4 formas de usar a nota do Enem e ingressar na faculdade

estudante na mesa com computador

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ganhou uma importância tão grande para os estudantes desde sua primeira edição que hoje é considerado o maior “vestibular” do país.

Além de servir de instrumento de avaliação para a qualidade do ensino médio no Brasil, é possível usar a nota do Enem para transformar seu futuro.

[hubspot type=cta portal=8726768 id=160d3054-7c77-4306-b6af-70b9f217762a]

Isso porque o conceito obtido no exame pode substituir a nota do vestibular tradicional, ou mesmo complementá-la, tanto em faculdades públicas quanto privadas. Também, a nota do Enem é utilizada como critério para conseguir bolsas de estudo, financiamento estudantil e outros benefícios em faculdades particulares. Muito legal, não é?

Então, está na hora de você conhecer em detalhes como usar a nota do Enem para entrar na faculdade. Continue conosco e veja a lista que preparamos!

Compensação na nota do vestibular

Como dissemos, a nota do Enem pode ser usada enquanto complemento ou substituição da pontuação do vestibular em instituições particulares e públicas.

No caso das faculdades públicas, a utilização da nota do Enem para ingresso passa por alguns critérios específicos que vamos abordar mais para a frente neste artigo.

Já nas faculdades particulares, o processo é mais ou menos assim: você pode fazer o vestibular tradicional e completar os pontos proporcionalmente à sua nota do Enem, ou substituir o processo seletivo por seu conceito, caso o desempenho seja satisfatório.

Aqui na Anhanguera, isso é possível. Basta que você vá à secretaria da faculdade com os documentos que comprovam seu desempenho e registre a pontuação obtida, ou até mesmo é possível fazer sua inscrição online e realizar o upload dos documentos quando solicitados.

Logicamente, existem algumas regras, pois a instituição preza pela qualidade de seus cursos e de seus alunos. Então, há uma nota mínima para ingresso, de acordo com a graduação.

Além disso, a pontuação mínima exigida para que você utilize sua nota do Enem no processo de admissão da Anhanguera é de 200 pontos nas provas de conhecimentos e na redação. Se sua nota foi menor, não se preocupe, pois você pode prestar o vestibular normalmente para entrar na faculdade.

Prouni

Você deve saber que o Programa Universidade para Todos (Prouni) é o principal programa do governo federal para a concessão de bolsas de estudos em faculdades particulares. Ele é voltado a pessoas de situação socioeconômica restrita.

Trata-se de um processo seletivo que se baseia na nota do Enem como critério para contemplar estudantes. Todos os anos, acontecem duas edições, no primeiro e no segundo semestre, e você pode participar desde que cumpra com os pré-requisitos exigidos no edital. São eles:

  • ter cursado o ensino médio em escola pública ou particular, desde que na condição de bolsista integral;
  • não ter diploma de graduação;
  • ter prestado o Enem no ano anterior e obtido no mínimo 450 pontos no exame, sem zerar a redação;
  • ter renda bruta familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa para concorrer a bolsas integrais (100%);
  • ter renda bruta familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa para concorrer a bolsas parciais (50%).

FIES

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) também é um programa federal para estudantes que queiram ingressar em faculdades particulares.

Ao ser contemplado, o candidato poderá financiar parcial ou integralmente as mensalidades do seu curso, com prestações que caberão no seu bolso, começando a pagar somente depois de ter terminado a graduação. As linhas de crédito variam conforme a renda do candidato, e os juros podem chegar à taxa zero.

Assim como o Prouni, existem critérios para validar a inscrição no processo seletivo:

  • ter participado de qualquer edição do Enem a partir de 2010;
  • ter obtido no mínimo 450 pontos na média geral das provas sem ter zerado a redação;
  • ter renda mensal familiar bruta por pessoa de até três salários mínimos.

Uma observação importante: diferentemente do Prouni, o FIES aceita candidatos que queiram financiar uma segunda graduação. Contudo, vale lembrar que a concorrência é mais acirrada.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é a maneira mais concorrida de utilização da nota do Enem para entrar na faculdade. Trata-se de um sistema criado pelo Ministério da Educação (MEC) para que os estudantes concorram a vagas exclusivamente em instituições públicas, sem ter de prestar o vestibular tradicional.

Acontece que a fila de candidatos é grande, e cada universidade tem a liberdade de decidir qual será o peso da nota do Enem para critérios de classificação.

Dependendo da sua pontuação em determinadas provas, você também poderá enfrentar esse problema. Essas são algumas desvantagens em relação à rede privada, pois, em geral, a nota mínima no Enem para entrar na faculdade particular é bem menor que na rede pública. Afinal, o número de vagas também é maior.

Ainda, você não terá a certeza de conquistar uma vaga no local desejado inicialmente. Isso significa que sua aprovação pode chegar apenas na segunda opção de inscrição e após a divulgação das vagas remanescentes em listas de espera.

Como você vê, o acesso à rede privada de ensino superior é bem mais tranquilo do que na rede pública. Além do mais, há muitas instituições respeitadas, que oferecem infraestrutura e ensino modernos, sem nada dever às instituições públicas ― como é o caso da Anhanguera. Temos mais de 500 mil alunos matriculados em 60 unidades país afora.

Sendo assim, para que você alcance melhor aproveitamento dos seus resultados no exame, faça uma pesquisa detalhada para saber quais são as faculdades que aceitam a nota do Enem na rede privada.

Uma delas, aliás, é a própria Anhanguera. Como nossa missão é facilitar o acesso ao ensino superior para um grande número de estudantes, buscamos as melhores formas de o aluno aproveitar suas potencialidades no processo de admissão e começar quanto antes uma carreira de sucesso. Logo, usar a nota do Enem é uma delas.

Por falar nisso, você sabia que existem diferentes maneiras de conseguir uma vaga na graduação? Sim! Fique conosco mais um pouco e conheça as principais formas de ingressar na faculdade!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 49

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados