Agronomia semipresencial: conheça essa modalidade

Rapaz em plantação segurando laptop

Quem tem interesse em trabalhar na área agrícola, com pecuária ou produtos ligados ao agronegócio, pode cursar Agronomia semipresencial. Trata-se da modalidade a distância, com atividades presenciais. Assim, você tem o melhor dos dois mundos: flexibilidade para realizar as aulas online e encontros presenciais para trabalhar o networking em Agronomia.

Além dessa vantagem, vale lembrar da força do agronegócio brasileiro, ou seja, você estará investindo em uma carreira de sucesso. E aí? Ficou interessado em saber como funciona o curso?

Fica com a gente e entenda mais sobre a Agronomia semipresencial (também chamado de ensino híbrido) e por que essa é a modalidade ideal para você começar um futuro de sucesso!

Dá pra fazer Agronomia na modalidade semipresencial?

Se você tem interesse em trabalhar com Agronomia, precisa saber que é possível sim fazer esse curso na modalidade semipresencial. Isso indica que o Ministério da Educação (MEC) aprovou a realização desse curso no formato híbrido, ou seja, unindo aulas presenciais e EAD.

Veja abaixo os diferenciais desse modelo de graduação e outras informações importantes sobre o curso!

Vantagens da Agronomia semipresencial

O curso de Agronomia na modalidade semipresencial é o mais adequado para quem busca versatilidade para estudar. Assim, traz uma série de benefícios:

  • flexibilidade para estudar, pois você acompanha parte das disciplinas online, ou seja, pode montar uma rotina personalizada de estudos, de acordo com a sua disponibilidade de horários;
  • não há necessidade de ir diariamente para a faculdade, quer dizer, você poupa tempo com transporte e economiza recursos;
  • o aluno tem o melhor do EAD, com autonomia para estudar, e o melhor do presencial, pois pode interagir com os professores e com a turma;
  • realização das aulas práticas em laboratório, podendo aprender a fundo as principais técnicas e habilidades da profissão.
Moça pingando substância em fruta
No curso semipresencial é possível fazer práticas em laboratório

Outras modalidades para o curso de Agronomia

Além da modalidade semipresencial, é possível fazer o curso de Agronomia nos formatos presencial e EAD. Portanto, o aluno pode escolher o modelo de aprendizagem que mais combine com seu perfil.

Outros cursos semipresenciais parecidos com Agronomia

Quem quer atuar com produção agrícola e rebanhos também pode fazer outros cursos híbridos, como:

Como é a Agronomia semipresencial?

Se você busca praticidade para estudar e horários que mais se adequam à sua rotina, mas não abre mão do contato presencial para aulas e atividades práticas, vai gostar do modelo híbrido.

Nesse formato, você tem aulas 100% online, mas também tem encontros na faculdade duas ou três vezes por semana, tudo agendado previamente para que você possa se organizar com tranquilidade.

Conheça a seguir os detalhes da graduação em Agronomia semipresencial!

Carga Horária e Duração do curso de Agronomia semipresencial

O curso de Agronomia semipresencial tem duração de 5 anos (10 semestres), totalizando 3.600 horas, o que inclui aulas teóricas e práticas, atividades complementares, TCC (trabalho de conclusão de curso) e estágio supervisionado obrigatório como ponte entre academia e indústria agronômica.

Aluna apresentando trabalho com quadro branco
O TCC faz parte da carga horária do curso

Grade curricular da Agronomia semipresencial

O curso de Agronomia tem como característica ser interdisciplinar, inclusive com aulas de desenho técnico e tópicos voltados à sustentabilidade agrícola, então você vai ver disciplinas de diferentes áreas para que se torne um profissional completo e preparado para o mercado.

