Como funciona o estágio na área da Agronomia?

estagiário de agronomia

O estágio é um dos primeiros contatos que os graduandos têm com o mercado de trabalho, tendo a chance de conhecer mais sobre a área e as possibilidades de atuação. E se você pretende fazer o curso de Agronomia no ensino superior, saiba que o setor oferece excelentes oportunidades de crescimento profissional!

Na faculdade de Agronomia, você terá acesso a todos os conhecimentos necessários para prestar serviços nesse importante segmento da economia. Contando com uma formação acadêmica de qualidade, você poderá desenvolver as habilidades e as competências exigidas para atender às demandas dos empregadores da área.

Pensando nisso, preparamos este post para que você entenda como funciona o estágio em Agronomia e, também, para entender como conseguir uma vaga no setor. Acompanhe e confira a seguir!

Como está o mercado de trabalho para o profissional de Agronomia?

O campo de atuação dos agrônomos é cada vez mais amplo no país, sobretudo por conta da diversificação da economia, que exige um número maior de pessoas capacitadas.

De forma geral, quem inicia uma graduação em Agronomia encontra excelentes ofertas de emprego e estágio para exercer atividades no setor agrícola. Portanto, o caminho mais indicado para destacar-se e obter qualificação profissional é realizando um curso superior na área.

Assim, para atuar como agrônomo, é fundamental concluir a faculdade e ter um diploma em Agronomia. Devido à abrangência da formação e ao aumento das fronteiras agrícolas no Brasil, o campo de trabalho está cada vez mais vasto.

Os recém-formados podem trabalhar em indústrias, como produtores agropecuários, em empresas públicas, em instituições de ensino e em instituições filantrópicas, como autônomo ou pesquisador.

O salário em Agronomia é de, atualmente, R$ 7.074,84*, mas a média de rendimentos pode variar a depender do setor contratante. Ou seja, quem pretende seguir na carreira deve buscar quanto antes por qualificação.

O primeiro passo para começar bem é optar por uma faculdade que realmente invista nos estudantes e que priorize a qualidade do ensino ofertado. Assim, você terá a garantia de que o investimento terá valido a pena!

Como funciona o estágio na área da Agronomia?

As vagas de estágio em Agronomia geralmente são reservadas aos estudantes que ainda estão desenvolvendo o curso superior. O objetivo é que os alunos tenham uma experiência profissional antes mesmo de obter o diploma, até mesmo para que descubram quais são as áreas mais interessantes para o seu perfil.

Diferentemente do estágio obrigatório da grade curricular do curso, este tipo de vínculo empregatício pode ser realizado em qualquer instituição ou empresa que tenha processos seletivos para agrônomos. A boa notícia é que, dependendo do resultado apresentado, o graduando pode acabar saindo do regime de estágio para um emprego em Agronomia com carteira assinada.

No estágio, os alunos passam por experiências relevantes para a sua formação, participando de trabalhos práticos e em campo que tenham relação com a atuação profissional do setor.

É possível, por exemplo, atuar diretamente na consultoria de plantios agrícolas, desempenhando funções operacionais e técnicas ou, até mesmo, contribuir para o levantamento de dados e de informações sobre o crescimento das plantas, podendo impedir o surgimento de pragas e de doenças nos cultivos.

As atividades exercidas no estágio podem variar, a depender do contratante. No entanto, o trabalho sempre terá que ter relação direta com os conhecimentos de base teórica e prática adquiridos na faculdade de Agronomia. Por isso, tenha em mente que a escolha da instituição de ensino superior é uma decisão que deve ser tomada com cautela, sempre considerando os pontos negativos e positivos do curso ofertado.

Qual é o tempo de duração dos estágios?

De acordo com a Lei do Estágio, nº 11.788 de 2008, o regime de estágio não pode superar o prazo máximo de 2 anos em uma mesma empresa ou instituição. O tempo de serviço também não pode exceder 30 horas semanais ou 6 horas diárias de trabalho.

O estagiário tem direito a receber recesso remunerado a cada 12 meses, sendo que o período de férias do estágio deve coincidir com as férias da faculdade. A legislação ainda prevê que o aluno possa fazer mais de um estágio no período da graduação, tendo mais chances de conhecer diferentes áreas dentro da carreira.

Mesmo assim, o estágio não é, propriamente, um emprego. Nessa condição, o contratante oferece uma bolsa-estágio, sem os encargos adicionais da legislação trabalhista. Mesmo que o salário possa variar, o que mais importa é a experiência profissional que o estudante adquire ao longo dessa etapa, saindo da faculdade muito mais preparado para iniciar a sua trajetória no mercado.

Como conseguir um estágio em Agronomia?

Para participar de um programa de estágio do curso de Agronomia, é fundamental estar bem preparado para demonstrar seus maiores diferenciais e habilidades. Geralmente, os contratantes exigem bastante dos alunos; por isso, dedicar-se e desenvolver uma boa formação é um fator vital para se manter competitivo e alcançar os melhores cargos, tanto de estágio quanto de emprego.

Quem deseja prestar concurso para agrônomos, por exemplo, sabe bem o quanto o processo de ensino pode influenciar a conquista pela vaga. Por isso, tenha em mente que a escolha da faculdade é o primeiro passo para iniciar o seu caminho profissional da melhor forma, tendo a certeza de que sairá pronto para enfrentar os desafios do setor no mercado.

Aqui na Anhanguera, buscamos ofertar conhecimentos que podem ser aplicados pelos graduandos em qualquer área do agronegócio, desde o planejamento de produção, manejo das lavouras, pastos e granjas, até a fase de pesquisa e desenvolvimento. Nosso intuito é oferecer o que há de mais moderno na Agronomia atualmente, auxiliando os alunos na busca pelo primeiro emprego.

Além disso, a Anhanguera conta com uma importante parceria com o Canal Conecta, um portal de empregabilidade exclusivo que indica os candidatos ideais para as vagas, de acordo com as exigências de perfil e de qualificação. Ou seja, basta o estudante realizar sua inscrição para começar a receber as divulgações dos cargos e candidatar-se nos processos seletivos mais promissores.

Entendendo como ocorre o estágio em Agronomia, certamente será mais simples ir em busca da evolução do seu crescimento profissional, não é mesmo? Portanto, escolha por uma faculdade que ofereça um curso e um ensino de qualidade.

Gostou do conteúdo? Não perca mais tempo e garanta agora mesmo a sua vaga no ensino superior: inscreva-se no vestibular da Anhanguera!

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 40

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados