Entenda o que se estuda na Faculdade de Jornalismo!

faculdade de jornalismo quantos anos

O ato de levar a informação ao público sempre foi bastante necessário. No entanto, necessita de atenção à linguagem e adequação ao tom no intuito das pessoas captarem a mensagem da melhor maneira possível. Diante disso, é muito importante saber o que se estuda em jornalismo.

De modo geral, as funções desse profissional se dividem entre os variados canais de comunicação existentes. Dentro e fora da internet a notícia precisa circular e deve ter a ajuda de profissionais comprometidos nesse dever totalmente essencial no combate a desinformação e propagação de mentiras. Saiba mais detalhes sobre este curso nos tópicos abaixo. Boa leitura!

O que se estuda em jornalismo?

Confira nos tópicos abaixo algumas disciplinas imprescindíveis no seu aprendizado e que farão toda a diferença na formação do seu diferencial competitivo no mercado.

Assessoria de Imprensa

Certamente, essa é uma das cadeiras mais importantes na grade curricular de um curso de Jornalismo.  Normalmente esse trabalho é muito lembrado em ONGs ou Instituições governamentais. 

Entretanto, é possível ser assessor de celebridades, influenciadores digitais e demais profissionais de diferentes segmentos que desejam ganhar popularidade e causar uma boa reputação online.  Veja abaixo algumas atribuições desse profissional:

  • Elaboração do press releases;
  • Contato constante com veículos de imprensa;
  • Confirmação da veracidade dos fatos.

Técnicas de entrevista

No que lhe concerne, essa é uma modalidade de ensino disponível de maneira presencial e na EAD. que colabora para que esse conhecimento seja absorvido de acordo com a disponibilidade de cada um.

As entrevistas exigem técnicas fundamentais Por meio da faculdade de jornalismo é possível aprendê-las para que essa ocasião seja fluida e não iniba o entrevistado na coleta de informações. Além disso, você aprenderá os principais Gêneros Jornalísticos. Confira alguns exemplos abaixo.

  • informativos;
  • ilustrativos;
  • opinativos;
  • utilitários.

Redação Jornalística

Sem dúvidas, essa é uma das disciplinas que mais requer atenção do estudante. Afinal, não podemos falar sobre o que se estuda em jornalismo sem mencionar tal cadeira.

Por sua vez, ela ensina métodos para criar textos que serão compartilhados em canais de comunicação de massa, sites na internet e demais locais em que o público-alvo se encontra. Veja abaixo alguns assuntos que você aprenderá nessa disciplina.

  • Produção de textos informativos;
  • Processos padrões para uma redação jornalística de qualidade;
  • Adequação às regras gramaticais;
  • A presença da ética e a imparcialidade no compartilhamento da notícia.

Além disso, não podemos esquecer de citar matérias que ajudam o jornalista a dominar o ambiente online e aproveitar os meios de comunicação da web de uma maneira sábia na propagação de notícias. Entre elas podemos citar: 

  • Webjornalismo;
  • Mídia Online;
  • Design Editorial Em Jornalismo: Impresso E Digital.

Veja mais detalhes sobre o que se estuda em jornalismo

Agora que você aprendeu um pouco sobre o que se estuda em jornalismo, chegou o momento de pensar no seu futuro. Durante 4 anos você aprenderá esses e outros assuntos que reforçam o conhecimento sobre as principais funções desse profissional.

Para isso, conte com a faculdade Anhanguera. Além de oferecer laboratórios de ponta, nós oferecemos bolsas de estudos e formas de ingresso facilitadas. Portanto, inscreva-se em nosso vestibular online e inicie a sua qualificação profissional.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.