Na estrutura curricular semipresencial em Agronomia, podemos destacar:

  • Agrometeorologia;
  • Agronomia, Ciência e Tecnologia;
  • Bovinocultura, Suinocultura e Avicultura;
  • Ciência do Solo – Fertilidade do Solo e Nutrição Mineral de Plantas;
  • Ciência do Solo – Física e Conservação do Solo e Água;
  • Ciência do Solo – Gênese, Morfologia e Classificação;
  • Construções Rurais;
  • Controle de Plantas Daninhas;
  • Desenho Técnico Projetivo;
  • Ecologia Agrícola;
  • Economia e Administração Rural;
  • Entomologia Aplicada à Agronomia;
  • Fitotecnia – Algodão e Café;
  • Fitotecnia – Arroz, Feijão, Trigo e Mandioca;
  • Forragicultura e Nutrição Animal;
  • Hidráulica e Hidrometria;
  • Manejo e Produção Florestal;
  • Máquinas e Mecanização Agrícola;
  • Microbiologia Agrícola;
  • Política Agrícola;
  • Topografia e Georreferenciamento;
  • Zoologia Geral.

As aulas EAD e o sistema AVA

O aluno acompanha as aulas EAD por meio de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Lá encontra todas as disciplinas, atividades, exercícios, fóruns, material didático e ainda tem contato com os tutores acadêmicos para poder tirar dúvidas e solucionar problemas.

É um ambiente intuitivo e fácil de usar, que possibilita o contato remoto com os professores e colegas para que você possa ter a melhor experiência com o modelo EAD na graduação.

As matérias presenciais e a rotina na faculdade

As matérias presenciais e a rotina na faculdade em cursos semipresenciais de agronomia oferecem uma experiência educacional rica e diversificada. 

O mais legal do semipresencial é a possibilidade de ter aulas com sua turma e professores no polo EAD, podendo fazer networking e utilizar os laboratórios de agricultura, garantindo interação face a face. Além disso, você tem a chance de:

  • realizar projetos práticos de agronomia e pesquisa agronômica aplicada, o que contribui para o desenvolvimento prático de habilidades em agronomia.
  • participar de eventos presenciais da indústria agronômica, integrando a teoria e prática na graduação em agronomia de maneira efetiva.
  • visitar fazendas e campos experimentais, proporcionando uma visão real do campo de trabalho e fortalecendo a importância das aulas semipresenciais para networking.
  • fazer apresentações de projetos agronômicos em um ambiente acadêmico e criativo, promovendo a interação e colaboração entre alunos e professores.

Com isso, você garante todas as vantagens da interação com professores e colegas em ambientes presenciais, além de aproveitar as flexibilidades do aprendizado a distância. Esse equilíbrio entre as atividades práticas e teóricas é essencial para uma formação completa e abrangente em agronomia.

Vista de cima de feira agronômica
É possível participar de eventos da área para integrar teoria e prática

Quanto custa um curso de Agronomia semipresencial?

O valor do curso de Agronomia semipresencial pode variar de acordo com a instituição de ensino, porém, geralmente, você encontra mensalidades mais acessíveis quando comparadas aos cursos no formato presencial. Os valores começam a partir de R$ 279,00 mensais.*

Há ainda faculdades que oferecem bolsas de estudos e outros abatimentos, permitindo que você possa fazer sua graduação com valores mais baixos.

* Sujeito a alterações

Tem bolsa para Agronomia semipresencial?

Muitas instituições de ensino trabalham com programas de bolsas para o curso de Agronomia semipresencial. O benefício pode ser concedido a partir da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), do vestibular ou por conta de outros fatores, como a situação socioeconômica do aluno.

Tem entrada Prouni no curso de Agronomia semipresencial?

O Programa Universidade para Todos (Prouni), do governo federal, tem como objetivo oferecer bolsas integrais ou parciais para estudantes de baixa renda e que cumpram determinados critérios.

Saiba que o curso de Agronomia semipresencial é contemplado pelo Prouni, podendo ser o impulso que faltava para muitos alunos cursarem essa graduação.

Fies para Agronomia semipresencial

No caso do Fies, é importante destacar que o programa de financiamento é dirigido somente para cursos de graduação no modelo presencial. Logo, não é possível usar o Fies para o curso de Agronomia semipresencial.

O diploma de Agronomia semipresencial vale a pena?

O diploma de Agronomia semipresencial é um documento que atesta que o aluno adquiriu os conhecimentos e habilidades da profissão e está pronto para entrar no mercado de trabalho, tanto no setor público como no privado.

Esse diploma permite que o graduado faça o registro junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do seu estado e, assim, possa atuar legalmente como profissional de Agronomia.

Aluna sorrindo com diploma na mão
O diploma permite a atuação como agrônomo, depois do registro no CREA

Nível de qualificação para graduação semipresencial em Agronomia

Para realizar a faculdade de Agronomia, o candidato precisa ter o ensino médio completo. O diploma da graduação semipresencial em Agronomia tem o mesmo valor legal do diploma do curso presencial, ou seja, é reconhecido pelo MEC e mostra que o aluno cumpriu todos os requisitos para se tornar bacharel na área.

Além disso, demonstra que a instituição de ensino cumpre todos os critérios exigidos pelo MEC para oferecer uma formação de qualidade. 

Credibilidade no mercado de formação a distância para Agronomia

É preciso destacar que o diploma de nível superior não indica a modalidade de ensino que o aluno cursou, porque isso é irrelevante para o mercado de trabalho. O que as empresas buscam é um profissional qualificado, independentemente do formato da graduação.

Aliás, muitos empregadores até valorizam quem faz cursos EAD ou semipresenciais, afinal é uma experiência que permite ao aluno desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, adaptabilidade, familiaridade com recursos tecnológicos, entre outras.

Oportunidades de carreira do curso de Agronomia semipresencial

A faculdade de Agronomia permite ao profissional trabalhar com recursos naturais, fazendo o manejo do solo e da água e ainda com:

  • produção agrícola;
  • mecanização agrícola;
  • rebanhos;
  • melhoramento vegetal e animal;
  • manejo e combate de pragas;
  • agroclimatologia;
  • biocombustíveis;
  • gestão de propriedades rurais;
  • beneficiamento e conservação de alimentos;
  • tecnologia em Agronomia.

Logo, o profissional de Agronomia pode desempenhar diferentes funções e em áreas variadas, permitindo que ele trabalhe tanto no setor público ou privado, incluindo instituições como: 

  • Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária;
  • SBA – Sociedade Brasileira de Agronomia;
  • Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil;
  • FAO – Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura.

Desse modo, pode atuar com o agronegócio, indústria de alimentos e de fertilizantes e ainda na Defesa Sanitária, institutos de pesquisa e outros órgãos públicos.

Foco em logo do site da Embrapa
A Embrapa é um órgão onde você pode trabalhar

Custo-benefício da Agronomia semipresencial

Como vimos, no curso de Agronomia semipresencial, é comum encontrarmos mensalidades mais acessíveis do que os modelos presenciais. Sem contar que você economiza com transporte e alimentação fora de casa, pois não é preciso se deslocar todos os dias para a faculdade.

Em resumo, pode fazer um curso que cabe no seu orçamento, ter uma rotina mais flexível para estudar e ainda se preparar para uma carreira de sucesso.

Interação com professores e alunos no curso de Agronomia online e presencialmente

As graduações no formato híbrido permitem que o aluno tenha a experiência no aprendizado online e presencial. Assim, o ambiente acadêmico do curso de Agronomia semipresencial possibilita a interação presencial com o professor e com os colegas nas aulas práticas no polo de ensino e a interação online no AVA para as aulas e atividades EAD.

Isso mesmo! Na educação a distância em Agronomia você pode interagir com as pessoas remotamente, tornando seu aprendizado mais dinâmico. Então, nos dois ambientes, pode tirar suas dúvidas e debater temas importantes da aula com a turma. 

O que é necessário para fazer Agronomia semipresencial?

Se você ficou interessado em todas as vantagens de cursar Agronomia no formato semipresencial, deve estar curioso para saber como se preparar para estudar dessa forma. Veja abaixo!

Internet

Para acompanhar as aulas online, é preciso ter uma conexão à internet estável para que você acesse todo o conteúdo e materiais do AVA com tranquilidade e sem interrupções. Além disso, é por meio do AVA que você vai ter avaliação de desempenho em ambientes semipresenciais. 

Equipamentos para o curso de Agronomia EAD

Você pode acompanhar as aulas e atividades EAD, bem como os materiais online, utilizando computador, notebook, tablet ou até mesmo seu smartphone. Ou seja, basta ter um dispositivo digital com conexão de internet para fazer a faculdade de acordo com sua programação de estudos.

Softwares e programas para estudar Agronomia online

O aluno precisa ter um navegador atualizado e programas específicos para realizar as atividades propostas. Mas fique tranquilo, porque você é informado sobre os softwares que precisa ter com antecedência para que possa se preparar para as aulas e outros conteúdos do curso.

É indicado também ter alguma familiaridade com softwares gratuitos como Google Docs e Google Slides para a realização de trabalhos acadêmicos.

Estudante com computador e livros ao lado
Ter familiaridade com os softwares do Google é importante

Disponibilidade de horários para aulas presenciais de Agronomia

Vale lembrar que o curso é semipresencial, então há encontros no polo de ensino de duas a três vezes na semana. Então, é importante checar a programação que a faculdade disponibiliza para as aulas e atividades presenciais e organizar sua rotina para não perder nenhum conteúdo.

Recursos para transporte e alimentação para aulas presenciais

Além de organizar sua rotina, você também precisa verificar como vai se deslocar para a faculdade nos encontros presenciais caso não tenha transporte próprio. Outro ponto é reservar um valor para a alimentação durante o período de aulas e atividades online.

Como entrar em Agronomia semipresencial?

As faculdades particulares oferecem diferentes formas para o aluno ingressar no curso de Agronomia semipresencial, entre elas:

  • vestibular (presencial ou online);
  • nota do Enem;
  • transferência (caso esteja cursando a graduação em outra instituição de ensino);
  • segunda graduação (quem já tem um diploma de nível superior pode ingressar automaticamente na Agronomia semipresencial caso existam vagas).

Matrícula e vestibular para Agronomia semipresencial

Cada instituição de ensino pode estabelecer um critério para a entrada no curso superior, como o vestibular tradicional ou uso da nota do Enem. Por isso, vale entrar em contato com a faculdade para entender a forma de seleção adotada e, assim, se preparar.

Depois de passar no processo seletivo ou cumprir os requisitos exigidos para o ingresso no curso, você pode se dirigir até a secretaria da faculdade para realizar a matrícula.

Rapaz fazendo teste em sala de aula
O vestibular é um meio de entrada para Agronomia semipresencial

Programas e bolsas para Agronomia semipresencial

Além de consultar o processo seletivo, é necessário que o aluno verifique junto à instituição de ensino os programas de desconto ou bolsas oferecidas para saber se cumpre os critérios para obter algum tipo de benefício.

Documentação necessária para a matrícula em Agronomia

Os documentos exigidos pelas faculdades podem variar. No entanto, é comum que o aluno tenha que apresentar:

  • CPF;
  • RG;
  • histórico escolar e certificado de conclusão do Ensino Médio;
  • foto 3×4;
  • comprovante de endereço;
  • documentação militar (para homens com mais de 18 anos).

Atendimento da universidade para quem é aluno de Agronomia semipresencial

Quem é aluno da modalidade semipresencial tem suporte online com os tutores acadêmicos, mas também pode resolver outras questões utilizando telefone, e-mail, chat ou WhatsApp da instituição de ensino. Se preferir, pode ainda ter atendimento presencial.

Confira também: no Papo Reto, descubra mais sobre a profissão de Agrônomo!

Play video Play video

Qual a melhor faculdade semipresencial para o curso de Agronomia?

Na hora de escolher o curso semipresencial de Agronomia, observe como é a estrutura tecnológica e do polo de ensino da faculdade, se o conteúdo programático é atualizado, além da qualificação do corpo docente.

É importante ainda verificar a avaliação do MEC e custo-benefício, como explicamos a seguir.

Liberação e nota MEC para Agronomia semipresencial

Um aspecto fundamental é verificar se o curso de Agronomia semipresencial é autorizado pelo MEC, bem como a nota da instituição de ensino junto ao órgão. Você pode checar esses pontos diretamente no e-MEC.

Custo-benefício

Por último, analise se a mensalidade tem um valor acessível para que você possa custear seus estudos sem sufoco.

Construa um futuro de sucesso!

Não perca tempo e dê o primeiro passo para uma carreira ascendente fazendo Agronomia semipresencial: inscreva-se no vestibular online da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados