia

O objeto básico de estudo, aqui, é a cultura de cada sociedade, pois é dela que nascerão a linguagem, os costumes e os comportamentos. Para isso, busca compreender como os povos viveram, como os seres humanos se formaram e como todo o modo de pensar se desenvolveu até os dias de hoje.

Pensamento Social Brasileiro

Aqui, a disciplina tem foco no contexto brasileiro e baseia-se na produção intelectual dentro de vários contextos. A disciplina visita autores e obras clássicas e contemporâneas, sendo alguns dos intérpretes: Joaquim Nabuco, Euclides da Cunha, Oswald de Andrade, Gilberto Freyre, Roberto DaMatta.

Teóricos da Sociologia

Essa não é bem uma disciplina, mas é que o curso costuma ser dividido em Sociologia I, Sociologia II e assim por diante. O objetivo é conhecer, a fundo, as ideias dos principais pensadores, como os já citados no começo do texto: Durkheim, Weber e Comte, entre vários outros.

Quais são os benefícios de cursar Licenciatura em Sociologia?

Primeiro, é importante ter em mente que o fato de você se identificar com a disciplina já é uma grande vantagem, pois isso ajuda na motivação para se dedicar a ela até o fim. Mas existem outros benefícios da Licenciatura em Sociologia, como os seguintes!

Não haver muita concorrência

Isso não é só para passar no vestibular e poder iniciar logo os estudos, mas também para atuar no mercado, depois. Claro que somente o fato de ter um diploma em mãos não é uma garantia. Afinal, em qualquer profissão, hoje, a diferenciação é importante para ser visto como alguém relevante.

Ao mesmo tempo, o fato de não ter cargos tão disputados deixa a colocação profissional enquanto professor mais tranquila.

Ter o prazer de estudar e pensar sobre a sociedade

Cada pessoa tem uma motivação diferente na vida. Alguns adoram, por exemplo, o status de um cargo renomado. Outros dão preferência à estabilidade financeira. Também existem aqueles que sentem um grande prazer em aprender, filosofar e estudar assuntos relativos à humanidade. Estar em um grupo que se identifica com isso torna o interesse ainda maior.

Adquirir senso crítico

Ao longo da vida, aprendemos diversos conceitos, a maioria deles importantes para nos direcionar. Apesar disso, é fundamental que tenhamos uma visão mais crítica, no sentido de ter habilidade de se questionar sobre o senso comum e sobre informações que recebemos dos mais diversos meios.

Essa, inclusive, é tida como uma das principais competências dos profissionais do futuro. Sem contar que, ao refletirmos sobre comportamentos e o modo de levar a vida, por exemplo, temos a possibilidade de fazer escolhas mais positivas.

O curso é bastante baseado em leituras, dos mais diversos pontos de vista, e na discussão de cada olhar. Isso ajuda a criar um pensamento mais ativo e questionador, não aceitando verdades prontas.

Como é o mercado de trabalho na área?

Separamos, a seguir, os principais caminhos que você pode seguir ao se formar em Sociologia. Confira!

Dar aulas

Na Licenciatura, essa opção é a da maioria das pessoas. O grau de ensino superior permite trabalhar com crianças e adolescentes, ou seja, ensino fundamental e médio. A média salarial para um professor do ensino médio é de R$ 2.334* no Brasil.

Mas se a sua intenção é atuar em faculdades e cursinhos, é preciso fazer mestrado e doutorado. Outra ideia é trabalhar com videoaulas e vendê-las na internet. Hoje em dia, existem várias plataformas que facilitam esse trabalho.

Fazer pesquisas

O mundo acadêmico também é interessante e, nesse caso, o foco é em pesquisas diversas, que acompanham grupos sociais. De forma resumida, define-se uma suposição sobre um tema e, a partir disso, é preciso comprová-la ou refutá-la, por meio de observações, questionários e estudos.

Ainda dentro da possibilidade, existem concursos de pesquisador, como o do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os editais costumam permitir a realização das provas por profissionais formados em áreas afins de Ciências Sociais, a exemplo de Antropologia e Sociologia, inclusive no tipo Licenciatura. A remuneração pode chegar a R$8.907*, a depender da gratificação por titulação.

Trabalhar com a escrita

Os anos de dedicação à faculdade podem se transformar em um livro. Há duas ideias aqui. A primeira é reunir as obras e os pensamentos já existentes e apresentá-los com uma linguagem mais direcionada a um público específico, como o infantojuvenil. A outra é formar sua própria tese a respeito de algo e apresentá-la à sociedade.

Onde fazer o curso de Sociologia?

Para o sucesso profissional, a dedicação deve estar presente desde o primeiro dia de aula. Além disso, é importante optar por uma faculdade de Sociologia capaz de transmitir um ensino de qualidade. Aqui na Anhanguera, há mestres e doutores capacitados para ensinar os principais conceitos cobrados no mercado de trabalho.

Outro diferencial da Anhanguera é que o curso está disponível nas modalidades de ensino EAD. Você pode escolher entre o formato semipresencial ou 100% online. Ambos têm a vantagem de facilitar muito a vida de quem tem a rotina apertada e precisa de mais flexibilidade para estudar.

Além disso, a matriz curricular é planejada de acordo com as exigências do MEC (Ministério da Educação) e alinhada às necessidades atuais. Também temos o Canal Conecta, um portal de empregabilidade exclusivo que tem parceria com centenas de empresas, e ajuda a preparar o aluno para a parte prática por meio de excelentes estágios.

Escolher um curso que nos agrada é importante. Optar por estudá-lo em uma instituição de ensino reconhecida e de qualidade é ainda mais. Por isso, se você se interessou por todas essas informações e decidiu fazer Licenciatura em Sociologia, evite cair no erro de negligenciar sua faculdade, combinado?

Na Anhanguera, você faz um vestibular moderno e sem precisar sair de casa. Inscreva-se em nosso vestibular e comece a estudar logo!

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content