Faculdade de Pedagogia: Aprenda tudo dessa graduação

licenciatura em pedagogia

A base da sociedade se dá pela educação e, para que isso ocorra com maestria, a faculdade de Pedagogia tem que ser valorizada. Ela abrange as práticas de ensino desde a infância até a fase adulta, o que permite a evolução de cada pessoa. O profissional que se forma em Pedagogia é responsável pela próxima geração de cidadãos e pelos conhecimentos repassados a eles. 

Sendo assim, a escolha de uma área de formação exige o cuidado de analisar cada alternativa para encontrar aquela que melhor atende às expectativas de cada estudante. Por isso, neste artigo vamos te mostrar um pouco sobre tudo que a faculdade de Pedagogia pode oferecer e ajudar na sua decisão!

Como é a faculdade de Pedagogia?

A faculdade de Pedagogia é uma formação acadêmica voltada para a área da educação. Durante o curso, os estudantes adquirem conhecimentos teóricos e práticos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem, além de se aprofundarem nas diferentes matérias pedagógicas e metodologias de ensino.

Em resumo, a faculdade de Pedagogia proporciona uma formação ampla e abrangente na área da educação, preparando os estudantes para atuarem como educadores, gestores educacionais, pesquisadores, entre outras possibilidades profissionais dentro desse campo.

Diretor com mãe e criança em sala
Quem se forma em Pedagogia pode atuar na gestão educacional

Quais os tipos de Graduação em Pedagogia?

A faculdade de Pedagogia conta com dois tipos de graduação, são elas: o bacharelado e a licenciatura. Talvez você esteja se questionando se há um curso tecnólogo, não é mesmo? No entanto, esse tipo de graduação não é oferecida para este curso. Leia mais detalhes sobre cada um deles a seguir!

Bacharelado em Pedagogia

O bacharelado em Pedagogia tem uma abordagem mais ampla e aprofundada sobre a área da educação. Ela prepara os profissionais para atuarem em diferentes áreas relacionadas à educação, como gestão educacional, coordenação pedagógica, pesquisa, entre outras.

Além disso, o curso também inclui disciplinas de ciências humanas, sociais e exatas. Afinal, o objetivo principal é formar profissionais que possam atuar em diferentes campos relacionados à educação. O bacharel em Pedagogia também pode seguir carreira acadêmica, realizando mestrado e doutorado.

Aluna lendo livro em biblioteca
Fazer mestrado e doutorado é uma possibilidade de carreira na Pedagogia

Tecnólogo em Pedagogia

Não existe um curso de tecnólogo em Pedagogia reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) no Brasil. A regulamentação atual estabelece que a formação em Pedagogia deve ser realizada por meio do bacharelado ou da licenciatura. Portanto, no contexto brasileiro, a opção de formação em Pedagogia se dá por meio do bacharelado ou da licenciatura.

Licenciatura em Pedagogia

A licenciatura em Pedagogia é voltada para a formação de professores, preparando-os para atuarem nos anos iniciais do ensino fundamental. Durante o curso, os estudantes recebem uma formação mais direcionada à prática docente, com disciplinas específicas sobre didática, planejamento de aulas, psicologia da educação, entre outras. A licenciatura em Pedagogia é a opção mais comum para quem deseja se tornar professor na educação básica.

Professora dando aula para crianças
A licenciatura permite atuar com a educação básica

A faculdade de Pedagogia é boa?

Dizer que uma faculdade de Pedagogia é boa vai muito além dos gostos pessoais do estudante, é importante que ela seja certificada e com qualidade. A aprovação do Ministério da Educação (MEC) e a aceitação da formação no mercado de trabalho são dois indicadores que podem atestar se essa faculdade é uma boa opção.

A faculdade de Pedagogia tem aprovação do MEC?

A aprovação do MEC é um indicador importante da qualidade de uma faculdade. O MEC realiza avaliações periódicas das instituições de ensino superior no Brasil, considerando critérios como a qualificação do corpo docente, a infraestrutura oferecida, os recursos pedagógicos, entre outros. É recomendado escolher uma faculdade de Pedagogia que possua uma boa avaliação junto ao MEC.

Esse reconhecimento (consulte através do site do eMEC) é fundamental para assegurar que um curso atenda aos padrões de qualidade necessários. Assim, é possível proporcionar uma formação sólida aos estudantes e garantir que o diploma obtido seja válido e reconhecido em todo o território nacional.

Aprovação de Pedagogia no Mercado

É relevante também considerar a aprovação da faculdade de Pedagogia no mercado de trabalho. Verifique se a instituição possui parcerias com escolas e outras instituições educacionais, e se os egressos do curso de Pedagogia têm boa inserção profissional. Pesquisar sobre o histórico de empregabilidade dos formados na instituição pode fornecer insights sobre a qualidade do curso.

No geral, uma faculdade de Pedagogia considerada boa é aquela que possui aprovação do MEC, uma boa reputação no mercado de trabalho, oferece uma grade curricular atualizada e proporciona oportunidades práticas, externas ou internas. Além disso, o estudante também deve se empenhar e aproveitar ao máximo as oportunidades durante sua formação.

Qual o perfil ideal de aluno de Pedagogia?

Não há um perfil ideal de aluno de Pedagogia, pois as pessoas que escolhem esse curso têm diferentes personalidades, interesses e motivações. No entanto, existem características de personalidade que podem ser consideradas favoráveis para quem está interessado em cursar Pedagogia.

Personalidade do estudante de Pedagogia

É muito comum que os alunos de Pedagogia tenham algumas características em comum quando o assunto é personalidade. Abaixo você verá algumas delas que podem contribuir para o seu sucesso na faculdade de Pedagogia.

  • Interesse pela educação: Geralmente possui um interesse genuíno pela área da educação, demonstrando curiosidade e vontade de compreender os processos de ensino e aprendizagem.
  • Paciência e empatia: A pedagogia lida diretamente com o desenvolvimento e o cuidado das crianças e jovens, por isso é importante que o aluno tenha paciência e seja capaz de se colocar no lugar do outro em relação às dificuldades e necessidades dos estudantes.
  • Boa comunicação: Ter habilidades de comunicação eficazes, sendo capaz de se expressar de forma clara e compreender as necessidades e dúvidas dos alunos.
  • Organização e capacidade de planejamento: A rotina de planejar aulas, preparar materiais didáticos e atividades, exige uma organização e capacidade de planejamento importantes.
Mulher e homem planejando trabalho com post-it
Organização e boa comunicação são essenciais para o pedagogo

Rotina de estudos para quem estuda Pedagogia

A rotina de estudos para o aluno de Pedagogia pode variar de acordo com cada instituição e disciplina do mesmo. No entanto, de forma geral, os alunos têm aulas teóricas, seminários, atividades práticas e estágios em escolas ou instituições educacionais.

Durante o curso, os estudantes podem participar de discussões em sala de aula, realizar trabalhos em grupo, desenvolver projetos educacionais, fazer pesquisas e participar de atividades de observação e regência de aulas. Além disso, é comum que os alunos tenham trabalhos de campo e estágios em escolas, nos quais aplicam o que estão aprendendo na prática.

Caderno com lápis e bola de papel
Projetos educacionais e pesquisas são algumas das atividades na rotina do estudante de Pedagogia

Esse estudante também contará com leituras de artigos acadêmicos e livros recomendados pelos professores, além dos seus estudos pessoais para os processos avaliativos. É fundamental estar engajado, participar ativamente das atividades e buscar aprimorar constantemente as habilidades necessárias para atuar na área da educação.

Quais as modalidades de estudo para Pedagogia?

A Pedagogia pode ser cursada em diferentes modalidades de estudo, incluindo a Educação a Distância (EAD), presencial e semipresencial. Vamos explicar um pouco sobre cada uma delas a seguir.

Dá para cursar Pedagogia EAD?

A Pedagogia na modalidade EAD permite que o estudante realize o curso de forma remota, utilizando plataformas online, com materiais e interações virtuais. O aluno tem flexibilidade para acessar o conteúdo e cumprir os prazos estabelecidos pela instituição de ensino, mas também precisa ter disciplina e organização para acompanhar os prazos das atividades e participar das interações virtuais.

Aluna estudando em computador e livro ao lado
A modalidade EAD permite um estudo flexível

Existe Pedagogia Presencial?

A modalidade presencial da Pedagogia é a mais comum e se trata de aulas que ocorrem dentro da sala de aula, na instituição de ensino. Os estudantes têm a oportunidade de interagir diretamente com os professores e colegas, participar de discussões em grupo, trabalhos práticos e atividades de campo. Essa modalidade geralmente segue uma grade fixa, com aulas em dias e horários determinados.

Tem Pedagogia Semipresencial?

A Pedagogia semipresencial é uma combinação entre a modalidade presencial e a EAD. Nessa modalidade, parte das aulas e atividades ocorrem em encontros presenciais na instituição de ensino, enquanto outra parte é realizada de forma remota, por meio de plataformas online. Essa modalidade oferece uma maior flexibilidade em comparação ao presencial, mas ainda inclui encontros presenciais regulares para aprofundamento e interação.

Colegas fazendo trabalho em faculdade
Na modalidade semipresencial, há aulas onlines e encontros interativos presenciais

Qual a duração e as matérias da faculdade de Pedagogia?

A duração do curso de Pedagogia geralmente é de quatro anos, podendo variar de acordo com o país e a instituição de ensino. Ao longo desse período, os alunos têm a oportunidade de estudar disciplinas como psicologia e sociologia da educação, didática, gestão educacional, políticas públicas, alfabetização, entre outras. 

Confira a seguir as matérias e respectiva carga horária por semestre, com base no modelo de aulas presenciais da Anhanguera de Licenciatura em Pedagogia. 

1º semestre (220h)

  • Educação e Diversidade
  • Corpo e Movimento
  • Funcionamento da Educação Brasileira e Políticas Públicas
  • Optativa I

2º semestre (220h)

  • Estratégias e Procedimentos para Alfabetização
  • Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil
  • Ludicidade e Educação
  • Optativa II

3º semestre (440h)

  • Educação Inclusiva
  • História da Educação
  • Psicologia da Educação e da Aprendizagem
  • Fundamentos da Educação
  • Campos de Experiência e Prática Educativa
  • Organização do Trabalho Pedagógico nos anos iniciais do Ensino Fundamental
  • Prat.Pedag.- Gestão da Aprendizagem

4º Semestre (460h)

  • Didática
  • Currículo e Inovações
  • Didática – Planejamento e Avaliação
  • Avaliacao na Educacao
  • Letramentos e Alfabetização
  • Prat.Pedag. nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
  • Prat.Pedag.- BNCC e a Arte De Educar

5º Semestre (640h)

  • Libras – Língua Brasileira de Sinais
  • Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa
  • Ensino e Aprendizagem da Matemática
  • Linguagem e Oralidade
  • Língua Portuguesa para Docentes
  • Projeto De Extensão I – Pedagogia
  • Estágio Supervisionado de Observação e Diagnóstico do Contexto Escolar
  • Prat.Pedag. – Identidade Docente
  • Prat.Pedag. na Educação Infantil

6º Semestre (500h)

  • Pensamento Científico
  • Educação e Artes
  • Inovação Educacional
  • Ensino e Aprendizagem da Geografia e História
  • Ensino e Aprendizagem das Ciências Naturais
  • Estágio Supervisionado de Observação do Contexto Escolar
  • Estágio Supervisionado de Diagnóstico do Contexto Escolar
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Literatura Infanto-Juvenil

7º Semestre (420h)

  • Gestão Educacional
  • Trabalho de Conclusão de Curso
  • Estágio Supervisionado de Planejamento para Intervenção
  • Gestão Pedagógica e Projeto Educativo
  • Práticas Educativas em Espaços não Escolares
  • Natureza e Sociedade
  • Atividades Complementares – Projeto de Extensão II – Pedagogia

8º Semestre (400h)

  • Sociedade Brasileira e Cidadania
  • Estágio Supervisionado de Intervenção na Educação Infantil
  • Estágio Supervisionado – Gestão Educacional
  • Optativa III
  • Optativa IV
  • Optativa V
Homem fazendo linguagem de sinais com a mão direita
Libras é um dos conteúdos da grade de Pedagogia na Anhanguera

Quais as possibilidades de especialização em Pedagogia?

Existem diversas possibilidades de especialização para profissionais formados em Pedagogia. Essas especializações permitem aprofundar conhecimentos em áreas específicas da educação, desenvolver novas habilidades e ampliar as oportunidades de atuação profissional. 

É importante ressaltar que a faculdade de Pedagogia não se limita apenas ao ensino formal. O pedagogo também pode atuar em espaços não escolares, como museus, centros culturais e organizações que promovem atividades educativas. Alguns exemplos de especializações em Pedagogia são:

  • Psicopedagogia: Tem como foco o estudo das relações entre aprendizagem e processos psicológicos. Os especializados nessa área podem atuar na identificação e intervenção de dificuldades de aprendizagem, auxiliando no desenvolvimento de estratégias pedagógicas adequadas para cada aluno.
  • Educação Especial: A especialização em Educação Especial abrange conhecimentos específicos sobre inclusão e atendimento educacional especializado para pessoas com deficiência, transtornos do espectro autista e outras necessidades educacionais especiais. 
  • Gestão Educacional: A especialização em Gestão Educacional capacita profissionais para atuarem na gestão e administração escolar, incluindo escolas, ONGs, secretarias de educação, entre outros.
  • Alfabetização e Letramento: Essa especialização aborda os processos de aquisição da leitura e escrita, ensino de português, suas regras básicas, bem como as estratégias de ensino e avaliação nessa área. Os profissionais especializados nessa área oferecem suporte pedagógico crucial no início do histórico escolar dos alunos.
Professora ajudando alunos especiais
Educação especial é uma área de especialização muito importante na Pedagogia

Quais as principais áreas para recém-formados?

Os recém-formados em Pedagogia têm diversas oportunidades de atuação profissional nas diferentes áreas que a profissão oferece. Alguns dos principais campos de trabalho para pedagogos recém-formados incluem:

  • Educação Básica: A maioria dos alunos formados em Pedagogia inicia sua carreira no magistério, com a educação básica em escolas. Nesse contexto, podem atuar como professores, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais, supervisores escolares, entre outros.
  • Educação Corporativa e Treinamento: Algumas empresas têm setores de treinamento e desenvolvimento, nos quais pedagogos podem trabalhar. Nesse contexto, eles auxiliam no planejamento e implementação de programas de treinamento, facilitação de atividades, entre outros.
  • Consultoria Educacional: Pedagogos recém-formados podem atuar como consultores educacionais, prestando serviços de assessoria e consultoria para instituições de ensino, empresas, ONGs e governos.
  • Editoras e Produção de Materiais Didáticos: Também podem trabalhar em editoras e empresas de produção de materiais didáticos, colaborando na elaboração, revisão e adaptação de materiais educacionais, livros didáticos, jogos pedagógicos e recursos multimídia.
Duas mulheres organizando projeto com homem
Pedagogos podem trabalhar em editoras, preparando materiais didáticos

Essas são apenas algumas das áreas em que pedagogos recém-formados podem atuar. É importante lembrar que as oportunidades podem variar de acordo com o contexto regional, o mercado de trabalho e as demandas educacionais específicas de cada local.

Se quer saber mais detalhes sobre as áreas de atuação em Pedagogia para você se especializar, não deixe de conferir o conteúdo completo em nosso site!

É melhor ingressar na faculdade pública ou privada?

A melhor faculdade para você ingressar sempre vai ser aquela que você quer muito! É possível encontrar boas faculdades de Pedagogia, seja ela pública ou privada. No entanto, não podemos deixar de mencionar as suas peculiaridades, assim como as vantagens de cada uma delas. Confira com mais detalhes a seguir!

Faculdade Pública em Pedagogia

Existem boas vantagens em cursar uma faculdade pública, mas lembre que a dedicação deve ser muito maior, pois a concorrência nessas universidades também costumam ser mais altas. Confira a seguir algumas vantagens de estudar em uma faculdade pública.

  • Equipe acadêmica de prestígio: os professores devem ser mestres ou doutores para alcançar essa posição na universidade, por isso, são professores mais preparados e renomados.
  • Gratuidade ou valor acessível: A maioria das faculdades públicas são gratuitas, mas algumas você ainda paga pequenas mensalidades.
  • Diploma renomado: É muito comum as pessoas darem um reconhecimento diferente para aqueles que estudaram em universidade pública, por saberem do grau de dificuldade para entrar e para concluí-la também.
Professora ajudando aluna com trabalho em computador
Ter professores especializados é uma das vantagens das faculdades públicas

Porém, não podemos deixar de frisar que também podem existir alguns aspectos não tão legais ao cursar uma faculdade pública, como, por exemplo:

  • Sofrer com greves e paralisações;
  • Atraso no tempo de formação;
  • Localização ser ruim para o aluno;
  • Infraestrutura pode estar precária.

Faculdade Privada para Pedagogia

Escolher uma faculdade privada de Pedagogia pode ser uma excelente escolha, se para você o pagamento da mensalidade não é um problema. Afinal, você pode encontrar ótimos valores e oportunidades. Confira a seguir algumas vantagens ao escolher a faculdade privada:

  • Infraestrutura mais moderna e de qualidade;
  • Algumas têm campus espalhados pela região;
  • Boa equipe acadêmica;
  • Cumprimento no prazo de formação do estudante;
  • Maior disponibilidade de vagas;
  • Maior flexibilidade de horários e turmas.
Professora dando aula em faculdade com alunos olhando para frente
As faculdades particulares podem se destacar por sua infraestrutura

Quanto custa a graduação em Pedagogia?

A graduação em Pedagogia custa uma média de R$ 200,00 a até mais de R$ 2.000,00, a depender da universidade que você escolher estudar. Além disso, os fatores de localização, modalidade, turno e até mesmo o nome da faculdade, vão influenciar diretamente no seu valor.

No entanto, você sabia que é possível estudar em uma faculdade renomada de Pedagogia e encontrar preços mais acessíveis ou até mesmo gratuidades? Isso só é possível através das famosas bolsas de estudos. Existem uma variedade de programas que podem subsidiar o seu ensino em uma faculdade privada de Pedagogia.

Tem como conseguir bolsa de estudos em Pedagogia?

É possível conseguir bolsa de estudos em Pedagogia para várias faculdades no Brasil e até mesmo fora do país, se esse for o seu objetivo. Existem as bolsas de estudos e os programas de subsídio de educação proporcionados pelo próprio governo. Confira a seguir alguns detalhes sobre elas.

  • Bolsa de estudos: É comum encontrar universidades que oferecem bolsas de estudos integrais ou parciais para alunos de Pedagogia, baseadas em mérito acadêmico, necessidade financeira ou outros critérios estabelecidos pela instituição. Além disso, muitas oferecem um desconto no momento da matrícula. 
  • ProUni (Programa Universidade Para Todos): O ProUni é um programa do governo que oferece bolsas integrais para estudantes de baixa renda que se enquadre nos seus pré-requisitos. Se quiser mais detalhes, entre no site oficial do ProUni.
  • Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior): O Fies também é um programa governamental que foi criado com o intuito de financiar o ensino dos estudantes em universidades particulares. Assim, os alunos teriam um tempo maior para pagar de volta o valor financiado. Saiba mais através do site oficial.
  • Bolsa de estudos empresariais: Algumas organizações oferecem bolsas de estudos para os seus funcionários, estagiário ou não, para investir na educação se isso for beneficiar a empresa. Geralmente essas bolsas são disponibilizadas para ajudar no financiamento dos estudos ou para apoiar pesquisas e projetos.

Como entrar em Pedagogia?

Existem diferentes formas de ingressar no curso de Pedagogia, são elas: Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e vestibulares tradicionais. A seguir vamos explicar brevemente cada uma dessas opções.

Enem

O Enem é uma das principais formas de ingresso no ensino superior no Brasil. Os estudantes realizam o exame, que abrange diversas áreas do conhecimento, e utilizam sua nota para concorrer a vagas em instituições de ensino que utilizam o Enem como critério de seleção. Muitas universidades, inclusive, adotam o Sisu como forma de seleção com base nas notas do Enem.

Sisu

O Sisu é um sistema informatizado do Ministério da Educação que permite o acesso a vagas em instituições públicas de ensino superior. Após a divulgação das notas do Enem, os estudantes podem se inscrever no Sisu e selecionar os cursos e instituições de sua preferência. Com base na nota do Enem, são feitas as classificações e chamadas para as vagas disponíveis.

Vestibular

Algumas instituições de ensino ainda realizam vestibulares próprios, que são processos seletivos específicos daquela instituição. Nesse caso, os estudantes devem ficar atentos aos editais, datas e critérios de inscrição para participar do vestibular e concorrer a uma vaga no curso de Pedagogia.

Quais as exigências para se formar em Pedagogia?

Para se formar em Pedagogia, é necessário cumprir algumas exigências estabelecidas pelo curso e pela instituição de ensino. As exigências podem variar de acordo com cada instituição, mas, além da conclusão das disciplinas, existem outras três exigências comuns que são importantes de serem mencionadas.

Estágio Obrigatório em Pedagogia

A maioria dos cursos de Pedagogia exige a realização de estágios obrigatórios em instituições educacionais, como escolas de educação infantil, ensino fundamental e médio. Durante esses estágios, o aluno tem a oportunidade de vivenciar a prática pedagógica, aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos e desenvolver habilidades de planejamento, ensino e avaliação.

Professora cumprimentando aluno com toque de mão
Fazer estágios em escolas é uma maneira de colocar o aprendizado em prática

Enade para Pedagogia

O Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) é obrigatório para os estudantes de Pedagogia, assim como alunos de outros cursos. A participação no Enade é obrigatória para os estudantes selecionados conforme critérios estabelecidos pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Geralmente, a participação ocorre no último ano do curso, próximo à conclusão da graduação.

Os estudantes que não realizarem o Enade ou obtiverem uma participação irregular podem enfrentar consequências, como a impossibilidade de colar grau e receber o diploma. Além de ser um requisito para a conclusão do curso, a participação no Enade também é importante para a avaliação da qualidade dos cursos de graduação pelo MEC. 

TCC de Pedagogia

É comum que os estudantes de Pedagogia tenham que elaborar um trabalho de conclusão de curso, também conhecido como TCC, que pode ser uma monografia, um projeto de intervenção educacional ou outra modalidade de trabalho acadêmico. O TCC permite ao aluno aprofundar-se em um tema específico relacionado à área da educação e demonstrar suas habilidades de pesquisa e produção acadêmica.

Aluna fazendo apresentação de TCC
O TCC ou monografia pode ser exigido para a formação da pessoa em Pedagogia

Vale a pena se formar em Pedagogia?

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”

Nelson Mandela

Vale a pena se formar em Pedagogia se você enxerga o poder transformador da educação na sociedade, assim como Nelson Mandela, renomado líder político e ativista. Por mais que saber se a faculdade de Pedagogia vale a pena vai depender do decorrer do curso, ter a paixão pela educação e acreditar n o seu potencial pode ser um bom começo.

Existem outros fatores importantes a se considerar antes de escolher a faculdade de Pedagogia, são eles: fator salarial e o investimento que você terá ao longo desse curso. Porém, se você der o seu melhor e fazer as coisas com paixão, o seu retorno financeiro pode compensar muito a sua escolha!

Salário para formados em Pedagogia

O salário para formados em Pedagogia costuma iniciar em torno de R$ 2.500,00, mas pode variar consideravelmente de acordo com vários fatores, como por exemplo: localização, especializações, entre outros. A depender da área de atuação, o salário inicial aumenta para esse profissional, por isso, o importante é construir carreira em um local e área do seu agrado, se dedicando ao máximo.

Investimento X Retorno para Pedagogia

O investimento na faculdade de Pedagogia não é muito alto e o seu retorno pode vir rapidamente se você buscar as áreas de atuação mais bem pagas no mercado. Além disso, para você ter um retorno mais rápido é importante ficar atento às oportunidades de estágio remuneradas durante a sua graduação e investir em boas especializações.

No entanto, ao considerar o investimento e o retorno do curso de Pedagogia, é relevante levar em conta não apenas a parte financeira, mas também o potencial de crescimento na carreira, o desenvolvimento profissional, a satisfação pessoal e a importância social do trabalho realizado. Cada indivíduo deve avaliar esses aspectos de acordo com seus próprios objetivos e valores.

Veja também: no Papo Reto, saiba se vale a pena fazer Pedagogia EAD!

Por que cursar Pedagogia na Anhanguera?

Agora que já conhece as principais informações sobre a área da Pedagogia, não perca tempo. Faça a faculdade de Pedagogia na Anhanguera para ter uma formação de qualidade e fique preparado para atuar no mercado de trabalho!

Na Anhanguera, você terá um apoio personalizado, tendo aulas com um corpo docente formado por especialistas, mestres e doutores experientes. Se inscreva no vestibular agora mesmo através do nosso site e pague mensalidades que cabem no seu bolso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 162

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!