Descubra como funciona uma graduação em Física

estudante de graduação em física

A graduação em Física forma pessoas que estudam a energia, a matéria e as suas interações e relações, como os seus principais fenômenos e teorias. Ela é considerada uma ciência que estuda vários assuntos: acústica, ondulatória, eletromagnetismo, eletricidade, entre outros. Além disso, pode proporcionar conhecimentos para diferentes segmentos, como Engenharia e Computação.

As aulas de Física na faculdade costumam ser muito diferentes das que temos no ensino médio, já que o assunto das disciplinas são mais aprofundados e envolvem mais cálculos.

Se você quer conhecer o que faz um físico, saber quais são as características da faculdade de Física e identificar se essa área é a ideal para a sua carreira profissional, continue acompanhando o post. Por aqui, você vai conferir:

Como é a faculdade de Física?

O curso de Física da Anhanguera tem por objetivo formar profissionais aptos a entender os fenômenos naturais, o funcionamento do universo e a natureza, com a eletricidade, o magnetismo, a energia e a óptica. Existem dois tipos de graduação: a Licenciatura e o Bacharelado.

O primeiro desenvolve as habilidades necessárias para dar aulas no ensino fundamental, médio e em cursos profissionalizantes e técnicos. Para trabalhar em uma faculdade, é preciso que o profissional continue os seus estudos e realize pelo menos o mestrado.

Já o Bacharelado tem como foco as áreas de pesquisa e de desenvolvimento de tecnologia. Enquanto pesquisador, o físico poderá aplicar as leis da Física na pesquisa aplicada e pura, solucionando questões práticas do dia a dia.

Quais são as principais matérias estudadas?

O ensino superior de Física dura cerca de 4 anos e, no começo, os alunos estudam matérias como Matemática e Física básica. Tanto na Licenciatura quanto no Bacharelado, muitas disciplinas são comuns aos dois tipos. Isso porque as matérias são obrigatórias para que o aluno se forme na área.

Entretanto, na primeira opção, existem mais conteúdos ligados à área pedagógica, como Didática, o que deixa o estudante duplamente preparado para o mercado. As principais matérias estudadas durante o curso são:

  • Fenômenos Físicos;
  • Algoritmos e Álgebra Linear;
  • Eletromagnética;
  • Física Mecânica;
  • Química;
  • Programação;
  • Cálculo;
  • Física Interativa e Experimental;
  • Mecânica Analítica e Quântica;
  • Probabilidade e Estatística;
  • Astronomia e Astrofísica;
  • Termodinâmica.

Como é a rotina de estudos na faculdade?

A rotina de estudos de um estudante de Física envolve muitos números, teorias e cálculos matemáticos. O dia a dia é formado por cálculos e raciocínios, independentemente da área de atuação do profissional.

Para conseguir o diploma de graduação com uma facilidade maior, é fundamental estabelecer uma rotina e comprometer-se a cumprir um tempo mínimo de estudo diário. Depois de um período estudando todos os dias, isso pode se tornar um hábito. Fazer muitos exercícios também é importante para fixar a matéria estudada.

Qual é o perfil de um estudante de Física?

Como o futuro profissional pode dar aula, é importante saber lidar com o público, além de ter facilidade para ensinar e transmitir conhecimento. No entanto, caso o estudante não tenha muita facilidade, é possível desenvolver essa habilidade durante a Licenciatura.

Além disso, o aluno deve ser curioso caso deseje trabalhar com pesquisa, já que essa característica é o que leva a novas teorias e temas de estudo. Também é importante gostar de cálculo e de raciocínio lógico, já que usará isso em praticamente todos os dias da rotina.

Quais são as vantagens dessa graduação?

O mercado de trabalho para o profissional se ampliou bastante, apresentando várias oportunidades de carreira. O físico pode atuar:

  • com tratamento e desenvolvimento de dados em Ciência de Dados;
  • pesquisando e analisando indicadores no mercado financeiro;
  • supervisionando e projetando a fabricação de equipamentos a laser, dispositivos ópticos e lentes;
  • desenvolvendo materiais eletroeletrônicos e polímeros para a indústria;
  • estudando os fenômenos espaciais na Astrofísica;
  • desenvolvendo protótipos de acústica para a indústria aeroespacial, aeronáutica e automobilística.

Assim, quem gosta de investigar fenômenos naturais pode se encontrar em um mercado receptivo e amplo, sendo essencial para um físico atuar nessas áreas. Além disso, ao escolher uma instituição de qualidade e com uma infraestrutura completa, como aqui na Anhanguera, o estudante compreende melhor os fenômenos do tipo mecânica, fluidos, onda de calor, eletromagnetismo, eletricidade, entre outros.

Quais são as principais áreas de atuação?

Existem diversas áreas de atuação em que o físico pode trabalhar. Durante a graduação e após ela, é possível encontrar emprego e estágio nessas especialidades. Confira, a seguir, quais são.

Física Nuclear

Essa área estuda a estrutura do elemento nuclear, além da aplicação para a geração de energia elétrica. Fazem parte desse ramo de estudos a Medicina Nuclear, a Geologia, a Agricultura, a Eletrônica e a Climatologia.

Acústica

O físico pode atuar no desenvolvimento de isolantes de som de ambientes fechados e abertos. Também pode trabalhar analisando os níveis de ruído que chegam em um local. Em geral, os profissionais desse ramo prestam serviços para indústrias do segmento de áudio e som e criam produtos que fazem sucesso no mercado.

Física Biológica

Nessa especialidade, o profissional estuda os aspectos físicos dos processos biológicos, como o desgaste dos dentes, o desenvolvimento de músculos, entre outros. Em geral, a área envolve várias pesquisas a nível microscópico e relaciona-se com outras disciplinas, como a Ciência da Computação, a Bioquímica e a Matemática.

Física Ambiental

Essa área faz pesquisas sobre as propriedades da atmosfera e do solo, de maneira a relacionar esses estudos com as mudanças climáticas. Esse ramo estuda sistemas da natureza, ecologia, climas e ecossistemas.

Assim, a Física Ambiental compreende o funcionamento dos ecossistemas por meio das mudanças globais e da relação do homem com a natureza, principalmente a degradação do meio ambiente.

Agora que você já sabe como funciona uma graduação em Física, é preciso escolher uma boa faculdade, já que esse passo é fundamental para ter sucesso na experiência e na carreira. Além disso, não deixe de conferir o Giro de Profissões, que tira dúvidas sobre as principais profissões e auxilia os futuros vestibulandos no processo de escolha da carreira.

Gostou de saber mais informações sobre a profissão? Então, não deixe de entrar em contato conosco para conhecer o curso de Física da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content