Manual do Enem: o que você precisa saber antes da prova

Manual do Enem

Entrar na faculdade é o desejo de muitas pessoas — de estudantes que estão concluindo o ensino médio até gente que parou de estudar há mais tempo, mas quer obter o tão sonhado diploma.

O caminho que milhões de brasileiros escolhem, atualmente, é o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Ele é composto por 4 provas de múltipla escolha — ao todo, são 180 questões — e uma redação, distribuídas em 2 dias (2 domingos consecutivos).

A Anhanguera quer ajudar você a dar tudo de si para conquistar a sua vaga na faculdade. Por isso, preparamos este Manual do Enem. Aqui, você vai saber o que esperar do exame e como agir para garantir a melhor performance nessa etapa tão importante rumo ao ensino superior. Registre este post nos favoritos e consulte-o sempre que necessário!

Entenda o que a prova do Enem pode garantir ao candidato

O resultado do Enem é adotado por instituições de ensino públicas, que integram o Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Quanto maior seu resultado, mais chances você tem de conseguir uma vaga no curso de seu interesse.

Também é possível usar a nota do Enem para entrar em faculdades particulares. Por meio de programas de financiamento e bolsas do governo, o candidato concorre a vagas nas melhores instituições e pode ingressar pelo Prouni (Programa Universidade para Todos) ou pelo FIES (Fundo de Financiamento Estudantil).

New call-to-action

Nesses dois casos (bolsa ou financiamento), vale a pena pesquisar com antecedência se a instituição é conveniada aos programas governamentais. Há, ainda, as faculdades que aceitam a nota do Enem do candidato como substituição do vestibular tradicional. Em todo caso, você pode usar um simulador de nota do Enem para calcular suas chances de aprovação.

Imagine, por exemplo, que você tenha feito o Enem e está na lista de espera do Prouni. Se não quiser esperar por uma próxima chamada, pode usar o resultado do Enem, a partir de uma nota mínima, como processo seletivo da faculdade — e o melhor, ainda conseguir descontos para diminuir o valor das parcelas!

Viu como essa prova é importante para realizar seu sonho? Porém, para chegar lá, é preciso se preparar. Saiba agora como funciona o Enem!

Prepare-se como nunca

Sim, é isso mesmo que você leu! Sendo uma etapa fundamental para ingressar na graduação, o Enem merece toda a sua atenção! Calma, também não é preciso estudar no fim de semana e em feriados se você tiver uma boa rotina de estudos.

Ler livros, ouvir notícias e podcasts e até contar com aplicativos de organização das matérias, com simulados e videoaulas gratuitos, como o Trilha do Enem, são recursos válidos para ficar por dentro dos temas mais atuais. Ainda mais se você está há algum tempo fora da sala de aula.

Aprender a como estudar para o Enem exige tempo, esforço e dedicação, vale a pena também baixar um Manual do Enem que contenha todos os conteúdos das provas. Veja, a seguir, quais são elas.

Descubra como é feita a divisão de dias do Enem

O Enem, atualmente, é aplicado em 2 domingos, para dar uma folga entre uma prova e outra. Antes, os candidatos tinham que penar para fazer a redação e as 180 questões em apenas um fim de semana (sábado e domingo), sabia?

O conteúdo é extenso e envolve praticamente toda a matéria do ensino médio, mas com o diferencial de que as habilidades e as competências do candidato são mais valorizadas do que a simples memorização de fórmulas e de conceitos. Isso significa que você será avaliado pela aplicação do conhecimento e pela capacidade de resolver problemas e propor soluções, como indica a matriz de referência do Enem.

Então, quer saber como é feita a distribuição de todo o conteúdo nesses dois dias de Enem?

Primeiro dia

No primeiro domingo de provas, os candidatos têm 1 hora a mais do que no segundo dia, ou seja, 5 horas e meia. Isso porque a redação é feita junto às provas de Linguagens e de Ciências Humanas. Cada uma tem 45 questões e vale 1.000 pontos.

Redação

A prova de Redação do Enem solicita do candidato a escrita de um texto dissertativo-argumentativo de 8 a 30 linhas. Redações com até 7 linhas não são consideradas pela banca e recebem nota zero, e isso impede a participação em qualquer um dos programas citados no tópico anterior.

O tema costuma ser relacionado a uma questão social brasileira e tem como diferencial a elaboração de uma proposta de intervenção, que vale 20% do total da prova. Outros pontos avaliados são:

  • escrita;
  • adequação ao tipo textual e ao tema;
  • argumentação;
  • coesão textual.

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Nesta prova, são cobrados conteúdos relacionados às seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol);
  • Artes;
  • Educação Física.

É bom salientar que a comunicação digital e o uso das novas tecnologias são temas presentes constantemente nos textos a serem analisados nessa prova.

Ciências Humanas e suas Tecnologias

Aqui, entram as questões de:

  • História;
  • Geografia;
  • Filosofia;
  • Sociologia.

Como você pode perceber, este primeiro dia é direcionado a muita leitura e análise de textos, além de uma produção escrita, que é a redação.

Segundo dia

Depois de uma semana, no domingo seguinte, os candidatos retornam ao local de prova para finalizar o exame, resolvendo questões de Matemática e de Ciências da Natureza.

Matemática e suas Tecnologias

Na prova de Matemática, as 45 questões englobam todo o conteúdo do ensino médio. Veja o que estudar:

  • conhecimentos numéricos;
  • conhecimentos geométricos;
  • estatística e probabilidade;
  • álgebra e geometria (planos cartesianos e sistemas de equações).

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Conteúdos de 3 disciplinas são cobrados nessa parte do Enem:

  • Biologia;
  • Física;
  • Química.

No segundo dia de prova, a duração é menor (4 horas e meia), mas a matéria é mais relacionada às Exatas e Biológicas. Esteja preparado para essa maratona!

Veja como o Enem pode ser aplicado

No Enem 2020, começa a ser aplicado também o Enem digital, que pretende, pouco a pouco, substituir a versão impressa da prova. Mais importante do que isso, a prova online poderá, no futuro, ser adequada ao itinerário formativo que o estudante adotar no novo ensino médio.

Hoje em dia, todos os candidatos fazem a mesma prova, tanto impressa quanto digital; no futuro, ela será adaptada e única para cada um, já que o programa vai selecionar a próxima questão de um banco gigantesco quando o estudante finalizar a anterior.

A diferença do Enem digital e impresso é muito maior do que simplesmente mudar o meio pelo qual a prova é realizada. Haverá melhoria no tempo de divulgação dos resultados e possibilidade de realizar o exame mais de uma vez ao ano.

Chegue com antecedência no dia da prova

Seja no Enem digital (que é realizado em faculdades), seja na versão tradicional, é importante ficar de olho no horário da abertura e de fechamento dos portões e chegar o mais cedo possível. Muitos candidatos são impedidos de fazer as provas porque chegaram com minutos de atraso, já que os fiscais seguem rigorosamente essa regra.

Atenção ao trajeto a ser percorrido, a imprevistos que podem atrasar sua chegada e, ainda, ao que é preciso levar no dia da prova! Afinal, não adianta chegar na hora certa, mas não poder entrar, não é?

Leve apenas o necessário

E o que deve estar com você nos dias de prova? Veja nossa lista:

  • documento de identificação;
  • canetas de tinta preta (corpo transparente);
  • garrafa de água;
  • lanche leve.

Pronto, não é preciso mais do que isso! O comprovante de inscrição não é cobrado, mas, se você quiser, pode imprimi-lo para não errar o local de prova.

Mesmo se for fazer o Enem digital, leve as canetas, já que a redação ainda é feita no papel.

E não se esqueça do lanche, pois a prova demora mais de 4 horas, certo?

Coloque as dicas deste Manual do Enem em prática!

Gostou das informações que a Anhanguera preparou neste Manual do Enem? Agora, você pode começar a se preparar para mandar bem no exame e garantir sua vaga, combinado?

Para dar conta de todo esse conteúdo e de se preparar para a redação, veja as vantagens de fazer um pré-Enem!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 38

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content