Publicidade e Propaganda: Tudo que acontece no curso

Faculdade de Publicidade e Propaganda

A área da Publicidade e Propaganda abrange um conjunto de estratégias e técnicas utilizadas para promover produtos, serviços e ideias. Na faculdade de Publicidade e Propaganda, os estudantes têm a oportunidade de explorar os bastidores dessa indústria criativa e dinâmica. Você já pensou em se tornar um profissional da publicidade? Essa é uma área que está em bastante crescimento nos últimos anos.

O aumento da procura por Publicidade e Propaganda não é sem motivo! Com o progresso tecnológico, o campo se modernizou com o mercado, e a área se desenvolve a cada dia mais, com diversas vagas de emprego inovadoras. Mas se você ainda está em dúvida se esse é o seu curso, vamos te apresentar todas as nuances que a faculdade de Publicidade e Propaganda pode te oferecer!

Como é a faculdade de Publicidade e Propaganda?

A faculdade de Publicidade e Propaganda busca graduar profissionais qualificados para atuar com jornalismo, em campanhas ou peças publicitárias e nas mais variadas áreas de atuação relacionadas à profissão. Nas disciplinas, o acadêmico estuda sobre planejamento, criação, produção, comunicação e gerenciamento publicitário, com o intuito de promover o consumo de bens ou serviços.

Além disso, ele também aprende como cuidar de ações promocionais e de incentivo, eventos, identidade corporativa, patrocínio, atividades de marketing, assessoria e também ao aspecto social da publicidade. Ao concluir a graduação, o aluno estará capacitado para expor um produto ou serviço ao consumidor, fazer sua comercialização e manter sua boa imagem no mercado.

Mulher explicando projeto em lousa com anotações e post-its
O profissional de Publicidade e Propaganda é habilitado para trabalhar com áreas como assessoria e identidade corporativa

Quais os tipos de Graduação em Publicidade e Propaganda?

O curso de Publicidade e Propaganda é oferecido em mais de um tipo de graduação, são eles o bacharelado e o tecnólogo. No entanto, ainda não confere a graduação como licenciatura para essa área. Confira a seguir mais detalhes sobre cada tipo de graduação e a sua relação com o curso de Publicidade e Propaganda.

Bacharelado em Publicidade e Propaganda

O bacharelado em Publicidade e Propaganda é a modalidade mais comum e abrangente na área. É uma faculdade que tem duração média de quatro anos e oferece uma formação mais ampla e aprofundada em todos os temas envolvidos em Publicidade e Propaganda. 

Durante o curso, os alunos estudam disciplinas teóricas e práticas, como criação publicitária, planejamento de campanhas, marketing, pesquisa de mercado, mídias digitais, redação publicitária, entre outros. O bacharelado é voltado para a formação de profissionais aptos a atuarem em diferentes áreas do mercado publicitário que atualmente se encontra em expansão. 

Tecnólogo em Publicidade e Propaganda

O curso tecnólogo em Publicidade e Propaganda existe e se trata de uma modalidade de graduação que tem uma abordagem mais prática e direcionada para o mercado de trabalho. O curso de tecnólogo em Publicidade e Propaganda proporciona uma formação mais específica e focada nas áreas operacionais da publicidade.

Durante o curso, os estudantes adquirem conhecimentos e habilidades práticas relacionados à criação publicitária, planejamento de campanhas, mídias digitais, marketing, pesquisa de mercado, entre outros aspectos relevantes para a área. A duração média do curso de tecnólogo em Publicidade e Propaganda é de dois anos.

Homem fazendo estratégia de marketing no computador
O curso tecnólogo ensina habilidades práticas, como marketing e planejamento de campanhas

Licenciatura em Publicidade e Propaganda

Não existe a modalidade de licenciatura em Publicidade e Propaganda. A graduação em Publicidade e Propaganda é oferecida principalmente na forma de bacharelado, que é o tipo mais comum na área. No entanto, existem cursos de licenciatura em áreas relacionadas que podem ter similaridades temáticas ou profissionais. Por exemplo: Licenciatura em Marketing e Comunicação Social.

A faculdade de Publicidade e Propaganda é boa?

A faculdade de Publicidade e Propaganda pode ser uma excelente escolha, mas para dizer se ela é boa é válido considerar alguns critérios mais imparciais do que a sua afinidade. Antes de escolher um curso, é recomendado pesquisar sobre a reputação da instituição, conversar com profissionais da área, verificar a empregabilidade dos graduados e analisar a grade curricular para garantir que ela aborda os aspectos relevantes da área.

Essas informações podem ajudar a tomar uma decisão mais informada sobre qual curso de Publicidade e Propaganda é o mais adequado às suas aspirações e objetivos. No entanto, o reconhecimento do MEC (Ministério da Educação) e a sua aceitação no mercado de trabalho são aspectos que devem ser considerados na hora de escolher a sua faculdade. 

Estudante pesquisando em computador com caneta e papéis ao lado
É importante analisar critérios como grade curricular e reputação, antes de escolher a faculdade

Aprovação do MEC para o curso de Publicidade e Propaganda

O MEC é responsável por avaliar e regular os cursos de graduação no Brasil. Assim, ao optar por um curso de Publicidade e Propaganda com aprovação do MEC, você terá a garantia de que o programa atende a esses critérios e oferece uma educação de qualidade.

O MEC utiliza critérios rigorosos para analisar a qualidade e a estrutura dos cursos, levando em consideração a formação dos professores, a infraestrutura da instituição, a grade curricular, entre outros aspectos. Por isso, leve sempre esse aspecto em consideração.

Aprovação de Publicidade e Propaganda no Mercado

A área de Publicidade e Propaganda é bastante competitiva, mas ao mesmo tempo oferece boas oportunidades profissionais. Um aspecto que você pode analisar em relação a aprovação de Publicidade e Propaganda no mercado é a relação de tempo versus a quantidade de alunos das faculdades que se inserem no mercado de trabalho após a graduação. 

Um curso bem estruturado e reconhecido pelo MEC pode proporcionar aos estudantes as habilidades e conhecimentos necessários para ingressar no mercado de trabalho com melhores perspectivas. Além disso, instituições de ensino renomadas muitas vezes têm parcerias com empresas, ligadas a cultura ou não, e agências de publicidade, o que pode facilitar estágios e conexões profissionais. 

Qual o perfil ideal de aluno de Publicidade e Propaganda?

O perfil ideal de aluno de Publicidade e Propaganda sempre será com base naquela pessoa que se identifica muito com o curso e com as matérias que ela pode oferecer. No entanto, existem algumas características na personalidade desse aluno que podem tornar o processo muito mais fácil e prazeroso.

Personalidade do aluno de Publicidade e Propaganda

Algumas das características mais atrativas na personalidade do aluno que pretende cursar Publicidade e Propaganda são as seguintes:

  • Criatividade: A criatividade é uma habilidade fundamental para um aluno de Publicidade e Propaganda. É importante ter a capacidade de pensar de forma inovadora, ter ideias originais e encontrar soluções criativas para desafios.
  • Comunicação: Ter a capacidade de expressar ideias de forma clara e persuasiva, tanto por escrito quanto verbalmente. A comunicação eficaz é crucial para transmitir mensagens publicitárias de maneira impactante.
  • Curiosidade e interesse pelo mercado: Um aluno de Publicidade e Propaganda deve ter curiosidade e interesse em acompanhar as tendências do mercado, estar atualizado sobre os avanços da tecnologia e compreender o comportamento do consumidor.
  • Trabalho em equipe: O trabalho nessa área frequentemente envolve trabalho em equipe, seja com designers, redatores, estrategistas ou outros. Por isso, a capacidade de colaborar e trabalhar de forma efetiva em equipe é essencial para o sucesso no curso e na carreira.
Profissionais usando quadro de ideias com post-it
É preciso ter curiosidade, criatividade e saber trabalhar em equipe para ir bem na carreira

Rotina de estudos do aluno de Publicidade e Propaganda

A rotina de estudos de um aluno de Publicidade e Propaganda pode variar, mas geralmente envolve algumas atividades comuns:

  • Os alunos terão aulas teóricas para aprender conceitos, teorias e estratégias de publicidade e propaganda. Além de aulas práticas, onde eles terão a oportunidade de desenvolver projetos, criar campanhas e peças publicitárias, entre outras atividades relacionadas.
  • Os alunos de Publicidade e Propaganda geralmente têm muitos trabalhos e projetos práticos. Envolvendo a criação de campanhas publicitárias, análise de casos, elaboração de briefings, produção de conteúdo, entre outros. Essas atividades ajudam a desenvolver habilidades criativas e estratégicas.
  • Além disso, os alunos precisam acompanhar as tendências e pesquisar sobre o mercado. Logo, devem se dedicar a estudar os casos de sucesso, as melhores práticas, a psicologia do consumidor e outras áreas relacionadas para aprimorar seu conhecimento e habilidades.
  • Por fim, além das atividades acadêmicas, muitos alunos de Publicidade e Propaganda buscam estágios ou participam de projetos externos para adquirir experiência prática e construir um portfólio.

A rotina de estudos pode ser intensa, exigindo disciplina, organização e gestão do tempo. Dessa forma, os alunos precisam equilibrar as demandas acadêmicas com outras atividades, como estágios, trabalhos em equipe, participação em eventos e competições relacionadas à publicidade e propaganda e até mesmo o seu tempo de lazer.

Estudante aprendendo em estúdio de fotografia
Os estágios fazem parte da rotina de quem estuda Publicidade e Propaganda

Quais as modalidades de estudo para Publicidade e Propaganda?

É possível encontrar três modalidades de estudo para Publicidade e Propaganda, são elas: EAD (Ensino à Distância), Presencial e Semipresencial. Isso só se tornou possível com o avanço da tecnologia, nos permitindo passar os ensinamentos dessa faculdade de forma online, por meio de plataformas de aprendizagem. Confira a seguir alguns detalhes sobre cada uma das modalidades existentes.

Dá para cursar Publicidade e Propaganda EAD?

Dá sim para cursar Publicidade e Propaganda na modalidade EAD. O que acontece é que, nesse formato, as aulas são ministradas de forma online, permitindo que os estudantes tenham flexibilidade para estudar no seu próprio ritmo e conciliar os estudos com outras atividades. 

Os alunos podem interagir com professores e colegas por meio de fóruns de discussão, videoconferências e outras ferramentas online. É importante ressaltar que a qualidade do curso EAD pode variar de acordo com a instituição, portanto, é recomendado escolher uma instituição reconhecida e bem avaliada.

Aluna tendo aula online com colegas e professora
A modalidade EAD permite aulas online práticas e interação digital com colegas e professores

Existe Publicidade e Propaganda Presencial?

A faculdade de Publicidade e Propaganda presencial é o formato mais comum de ensino, em que os estudantes frequentam as aulas em um campus universitário. Nesse modelo, os alunos podem interagir diretamente com os professores e colegas, participar de atividades práticas e utilizar os recursos físicos da instituição. 

Optar pela modalidade de ensino presencial significa que você terá uma maior imersão no ambiente acadêmico, onde é proporcionado um networking mais fácil com profissionais da área.

Tem Publicidade e Propaganda Semipresencial?

A modalidade semipresencial para Publicidade e Propaganda também é ofertada e combina elementos do ensino presencial e do EAD. Os estudantes têm aulas presenciais em determinados dias da semana ou em períodos específicos, enquanto o restante do conteúdo é disponibilizado de forma online. 

Essa modalidade oferece uma maior flexibilidade de horários em comparação com o ensino presencial para a faculdade de Publicidade e Propaganda. Além disso, ao mesmo tempo, permite uma interação direta com professores e colegas durante as aulas presenciais.

Professor dando aula para estudantes de faculdade
Na modalidade semipresencial, os alunos têm aulas online e no campus da faculdade

Qual a duração e as matérias do curso de Publicidade e Propaganda?

A faculdade de Publicidade e Propaganda que acontece de maneira presencial possui 8 semestres ou 4 anos de duração. Porém, se você optar pela modalidade EAD possui um semestre a menos, podendo ser concluído em 7 semestres.

Entretanto, esse tempo pode variar de acordo com as circunstâncias que o acadêmico vivencia no decorrer dos seus estudos. Agora confira a seguir as suas matérias e respectiva carga horária por semestre, com base no modelo de aulas presenciais da Anhanguera. 

1º semestre (240h)

  • Comunicação e Discurso
  • Teoria da Comunicação
  • Legislacao e Etica na Comunicação
  • Optativa I

2º semestre (240h)

  • Redação Publicitária Geral
  • Gestão de Projetos e Eventos
  • Sistemas Brasileiros de Comunicação
  • Optativa II

3º semestre (390h)

  • Planejamento e Gestão Estratégica
  • Criação Publicitária
  • Idiomas Instrumentais para Comunicação
  • Computação Gráfica
  • Projeto de Extensão I – Publicidade e Propaganda-Marketing
  • Gestão Mercadológica na Era Digital

4º semestre (300h)

  • Comunicação, Ciência e Tecnologia
  • Novas Tecnologias Aplicadas à Comunicação
  • Criação e Produção Publicitária em Rádio
  • Comunicação de Marketing em Meios Digitais
  • Fotografia Aplicada à Publicidade e Propaganda

