O que faz o profissional de Agronomia? Descubra!

profissional de agronomia

O ano é 2020 e, sem dúvidas, as coisas não foram como planejamos. Esse foi um ano realmente surpreendente para todos nós, não é mesmo? E, em meio a todo o caos que a pandemia trouxe para o mundo — gerando uma crise econômica quase sem precedentes —, um setor saiu quase ileso: o agronegócio.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ele foi o único que não sofreu com os impactos da recessão no Brasil. E cálculos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) mostraram que o PIB (Produto Interno Bruto) do agronegócio cresceu mais de 2% no primeiro bimestre de 2020.

Por isso, falaremos agora sobre o profissional de Agronomia, um dos cursos que mais têm a ver com todo esse universo. O que faz um agrônomo? Como funciona esse curso? Nos próximos minutos, você descobrirá a resposta para essas perguntas e saberá os motivos pelos quais o curso de Agronomia da Anhanguera se destaca. Boa leitura!

Como funciona o curso de Agronomia?

Antes de falarmos sobre as possíveis atribuições para o profissional agrônomo, que tal abordarmos, brevemente, as principais características da faculdade de Agronomia? Bom, em primeiro lugar, esse é um curso das Ciências Agrárias, um Bacharelado, com duração de 5 anos.

Uma das vantagens desse curso é a possibilidade de cursá-lo na modalidade de ensino EAD, no modo semipresencial. Assim, você escolhe o tipo de ensino que mais combina com a sua rotina e com a sua personalidade!

Ao fim da graduação, o aluno ainda é contemplado com outro grande benefício: o salário do agrônomo. A remuneração média para esse profissional é de mais de R$ 7.000*, de acordo com levantamentos feitos pelo site Salário.com.br.

O que faz um profissional de Agronomia?

Agora que já sabemos como funciona essa graduação, chegou o momento de ficarmos por dentro de algumas das áreas de atuação do agrônomo. Vamos lá?

Administra propriedades rurais

Para obter o devido sucesso, as propriedades rurais devem ser administradas por quem realmente entende do assunto. Nesse contexto, o agrônomo atua como gestor e administrador das terras, garantindo que elas sejam exploradas de uma maneira adequada e não prejudicial.

Cuida da produtividade da safra

A produtividade da safra vem logo em seguida, como uma consequência direta da administração das propriedades. O agrônomo também pode se encarregar de garantir que a plantação, a colheita e outras etapas do processo estejam sendo feitas da forma correta, supervisionando o passo a passo e auxiliando no que for necessário.

Supervisiona a industrialização de alimentos

Do campo para a mesa: você já parou para pensar em todo o caminho percorrido para um alimento chegar até a sua casa? O agrônomo não só pensa nisso, como atua diretamente em todo esse processo. A supervisão do processo de industrialização dos insumos provenientes da terra também é de responsabilidade desse profissional.

Projeta irrigação e drenagem agrícola

Água é vida. Você provavelmente já ouviu esse ditado por aí, certo? E, quando falamos da produção agrícola, isso se torna ainda mais verdadeiro. O agrônomo também precisa saber controlar a quantidade de água necessária para o cultivo de diferentes espécies de vegetais, garantindo o equilíbrio do solo e promovendo uma safra muito mais lucrativa e saudável.

Implementa processos de produção sustentáveis

A sustentabilidade é uma das palavras-chave dos tempos atuais, não é mesmo? E, para o dia a dia do agrônomo, isso não é diferente. Ele está sempre em busca de mecanismos sustentáveis para garantir que a produção seja lucrativa, mas que não traga prejuízos para o solo, para a água e para os animais envolvidos em todo esse processo econômico.

Participa do manejo ambiental

Além de buscar alternativas sustentáveis para garantir a produção e o abastecimento do mercado interno e externo do Brasil, o agrônomo também é responsável por participar do manejo de nossas riquezas naturais. A preservação ambiental é levada muito a sério por esse profissional e pode ser um bom ramo de atuação!

Conserva e recupera os solos

Outra forma de atuar na preservação ambiental, para o agrônomo, é participando de projetos a fim de conservar e recuperar os solos. Esse também é um investimento para o agronegócio, que se beneficia com estruturas mais nutritivas e adaptáveis aos plantios, gerando mais lucro.

Implementa inovação e tecnologia no campo

Por fim, a implementação de tecnologias inovadoras no âmbito rural também é uma das áreas de interesse e de atuação do agrônomo. Sendo assim, ele trabalha em parceria com profissionais de outras áreas, como a Engenharia, a fim de elaborar novidades que otimizem o dia a dia de trabalho no campo e o tornem muito mais produtivo.

Quais são os diferenciais da faculdade de Agronomia na Anhanguera?

Agora, chegou o momento de falarmos quais são os motivos que fazem com que a Anhanguera se destaque no curso de Agronomia (além de muitos outros!). A palavra-chave é: comprometimento. Somos uma instituição comprometida em preparar para o mercado de trabalho e deixar você apto a ter uma carreira bem-sucedida.

O curso de Agronomia da Anhanguera é ofertado em dois ciclos, um básico e outro profissionalizante. Além disso, contamos com uma série de parcerias e de diferenciais, como:

  • Canal Conecta: é um portal de empregabilidade exclusivo que ajuda o estudante Anhanguera a encontrar a melhor vaga de estágio e emprego disponível;
  • Aula Destaque: aulas digitais com os maiores nomes do campo da Gestão, como Ricardo Amorim e Paulo Cunha;
  • Corpo Docente: repleto de profissionais altamente preparados e com currículos muito conceituados no mercado.

Por isso, se Agronomia é a profissão que combina com você, venha para Anhanguera!

Gostou de saber mais sobre o dia a dia do profissional de Agronomia e conhecer essa graduação? Sem dúvidas, essa é uma das áreas mais promissoras para o cenário brasileiro nas próximas décadas. Por isso, vale a pena investir nesse curso e garantir uma carreira de muito sucesso!

E aí, acha que essa é a profissão certa para você? Então, não deixe para depois! Inscreva-se agora mesmo no vestibular Anhanguera e venha fazer parte de uma instituição renomada com um dos melhores cursos de Agronomia do mercado. Estamos esperando!

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content