Letras: Tudo que você precisa saber sobre essa licenciatura

Professora de inglês escrevendo em quadro verde

Se você está ponderando a possibilidade de se envolver com o estudo profundo das palavras, da linguagem e da comunicação, você está no lugar certo. Ao longo deste guia, vamos aprofundar os diversos aspectos do curso de Letras, abordando desde as diferentes habilitações até as oportunidades de carreira que se desdobram para aqueles que decidem seguir esse caminho.

Seu fascínio reside nas nuances da linguagem, na avaliação da Literatura e Gramática na compreensão das complexidades da comunicação? Então este pode ser o curso que irá moldar sua trajetória acadêmica e profissional. Continue conosco para explorar o vasto campo das Letras e Linguística e descubra se essa jornada literária é a escolha ideal para construir o seu futuro.

Como é o curso de Letras?

O curso de Letras é uma licenciatura que forma profissionais aptos a lecionar línguas e literaturas, tanto no ensino fundamental quanto no médio. O curso pode ser oferecido em diferentes modalidades, como Letras Português, Letras Inglês, Letras Espanhol, entre outras. Você pode escolher uma ou mais línguas para se especializar, além de estudar a história literária produzida em cada uma delas.

O curso de Letras tem duração média de quatro anos e é composto por disciplinas teóricas e práticas, que abordam aspectos linguísticos, culturais, históricos e pedagógicos das línguas, literaturas e filologia portuguesa. Você também deve realizar atividades práticas e alguns trabalhos durante a graduação, garantindo as competências básicas para seguir com sucesso nessa profissão.

Professora de espanhol dando aula para crianças
Letras Espanhol é um tipo de modalidade do curso

Quais os tipos de Graduação em Letras?

Existem três tipos de graduação em Letras: bacharelado, tecnólogo e licenciatura. Cada um deles tem uma duração, um currículo e um objetivo diferentes. Veja a seguir as principais características de cada  um e entenda qual se encaixa melhor com o seu perfil

Bacharelado em Letras

O bacharelado em Letras forma profissionais capacitados para atuar na área de pesquisa, crítica e produção de textos em diferentes línguas e literaturas. O curso tem duração média de quatro anos e é composto por disciplinas teóricas e práticas, que abordam aspectos linguísticos, culturais, históricos e estéticos das línguas e literaturas.

Tecnólogo em Letras

O tecnólogo em Letras forma profissionais aptos a atuar na área de comunicação, tradução e interpretação de textos em diferentes línguas e contextos. O curso é mais curto do que o bacharelado e licenciatura em Letras, com duração média de dois anos e é composto por disciplinas voltadas para o mercado de trabalho, que abordam aspectos técnicos, práticos e funcionais das línguas e textos. 

Licenciatura em Letras

A licenciatura em Letras tem foco na formação de professores de português, aptos a lecionar línguas e literaturas, tanto no ensino fundamental quanto no médio. O curso é voltado para a formação docente em Letras, tem duração média de quatro anos e é composto por disciplinas teóricas e práticas, que abordam aspectos linguísticos, culturais, históricos e sobretudo pedagógicos das línguas e literaturas. 

Professor em sala de aula falando com alunos
A licenciatura tem foco na formação de professores

A faculdade de Letras é boa?

A qualidade do curso de Letras pode variar bastante de acordo com a instituição que o oferece. Por isso, é importante avaliar alguns aspectos antes de se matricular, como a grade curricular, o corpo docente, o reconhecimento institucional, a infraestrutura, o apoio pedagógico, entre outros.

Essa é uma pergunta que muitos estudantes fazem ao escolher uma formação em educação linguística. A resposta, porém, não é simples, pois depende de vários fatores, principalmente das suas paixões e objetivos profissionais. Além disso, é essencial verificar se a instituição tem a aprovação do MEC e qual a demanda desses profissionais  no mercado de trabalho. 

A faculdade de Letras tem aprovação do MEC?

Sim, o curso de Letras é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e precisa seguir as diretrizes curriculares nacionais para a educação superior. Essa é a forma de garantir aos estudantes que recebam uma educação de qualidade, alinhada aos padrões educacionais definidos.

O MEC também avalia a qualidade dos cursos de Letras por meio de alguns indicadores. Você pode consultar esses indicadores no site do e-MEC, que é o sistema de regulação do ensino superior. Além disso, você pode conferir as melhores faculdades de Letras do Brasil, segundo o MEC.

Aprovação de Letras no Mercado

O mercado de trabalho para quem se forma em Letras é amplo e diversificado, mas também competitivo e exigente. O profissional de Letras pode atuar em diferentes áreas, como educação, comunicação, cultura, editoração, tradução, revisão, entre outras. A demanda por esse profissional depende da sua qualificação, experiência, idioma e região de atuação. 

Tradutor em conferência
Tradução é uma das áreas em que se pode atuar

Qual o perfil ideal de aluno de Letras?

Não existe um perfil único ou ideal para o aluno de Letras, mas existem algumas características que podem facilitar o seu desempenho e a sua satisfação com o curso. Algumas dessas características são: ter curiosidade e interesse por diferentes formas de expressão e comunicação; ter habilidade para ler, escrever, interpretar e analisar textos. 

Para um bom aproveitamento do curso, é importante também buscar ter disposição para aprender sobre semântica e pragmática e se aprofundar nos que já conhece. Além disso, ter flexibilidade e adaptabilidade para lidar com diferentes contextos e públicos e muito comprometimento e responsabilidade com os seus estudos de português e com a sua profissão.

Mulher lendo texto e escrevendo
Para se formar em Letras é essencial saber ler, escrever e interpretar textos

Personalidade do estudante de Letras

A personalidade do estudante de Letras pode variar de acordo com a sua área de interesse e o seu objetivo profissional. No entanto, existem alguns traços que mais comuns entre os estudantes, como por exemplo ser apaixonado por livros, língua, textos e literatura; ser comunicativo e sociável; ser pesquisador, questionador e reflexivo. 

Rotina de estudos do estudante de Letras

Faz parte da rotina de estudos da Língua Portuguesa do estudante de Letras assistir às aulas (seja presenciais ou online), participar das atividades propostas pelos professores, ler os textos indicados e fazer resumos ou outros tipos de produção textual. 

É muito valioso também incluir na rotina estágios, cursos, oficinas, seminários ou outros eventos relacionados à sua formação, bem como os contínuos estudos filológicos. Além disso, esse curso conta com um foco muito grande em leituras, por isso dedique-se também para a parte de Letras – Estudos Literários.

Seminário com estudantes
Participar de seminários é importante para a formação

Quais as modalidades de estudo para Letras?

O curso de Letras oferece diversas modalidades de estudo, que se adaptam às diferentes necessidades e preferências dos alunos. Neste tópico, vamos apresentar as principais opções de aprendizado disponíveis, desde o presencial, que é o mais tradicional, até as modalidades mais flexíveis, como o EAD e o Semipresencial

Dá para cursar Letras EAD?

Sim! O curso de Letras EAD é uma modalidade que permite que os alunos estudem a distância, por meio de uma plataforma online, que disponibiliza os conteúdos, as atividades e as avaliações. Essa modalidade é ideal para quem busca mais autonomia, comodidade e economia, pois permite que os alunos estudem no seu próprio ritmo, no local que preferirem e com menos custos. 

Existe a faculdade de Letras Presencial?

Existe o curso de Letras presencial e essa modalidade exige que os alunos compareçam à instituição de ensino, em horários e dias pré-definidos, para assistir às aulas e realizar as atividades. Essa modalidade é indicada para quem gosta de ter mais contato com os professores, os colegas e as oportunidades práticas, como, bibliotecas, eventos e networking.

Tem Letras Semipresencial?

O curso de Letras semi presencial é uma modalidade que combina as vantagens do presencial e do EAD, pois mescla aulas online com encontros presenciais. Essa modalidade é perfeita para quem quer ter mais flexibilidade, mas também não abre mão das experiências práticas. O curso de Letras Semipresencial também é reconhecido pelo MEC e tem o mesmo diploma do curso presencial e do curso EAD.

Homem sorrindo e mexendo em computador
O curso semipresencial combina o estudo na faculdade com as aulas online

Qual a duração e as matérias do curso de Letras?

A graduação em Letras Português, de acordo com a estrutura de um curso de licenciatura, possui uma média de duração de 4 anos, divididos em 8 semestres, com uma carga horária total de 3200 horas. A seguir, apresentamos as disciplinas presentes no currículo de licenciatura em Letras Português conforme as diretrizes educacionais da Anhanguera.

1º Semestre

  • Educação e Diversidade
  • Educação Inclusiva
  • Inovação Educacional
  • Libras – Língua Brasileira de Sinais
  • Sociedade Brasileira e Cidadania

2º Semestre

  • Funcionamento da Educação Brasileira e Políticas Públicas
  • Fundamentos da Educação
  • Pensamento Científico
  • Práticas Educativas em Espaços não Escolares – Optativa
  • Psicologia da Educação e da Aprendizagem

3º Semestre

  • Arte e Literatura
  • Didática (ou Didática Especializada) – Planejamento e Avaliação
  • Escrita Criativa
  • Leitura de Textos Artístico – Literários
  • Linguagens e Suas Tecnologias
  • Prática Pedag. – Gestão da Aprendizagem

4º Semestre

  • Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa
  • Fundamentos da Linguística (ou Linguística Aplicada)
  • Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura
  • Prática Pedag. Bncc e a Arte De Educar
  • Projeto de Extensão I – Letras – Português
  • Teoria da Literatura (ou Teoria Literária)

5º Semestre

  • Estágio Curricular Obrigatório I – Letras
  • Literatura Brasileira e Portuguesa I
  • Morfossintaxe da Língua Portuguesa 
  • Prática Pedag. – Identidade Docente 
  • Semântica

6º Semestre 

  • Estágio Curricular Obrigatório II – Letras
  • Formação do Professor de Literatura 
  • Literatura Brasileira e Portuguesa II 
  • Prática Pedag. – Língua Portuguesa – Anos Finais do Ensino Fundamental
  • Produção de Textos Aplicada ao Ensino
  • Sociolinguística

7º Semestre 

  • Estágio Curricular Obrigatório III – Letras
  • Linguagens e Letramentos 
  • Linguística Textual
  • Literatura Brasileira e Portuguesa III
  • Prática Pedag. – Linguagem e Suas Tecnologias – Itinerários Formativos
  • Produção e Análise de Material Didático – Optativa

8º Semestre 

  • Análise do Discurso
  • Atividades Complementares – Projeto de Extensão II – Letras-Português
  • História da Língua Portuguesa
  • Literaturas Africanas de Língua Portuguesa
  • Profissionalização Docente – Optativa
  • Semiótica
  • Trabalho de Conclusão de Curso

Além disso, esse curso conta com uma carga horária de 120 horas de Atividades Complementares Obrigatórias (ACO) para concluir a graduação em Letras Português.

Homem ensinando menina a ler
“Estágio Curricular Obrigatório II – Letras” é uma das disciplinas do curso

Quais as possibilidades de especialização em Letras?

O curso de Letras abre um vasto campo de possibilidades para especialização, permitindo que os profissionais ampliem suas capacidades em áreas específicas e se diferenciem em um mercado cada vez mais desafiador. Veja algumas das possibilidades de especialização em Letras: 

  • Literatura Comparada: Análise literária comparativa desses textos de diferentes épocas, culturas e línguas, buscando identificar semelhanças, diferenças, influências e diálogos.
  • Tradução: Técnicas e métodos para traduzir textos de diferentes gêneros, modalidades e línguas, levando em conta os aspectos linguísticos, culturais e pragmáticos.
  • Revisão Textual: Normas e critérios para revisar textos de forma eficaz e profissional, garantindo a correção, a clareza e a coerência dos textos.
  • Ensino de Línguas Estrangeiras: Abordagens e práticas para ensinar línguas estrangeiras, como inglês, espanhol, francês, alemão, entre outras, utilizando as novas tecnologias e as metodologias ativas. Muito focado na educação bilíngue.
  • Letras – Língua e Cultura: Estudos sobre a relação entre letras e literatura com a cultura, considerando os aspectos históricos, sociais, políticos e estéticos que envolvem as produções literárias.
  • Gramática Portuguesa e Ensino: Reflexões sobre o ensino da gramática da língua portuguesa, abordando as diferentes concepções, abordagens e metodologias.
Professora em escola falando com adolescentes
O ensino de línguas estrangeiras é uma área em que você pode se especializar

Quais as principais áreas para recém-formados?

O mercado de trabalho para quem se forma em Letras é amplo e diversificado, mas também competitivo e exigente. O profissional de Letras pode atuar em diferentes áreas, mas normalmente a escolha dos recém formado em Letras gira em torno dessas principais áreas abaixo: 

  • Educação: É a área mais tradicional e mais procurada pelos formados em Letras, pois permite atuar como professor de língua portuguesa, literatura, redação e expressão da língua estrangeira, tanto no ensino fundamental e médio quanto no superior, dependendo da qualificação.
  • Comunicação: É a área que envolve a produção, a edição e a revisão de textos para diferentes meios, como jornais, revistas, sites, blogs, redes sociais, livros, entre outros. O profissional de Letras pode atuar como redator, revisor, editor, roteirista, assessor de imprensa, entre outras funções que exigem domínio da língua e da escrita. 
  • Tradução: É a área que abrange a transposição de textos de uma língua para outra, respeitando os aspectos linguísticos, culturais e pragmáticos. O profissional de Letras pode atuar como tradutor de textos escritos ou orais, em diferentes áreas, como literária, técnica, jurídica, científica, entre outras.
  • Cultura: É uma vasta área que engloba as atividades relacionadas à arte, à literatura e à cultura em geral, como organização de eventos, curadoria de exposições, mediação de leitura, crítica literária, entre outras. 
Crítica literária lendo livro
Quem se forma no curso pode se tornar um crítico literário

É melhor ingressar na faculdade pública ou privada?

Para decidir entre uma faculdade de Letras pública ou privada, é preciso levar em conta diversos fatores pessoais, como a disponibilidade de horários, as expectativas de formação e a viabilidade financeira. Além disso, é preciso pesquisar sobre as diferentes instituições, comparando suas grades curriculares e históricos de desempenho.

Faculdade Pública de Letras

As faculdades públicas de Letras são custeadas pelo governo e não cobram mensalidades dos estudantes. No Brasil, elas costumam ter um alto padrão de qualidade e reconhecimento. No entanto, elas também podem ter alguns problemas, como a dificuldade de ingresso em alguns cursos e a ocorrência de greves e paralisações que podem acarretar em atrasos na formação.

Faculdade Privada de Letras

As faculdades privadas de Letras são sustentadas por recursos privados e cobram mensalidades dos estudantes. Elas têm como vantagens a flexibilidade de horários e a infraestrutura moderna. A flexibilidade de horários pode ser útil para estudantes que têm outras ocupações. Além disso, muitas instituições privadas, como a faculdade Anhanguera, oferecem bolsas que tornam o curso mais barato.

Estudante na faculdade segurando tablet
As faculdades privadas oferecem bolsas para facilitar o acesso à educação

Quanto custa a graduação em Letras?

O custo da mensalidade de um curso superior em Letras gira em torno de R$120,00 podendo ultrapassar a casa do R$1800,00 a depender da universidade escolhida. Porém, os custos dessa graduação podem variar com base em vários fatores, incluindo o tipo de instituição de ensino, se é pública ou privada, a região do país e até mesmo o país em que você está considerando estudar. 

Para obter informações precisas sobre os custos da graduação em Letras em uma instituição específica, recomenda-se entrar em contato diretamente com a instituição desejada ou consultar as informações disponíveis em seu site. Afinal, muitas instituições oferecem bolsas de estudos em alguns casos, considerando alguns pré-requisitos.

Tem como conseguir bolsa de estudos em Letras?

Em relação a obtenção de bolsas de estudos em Letras, existem diversas oportunidades disponíveis, tanto oferecidas por instituições de ensino quanto por organizações governamentais e não governamentais. As duas principais opções são:

  • Programas de Bolsas da Universidade: Muitas universidades de letras oferecem programas de bolsas de estudos com base no desempenho acadêmico, necessidade financeira ou outros critérios específicos. Verifique as políticas de bolsas da universidade de seu interesse.
  • Programas Governamentais: O governo oferece programas de financiamento estudantil, bolsas ou subsídios para estudantes de baixa renda ou com bom desempenho acadêmico. Por exemplo: Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).
Pessoa segurando tela de celular escrito Prouni
O Prouni ajuda as pessoas a estudarem

Como entrar em Letras?

O curso de Letras oferece diversas opções de entrada para os interessados em explorar esse campo enriquecedor. Uma abordagem comum é através do vestibular, seja organizado pela própria instituição de ensino ou por meio de avaliações padronizadas, como o famoso Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Vamos destacar as principais formas de ingresso em Letras:

ENEM

O ENEM é uma das opções mais comuns para estudantes brasileiros ingressarem no curso de Letras em diversas instituições. O ENEM avalia o desempenho dos estudantes do ensino médio, abrangendo diversas áreas do conhecimento, como Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação.

Os resultados do ENEM são utilizados por diversas instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas, como critério de seleção para ingresso em cursos de graduação. A aceitação e o peso da nota variam de acordo com a política de cada universidade.

Celular com aplicativo do Enem aberto
O Enem é usado para selecionar estudantes na universidade

Sisu

Para candidatos interessados em cursar Letras em uma instituição pública, a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma alternativa. Esse sistema governamental permite que estudantes utilizem suas notas do ENEM para concorrer a vagas em universidades públicas em todo o país. As vagas são preenchidas conforme a classificação dos candidatos.

Vestibular

A opção tradicional do vestibular, seja em instituições públicas ou privadas, envolve a inscrição direta para cada instituição. Esse processo pode incluir diferentes etapas, como provas específicas, redação e entrevistas, variando de acordo com a política de cada instituição. Após as etapas, os candidatos aprovados seguem as instruções para efetuar a matrícula.

Cada uma dessas vias apresenta características distintas, e a escolha entre elas geralmente depende das preferências individuais, objetivos acadêmicos e condições específicas de cada candidato. Independentemente da escolha, é crucial realizar uma pesquisa detalhada sobre as instituições desejadas.

Quais as exigências para se formar em Letras?

Para concluir o curso de Letras, os estudantes precisam satisfazer os requisitos acadêmicos estabelecidos, os quais podem variar de acordo com a política de cada instituição de ensino. Geralmente, é necessário alcançar aprovação em todas as disciplinas, participar de atividades práticas obrigatórias e apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Como mencionado anteriormente, as instituições de ensino podem impor outros critérios, como a participação em avaliações específicas. Recomenda-se consultar as diretrizes do curso de Letras na faculdade desejada para compreender plenamente as exigências acadêmicas e assegurar uma conclusão bem-sucedida do curso.

Estágio Obrigatório em Letras

O estágio obrigatório é um componente para a formação em alguns dos cursos de Letras. Durante esse período prático, os estudantes têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula em ambientes reais de ensino. Escolas conveniadas e projetos de extensão são comuns como locais de estágio.

A experiência prática proporciona uma compreensão mais profunda das dinâmicas do ensino, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades pedagógicas e criem familiaridade com a vivência profissional. Isso prepara os futuros profissionais para os desafios da docência e contribui para a construção de uma base sólida no campo educacional.

Professora cumprimentando aluno em sala de aula
O estágio ajuda o estudante a compreender o ambiente real da sala de aula

Enade para Letras

A participação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) é obrigatória para os estudantes concluintes de Letras e pode ter peso na avaliação institucional em algumas universidades. O Enade é uma avaliação periódica que busca medir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação. 

Preparar-se para o Enade é fundamental, pois o desempenho nessa avaliação não apenas impacta a formação individual dos estudantes, mas também influencia a reputação da instituição de ensino. Investir tempo e esforço no Enade não só contribui para o desenvolvimento acadêmico pessoal, mas também desempenha um papel significativo na construção da credibilidade da instituição e do curso.

TCC de Letras

O TCC é uma etapa crucial para a obtenção do diploma em Letras. Sob orientação de professores, esse projeto permite que os alunos explorem uma questão relevante do seu interesse no campo linguístico e literário. O TCC reflete a capacidade do estudante de aplicar metodologias de pesquisa e contribuir com ideias e reflexões inovadoras para desafios específicos no âmbito da linguagem e da literatura.

Vale a pena se formar em Letras?

Se você gosta de estudar línguas, literaturas e culturas, a faculdades de letras pode ser uma boa escolha para você. Essa é uma questão subjetiva, que depende dos seus objetivos, interesses e expectativas. Essa graduação pode oferecer diversas possibilidades de atuação profissional, como professor, pesquisador, tradutor, revisor, crítico literário, entre outras. 

O curso tem aprovação do MEC, segue as diretrizes do Conselho Nacional de Educação (CNE) e está presente nas mais importantes universidades do país, com grande respaldo acadêmico. Se você tem paixão por livros e textos, gosta de literatura, é bom em interpretação de texto ou adora gramática, Letras pode realmente ser o curso certo para você.

A oferta de serviços relacionados à linguagem e comunicação está em constante evolução, e a tecnologia desempenha um papel crucial nesse cenário. Profissionais com habilidades para lidar com as transformações são cada vez mais demandados e valorizados no mercado, destacando a importância da adaptação e inovação no âmbito da linguagem e das práticas comunicativas.

Homem revisando texto com caneta
O curso de Letras oferece muitas oportunidades de carreira

Salário para formados em Letras

Segundo um levantamento do Vagas.com, a média salarial no ramo de pedagogia em Letras no Brasil, ou seja, de um professor de Letras, é de R$2.522,00, podendo variar de acordo com o nível de ensino, a carga horária e a instituição. Já a média salarial de um tradutor de Letras é de R$2.668,00, podendo variar de acordo com o idioma, o tipo de texto e o prazo. 

Para se destacar no mercado de trabalho, é muito importante que o profissional de Letras esteja sempre atualizado, aprenda sobre as novas tecnologias, tenha o hábito de praticar outros idiomas buscando a fluência e realizar especializações na sua área de interesse.

Investimento X Retorno para Letras

O investimento para o curso de Letras varia de acordo com a modalidade, região e a instituição escolhidas, mas de forma geral é um custo relativamente baixo em comparação com outros cursos do mercado. É possível buscar por bolsas de estudos e programas que tornam a graduação mais acessível. 

Além da mensalidade, certamente vão existir outros investimentos para o curso de Letras que são importantes de colocar na ponta do lápis, como material didático, transporte, impressão, computador entre outros. Apesar dos valores serem muito menores do que a mensalidade, o valor total durante os anos de curso é significativo e, portanto, deve ser considerado. 

O retorno para o curso de Letras depende do mercado de trabalho e do perfil do profissional. O curso de Letras forma profissionais que podem atuar em diversas áreas, como educação, comunicação, cultura, editoração, tradução, revisão, entre outras. A demanda por esse profissional é alta, sobretudo para aqueles que possuem boa qualificação, experiência e falam outros idiomas.

Veja também: no Papo Reto, conheça o curso de Pedagogia!

Por que cursar Letras na Anhanguera?

Agora que você explorou todas as oportunidades que o curso de Letras oferece, está pronto para dar o próximo passo em direção ao seu futuro acadêmico? Não perca mais tempo e concretize seu desejo de cursar Letras na Anhanguera! Vamos juntos iniciar essa jornada educacional rumo ao universo enriquecedor das letras!

Transforme sua paixão pela linguagem em uma carreira promissora. Inscreva-se no vestibular da Anhanguera e assegure uma boa formação, com uma metodologia de ensino de qualidade, fornecendo as ferramentas essenciais para o sucesso, com mensalidades que se adequam ao seu orçamento. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados