Você sabe como funciona o Sisu? Por que ele é tão concorrido?

como funciona o sisu

Você quer entrar em uma faculdade pública e não sabe por onde começar? Entender como funciona o Sisu 2023 (Sistema de Seleção Unificada) é o primeiro passo. Afinal de contas, as instituições de ensino públicas usam esse sistema para classificar os candidatos.

E de antemão, já vamos avisar que participar da seleção não tem muito mistério, já que o sistema utiliza apenas a nota do Enem. No entanto, uma das desvantagens do Sisu é o fato de ele ser muito concorrido e, para alguns cursos, contar com uma nota de corte muito alta. Isso acaba eliminando vários candidatos.

Mas olha: nada de desanimar, viu? Existem outras alternativas para estudar em uma boa faculdade sem tirar muito dinheiro do bolso. Vamos falar sobre isso neste artigo. Confira!

O que é o Sisu?

Em primeiro lugar, o Sistema de Seleção Unificada funciona como um grande vestibular, com abrangência nacional. Ele é um programa desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de selecionar candidatos para ocuparem vagas em faculdades públicas.

Como funciona o Sisu na prática?

O sistema é totalmente informatizado, e a seleção dos candidatos é feita por meio da pontuação obtida por eles no Enem. Sendo assim, para participar, é preciso ter realizado a última edição do exame, pois somente essa nota é válida.

As vagas são disponibilizadas pelas instituições de ensino na internet, por meio de um sistema próprio do governo. Nesse contexto, os candidatos que tiverem interesse em um dos cursos das faculdades participantes podem fazer a sua inscrição online e aguardar o processo seletivo automático.

Além disso, cada candidato pode escolher uma ou duas opções de curso na faculdade e turno desejados. As vagas serão ocupadas por aqueles que obtiverem uma pontuação mais alta no Enem. Ou seja, quem teve a nota maior fica em primeiro lugar, seguido da segunda nota, da terceira e assim por diante, até o preenchimento total das vagas.

Quem pode participar e quais são as regras?

Todos os estudantes que fizeram o último Enem podem se inscrever no Sisu. Vale lembrar que a nota de corte varia com a instituição e o curso escolhidos. De toda forma, o candidato não pode ter zerado na redação.

Quais são as alternativas ao Sisu?

Entender o que é o Sisu e como funciona é fácil. Difícil é mesmo entrar em uma faculdade por meio do processo seletivo. Sabe por quê? Porque as vagas são mega concorridas.

Na edição 2023, por exemplo, foram oferecidas pouco mais de 226 mil vagas no total — contando todos os cursos em todas as universidades federais e estaduais que fazem parte do programa.

No entanto, no mesmo período, mais de 1 milhão de pessoas se inscreveram no processo seletivo. Como cada estudante pode escolher até dois cursos, o sistema registrou mais de 2 milhões de inscrições. Ou seja, são mais de 2 milhões de aplicações para menos de 230 mil vagas. A conta não fecha, não é mesmo?

Como as vagas são preenchidas com base nas notas do Enem, o candidato precisa mandar muito bem na prova para conseguir uma vaga pelo Sisu. Por isso que o processo seletivo é tão concorrido.

Mas olha: não precisa ficar triste caso não consiga uma das vagas, viu? Afinal de contas, existem outras formas de ingresso no ensino superior. Esse sistema unificado é apenas uma opção para você fazer faculdade.

Além disso, não são todas as vagas das instituições públicas que ficam disponíveis nesse processo. Isto é, também dá para participar do vestibular tradicional da faculdade que pretende cursar.

Outra coisa: existem as instituições privadas. Inclusive, não se preocupe com a mensalidade, porque há opções de bolsas e descontos para fazer um curso superior particular pagando menos por isso, ou até mesmo de graça. Veja a seguir algumas alternativas.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é uma parceria entre o MEC e faculdades particulares. Só para esclarecer, o programa foi criado com o objetivo de possibilitar ao estudante pagar a faculdade com prestações mais em conta e após terminar a faculdade.

Ou seja, nesse contexto, você pode se dedicar à sua faculdade sem preocupações, sabe? Daí, depois que concluir o curso e conseguir um emprego, efetua o pagamento de acordo com a sua renda.

Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é outra opção para quem deseja fazer uma faculdade particular. No entanto, nesse caso, o aluno não precisa pagar depois, porque o governo oferece bolsas de estudo parciais e integrais.

Assim como no Sisu, para participar do Prouni, o candidato também utiliza a sua nota do Enem, que precisa ser superior a 450 pontos, e não pode ter zerado a redação.

Tem mais algumas particularidades do programa. Uma delas é que apenas alunos que estudaram a vida inteira em escola pública ou em instituição particular com bolsa de 100% podem participar. Ainda tem a questão da renda que precisa ser de 1 salário-mínimo e meio por pessoa para bolsa de 100% e até três salários-mínimos para bolsa de 50%.

Bolsas oferecidas pelas faculdades

Além desses programas do governo, várias faculdades particulares têm políticas próprias para facilitar o ingresso ao ensino superior. E é sobre isso que vamos falar a seguir.

Por que optar por bolsas institucionais?

Porque elas são bem mais versáteis e acessíveis. Simples assim! Então, além de entender como funciona o Sisu, Prouni e Fies, vale a pena conhecer as bolsas institucionais!

Aqui na Anhanguera, por exemplo, existem diversos programas de bolsas de estudo para economizar nas mensalidades. Veja só algumas opções para conseguir desconto na faculdade:

  • convênio empresa: descontos para colaboradores de empresas que têm convênio com a Anhanguera;
  • bolsa pagante/incentivo: desconto para calouros como uma forma de incentivo para iniciar os estudos;
  • bolsa Enem: oferta de descontos proporcionais à nota obtida no Enem;
  • bolsa parceiro: descontos concedidos para quem adquiriu vouchers de sites parceiros;
  • bolsa primeiro semestre: descontos válidos para o primeiro semestre do curso;
  • bolsas para servidores públicos e militares;
  • bolsa transferência externa: destinada a alunos que vieram de outras faculdades;
  • bolsa winback: para alunos que trancaram o curso na Anhanguera, mas decidiram voltar a estudar.

Agora é com você!

Já deu para saber mais sobre o Sisu, o que é e como funciona, não é mesmo? Como esse sistema é bem concorrido, mostramos aqui outras maneiras de cursar o ensino superior sem que as mensalidades pesem no seu bolso, como os programas de bolsas e descontos da Anhanguera.

Agora que você entendeu como funciona o Sisu, quer começar sua faculdade agora mesmo? Então, inscreva-se no nosso vestibular online e dê o pontapé inicial para alavancar a sua carreira!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 264

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados