Psicopedagogia: entenda como funciona a área de atuação

profissional de psicopedagogia

Você sabe o que é Psicopedagogia? Como o próprio nome sugere, essa área profissional é o resultado da junção entre Psicologia e Pedagogia. Em resumo, trata-se da profissão destinada à identificação de dificuldades de aprendizagem e à busca por melhorias nesse sentido, como intervenções psicoterápicas.

Interessante, não é? Neste conteúdo, vamos explicar tudo sobre o assunto. Você verá como funciona essa atuação, qual é o cenário no mercado de trabalho para a área e, ainda, o que você deve fazer para se tornar um profissional da Psicopedagogia. Continue a leitura!

Como funciona a Psicopedagogia?

A Psicopedagogia é uma área de interface entre a carreira em Psicologia e em Pedagogia. Ela une as técnicas clínicas e o conhecimento sobre cognição humana da primeira com o domínio de processos de aprendizagem da segunda. O profissional atua identificando, tratando e prevenindo dificuldades e transtornos de aprendizagem.

Afinal, sabemos que muitas pessoas, sobretudo crianças, podem ter problemas que as impedem de ter o rendimento esperado nos estudos. O que antes era tomado como desatenção, indisciplina ou falta de inteligência, hoje em dia é visto sob o prisma das dificuldades de aprendizagem, que podem ser mentais, sociais, físicas ou emocionais.

Além disso, dificuldades e transtornos de aprendizagem podem ter como causa razões ambientais — seja a escola, seja o contexto familiar —, ou mesmo serem neurobiológicas. Com a atenção cada vez maior para essas questões, o profissional da Psicopedagogia ganha relevância e alta procura no mercado de trabalho.

O que é necessário para atuar nessa área?

Para atuar nessa área, você pode fazer uma graduação. No entanto, como se trata de uma profissão relativamente nova, a oferta de cursos superiores no Brasil ainda é pequena. O caminho mais comum, portanto, é realizar uma especialização em Psicopedagogia.

Aqui na Anhanguera, o curso dura a partir de 6 meses e pode ser feito tanto na modalidade de ensino presencial como de educação a distância (EAD). Essa é a opção ideal para quem busca flexibilidade sem abrir mão da qualidade. Afinal, a Anhanguera faz parte de um dos maiores grupos educacionais do país e destaca-se por seu sistema de ensino inovador e docentes capacitados.

O único pré-requisito é que você já tenha um diploma de nível superior em áreas correlacionadas. Portanto, vale a pena começar desde já a investir em uma graduação, seja o curso de Psicologia, seja o curso de Pedagogia. Ainda, profissionais da Fonoaudiologia e quaisquer profissionais com grau de Licenciatura podem fazer a especialização.

Como está o mercado de trabalho para Psicopedagogia?

O mercado de trabalho para Psicopedagogia está aquecido. Isso porque as escolas, cada vez mais, têm projetos pedagógicos baseados em preceitos de igualdade social, inclusão, respeito às diferenças e oportunidades justas para todos. Por isso, é bastante comum que o psicopedagogo seja acionado para ajudar a elaborar estratégias que previnam ou diminuam as dificuldades de aprendizagem dos alunos.

Outro campo que absorve muitos profissionais é o empresarial. A lógica é a mesma: a educação e a valorização do desenvolvimento pessoal têm se tornado pilares de muitas empresas preocupadas com a manutenção de uma posição competitiva.

Assim, é comum que os psicopedagogos sejam contratados para planejar e coordenar treinamentos e cursos corporativos, além de acompanharem casos individuais em que o aprendizado não seja o esperado.

De acordo com o Portal Salário, que utiliza dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o salário de um psicopedagogo fica entre R$ 2,2 mil e R$ 5,5 mil, para jornadas de cerca de 33 horas semanais.

Quais são as oportunidades de atuação?

Como dissemos, os dois maiores focos de contratação dos profissionais de Psicopedagogia são escolas e empresas. No entanto, a atuação é bastante versátil: em qualquer área, há processos de aprendizagem acontecendo, concorda?

Portanto, precisamos lembrar o que faz um pedagogo: é um especialista em aprendizagem. Na Psicopedagogia, o que ocorre é a complementação da formação pedagógica com o conhecimento sobre mente humana, processos cognitivos e principais problemas de ordem emocional ou neurobiológica que possam impactar o rendimento no aprendizado. Assim, o psicopedagogo atua com:

  • avaliações psicopedagógicas;
  • identificação de dificuldades de aprendizagem;
  • investigação das causas dessas dificuldades;
  • escolha das melhores intervenções para reverter os quadros identificados;
  • uso de metodologias clínica e pedagógicas;
  • orientação profissional;
  • criação de estratégias de aprendizagem etc.

Ainda, essas atuações podem ocorrer no âmbito clínico ou institucional, em consultórios próprios ou prestando serviços. Assim, os profissionais podem atuar no setor privado ou público, em escolas de educação básica, empresas diversas e até mesmo em instituições da área da Saúde. Bastante versátil, não é?

Como construir uma carreira de sucesso na Psicopedagogia?

Agora que você sabe o que é Psicopedagogia e quais são as principais possibilidades de atuação, que tal conferir algumas dicas para construir uma carreira de sucesso na área? Olha só!

Defina seus objetivos

O primeiro passo para uma carreira de sucesso é montar um plano de carreira. Dificilmente as pessoas se tornam bem-sucedidas por golpes de sorte. Você precisa trilhar um caminho até a profissão dos seus sonhos e, para isso, deve visualizar todos os passos que precisa dar para chegar lá.

Invista em capacitação

Mesmo que tenha dificuldades de encarar uma graduação agora, saiba que existem inúmeros facilitadores para que você não adie mais o início de sua formação. Por exemplo, que tal começar a fazer um curso EAD?

A graduação digital é uma excelente oportunidade para quem tem a rotina atribulada e precisa de flexibilidade. Apesar de a graduação em Psicologia a distância não ser autorizada pelo Ministério da Educação, o curso de Pedagogia pode ser feito nessa modalidade de ensino.

Mantenha-se atualizado

Mesmo depois de ter o seu certificado de especialista em Psicopedagogia em mãos, não pare de estudar, combinado? Um dos segredos para manter um perfil competitivo no mercado é a atualização constante da sua capacitação profissional por meio de cursos de formação continuada, participação em eventos e workshops, publicação de artigos etc.

Conte com uma boa instituição de ensino

Além de ter uma formação de excelente qualidade, aqui na Anhanguera, você conta com grandes oportunidades para entrar com o pé direito no mercado de trabalho. É o caso do Canal Conecta, nosso portal exclusivo de empregabilidade, com vagas de emprego e estágio. Basta se matricular em nossos cursos para ter acesso à plataforma.

E aí, gostou de conhecer mais sobre a Psicopedagogia? Como deu para ver, essa é uma área promissora e com possibilidades de atuação muito interessantes, além de ter uma excelente empregabilidade no mercado. Para construir uma carreira na área, você precisa investir em uma graduação nas áreas relacionadas, como Psicologia e Pedagogia.

Por isso, inscreva-se em nosso vestibular online ou utilize a sua nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para iniciar quanto antes sua formação!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.