Língua de Libras: entenda tudo sobre a língua de sinais!

Você sabia que hoje temos mais de 9 milhões de pessoas surdas em todo o Brasil, segundo o MEC (Ministério da Educação)? E boa parte delas se comunica por meio da Língua de Libras.

Essa língua é importante tanto na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva, quanto também permite a inclusão delas na sociedade. Por isso, cada vez mais tem se tornado importante saber mais sobre ela e, principalmente, sobre a figura do intérprete de Libras.

Trazemos a seguir todas as informações que você deve saber sobre o tema. Continue lendo e saiba mais!

O que é a Língua de Libras?

Libras é a sigla para Língua Brasileira de Sinais e é um sistema linguístico com o qual as pessoas com deficiência auditiva se comunicam.

Ela é formada por um código linguístico gestual-visual, que utiliza tanto de gestos feitos pelas mãos quanto expressões para comunicação. Possui, também, uma organização gramatical própria, com uma forte estrutura que garante maior objetividade para as frases.

Ela é caracterizada por uma estrutura de movimentos feitos com as mãos e, também, precisa estar alinhada com expressões faciais, para que a pessoa surda entenda todas as nuances do que está sendo dito. Esse conjunto permite demonstrar, por exemplo, quando há uma expressão irônica, sarcástica ou uma frase negativa.

Cada palavra pode ter um sinal específico e, quando ainda não foi definida, o intérprete pode sinalizá-la por meio da soletração com o alfabeto em Libras.

Por que chamamos de língua em vez de linguagem de sinais?

Você provavelmente vai ver algumas denominações chamando Libras de “linguagem” e pode até parecer um sinônimo, mas sabia que isso não é verdade?

Pois é, as denominações “língua” e “linguagem” possuem suas diferenças e isso faz muita diferença na compreensão do que é Libras.

Ao começar a estudar Libras, você percebe que ela é estruturada, tal como a nossa língua Portuguesa: possui regras, estruturas, sintaxe, semântica e pragmática próprias – todas as características que uma língua própria possui.

Uma linguagem não é necessariamente uma língua. Ela pode ser apenas um mecanismo de transmissão de ideias, que pode ser verbal ou não-verbal. Por exemplo, temos a linguagem escrita, gestual, visual, audiovisual, entre outras.

Inclusive, você sabia que pode ser preciso ter um tradutor entre línguas de sinais? Pois é, se uma pessoa com deficiência auditiva for aos Estados Unidos e utilizar Libras para se comunicar, poderá ter dificuldades, já que lá a língua padrão de sinais é a American Sign Language (ASL).

Qual a importância do intérprete de Libras?

O intérprete de Libras é um profissional essencial nas dinâmicas do dia a dia de pessoas com deficiência auditiva. Ele é o responsável por fazer a interpretação da língua portuguesa, na sua abordagem oral-auditiva (ou seja, a falada) para a visuoespacial (ou seja, visual-gestual, por meio de sinais e expressões).

Eles, portanto, ajudam na comunicação de maneira neutra, permitindo que a comunidade surda possa ter acesso a conteúdos audiovisuais, participar de aulas, se comunicar facilmente no trabalho, entre outras possibilidades.

Com isso, ele é um agente importante na inclusão dessas pessoas na sociedade, evitando que elas fiquem excluídas por dificuldades de comunicação com indivíduos sem deficiência.

Como é o mercado de trabalho para o intérprete de Libras?

Desde 2007 temos regulamentada no Brasil a profissão de intérprete de Libras, o que foi uma conquista muito importante para a comunidade de pessoas surdas no país.

Afinal, essas pessoas ajudam na compreensão da comunicação em língua portuguesa (utilizada por pessoas não-surdas) para quem apenas se comunica em Libras, promovendo acessibilidade. Mesmo que uma pessoa surda leia bem em português, por exemplo, ela não conseguirá acompanhar um discurso ao vivo na TV ou uma aula sem um intérprete.

Com as políticas de inclusão social cada vez mais fortes, principalmente por uma luta feita pela comunidade de pessoas surdas, há cada vez mais a presença desses profissionais em diferentes espaços.

Por exemplo, escolas inclusivas precisam da presença desse profissional caso tenham alunos com deficiência auditiva, para que eles possam acompanhar as aulas ao lado de outros colegas.

Da mesma forma, nos conteúdos ao vivo (por exemplo, lives, transmissões televisivas, conteúdos jornalísticos, entre outros), a presença do intérprete tem sido cada vez mais forte, para proporcionar uma comunicação inclusiva e acessível para todos.

Por isso, o mercado de intérprete de Libras está bastante aquecido. Segundo o site Salário, entre os meses de dezembro de 2021 e novembro de 2022, ocorreu um aumento de 68,97% de contratações formais destes profissionais, com o regime CLT de trabalho.

Ainda temos os casos em que o intérprete é contratado de forma freelancer para situações específicas (por exemplo, para participar de uma série de vídeos transmitidos no YouTube) e não se enquadram na estatística anterior.

Como aprender sobre a Língua de Libras?

Ficou interessado em aprender sobre a Língua de Libras e poder atuar como intérprete? Para isso, você precisa ter o certificado de um curso profissionalizante na área ou, então, um curso técnico ou formação superior em Letras/Libras.

Para quem busca uma rápida inserção no mercado de trabalho, a opção do curso profissionalizante pode ser a melhor, sem colocar em risco o seu aprendizado.

Com ele, em poucos dias ou semanas, você estará preparado para poder trabalhar no mercado ou, ainda, poder se comunicar com pessoas próximas (como parentes e amigos) que sejam falantes do idioma Libras.

Aprenda a Língua de Libras e torne-se um ótimo intérprete com um curso profissionalizante

A Língua de Libras é fundamental para a não marginalização de pessoas surdas na sociedade. Por isso, a figura do intérprete é essencial e está cada vez mais sendo demandada no mercado de trabalho.

Se você está em busca de atuar em uma área com alta demanda e, ao mesmo tempo, com forte papel social, essa é a sua oportunidade. Faça seu curso profissionalizante para aprender este idioma na Anhanguera!

Conte com o melhor corpo docente, com aulas totalmente online e em poucas horas ou dias, já estará preparado para começar a atuar nessa área.

Faça sua inscrição e mude já a sua carreira.

Qual o objetivo da Libras?

A Libras é uma língua própria utilizada por pessoas surdas, intérpretes e demais pessoas que visa estabelecer comunicação gestual-visual para quem tem dificuldades auditivas e, portanto, não consegue acompanhar a linguagem oral.
Ela é importante não só para o desenvolvimento educacional e social da pessoa surda, mas também auxilia nos aspectos emocionais e subjetivos de sua formação.

A língua Libras é considerada oficial no Brasil?

Sim. Em 2022, no governo Fernando Henrique Cardoso, foi assinada a Lei nº 10.436, que reconheceu Libras como uma das línguas reconhecidas no Brasil, resultado de uma ampla luta da comunidade surda no país.
Contudo, ainda há uma luta para o reconhecimento da Libras como segundo idioma nacional. Mesmo que ela seja reconhecida como uma língua, segundo a Constituição Federal, a única língua oficial ainda é o português – que não é o mesmo que Libras.

Quais são os 5 parâmetros da língua de sinais?

A estrutura da língua de sinais é baseada em 5 parâmetros que ajudam na formação da comunicação: (1) configuração das mãos, (2) pontos de articulação, (3) movimento, (4) orientação e (5) expressões não-manuais.
Esse segundo é importante, pois fala da importância da expressão facial e/ou corporal na comunicação da língua de Libras.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 41

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados