Nutrição EAD: conheça essa modalidade

prato de comida representando nutrição

Você é daqueles que gostam de culinária e quer trabalhar pela qualidade de vida das pessoas? Além de tudo isso, busca um curso que se adapte à sua rotina? Então precisa conhecer a graduação em Nutrição EAD, um curso com ótimas oportunidades profissionais e é oferecido na modalidade de ensino semipresencial.

Parece estranho fazer uma faculdade da área de saúde a distância? Que nada! Esse formato vai unir o melhor das aulas digitais e dos encontros presenciais, trazendo diversas vantagens para você.

Visando esclarecer melhor como funciona cursar a Nutrição no EAD, nós, da Anhanguera, reunimos as principais informações sobre o assunto. Para isso, contamos com a opinião de Renata Nogueira, nutricionista, que vai nos ajudar respondendo algumas perguntas. 

Continue a leitura e descubra como você pode ter o diploma do ensino superior com total flexibilidade!

Dá pra fazer o curso de Nutrição a distância?

Sim, é possível! Afinal, o curso de Nutrição está disponível na modalidade semipresencial.

O curso de Nutrição EAD é da modalidade Bacharelado, com duração de 8 semestres. Conta com aulas teóricas e práticas dadas online e por meio dos encontros presenciais, com aulas em laboratórios e também em cozinhas industriais.

O objetivo dessa graduação é que o aluno possa trabalhar fornecendo assessoria nutricional para diferentes públicos, da criança ao idoso, e ainda para pessoas com doenças crônicas ou alguma necessidade especial. Tem ainda a opção de se tornar nutricionista esportivo e trabalhar com atletas.

As disciplinas do curso abordam diversos temas para o nutricionista poder prescrever o tratamento mais adequado e seguro a cada caso; afinal, estamos falando de saúde. Para ter o diploma é preciso ainda entregar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e cumprir as horas de estágio supervisionado.

Duas mulheres inspecionando alimentos em cozinha industrial
É possível ter encontros presenciais com aulas em laboratório e cozinha

Vantagens do curso de Nutrição EAD

Agora, é hora de você conferir algumas vantagens de fazer o curso de Nutrição EAD. 

Satisfação pessoal e profissional

Com essa formação, você passa a exercer um trabalho que terá um impacto importante na vida das pessoas, especialmente para aqueles que precisam fazer uma reeducação na dieta e ter uma relação mais equilibrada com a alimentação. É, portanto, uma atuação que vai te trazer satisfação pessoal e profissional.

Aqui podemos falar da Nutrição comportamental, em que o profissional propõe mudanças personalizadas no estilo de vida de um indivíduo, especialmente na questão da alimentação, para que ele tenha saúde e qualidade de vida. 

Esse acompanhamento individualizado pode ser feito também com a Nutrição funcional, outro ramo dessa carreira em alta.

Diferentes espaços de atuação

Aliás, o interessante da graduação em Nutrição EAD é conquistar um diploma que vai possibilitar trabalhar em diferentes segmentos, em âmbito público e privado, como:

  • clínico;
  • funcional;
  • hospitalar;
  • esportivo;
  • consultoria;
  • alimentação coletiva;
  • indústria de alimentos.

Por fim, saiba que essa graduação também é interessante para quem tem o perfil empreendedor e sonha em ter sua própria clínica ou consultório de Nutrição.

Flexibilidade

Ao fazer o curso de Nutrição a distância, você tem toda a flexibilidade para estudar online, ou seja, pode estabelecer a rotina de estudos que mais se encaixa com seus compromissos, já que as aulas estão disponíveis na plataforma virtual e é você quem dita o ritmo de estudos.

Além disso, você tem a vantagem de aproveitar as aulas presenciais para aprender todas as técnicas e habilidades práticas da Nutrição, e também pode tirar todas as dúvidas com o tutor e o professor. Ainda tem contato com os colegas de turma e professores, e com isso pode fazer networking e começar a construir sua rede de contatos profissional.

Não é exagero dizer que você aproveita o melhor dos dois mundos (online e presencial) para ter uma formação de qualidade e começar a carreira com o pé direito, ganhando um salário de R$ 3.305,58 em média.

Homem comendo e mexendo no celular, em cima de livro
No curso EAD é possível ter flexibilidade e encaixar os estudos com outras atividades

Conciliação

Para Renata Nogueira, nossa entrevistada, a modalidade EAD é uma grande oportunidade para a democratização do ensino. “ A flexibilidade de horários oferecida por essa modalidade permite que aqueles já inseridos no mercado de trabalho, ou enfrentando desafios temporais, possam conciliar estudos com suas obrigações profissionais e pessoais.”

Ela continua: “Além disso, a atualização constante é crucial no cenário dinâmico da nutrição, onde novas pesquisas e abordagens surgem regularmente. Os cursos EAD oferecem essa possibilidade, mantendo os profissionais informados sobre as últimas tendências, um diferencial fundamental para a excelência na prática profissional.”

Outras modalidades para curso de Nutrição

O curso de Nutrição também é oferecido na modalidade presencial. Assim como a semipresencial, ela ajuda os estudantes a se conectarem com a profissão, mas nesse caso todas as aulas são ministradas presencialmente, no campus de escolha.

Não há uma escolha melhor ou pior, apenas aquela que se adequa às suas necessidades. Se você é do tipo que gosta do contato 100% presente com colegas e professores, priorize o presencial. Se precisa de mais flexibilidade, o EAD é a solução!

Outros cursos EAD parecidos com curso de Nutrição

Há outros cursos da área da saúde que podem ser feitos na modalidade semipresencial. Eles incluem:

A ideia é que os cursos cada vez mais migrem para a modalidade EAD, sempre respeitando as limitações de cada curso. No segmento da saúde, é possível que nem todos passem para esse tipo de ensino, por conta das demandas da grade curricular.

Treinador de time de futebol infantil de meninos
Educação Física é outro exemplo de curso da modalidade semipresencial

Como é o curso de Nutrição EAD?

Antes de explicar como é a faculdade de Nutrição EAD, você precisa compreender melhor como funciona a modalidade semipresencial. É um formato de educação a distância em que você acompanha a maioria das disciplinas do seu computador, ou seja, online. 

Assim, acessa uma plataforma virtual de aprendizagem e assiste a todas as aulas nos horários e locais que forem mais convenientes para você.

Mas, além das matérias online, o curso semipresencial tem os encontros presenciais — imprescindíveis principalmente em cursos com um conteúdo mais prático, como os da área da saúde.

Dessa forma, você se desloca até a faculdade de uma a três vezes na semana para fazer as aulas em laboratório, em salas especiais e também para acompanhar aulas por videoconferência, ministradas ao vivo pelo professor.

Carga Horária e Duração do curso de Nutrição EAD

Na Anhanguera, o curso de Nutrição tem carga horária de 3.210 horas e duração de 4 anos, ou seja, 8 semestres.

Grade curricular do curso de Nutrição EAD

Confira as matérias que fazem parte da grade de Nutrição na Anhanguera:

  • Assistência Nutricional na Obesidade, Doenças Cardiovasculares e Endócrinas;
  • Assistência Nutricional nas Doenças Neurológicas e Imunes;
  • Assistência Nutricional nas Patologias do Sistema Digestório e Órgãos Anexos;
  • Assistência Nutricional para Gravemente Enfermos;
  • Avaliação Nutricional;
  • Avaliação Nutricional Aplicada;
  • Bioquímica Aplicada à Saúde;
  • Bromatologia;
  • Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Digestório, Endócrino e Renal;
  • Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Imune e Hematológico;
  • Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Nervoso e Cardiorrespiratório;
  • Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Tegumentar, Locomotor e Reprodutor;
  • Composição dos Alimentos;
  • Educação Alimentar e Nutricional;
  • Epidemiologia, Políticas e Programas Aplicados a Saúde e Nutrição;
  • Fisiopatologia e Farmacologia Aplicada à Nutrição;
  • Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição;
  • Gestão, Qualidade e Segurança do Paciente;
  • Higiene e Microbiologia dos Alimentos;
  • Introdução à Biologia Celular e do Desenvolvimento;
  • Nutrição e Dietoterapia do Adulto e do Idoso;
  • Nutrição e Dietoterapia Obstétrica e Pediátrica;
  • Nutrição em Atividade Física;
  • Nutrição, Ciência e Profissão;
  • Pensamento Científico;
  • Planejamento e Organização de Unidade de Alimentação e Nutrição;
  • Psicologia Aplicada à Saúde;
  • Saúde Pública;
  • Segurança Alimentar e Nutricional;
  • Sociedade Brasileira e Cidadania;
  • Técnica Dietética;
  • Tecnologia de Alimentos;
  • Terapia Nutricional Enteral e Parenteral.
Enfermeira trazendo comida para paciente em hospital
“Assistência Nutricional para Gravemente Enfermos” é uma das matérias do curso

Ferramenta AVA no curso de Nutrição

O Ambiente Virtual de Aprendizagem é um espaço que permite que os estudantes aprendam de modo completo, sem sair de casa. 

Ele é uma plataforma online que oferece suporte às atividades acadêmicas. É um espaço digital onde os alunos podem acessar materiais de estudo, participar de fóruns, realizar atividades avaliativas, interagir com professores e colegas, além de obter informações sobre o curso. 

O AVA visa proporcionar uma experiência de aprendizado mais dinâmica e flexível, permitindo que os estudantes realizem parte de seus estudos de maneira remota.

Sistema de avaliação do curso de Nutrição EAD

O sistema de avaliação envolve uma mistura de atividades online, realização (e apresentação) de trabalhos e avaliações tradicionais, ministradas pelo AVA com toda a segurança necessária para todos os envolvidos.

Quanto custa um curso de Nutrição EAD?

O curso de Nutrição EAD pode ser encontrado a partir de R$ 299,99 na Anhanguera. No entanto, o valor esta sujeito a mudanças. Por isso, entre em contato para conferir quanto ele está custando agora!

Tem bolsa para curso de Nutrição EAD?

Sim, a Anhanguera fornece diversas opções de bolsas para o curso de Nutrição EAD. Entre em contato para descobrir as opções vigentes no momento da sua leitura!

Tem entrada Prouni no curso de Nutrição EAD?

O Prouni pode ser utilizado para cursos EAD. Entre em contato para mais informações!

Fies para o curso de Nutrição EAD

De modo geral, o Fies também pode ser usado por quem quer fazer cursos na modalidade semipresencial. Entre em contato e tire as suas dúvidas!

Celular com tela do FIES
O Fies também pode ser usado como meio de entrada

O Diploma do curso de Nutrição EAD vale a pena?

Sim!

Conforme a nossa entrevistada, Renata Nogueira, o curso EAD é uma ótima opção para quem quer ser nutricionista.

Ao incorporar as habilidades adquiridas por meio de cursos EAD na minha prática como nutricionista, percebo uma transformação significativa no meu dia a dia profissional. A capacidade de atuar remotamente se revelou uma ferramenta valiosa, possibilitando a realização de teleconsultas e aconselhamento nutricional online. 

Ela continua: “Essa abordagem não apenas ampliou meu alcance para atender pacientes em diversas localidades, mas também proporcionou maior acessibilidade aos meus serviços.”

Além disso, para Renata, “a observação do futuro do mercado de trabalho mostra um cenário repleto de oportunidades dinâmicas e transformadoras. A modalidade de Educação a Distância (EAD) surge como um caminho estratégico para os profissionais que buscam se destacar nesse ambiente em constante evolução.”

Ou seja: você não vai ficar de fora dessa, certo?

Nível de qualificação para Graduação Online em curso de Nutrição

A graduação online em Nutrição proporciona o mesmo nível de qualificação que um curso presencial, desde que seja de uma instituição de ensino reconhecida e credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).

Credibilidade no mercado de formação a distância para curso de Nutrição

A credibilidade no mercado de formação a distância em Nutrição depende da reputação da instituição de ensino. Instituições reconhecidas e com boa avaliação garantem a validade do diploma no mercado de trabalho.

Na Anhanguera, ela é garantida!

Oportunidades de Carreira do curso de Nutrição EAD

As oportunidades de carreira para graduados em Nutrição EAD são similares às do ensino presencial. Podem incluir atuação em clínicas, hospitais, consultórios, indústria de alimentos, educação nutricional, entre outras áreas.

Custo Benefício do curso de Nutrição EAD

O custo benefício do curso de Nutrição EAD pode ser vantajoso, pois muitas vezes oferece flexibilidade de horários, permitindo que os alunos conciliem estudos com outras atividades. 

Jovem rapaz estudando com cadernos e livros
A flexibilidade faz o curso ter um bom custo-benefício

Interação com professores e alunos no curso de Nutrição EAD

A interação no curso de Nutrição EAD pode ocorrer por meio de fóruns, chats, videoaulas, e-mails e outras ferramentas online. 

Dá para aprender sozinho fazendo o curso de Nutrição EAD?

É possível aprender de forma autônoma no curso de Nutrição EAD, mas o sucesso dependerá do comprometimento do aluno. A disciplina, organização e a busca ativa por recursos são fundamentais para um aprendizado eficaz.

Rotina para quem estudar curso de Nutrição EAD

A rotina de estudos para quem faz o curso de Nutrição EAD deve incluir horários específicos para as atividades acadêmicas, como assistir a aulas, realizar leituras, participar de fóruns e realizar trabalhos. 

É importante manter uma rotina equilibrada e reservar tempo para práticas relacionadas ao curso.

Dicas de estudo para fazer o curso de Nutrição EAD

Algumas dicas de estudo que podem fazer a diferença são:

  • estabeleça metas de estudo diárias/semanais;
  • participe ativamente dos fóruns e atividades propostas;
  • recorra a recursos adicionais, como livros e artigos;
  • mantenha uma comunicação regular com professores e colegas.
Mulher estudando com computador e fone de ouvido
Os recursos adicionais tornam a rotina de estudos mais leve e versátil

Quais equipamentos são essenciais para fazer curso de Nutrição online?

Confira os equipamentos utilizados no curso de Nutrição EAD!

Internet

Uma conexão estável com a internet é essencial para que você possa assistir às aulas e fazer suas atividades.

Equipamentos para o curso de Nutrição EaD

Para o curso de Nutrição EAD, tudo o que você precisa é de um celular, notebook ou computador para acessar o AVA. 

Softwares e programas para estudar curso de Nutrição online

Não há necessidade de softwares adicionais para esse curso.

Como entrar no curso de Nutrição EAD?

Na Anhanguera, você conta com diversas formas de ingresso para o curso de Nutrição EAD, como:

  • vestibular online;
  • uso da nota do ENEM;
  • ingresso de segunda graduação e muito mais.

Entre em contato para descobrir todas as suas opções!

Matrícula e vestibular para curso de Nutrição EAD

A matrícula e o vestibular para o curso de Nutrição EAD podem ser feitas de maneira completamente online. 

Programas e Bolsas para curso de Nutrição EAD

Na Anhanguera, você conta com diversas opções de bolsas para facilitar o pagamento dos seus estudos e garantir que você tenha acesso à uma educação de qualidade com valor justo.

Entre em contato para saber mais!

Documentação necessária para a matrícula em curso de Nutrição

De modo geral, a documentação necessária inclui:

  • documento de identificação com foto; 
  • CPF;
  • histórico escolar;
  • certificado de conclusão do ensino médio.
Mulher estendendo mão com cartão de CPF
O CPF também faz parte dos documentos para matrícula na faculdade

Atendimento da universidade para quem é aluno de curso de Nutrição EAD

Para mais informações sobre o curso, entre em contato por meio de nossos canais de atendimento.

Confira também: no Papo Reto, veja mais sobre o salário do nutricionista!

Play video

Qual a melhor faculdade EAD para o curso de Nutrição?

Apesar de todos os benefícios em escolher a graduação em Nutrição EAD, é importante escolher uma instituição de ensino de qualidade, como a Anhanguera. É preciso certificar-se de que você terá uma boa infraestrutura, tanto para as aulas e atividades online como para as presenciais.

Aqui, além dos laboratórios e salas especiais bem-equipadas para a aprendizagem prática, você tem uma plataforma de ensino fácil de usar e estuda a distância sem preocupação.

Outro ponto da Anhanguera são os professores qualificados e com vivência de mercado, grade curricular sempre atualizada e a metodologia de ensino inovadora, com aulas interativas para facilitar a aquisição de todas as disciplinas.

E a gente tem que falar também da Aula Destaque, sendo encontros virtuais com nomes de destaque no campo da saúde. Nelas, você complementa o aprendizado com os relatos de experiência dessas personalidades.

A ideia é que você receba uma formação que prepare para todos os desafios da Nutrição e permita conquistar as melhores oportunidades. Pode aproveitar ainda a parceria com o Canal Conecta, o que vai ajudar você a encontrar as melhores vagas de emprego e estágio.

Valor acessível das mensalidades

Por último, na Anhanguera, o valor da faculdade de Nutrição é bem acessível, e você ainda pode conseguir bolsas e contar com financiamentos. Tudo para você cursar o ensino superior sem precisar se preocupar com os custos da mensalidade.

Liberação e nota MEC para o curso de Nutrição EaD

O curso de Nutrição EAD da Anhanguera é reconhecido e valorizado pelo MEC (Ministério da Educação). Confira mais informações diretamente no eMEC!

Custo Benefício

Cursar Nutrição EAD é uma ótima alternativa para sua carreira, por contar com mensalidades a preços mais baixos, flexibilidade para trabalhar durante a graduação e uma grande economia ao longo do curso.

Se você é curioso sobre a composição dos alimentos, com afinidade com o setor da saúde, vem com a gente cursar a graduação em Nutrição EAD. Aqui o ensino é de qualidade, e você pode ingressar pelo vestibular online e também usando a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

São muitas vantagens do curso de Nutrição semipresencial! Então, não deixe seu sonho para depois, aproveite toda essa flexibilidade para estudar e inscreva-se no vestibular da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 78

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados