Afinal, o que faz um nutricionista?

nutricionista

O interesse pela qualidade de vida da população é uma característica que faz com que muitos estudantes escolham uma profissão na área da Saúde. Quem quer promover práticas saudáveis e hábitos que garantam um bem-estar, por exemplo, logo considera o curso de Nutrição como uma opção.

Se você já considerou essa carreira e acredita que será feliz com ela, vale a pena saber o que faz o nutricionista em seu dia a dia de trabalho. Muitas pessoas acreditam que o profissional apenas recomenda dietas. Contudo, a sua atuação vai além, sendo bem vasta.

Ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!

O que é um nutricionista?

O nutricionista é o profissional de saúde que orienta e estuda a nutrição e a alimentação de pessoas, levando em consideração a qualidade e a adequação da dieta. Além disso, estuda os diferentes grupos alimentares e os efeitos que eles produzem em nosso organismo.

Para isso, é importante avaliar o estado nutricional da pessoa, tendo como objetivo principal a promoção do bem-estar e da saúde, além de ser responsável por tratar e prevenir doenças.

O que faz um nutricionista, na prática?

Se você quer seguir carreira de Nutrição, deve estar curioso para saber o que faz o nutricionista, certo? De modo geral, esse profissional da saúde atua diretamente com a relação da pessoa com os alimentos. Durante a sua formação, ele aprende benefícios de cada grupo alimentar, composição dos alimentos, técnicas dietéticas, entre outros.

Embora não seja um médico, os nutricionistas têm conhecimentos sobre o funcionamento do organismo humano e, por essa razão, estão aptos a desenvolver as melhores dietas e cardápios para pacientes com algum problema de saúde, como pressão alta, diabetes e colesterol elevado.

Entre todas as funções que desempenha, o nutricionista ajuda a manter, a recuperar ou a promover uma vida mais saudável por meio da escolha correta dos alimentos. Vale lembrar que o salário do profissional de Nutrição é bem atrativo: a média é de R$ 2.954,53*, segundo dados do CAGED.

Quais são as principais responsabilidades do nutricionista?

Muitas pessoas têm dúvidas entre os cursos de Psicologia ou Nutrição, já que ambas pertencem ao campo da Saúde. Contudo, o nutricionista tem uma área de atuação mais ampla, podendo trabalhar em diferentes seguimentos. Veja, a seguir, as principais responsabilidades desse profissional!

Conhecer a composição dos alimentos

Quem opta por essa profissão pode cuidar da composição nutricional de alimentos comercializados. É o caso da tabela que está presente na maioria dos produtos dos supermercados.

Além disso, o nutricionista também analisa o que pode ser um destaque para a visibilidade das mercadorias. Provavelmente você já reparou embalagens em que há uma ênfase maior a algumas características, como diet, sem lactose, livre de sódio etc.

Prestar assistência nutricional

O nutricionista que precisa lidar diretamente com os pacientes deve usar o diagnóstico para prestar assistência nutricional e elaborar planos alimentares às pessoas de modo personalizado. É por isso que não é recomendado seguir a dieta de outras pessoas.

Cada corpo apresenta um quadro diferente. Por isso, um dos papéis do profissional é indicar uma dieta adequada ou suplementação alimentar. Além disso, é possível definir cardápios balanceados para empresas, hotéis, hospitais, escolas, entre outros.

Ajudar no controle de doenças

Os nutricionistas também ajudam a manter, a recuperar ou a tratar a saúde das pessoas. Com as melhores práticas alimentares aplicadas e por meio da investigação nutricional, é possível controlar diversas doenças que afetam o nosso corpo.

Por meio de descobertas científicas e pesquisas, são combinados os procedimentos mais eficazes para diferentes tratamentos. É o caso de algumas dietas restritivas para hipertensos, diabéticos, celíacos e pessoas com colesterol alto.

Estudar a elaboração e o desenvolvimento de novos alimentos

Muitos nutricionistas optam por não lidar diretamente com pacientes e com a área da Saúde, mas com processos e pesquisas relacionados à cadeia industrial. Isso porque a indústria alimentícia também depende desses profissionais para elaborar e desenvolver vários produtos.

Muitas marcas contratam nutricionistas do ramo para acompanhar todo o processo de produção, de maneira que os resultados encontrem o melhor equilíbrio entre o consumidor final e a empresa. Outras funções incluem a orientação da equipe em relação às boas práticas de produção, ao manuseio de alimentos e à higienização.

Por que se tornar um nutricionista?

A faculdade de Nutrição é uma das que, atualmente, merecem um grande destaque por todo o potencial de crescimento e os diversos campos de atuação. Por isso, se você quer ajudar as pessoas que estão em busca de uma alimentação equilibrada, saiba que a profissão tem muito a oferecer. As principais vantagens são:

  • possibilidade de trabalhar sozinho ou em empresas;
  • carreira em destaque na mídia;
  • reconhecimento do profissional;
  • oportunidades disponíveis em vários campos do mercado;
  • amplitude de conhecimentos obtidos na graduação.

Quais são as áreas de atuação do nutricionista?

Após a conclusão do curso de Nutrição, as possibilidades de trabalho são muitas, e você pode optar de acordo com as habilidades que for adquirindo ao longo da faculdade. As principais áreas de atuação do profissional são:

  • Nutrição Bariátrica;
  • Indústria Alimentícia;
  • Saúde Coletiva;
  • Nutrição Comportamental;
  • Gastronomia;
  • Nutrição Clínica.

Se você tem dúvidas sobre como ser um nutricionista de sucesso, saiba que o primeiro passo é estudar em uma faculdade conceituada. Aqui na Anhanguera, nossos estudantes recebem acesso a várias atividades extracurriculares que possibilitam o desenvolvimento de habilidades.

As Trilhas de Carreira, por exemplo, são capacitações que podem ser escolhidas por cada aluno de acordo com seu interesse. Além disso, temos um corpo docente especializado e experiente para cada matéria, conferindo alta qualidade dos nossos professores.

Junto a metodologias inovadoras e boa infraestrutura, essa é uma combinação de vantagens de fazer parte da Anhanguera!

Pronto para começar?

Agora que já sabe o que faz um nutricionista em sua rotina, saiba que, para exercer a profissão com qualidade e ética, é fundamental optar por uma instituição de ensino reconhecida e que ofereça o melhor ensino aos seus alunos. A Anhanguera está no mercado há mais de 25 anos, sendo considerada uma das melhores faculdades do país!

Não perca a chance de se tornar um nutricionista de sucesso. Inscreva-se agora mesmo no vestibular online da Anhanguera!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 19

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados