FIES Anhanguera: saiba como entrar usando o programa

Estudante olhando para a câmera e vestindo laranja

Sabia que é possível financiar boa parte de sua mensalidade usando o FIES? Veja aqui como proceder e comece a estudar na Anhanguera

Fazer uma faculdade é um dos mais importantes objetivos de vida para a maioria das pessoas. Mesmo assim, sabemos que não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Além de ser necessário organizar o tempo e equilibrar com as tarefas pessoais e profissionais, a mensalidade costuma ser um obstáculo.

Caso o temido boleto esteja entre suas preocupações, há estratégias que podem te ajudar a equilibrar as contas e alcançar o desejado diploma superior. Os estudantes têm a sua disposição diferentes modalidades de financiamento. Dentre eles, o FIES pode ser a porta de entrada para a Anhanguera e dar o primeiro passo na conquista de sua futura carreira profissional.

Como funciona o FIES junto à Anhanguera?

Desde 2018, o MEC fez algumas mudanças que dividem o FIES em duas modalidades. Para o Fies, a renda familiar bruta não pode ultrapassar 3 salários mínimos. Por outro lado, no P-Fies, a renda bruta da família deve estar enquadrada em até 5 salários mínimos.

A melhor parte sobre o Fies é que a taxa de juros será zero nessa modalidade. Já para o P-Fies, irá variar conforme o banco. O saldo devedor começa a ser pago a partir do primeiro mês após a conclusão do curso.

Um dos pontos mais importantes sobre o Fies é justamente seus juros nulos ou menores que financiamentos tradicionais. Dessa forma, o endividamento do estudante é muito menor do que se ele contratasse o valor por outras vias.

Agora que você escolheu usar o FIES para entrar na Anhanguera, precisa entender como o financiamento estudantil funciona. Mantido pelo Governo e pelo Ministério da Educação, o programa ajuda estudantes a financiarem seus estudos em cursos do Ensino Superior na modalidade presencial.

O aluno pode conseguir financiar suas mensalidades integralmente ou em 50%. Desde 2018, a porcentagem mínima de financiamento do Fies é 50%. Dessa forma, para se candidatar, é necessário atender alguns requisitos:

  • Ter participado do ENEM a partir de 2010
  • Conseguir média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450
  • Nota superior a 0 na redação
  • Renda familiar mensal bruta, por pessoa, até 3 (três) salários mínimos*

* Para o P-FIES, exclusivamente, renda familiar mensal bruta familiar, por pessoa, de 3 (três) salários mínimos até cinco (5) salários mínimos.

Como se inscrever?

Para realizar a inscrição, siga o tutorial abaixo:

  • Acesse https://fiesselecaoaluno.mec.gov.br/usuario-login
  • Faça seu cadastro e prossiga entre as telas fornecendo suas informações
  • Voltando à página inicial, faça o login.
  • Complete as informações de cadastro passando por todas as telas
  • Em grupo de preferência, você irá selecionar Estado, Município e o curso desejado. Clique em Avançar. Você poderá escolher a Anhanguera nessa página. Não deixe de escolher o campus que melhor atende a sua necessidade.
  • Você irá escolher 3 opções de cursos
  • Siga os passos até chegar à tela de confirmação de inscrição

Saiba mais sobre o processo de inscrição no Fies

Quando saem os resultados das modalidades FIES e P-FIES?

Estudante sorrindo e carregando cadernos e livros. Exemplo que pode ter entrado pelo Fies
Atenção aos resultados de aprovação do Fies

Para o FIES, há chamada única e lista de espera. Por outro lado, o P-FIES terá chamada única. Fique atento para não perder os prazos, ok?

Como funciona a seleção para entrar na Anhanguera?

A nota do ENEM é importante para entrar na Anhanguera usando o FIES. Quanto maior foi a sua nota, maiores são suas chances de ter o financiamento aprovado. A classificação é determinada pela pontuação no exame em sentido decrescente. Logo, ocorre conforme o número de vagas disponível nos grupos de preferência escolhidos.

Mandou bem no Enem? Então, sua entrada na Anhanguera pode estar mais perto do que você imagina. Caso ainda não tenha se decidido sobre qual carreira seguir, dê uma olhada em nossos cursos de graduação.

Saiba se o FIES é a melhor opção para você! Faça o nosso quiz abaixo e descubra qual opção se encaixa no seu perfil!

Agora que você já está bem informado, que tal se inscrever no vestibular da Anhanguera? Para isso, é só neste link. Estamos te esperando 🙂

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.