Entenda como é a prova de vestibular online na prática

estudante fazendo vestibular online

Se você está de olho na primeira faculdade, já deve ter pensado em realizar a prova de vestibular online. Essa opção tem ganhado espaço em várias instituições de ensino como forma de ingresso para cursos presenciais e até em vagas EAD.

As avaliações realizadas no ambiente virtual seguem a mesma tendência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que se tornará 100% digital daqui a alguns anos. São modalidades que envolvem diversas vantagens para os estudantes, das quais falaremos neste post.

Que tal descobrir as características desse modelo? Nós da Anhanguera fizemos este post especialmente para isso. Fique conosco e tire suas principais dúvidas!

Como funciona a prova de vestibular online?

A estrutura é muito parecida com aquela presente em avaliações presenciais, já que envolve questões sobre diversos assuntos e, em alguns casos, a redação. A diferença está, basicamente, no uso do ambiente virtual para resolver todos os tópicos apresentados.

A prova de vestibular online é, portanto, um modelo que permite aos candidatos realizar o exame de forma remota, por meio de dispositivos conectados à internet. O acesso aos conteúdos costuma ser feito a partir de plataformas e de portais específicos, fornecidos pelas próprias instituições de ensino.

Para fazer o vestibular online aqui da Anhanguera, o aluno só precisa escolher o curso, a unidade de ensino e a modalidade da graduação (presencial, semipresencial ou 100% online). Depois, basta logar na área do candidato utilizando seu CPF e seguir todas as orientações para realizar a prova.

O tempo mínimo para reservar e se dedicar ao exame é de 1 hora. Antes disso, é importante que a pessoa verifique a qualidade da conexão com a internet, resolvendo possíveis problemas para garantir uma experiência proveitosa. O processo inclui as seguintes regras:

  • 5 tentativas por pessoa para realização da prova;
  • tempo de realização controlado por cronômetro, que finaliza a aplicação após atingir o limite;
  • impossibilidade de reiniciar ou de pausar o processo assim que começá-lo;
  • proibidas cópias e colagens de conteúdos;
  • fechamento da prova se o candidato alternar abas do navegador.

Quais são as diferenças em relação ao presencial?

Agora você sabe como funciona vestibular online, fica fácil perceber que ele difere pouco do modelo tradicional. No entanto, como sua principal característica é o uso da internet, dá para imaginar que as vantagens envolvidas sejam muitas.

Redução de custos, praticidade e possibilidade de aplicar maior quantidade de provas simultaneamente são alguns pontos positivos do modelo. A digitalização dos exames também otimiza uma série de processos, favorecendo tanto as instituições de ensino quanto a rotina dos estudantes.

Hoje, vários candidatos aproveitam a internet para pesquisar o que é edital, verificar a localização das faculdades, avaliar os diferenciais das instituições, entre outros detalhes. Isso significa que terão ainda mais comodidade com a opção de fazer as provas remotamente.

Quais são as vantagens do vestibular online?

Ao acessar o ambiente virtual, você poderá encontrar questões mais interativas que as de costume: infográficos, conteúdos em forma de vídeo, entre outros recursos. Trata-se de um dos grandes diferenciais das avaliações realizadas pela internet e que tornam o processo bem atrativo.

Confira outros benefícios relacionados à prova de vestibular online.

Conforto e flexibilidade para o aluno

Qualquer dispositivo com acesso à internet é suficiente para realizar o exame. Pode ser um tablet, computador de mesa, notebook e até seu celular. Com um desses aparelhos em mãos, é possível realizar a prova no local que você considerar mais adequado.

Outro ponto que garante conforto e flexibilidade é escolher o melhor momento para resolver as questões da prova. Ao pensar em ingressar nos cursos da Anhanguera EAD ou presencial, você consegue agendar o vestibular em dia e horário oportunos, conforme suas necessidades e rotina.

Aumento do nível de concentração

O preparo para uma avaliação presencial é bem mais cansativo e estressante, já que envolve preocupações com deslocamento, hora de chegada no local do exame, organização do material e dos documentos, entre outros detalhes.

Isso prejudica muitos estudantes, que ficam ansiosos e perdem o foco minutos antes da prova. Felizmente, todos os problemas citados somem quando você opta pelo modelo online. Afinal, poderá fazer as questões em lugares tranquilos, livres de ruídos e da interferência de terceiros, no instante que sentir mais disposição.

Economia de tempo e de dinheiro

A prova de vestibular virtual permite eliminar custos com impressão de materiais (como cadernos e manuais de instruções), equipes de monitores e outros recursos. Isso pode, em alguns casos, deixar o preço da inscrição mais baixo e beneficiar diversos estudantes.

Ou seja, além de colocar suas habilidades digitais em prática, você terá menos gastos ao apostar nesse tipo de avaliação. A economia também vem com a ausência de deslocamento até a instituição e de despesas envolvidas nesse processo (alimentação, estacionamento de veículo ou passagem de transporte público etc.).

Como fazer a inscrição nesse modelo?

Uma dúvida que ainda pode estar ocupando seus pensamentos é como fazer vestibular online. Pois bem, a maneira mais fácil de fazer isso é acessar o site oficial da instituição de ensino onde você deseja estudar. Também há portais especializados que conectam estudantes a diversas vagas disponíveis.

Em geral, quando abrimos o campo de inscrição, precisamos selecionar a forma de ingresso no curso: vestibular presencial, vestibular online ou nota do Enem. Assim, ao optar pela versão digital da prova, você receberá um link para acessar o material e responder às questões do exame.

Em todo caso, é importante pesquisar se o ingresso para a faculdade que você procura está disponível na forma de prova online. Com essa informação em mãos, é só acompanhar as notícias nos canais oficiais da instituição (site ou rede social) para identificar quando há vestibulares abertos.

E então, ficou com vontade de receber todas as vantagens desse modelo na hora de planejar seu acesso ao ensino superior? Temos certeza de que você vai gostar da experiência! Com disciplina e dedicação, é possível desenvolver uma boa prova de vestibular online e ter ótimos resultados.

O que acha de aproveitar essa oportunidade agora? Conheça o vestibular online da Anhanguera e faça a sua inscrição!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.