5º Semestre (390h)

  • Marketing Estratégico
  • Marketing de Produtos e Serviços
  • Produção Gráfica
  • Empreendedorismo e Inovação
  • Pesquisa e Inteligência de Marketing
  • Projeto de Extensão II – Publicidade e Propaganda-Marketing

6º Semestre (300h)

  • Gestão de Indicadores
  • Criação Publicitária para TV e Cinema
  • Propaganda Política
  • Estética e História da Arte
  • Produção Publicitária para TV e Cinema

7º Semestre (390h)

  • Direção de Arte
  • Sociedade Brasileira e Cidadania
  • Pesquisa em Comunicação e Comportamento do Consumidor
  • Trade Marketing
  • Design Thinking e Inovação dos Modelos de Negócios
  • Projeto de Extensão III – Publicidade e Propaganda-Marketing

8º semestre (300h)

  • Psicologia da Comunicação
  • Marketing Digital
  • Gestão e Planejamento de Mídia
  • Optativa III
  • Optativa IV
Homem em estúdio de TV com tela verde ao fundo
No 6º semestre do curso da Anhanguera, o aluno tem produção e criação publicitária para cinema e TV

Quais as possibilidades de especialização em Publicidade e Propaganda?

“Publicidade é a alma do negócio”

Bill Bernbach

Existem diversas possibilidades de especialização em Publicidade e Propaganda, afinal, “publicidade é a alma do negócio”, como diria o renomado publicitário Bill Bernbach. Assim, é possível que os profissionais aprofundem seus conhecimentos em áreas específicas ou desenvolvam novas habilidades em especializações como, por exemplo:

  • Planejamento Estratégico: Foca no desenvolvimento de habilidades de planejamento e estratégia de comunicação. Aprendem a identificar o público-alvo, definir objetivos de campanha, criar estratégias de mídia, realizar pesquisas de mercado e desenvolver planos de comunicação eficazes.
  • Gestão de Marcas (Branding): Essa especialização concentra-se no estudo e prática de como criar, posicionar e gerenciar marcas de forma eficaz. Aprendem sobre identidade visual, gestão de marca, construção de reputação, estratégias e como comunicar os valores da marca.
  • Mídia e Planejamento de Mídia: Se concentra no estudo da mídia, seus diferentes formatos e como planejar e comprar espaços de mídia para campanhas publicitárias. Aprendem a avaliar o impacto e a eficácia da mídia, bem como a otimizar os investimentos em mídia.
  • Marketing Digital: Com o crescimento do marketing digital, essa especialização foca nas estratégias de comunicação e publicidade na internet. Os profissionais aprendem sobre marketing de conteúdo, mídias sociais, SEO, análise de dados e marketing de influência.
Pessoa montando logo de empresa
Branding é uma das áreas que você pode se especializar em Publicidade e Propaganda

Essas são apenas algumas das especializações possíveis em Publicidade e Propaganda. É importante pesquisar as opções disponíveis em instituições de ensino ou centros de capacitação profissional para identificar aquela que melhor se alinha aos interesses e objetivos de carreira.

Quais as principais áreas para recém-formados?

Os recém-formados na faculdade de Publicidade e Propaganda encontram uma variedade de áreas de atuação na qual podem ingressar após a sua formação. No entanto, as quatro principais áreas que os recém-formados podem encontrar oportunidades de emprego são: 

  • Agências de Publicidade: As agências de publicidade são um dos principais locais de trabalho para os graduados em Publicidade e Propaganda. Os profissionais podem trabalhar com atendimento ao cliente, criação, planejamento estratégico, mídia, produção e pesquisa de mercado.
  • Departamentos de Marketing: Muitas empresas têm seus próprios departamentos de marketing, onde os profissionais podem desenvolver estratégias de marketing, criar campanhas, gerenciar mídias, realizar pesquisas de mercado e analisar dados para tomar decisões.
  • Marketing Digital e E-commerce: Com o crescimento do comércio eletrônico, muitas empresas estão investindo em estratégias de marketing digital, anúncios e vendas online. Os profissionais podem atuar criando estratégias de marketing digital, gerenciando campanhas online, otimizando sites para os mecanismos de busca e planejando a presença da marca no ambiente digital.
  • Veículos de Comunicação: Empresas de mídia (ex.: emissoras de televisão, rádio, revistas, outros) são áreas em que os recém-formados em Publicidade e Propaganda podem achar boas oportunidades. Podem trabalhar no departamento de vendas, comerciais, criação de peças promocionais, no planejamento de mídia ou na produção de conteúdo publicitário.
Profissionais fazendo projeto de design em escritório
As agências de Publicidade são um dos campos de atuação mais populares na carreira em Publicidade

Se quer saber mais detalhes sobre as áreas de atuação em Publicidade e Propaganda para você se especializar, não deixe de conferir o conteúdo completo em nosso site!

É melhor ingressar na faculdade pública ou privada?

Saber se é melhor ingressar na faculdade pública ou privada de Publicidade e Propaganda pode ser algo muito pessoal, já que você deve pensar primeiro nas suas próprias condições, seja de localização ou financeira. No entanto, busque sempre por faculdades com boas notas no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e com reconhecimento do MEC (consulte através do site do eMEC).

Faculdade Pública em Publicidade e Propaganda

A faculdade pública em Publicidade e Propaganda pode oferecer diversos benefícios e ser bem vantajosa, principalmente quando levamos em consideração o seu custo: ZERO ou quase zero. No entanto, não podemos deixar de lado algumas desvantagens que possam vir a ocorrer. Veja a seguir a lista de prós e contras de estudar em uma faculdade pública em Publicidade e Propaganda.

  • Vantagens:
    • Corpo acadêmico renomado;
    • Gratuidade ou mensalidade bem baixas;
    • Diploma reconhecido.
  • Desvantagens:
    • Greves e paralisações;
    • Atraso no período total de formação do curso;
    • Alta competitividade;
    • Estrutura precária.

Faculdade Privada para Publicidade e Propaganda

Estudar em uma faculdade privada de Publicidade e Propaganda pode ser uma boa escolha para a sua formação. Apesar de haver mensalidades, que variam de acordo com cada instituição, as faculdades privadas oferecem diversas vantagens para o aluno e não contará com as desvantagens que existem em uma faculdade privada.

  • Vantagens:
    • Professores qualificados;
    • Formação de acordo com o tempo previsto;
    • Boa estrutura de laboratórios, auditórios e salas de aula;
    • Flexibilidade de turmas e horários;
    • Possibilidade de adquirir descontos e bolsas de estudo;
    • Várias formas de ingresso (a depender da instituição de ensino).
Alunos com diploma de graduação na faculdade
As faculdades pública e privada oferecem uma boa formação, mas é preciso considerar as vantagens e desvantagens de cada uma

Quanto custa a graduação em Publicidade e Propaganda?

A faculdade de Publicidade e Propaganda tem um custo que varia entre R$ 200,00 a até R$ 2.500,00. Essas variações ocorrem por existir fatores como localização, prestígio da universidade, modalidade e tipo de graduação que vão influenciar no valor da mensalidade cobrada para o aluno. No entanto, existem condições que podem melhorar o custo da graduação, como, por exemplo: bolsa de estudos.

Bolsa de Estudos

Existem diversas opções de bolsas de estudos disponíveis para a faculdade de Publicidade e Propaganda. Algumas das principais são:

  • Programa Universidade para Todos (ProUni): O ProUni é um programa do governo federal brasileiro que oferece bolsas de estudos integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior. Os critérios de elegibilidade são baseados na renda familiar e no desempenho no Enem.
  • Programa de Financiamento Estudantil (FIES): O FIES é um programa de financiamento estudantil oferecido pelo governo federal. Assim, os estudantes podem obter empréstimos para custear seus estudos. Os termos do financiamento variam de acordo com a renda do estudante.
  • Bolsas de estudos institucionais: Muitas instituições de ensino superior oferecem bolsas de estudos próprias para os alunos. Essas bolsas podem ser baseadas em mérito acadêmico, necessidade financeira ou outros critérios específicos determinados pela instituição.
  • Programas de bolsas e financiamentos privados: Existem organizações privadas e fundações que oferecem bolsas de estudos para estudantes de Publicidade e Propaganda. Essas bolsas podem ter critérios específicos, como área de atuação, mérito acadêmico, perfil socioeconômico, entre outros.

Como entrar na faculdade de Publicidade e Propaganda?

Existem diversas formas de ingressar na faculdade de Publicidade e Propaganda, sendo as mais comuns por meio do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e dos vestibulares particulares das universidades. A seguir, você verá um resumo sobre cada uma dessas opções de ingresso.

Enem

O Enem é uma prova realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A nota obtida no Enem pode ser utilizada para ingresso em diversas instituições de ensino superior. Além disso, muitas faculdades públicas e privadas usam a nota do Enem como critério de seleção.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um sistema gerenciado pelo MEC que utiliza a nota do Enem como critério de seleção para ingresso em instituições públicas de ensino superior. Os candidatos que fizeram o Enem podem se inscrever no Sisu e concorrer a vagas em cursos de Publicidade e Propaganda em universidades públicas participantes.

Vestibular

Algumas instituições ainda utilizam o vestibular tradicional como forma de ingresso, no qual os candidatos precisam fazer uma prova específica da instituição. Essa prova pode abranger conteúdos relacionados à área de conhecimento da Publicidade e Propaganda, além de outros temas relevantes.

Quais as exigências para se formar em Publicidade e Propaganda?

Para se formar em Publicidade e Propaganda, geralmente é necessário cumprir algumas exigências acadêmicas. Essas exigências podem variar de acordo com a instituição de ensino, mas alguns requisitos comuns incluem:

Estágio Obrigatório em Publicidade e Propaganda

Muitas faculdades de Publicidade e Propaganda exigem a realização de estágio obrigatório como parte da formação acadêmica. O estágio oferece a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos em um ambiente profissional, adquirir experiência prática e desenvolver habilidades específicas da área. Ele pode ser realizado em agências de publicidade ou departamentos de marketing de empresas, por exemplo.

Enade para Publicidade e Propaganda

O Enade é um exame aplicado pelo Inep com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos, habilidades e competências desenvolvidas ao longo do curso. Por mais que o Enade não vá alterar as suas notas no curso, a sua participação pode ser obrigatória para a obtenção do diploma de conclusão de curso.

TCC de Publicidade e Propaganda

O Trabalho de Conclusão de Curso é um projeto individual ou em grupo que os alunos devem desenvolver ao final do curso de Publicidade e Propaganda. Geralmente envolve a realização de uma pesquisa acadêmica ou a criação de um projeto prático relacionado à área. É uma oportunidade para aplicar os conhecimentos adquiridos e demonstrar competências específicas.

Mulher apresentando trabalho em quadro branco
O TCC é um requisito para a formação em Publicidade e Propaganda

Vale a pena se formar em Publicidade e Propaganda?

A decisão de se formar em Publicidade e Propaganda e a avaliação de seu valor e retorno financeiro devem considerar diversos fatores individuais, incluindo interesses pessoais, aptidões, mercado de trabalho e perspectivas profissionais. É importante lembrar que os resultados podem variar de acordo com a região, o nível de experiência, a posição ocupada e outros aspectos.

Salário para formados em Publicidade e Propaganda

Os salários para profissionais formados em Publicidade e Propaganda costumam iniciar em R$ 2.000,00, mas tende a aumentar à medida que o profissional ganha experiência e assume cargos de maior responsabilidade. Além disso, o salário também pode variar dependendo do setor de atuação, do porte da empresa, da localização geográfica e do nível de especialização.

Mulher segurando cofrinho de porco
O salário de um publicitário pode começar na faixa dos R$2000

Investimento X Retorno para Publicidade e Propaganda

O investimento em uma graduação em Publicidade e Propaganda envolve os custos com mensalidades, materiais didáticos e outras despesas relacionadas ao curso. Dessa forma, é necessário considerar esses custos em relação ao retorno esperado para essa carreira.

Embora não seja possível prever um retorno financeiro exato, o campo da Publicidade e Propaganda oferece oportunidades de crescimento, desenvolvimento de habilidades, possibilidade de empreender e trabalhar em diferentes setores. Além disso, se você for um aluno que busca o estágio remunerado durante a graduação, esse retorno chegará mais cedo.

Veja também: saiba mais sobre o curso de Publicidade e Propaganda na Anhanguera!

Por que cursar Publicidade e Propaganda na Anhanguera?

Agora que você já sabe tudo que acontece na faculdade de Publicidade e Propaganda, que tal escolher a Anhanguera? Ela oferece condições necessárias para que os alunos desenvolvam habilidades criativas, aprimorem conhecimentos na área e se preparem para uma carreira dinâmica e desafiadora no mundo da Publicidade e Propaganda.

A Anhanguera é uma instituição reconhecida e possui uma ampla infraestrutura acadêmica, oferecendo recursos e ambientes propícios para o aprendizado. Não perca tempo e se inscreva agora no vestibular da Anhanguera e realize o seu sonho de cursar Publicidade e Propaganda!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados