Como funciona a lista de espera do Prouni e como aguardar?

estudante conferindo lista de espera do prouni

O Prouni (Programa Universidade Para Todos) é uma iniciativa do governo para democratizar o ingresso no ensino superior. Por meio dela, são oferecidas bolsas parciais e integrais para que acadêmicos consigam o diploma sem prejuízo de seu próprio sustento. Entre as vantagens do programa está a possibilidade de concluir a graduação sem comprometer o orçamento familiar.

Por se tratar de uma oportunidade única, muitos buscam informações a respeito dessa possibilidade, além de esclarecimentos sobre como ficar na lista de espera do Prouni em caso de reprovação. Sem dúvidas, é importante ter conhecimento sobre esses aspectos, tendo em vista a possibilidade de não ser convocado em primeira chamada.

Pensando nisso, e para que você consiga aproveitar as vagas remanescentes do programa, separamos aqui na Anhanguera alguns esclarecimentos sobre o funcionamento da lista de espera. Não deixe de conferir o conteúdo que preparamos para você!

O que é a lista de espera do Prouni?

A lista de espera do Prouni é, em geral, a terceira e última chance que o candidato tem de conseguir as bolsas oferecidas pelo governo para ingressar no ensino superior em faculdades privadas.

Existem três etapas na fase de convocação de alunos para a obtenção do benefício. A primeira chamada é a fase inicial, na qual são divulgados os primeiros colocados no resultado Prouni.

Esses alunos, por sua vez, recebem um prazo para apresentar os documentos exigidos no edital. Caso não se apresentem, serão desclassificados, e as suas vagas podem ser ocupadas pelos próximos colocados em uma segunda chamada.

Assim, conforme os alunos da primeira lista são descartados, novas pessoas são convocadas para apresentar os documentos. Trata-se da segunda lista. Findo o prazo dessa segunda fase, abre-se a configuração da lista de espera para que você, em caso de não preenchimento das vagas em primeira e segunda chamada, possa ocupá-las.

Como funciona essa lista de espera?

De acordo com as regras do Prouni, para concorrer às bolsas na terceira fase de convocação, é preciso manifestar o seu interesse em aguardar as vagas remanescentes.

Por essa razão, é importante ficar atento aos prazos, visto que as chamadas não acontecerão automaticamente por ordem de colocação. Em geral, inclusive, o prazo é bastante curto.

A chamada funciona da seguinte maneira: conforme os candidatos convocados são desclassificados, o que pode ocorrer por própria iniciativa do estudante ou pelo não preenchimento de requisitos, os nomes colocados na lista de espera são chamados a se apresentar. É importante lembrar que, entre os critérios de aprovação, está a renda familiar de 1,5 a 3 salários mínimos por pessoa para bolsas de 100% e 50% respectivamente.

Além disso, é preciso ter estudado em escola pública ou em particular com bolsa integral e ter desempenho maior que 450 no sistema do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), com nota acima de zero na redação. Caso não seja comprovado um desses requisitos, o aluno será desclassificado em qualquer fase da seleção.

Quais são as regras?

Antes de esclarecer como é possível participar da seleção dessa terceira fase, vale verificar as regras que definirão como ficar na lista de espera do Prouni para a primeira e segunda opção de curso escolhida. Confira!

Primeira opção de curso

Para ingressar na lista de espera para ocupação de vagas da primeira opção de curso, você deve cumprir um dos requisitos abaixo:

  • não ter sido selecionado previamente para uma das chamadas regulares;
  • ter sido previamente selecionado em uma segunda opção de curso, mas reprovado por ausência de formação de turma.

Segunda opção de curso

Para ingressar na lista de espera e conseguir bolsas em uma segunda opção de curso, poderão participar os seguintes candidatos:

  • não selecionados para chamadas regulares por ausência de formação de turma na primeira opção de curso;
  • não selecionados nas chamadas anteriores por não haver bolsas à disposição para a primeira opção de curso;
  • pré-selecionados para a primeira opção de curso, mas reprovados por não formação de turma.

É importante recordar que a lista de espera será diferenciada para cada opção de curso, turno e campus onde serão oferecidas as bolsas. A disponibilidade ou não de vagas remanescentes no Prouni, portanto, pode variar entre diferentes processos de seleção.

Como participar?

Antes de conferir um passo a passo para participar da lista, é importante esclarecer que, nesse caso, a nota de corte não é rigorosamente observada. Afinal, esta serve para selecionar os primeiros candidatos convocados. Conforme estes são desclassificados do programa, abre-se a oportunidade para os próximos inscritos.

Para aguardar pelas vagas remanescentes, você deverá observar o passo a passo a seguir!

Acesse o site do Prouni

Primeiramente, será preciso entrar na sua página do Prouni, por meio do site institucional. Para tanto, inclua o seu número de inscrição e senha do último Enem realizado.

A lista deve abrir prazo para participação alguns dias depois da divulgação dos primeiros resultados do Prouni. Vale relembrar que nem todos os cursos têm lista de espera, e que esta depende da desclassificação dos primeiros candidatos.

Manifeste interesse

Como visto, a lista de espera para as bolsas não é automática. Sendo assim, você precisa necessariamente indicar o interesse. Para fazê-lo, basta clicar na opção “Manifestar interesse em participar da lista de espera”, que estará destacada em sua página e aguardar a confirmação emitida pelo sistema.

Verifique os prazos

Após realizar a inscrição pelo site, basta ficar atento aos resultados que serão divulgados aos poucos. Lembrando que é de sua responsabilidade verificar o sistema diariamente, por meio do próprio site.

Atente-se, ainda, aos prazos estabelecidos para apresentação de documentos caso você seja aprovado nessa fase. Você pode conferir o cronograma previsto na própria página inicial do Prouni.

A oportunidade de ingressar após a segunda chamada, entretanto, não dispensa a preparação para o Enem, que é de extrema importância para uma boa colocação. O desempenho no exame é, afinal, uma das formas de ingressar com bolsa aqui na Anhanguera, faculdade referência em diversas cidades do país.

Siga o passo a passo e boa sorte!

A última chamada para bolsas governamentais pode ser uma grande oportunidade de ocupar as vagas remanescentes e conseguir uma oportunidade na graduação. Por isso, é importante se manter informado sobre como ficar na lista de espera do Prouni que, ao contrário do que muitos pensam, não ocorre automaticamente e exige a manifestação expressa do seu interesse.

E então? Gostou das nossas dicas? Agora que você já sabe como aumentar as chances de conseguir bolsa pelo Prouni, não deixe de tentar outras possibilidades de ingresso no ensino superior. Inscreva-se no vestibular da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 30

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados