Letras semipresencial: conheça essa modalidade

Estudantes sentados em banco de faculdade

A faculdade de Letras semipresencial é uma excelente alternativa para quem quer aproveitar a flexibilidade da Educação a Distância (EAD), mas também deseja vivenciar a experiência de estar em sala de aula. Afinal, essa metodologia aplica o que há de mais vantajoso no ensino a distância e no presencial.

Assim, essa modalidade tem características bem específicas, e para decidir se é ideal para você, é importante conhecer mais sobre ela. Neste artigo, vamos mostrar tudo o que precisa saber, então, continue lendo e confira também a experiência e opinião de Raphael Alves, bacharel em Letras.

Dá pra fazer o curso de Letras na modalidade semipresencial?

O curso de Letras está disponível na modalidade semipresencial. Você pode encontrar o nome de ensino híbrido, que também se refere a essa metodologia que mescla as modalidades a distância e presencial.

Vantagens do curso de Letras semipresencial

Escolher a faculdade de Letras semipresencial traz várias vantagens, como:

  • flexibilidade para estudar;
  • autonomia;
  • custo-benefício;
  • suporte online;
  • encontros presenciais;
  • interação com colegas e professores;
  • mais tempo para outras atividades.

“Com a EAD, você pode usar esse tempo a mais para trabalhar, atender mais clientes e pegar mais projetos de revisão ou tradução. Isso, no fim das contas, pode significar um aumento na sua renda mensal, além de permitir que você faça o que gosta no seu tempo livre”, Raphael ressalta.

Moça falando em fone enquanto olha para computador
Ter acesso ao suporte online é uma das vantagens do curso

Outras modalidades para o curso de Letras

Você também pode cursar a faculdade de Letras na modalidade EAD, cumprindo a carga horária do curso 100% pela internet. Mais uma opção é o ensino presencial. Nesse caso, é preciso estar em sala de aula para fazer a graduação.

Outros cursos semipresenciais parecidos com Letras

Para quem gosta de leitura, escrita, linguagem e comunicação, existem outros cursos parecidos com Letras. Você pode escolher:

São estudos superiores distintos, mas que conversam entre si e abrem um leque de opções para escolher.

Como é o curso de Letras semipresencial?

Você faz a graduação em Letras combinando presencial e EAD. Haverá encontros no polo de apoio da faculdade para assistir a aulas, fazer avaliações, atividades em grupo ou participar de laboratórios.

O restante do conteúdo é disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Ali você terá acesso a mais aulas, atividades e avaliações. Também é nesse espaço que entregará trabalhos, participará de fóruns, entre outros. Dessa forma, é preciso se organizar bem, como Raphael aconselha:

“Como aluno, você vai precisar aprender a organizar o próprio tempo, cumprir prazos e ser responsável pela própria aprendizagem em muitas etapas da graduação. Isso significa definir um cronograma de estudos, estabelecer metas e cumprir tarefas de forma independente”.

Moça fazendo planejamento em agenda
Ter um cronograma ajuda a cumprir todas as atividades

Carga horária e duração do curso de Letras semipresencial

A duração do curso de Letras semipresencial é de 8 semestres. Em 4 anos, você já consegue obter o seu diploma. As instituições trabalham com uma carga horária que pode variar entre 2.400 e 3.200 horas, tanto no Bacharelado quanto na Licenciatura.

Grade curricular curso de Letras semipresencial

A grade curricular do curso de Letras em modalidade semipresencial muda um pouco do Bacharelado para a Licenciatura. Na Licenciatura, existem disciplinas voltadas para a formação docente. Nessa graduação, você vai aprender:

  • Arte e Literatura;
  • Didática;
  • Educação e Diversidade;
  • Educação Inclusiva;
  • Escrita Criativa;
  • Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa;
  • Funcionamento da Educação Brasileira e Políticas Públicas;
  • Fundamentos da Educação;
  • Fundamentos da Linguística;
  • História da Língua Portuguesa;
  • Inovação Educacional;
  • Leitura de Textos Artístico-Literários;
  • Libras;
  • Linguagens e Suas Tecnologias;
  • Linguística Textual;
  • Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura;
  • Morfologia da Língua Portuguesa;
  • Pensamento Científico;
  • Práticas Educativas em Espaços Não Escolares;
  • Produção e Análise de Material Didático;
  • Profissionalização Docente;
  • Psicologia da Educação e da Aprendizagem;
  • Semântica da Língua Portuguesa;
  • Sintaxe da Língua Portuguesa;
  • Sociedade Brasileira e Cidadania;
  • Teoria da Literatura.

Os estudantes de Licenciatura precisam fazer o estágio obrigatório,considerado pelo Ministério da Educação (MEC) indispensável nesse tipo de graduação: “o estágio é o eixo central de um curso de licenciatura cujo foco é o ensino, a pesquisa e a extensão. O estágio precisa estar vinculado a um projeto”.

Garoto lendo em biblioteca
“Arte e Literatura” faz parte da grade curricular

As aulas EAD e o sistema AVA

As aulas EAD do ensino semipresencial de Letras podem ser ministradas por videoconferência em tempo real, ou gravadas e disponibilizadas no AVA.

O AVA é a sala de aula do estudante remoto. Ali ficam concentradas as atividades que ele precisa realizar e são ofertados conteúdos para estudar. Também estão os fóruns de discussão e funcionalidades úteis, como a secretaria digital e a biblioteca virtual.

As matérias presenciais e a rotina na faculdade

As matérias estudadas durante os encontros são importantes para a vivência prática do estudante de Letras semipresencial. Esses encontros acontecem uma vez por semana ou a cada 15 dias e garantem a interação com os professores e os colegas. Eles promovem a vivência social e a construção da rede de contatos, preparando ainda mais o estudante para o mercado de trabalho.

“A presença física na faculdade é muito importante, principalmente se estamos falando de uma Licenciatura. Isso acontece porque algumas matérias presenciais são indispensáveis para obter o diploma. As matérias de estágio obrigatório, por exemplo, requerem que os estudantes estejam presentes em uma sala de aula real, lidando com alunos de verdade”, explica Raphael.

No AVA, a instituição de ensino estabelece um calendário para a entrega das atividades. Por isso, na Educação a Distância o estudante precisa ser muito organizado para não perder prazos. A avaliação de aprendizado é feita com base no cumprimento das atividades, na presença nos encontros e nas notas das provas.

Moça estudando online em casa
O aluno precisa cumprir o calendário de atividades do ambiente digital

Quanto custa um curso de Letras semipresencial?

Você vai encontrar mensalidades a partir de R$ 200. O curso de Letras semipresencial tem um custo menor para a faculdade. Assim, é possível trabalhar com valores mais em conta para os estudantes. Além disso, existem bolsas de estudo.

Tem bolsa para o curso de Letras semipresencial?

As faculdades particulares criam programas de bolsas de estudo para atender grupos específicos que desejam cursar Letras semipresencial. Você encontrará, por exemplo, bolsas para:

  • servidores públicos;
  • militares;
  • primeiro semestre;
  • baixa renda;
  • descontos com a nota do Enem;
  • desconto por pontualidade na mensalidade.

Cada instituição tem os seus programas e estabelece os critérios de participação.

Tem entrada Prouni no curso de Letras semipresencial?

Você também pode ingressar em Letras semipresencial pelo Prouni e obter bolsas com 50% ou 100% de desconto. Esse é um programa do governo, então, é preciso prestar o Enem e usar a nota para participar do processo seletivo, que acontece de forma automática pelo sistema do Enem.

Fies para Letras semipresencial

Caso você não consiga uma bolsa, poderá recorrer ao financiamento estudantil disponibilizado pelos bancos parceiros do programa. Há um desconto no valor da mensalidade enquanto você estiver cursando a graduação. Depois de finalizar, deverá quitar o saldo, mas ele é parcelado para caber no seu bolso.

Celular com tela do app do Fies
O Fies é um programa de financiamento que também ajuda os alunos a estudar

O Diploma do curso de Letras semipresencial vale a pena?

Ter um diploma de Letras semipresencial vale muito a pena porque é um curso que prepara o profissional da maneira adequada para o mercado de trabalho. Não há nenhuma observação no documento que indique que você estudou a distância.

A validade é a mesma, mas com o diferencial dos métodos de aprendizagem do ensino semipresencial, que aprimoram habilidades. Rafael explica:

“Se você é um revisor, tradutor ou redator, será crucial saber como usar programas de edição de texto, ferramentas de colaboração online e sistemas de gestão de projetos. Essas habilidades permitem trabalhar em equipe, atendendo às demandas do mercado atual, em que muitas tarefas são realizadas digitalmente. Com um curso EAD, você terá a oportunidade de aprender essas habilidades de maneira conveniente e acessível sem sair de casa”.

Nível de qualificação para Graduação semipresencial em Letras

A graduação em Letras semipresencial garante a certificação e estágios de ensino superior. Depois de concluir o curso, você poderá investir em educação continuada fazendo uma especialização para se aprofundar em uma área e atuar de maneira específica no mercado de trabalho.

Credibilidade no mercado de formação a distância para Letras

A faculdade de Letras é muito respeitada por causa da sua tradição. Com essa formação, você pode até mesmo ter uma cadeira na Academia Brasileira de Letras. Já imaginou? Mas precisará começar a carreira degrau por degrau.

Oportunidades de Carreira do curso de Letras semipresencial

Com a modalidade de ensino semipresencial, você vai encontrar muitas oportunidades. Poderá atuar, por exemplo, com jornalismo, publicidade, redação, tradução e no setor de comunicação de empresas.

Existem oportunidades nos negócios, em institutos, editoras e escolas. Se preferir, também há vagas na comunidade acadêmica, trabalhando com pesquisa, na educação básica ou seguindo como professor em universidades.

Professora em escola com aluna
Trabalhar em escolas é uma das opções de carreira para quem se forma em Letras

Custo-benefício do curso de Letras semipresencial

Como a mensalidade do curso de Letras semipresencial é acessível, o custo-benefício dessa graduação é atrativo. As oportunidades garantem uma boa colocação no mercado de trabalho. Assim, em pouco tempo é possível obter o retorno do investimento.

Interação com professores e alunos no curso de Letras online e presencialmente

A interatividade entre os alunos EAD do curso de Letras semipresencial pode acontecer no AVA para conversar entre com os colegas e com o professor online, trocando ideias, experiências e esclarecendo dúvidas. Mas os encontros presenciais são ideais para isso, já que garantem mais proximidade.

O que é necessário para fazer o curso de Letras semipresencial?

Para oferecer o curso de Letras em modalidade semipresencial, as instituições de ensino superior utilizam tecnologias educacionais. Elas permitem aplicar uma didática inovadora para que você possa organizar o seu plano de estudos online e presencial.

Assim, é preciso ter acesso a recursos tecnológicos e à internet, além de contar com disponibilidade de tempo.

Internet

O acesso à internet estável e com boa velocidade é importante para acessar as plataformas de ensino, o material didático digital e as aulas gravadas. Assim, você participa da tutoria online, realiza atividades e entrega trabalhos e documentos com facilidade.

Equipamentos para o curso de Letras EAD

Geralmente, os cursos semipresenciais podem ser acessados pelo celular, mas é interessante ter um notebook ou computador de mesa para facilitar a interatividade e aproveitar melhor as metodologias de ensino da aprendizagem híbrida.

Estudante erguendo a mão durante aula de faculdade
Um computador ajuda a aproveitar melhor todos os recursos e conteúdos do curso

Softwares e programas para estudar curso de Letras online

Nessa modalidade de ensino, você vai acessar muitos documentos digitais. Então, é interessante que o seu dispositivo tenha um programa leitor e editor de textos e documentos PDF. É válido ter ferramentas para organizar a rotina de estudos, como planilhas, planners ou agendas virtuais.

Disponibilidade de horários para aulas presenciais de Letras

Como a didática semipresencial envolve encontros periódicos, é fundamental ter disponibilidade de horário para assistir a essas aulas. Embora exista flexibilidade de ensino, os encontros presenciais têm dia e hora certa para acontecer.

Recursos para transporte e alimentação para aulas presenciais

Separe os recursos que serão necessários para o seu transporte até a faculdade no dia dos encontros. Não se esqueça também da sua alimentação fora de casa.

Como entrar no curso de Letras semipresencial?

Para ingressar no ensino superior, você precisa ter concluído o ensino médio. Depois de obter esse diploma, basta escolher a faculdade em que deseja fazer o seu curso de Letras semipresencial e se inscrever no processo seletivo.

Ele pode variar caso você deseje usar a nota do Enem, planeje fazer a segunda graduação ou vá concorrer a uma bolsa de estudos.

Matrícula e vestibular para o curso de Letras semipresencial

As faculdades particulares podem selecionar os candidatos por meio do vestibular, avaliação organizada conforme os critérios da própria instituição. Mas se você escolher uma universidade federal, o processo de seleção será pela nota do Enem.

A matrícula só poderá ser feita depois de terminar a seleção dos candidatos. Aqueles que preencheram as vagas serão contactados para se matricularem e começar o curso.

Alunos fazendo prova em faculdade
As faculdades particulares costumam selecionar os alunos pelo vestibular

Programas e Bolsas para o curso de Letras semipresencial

Para quem deseja participar de programas de financiamento ou concorrer a bolsas de estudos, o processo de seleção é feito de maneira diferenciada. Geralmente, as instituições fazem a seleção entre esses candidatos separadamente dos demais. Então, vale a pena você se informar sobre os prazos para não perder sua chance.

Documentação necessária para a matrícula em Letras

A instituição de ensino vai informar a lista de documentos para fazer a matrícula no curso de Letras semipresencial. Eles podem variar para bolsistas, segunda graduação, transferência, para quem vai usar a nota do Enem e para os candidatos que participaram do processo seletivo comum.

De toda forma, são solicitados documentos básicos, como RG, CPF, comprovante de endereço e comprovante de conclusão do ensino médio.

Atendimento da universidade para quem é aluno de Letras semipresencial

Depois de formalizar a matrícula, o aluno do curso de Letras semipresencial poderá buscar atendimento na secretaria da faculdade. Se preferir, há os canais de comunicação remota, como:

  • e-mail;
  • chat;
  • aplicativo de mensagens;
  • telefone;
  • chamados na secretaria virtual.
Pessoa checando email em laptop
O e-mail é um dos canais que você pode usar para falar com a faculdade

Qual a melhor faculdade semipresencial para o curso de Letras?

A melhor faculdade de Letras semipresencial é aquela que:

  • segue todas as políticas educacionais;
  • tem uma boa metodologia de ensino híbrido;
  • oferece uma boa estrutura para os estudantes;
  • investe em tecnologia educacional;
  • tem uma boa nota junto ao Ministério da Educação (MEC).

Liberação e nota MEC para o curso de Letras semipresencial

Para oferecer o curso de Letras semipresencial, a faculdade precisa obter a liberação do MEC. Ela é feita mediante estudo do projeto para verificar se atende aos requisitos necessários. Você pode conferir a liberação da sua faculdade no portal e-MEC.

Nesse mesmo portal estão as notas do MEC, que vão de 0 a 5. Quanto mais próximo do 5, maior a qualidade do ensino. Vale observar esse detalhe para você escolher a melhor instituição.

Custo-benefício

Para alcançar um bom custo-benefício na graduação em Letras combinando presencial e EAD, você precisa observar aquilo que a faculdade oferece. Veja a qualidade do ensino e a estrutura para comparar com o valor das mensalidades e decidir se é uma proposta justa.

Confira também: veja como funciona o portal do aluno da Anhanguera!

Play video

Com essas informações, já pode definir se o curso de Letras semipresencial é uma boa opção para você. Não se esqueça de considerar cada detalhe para ver se a graduação se encaixa na sua rotina e atende às suas expectativas.

O curso de Letras semipresencial também está disponível na Anhanguera. Aproveite essa oportunidade de construir carreira e faça a sua inscrição!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados