Graduação de Empreendedorismo e Novos Negócios: para quem é indicado?

Graduação de Empreendedorismo

O curso de Empreendedorismo e Novos Negócios é destinado a todos que almejam dar início ao próprio negócio. Profissionais que já estão empregados também podem aproveitar os conhecimentos adquiridos na graduação para propor, planejar e executar projetos mais inovadores e criativos.

Entrar no curso de Empreendedorismo, em todos os casos, é explorar novas habilidades. E como é um universo vasto, é comum ter receios e dúvidas. Uma das perguntas que muitos se fazem é: será que eu tenho o perfil indicado para ser um empreendedor?

De cara, podemos dizer que não existe um perfil fechado e definitivo de um empreendedor, afinal, as pessoas têm estilos e desejos muito diferentes. No entanto, podemos elencar competências que favorecem os resultados de um estudante de Empreendedorismo e, posteriormente, a sua atuação profissional.

A seguir, veja se você tem o perfil com as habilidades indicadas para a faculdade de Empreendedorismo e Novos Negócios.

Liderança

A liderança não é um estereótipo encontrado apenas na figura de um chefe. A postura de um líder é necessária para propor novas ideias e prezar pelo equilíbrio emocional em qualquer cargo ou área de atuação.

Quando falamos sobre o empreendedor, a atividade de liderar ganha algumas particularidades. Quem pretende ter o próprio negócio entende que a liderança deve ser a habilidade de inspirar pessoas e motivar as ações de um grupo.

Ser o dono de um negócio não significa ser um líder. Essa é uma posição construída, sobretudo, pela capacidade de assumir responsabilidades e pela valorização das opiniões de quem trabalha ao seu lado.

Capacidade de planejamento

Uma ideia só sai do papel quando é bem planejada, e um empreendedor age dessa maneira para alcançar seus resultados. É preciso definir prazos, etapas, responsáveis, indicadores e metas claras. Sem esse planejamento, não é possível ser o agende da mudança do seu próprio negócio.

No curso tecnólogo em Empreendedorismo, o graduando pode colocar sua capacidade de planejamento em matérias como Gestão de Indicadores, Pesquisa e Inteligência de Marketing e Análise de Investimentos.

Sendo uma das faculdades com duração de dois anos, você aprende tudo que precisa de uma maneira concisa para entrar no mercado de trabalho.

Ambição

Muita gente confunde a ambição com a ganância, que é a vontade exagerada de conquistar tudo, sem controle ou planejamento. Ser uma pessoa ambiciosa, por outro lado, significa que você tem propósitos e metas para chegar aonde deseja. Por isso, o empreendedor inteligente usa a ambição com estímulo para chegar mais longe.

É importante que a ambição venha junto à capacidade de planejamento. Dessa forma, você consegue sempre usá-la a favor dos seus objetivos.

Proatividade

O próprio nome já diz, certo? Uma pessoa proativa não espera uma ordem ou orientação. Ela simplesmente parte para ação. Quem tem essa característica tende a encontrar informações e oportunidades com maior facilidade, tudo de que um empreendedor precisa!

A pessoa proativa pode até errar e sofrer as consequências disso, mas os obstáculos servem como aprendizado para evitar os erros futuros. Mas não precisa se preocupar se você não sente que é uma pessoa proativa.

A proatividade, na verdade, desenvolve-se com o tempo. É fazer sempre e procurar fazer melhor. A experiência em determinada área pode ajudar muitos a substituir o medo pela coragem.

A faculdade é um ótimo lugar para desenvolver a proatividade! Procure se envolver nas atividades, tire suas dúvidas e tenha disposição para encarar novas ideias.

Pragmatismo

O empreendedor pragmático preza pelo planejamento e, sobretudo, pelas ações colocadas em prática. As ações devem chegar a resultados esperados, sem muitos rodeios nem adiamentos.

Para uma pessoa pragmática, uma ideia só consegue se provar bem-sucedida quando aprovada na realidade. Em outras palavras, não há teoria sem prática. Também não há prática sem teoria, pois uma ação sem fundamentos não é previsível.

Criatividade

Grandes empresários não chegariam aonde estão sem a criatividade, que nada mais é que a capacidade de criação.

Walter Disney, por exemplo, conseguiu dar asas à sua imaginação e criou uma indústria do entretenimento famosa até hoje, a Disney. O empreendedor sueco Daniel Ek iniciou cedo sua carreira criando sites para clientes, mas logo decidiu dar início a um projeto mais ambicioso, tornando-se cofundador do Spotify.

Os exemplos são muitos. Em todos os casos, novas ideias não nascem do zero. Muitas pessoas são criativas por natureza, mas a boa notícia é que a criatividade pode ser trabalhada.

Aprender algo novo, articular ideias diferentes e resolver problemas são práticas simples que os empreendedores colocam em prática.

Gosto pelo aprendizado

Por último, mas não menos importante, o gosto pelo aprendizado! Reconhecer a necessidade de aprender coisas novas, buscar novos caminhos e soluções é, sem dúvidas, uma das marcas do perfil para os cursos de Empreendedorismo.

Os empreendedores estão em busca de novidades para melhorar seus produtos e alcançar um público maior. Para isso, investem em cursos, treinamentos, oficinas e especializações. São profissionais guiados pelo desejo de crescimento e de autorrealização.

Você pode desenvolver essas competências para crescer no empreendedorismo desde o período de faculdade. Aqui na Anhanguera, queremos ajudar na sua evolução profissional, e por isso você (estudante da Anhanguera) ganha acesso exclusivo às seguintes iniciativas:

  • Aula Destaque: aulas exclusivas sobre diversas áreas com profissionais bem-conceituados no mercado de trabalho;
  • Trilhas de Carreira: atividades extracurriculares não obrigatórias 100% online sobre gestão de pessoas, finanças, mídias digitais etc. Ao final de uma trilha, você ganha um certificado para potencializar seu currículo profissional;
  • Estudos Dirigidos (ED’s) ou Habilidades Digitais: treinamentos online sobre as habilidades digitais mais procuradas no mercado de trabalho, como cultura digital, mindset ágil, marketing digital e design thinking.

Ao se tornar aluno da Anhanguera, você ainda ganha acesso a vagas de estágio e de emprego condizentes com seu perfil divulgadas no Canal Conecta, um portal nacional de empregabilidade.

Venha se inscrever no vestibular da Anhanguera!

O primeiro passo para uma carreira de sucesso é uma formação profissional, de preferência em uma faculdade com boa reputação no mercado de trabalho. Então, se você gostou da graduação de Empreendedorismo na Anhanguera, não perca tempo e comece a investir na sua carreira.

O vestibular da Anhanguera está de portas abertas para novas inscrições. Aproveite para fazer sua de forma online e gratuita!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.