Faculdade de Empreendedorismo: Saiba tudo sobre esse curso

Graduação de Empreendedorismo

A Faculdade de Empreendedorismo proporciona ampla compreensão sobre Negócios e Empreendedorismo, abordando desde a concepção e Desenvolvimento de Negócios até a implementação e gestão de inovação. 

Se você sonha em ter seu próprio negócio, ou vive pensando em como criar ou melhorar novos produtos e serviços, a carreira empreendedora pode ser a escolha perfeita para você.

Como é o curso de Empreendedorismo?

O curso Tecnólogo em Empreendedorismo é composto por 2 ciclos de formação. 

Básico: disciplinas generalistas como Gestão de Projetos, Matemática Financeira e Sociologia. 

Específico: disciplinas de caráter técnico como Estratégia Empresarial, Negociação, Planejamento, Inteligência de Marketing e Empreendedorismo. 

Ao final do curso, você será capaz de: 

  • Planejar, abrir e gerenciar seu próprio negócio;
  • Planejar, organizar e gerenciar unidades em empresas de diversos portes;
  • Identificar oportunidades e usar as ferramentas necessárias à prática empreendedora;
  • Potencializar e expandir negócios já existentes.
mulher selecionando símbolos de marketing digitais
Inteligência de Marketing faz parte de um curso mais específico

Quais os tipos de Graduação em Empreendedorismo?

A graduação em Empreendedorismo é oferecida pelas instituições de ensino no tipo Tecnólogo.

Tecnólogo em Empreendedorismo

O Tecnólogo em Empreendedorismo possui foco na prática e na segmentação do conhecimento. 

O curso é dividido em 4 semestres, e por ser um curso mais objetivo, as aulas são dinâmicas e organizadas para te ajudar a adquirir repertório de forma rápida, sem abrir mão da qualidade. 

Cursos de nível superior nesse formato normalmente são caracterizados pelo menor tempo de duração, e em praticamente metade do tempo de um bacharelado, você se forma e já pode começar a atuar na área.

Bacharelado em Empreendedorismo

Não existe curso de Bacharelado em Empreendedorismo. Graduações do tipo bacharelado possuem um currículo mais abrangente, que oferece uma visão generalista e ampla, com formação teórica e matérias que cobrem diversas possibilidades dentro de uma mesma área.

Nesse caso, se você está buscando um bacharelado que se conecte ao campo dos negócios e do empreendedorismo, o curso de Administração é uma excelente opção.

Licenciatura em Empreendedorismo

Para Empreendedorismo não existe um curso de licenciatura. Para os profissionais que desejam dar aula sobre o assunto, as opções mais indicadas são buscar uma pós-graduação para especialização e uma formação pedagógica, podendo assim lecionar em Escolas ou Faculdades de Negócios.

O curso de Empreendedorismo é bom?

O curso de empreendedorismo é uma excelente opção para quem deseja enfrentar os desafios transformadores do mundo dos negócios. 

Este curso é um mergulho prático no universo do empreendedorismo, além de nutrir habilidades como pensamento criativo, resolução de problemas e liderança, que serão valiosas não apenas no contexto empresarial, mas também em outros aspectos de sua vida, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional. 

moça liderando conversa em reunião
A formação ajuda a desenvolver habilidades de liderança

O curso de Empreendedorismo é aprovado no MEC?

A graduação em Empreendedorismo é sim aprovada pelo MEC. Ser aprovado pelo Ministério da Educação é requisito essencial para o seu diploma ser respeitado no mercado de trabalho.

É esse selo de aprovação que irá garantir a validade do seu diploma em todo território nacional, comprovando que o curso realmente atende o padrão de qualidade exigido pelos órgãos reguladores.

Quando você estiver em dúvida sobre aprovação de um curso, em poucos passos é possível consultar se o mesmo é reconhecido pelo MEC e se a instituição de ensino que você pretende escolher também tem autorização para oferecê-lo. 

Aprovação do curso de Empreendedorismo no Mercado 

A aprovação do curso de Empreendedorismo no mercado reflete a crescente valorização das habilidades empreendedoras em diversas esferas profissionais. 

Em geral, quem cursa Empreendedorismo tem o objetivo de abrir ou gerenciar melhor algum negócio. No entanto, é comum que o profissional formado nessa área atue em diversas organizações, devido a versatilidade de suas habilidades. 

Além disso, os cursos de Empreendedorismo oferecem oportunidades de networking que proporcionam aos alunos insights valiosos, orientação prática e parcerias. 

E para empreendimentos próprios, os desafios são grandes, mas os retornos financeiros podem ser bastante recompensadores.

rede de pregos e linhas conectados
O curso oferece boas oportunidades de networking

Qual o perfil ideal do aluno de Empreendedorismo? 

O perfil ideal do aluno de Empreendedorismo incorpora uma combinação de características como o interesse por negócios e a capacidade de avaliar riscos e tomar decisões. 

Ânimo e persistência são também fundamentais para o aluno que deseja se tornar um empreendedor de sucesso. 

“Eu acho que os empreendedores salvarão o Brasil. Peço que eles não desanimem na primeira dificuldade, peço que eles continuem.”

Jorge Paulo Lemann 

Para ser um profissional de excelência, é imprescindível ainda gostar de lidar com pessoas, ter boa comunicação, ser disciplinado, flexível e organizado, além de se manter sempre atualizado com relação ao cenário global em seus diversos aspectos e tendências. 

Personalidade do aluno de Empreendedorismo 

A personalidade do aluno de Empreendedorismo reflete a natureza dinâmica e desafiadora do mundo dos negócios, combinando traços como: 

  • Inovação e Criatividade: uma mente inovadora e criativa é capaz de gerar ideias originais e abordagens únicas para resolver problemas. 
  • Iniciativa e Proatividade: empreender exige não esperar que as oportunidades surjam. Em vez disso, tomar iniciativa e buscar ativamente maneiras de criar valor e impacto é o que levará o profissional em direção ao Empreendedorismo Inovador. 
  • Curiosidade e Aprendizado Contínuo: alunos de Empreendedorismo são movidos pela curiosidade e busca por conhecimento, aprendendo com novas experiências e atenção às tendências de mercado. 
  • Adaptabilidade e Resiliência: a natureza volátil dos negócios exige uma personalidade adaptável e resiliente. Os alunos de Empreendedorismo precisam enfrentar os desafios com determinação e persistência, aprendendo com as adversidades e ajustando suas abordagens quando necessário. 
  • Liderança Empreendedora e Inspiradora: a capacidade de motivar e influenciar positivamente as pessoas ajuda na construção e gestão de equipes coesas e focadas. 
  • Comprometimento: a paixão pelo que faz e o comprometimento com os objetivos são características que impulsionam os alunos a superar obstáculos e a se dedicar ao sucesso de seus projetos. 
moça escrevendo em lousa branca
Aprendizado contínuo e comprometimento é essencial no Empreendedorismo

Rotina de estudos para quem estuda Empreendedorismo 

A rotina de estudos durante o curso de Empreendedorismo pode variar de acordo com a grade das matérias de cada semestre e é totalmente focada no exercício profissional. 

A duração do curso superior de tecnologia é mais curta do que o Bacharelado. Isso permite que a grade curricular seja enxuta, com uma abordagem mais específica, voltada diretamente para a realidade do mercado de trabalho. 

Em 2 anos você terá o diploma em mãos e estará preparado para iniciar a carreira. E na opção EAD, a rotina de estudos será ainda mais tranquila. Essa modalidade te permite assistir as aulas de acordo com sua disponibilidade de horários, podendo conciliar os estudos com o trabalho e lazer de forma equilibrada. 

E para concluir a faculdade, verifique com a instituição de ensino escolhida se será necessário apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Para cursos tecnólogos, a entrega do TCC pode ser optativa, ficando a cargo da instituição exigir ou não essa avaliação para conclusão do curso.

Quais as modalidades de estudo para Empreendedorismo?

A graduação de Empreendedorismo é oferecida nas modalidades EAD e Semipresencial. Entenda mais sobre essas modalidades:

Curso de Empreendedorismo EAD

A graduação em Empreendedorismo EAD é 100% online. Essa modalidade de ensino oferece mais flexibilidade para o aluno, que pode estudar quando puder e onde quiser. 

As aulas são ensinadas por meio de Disciplinas Interativas em um Ambiente Virtual de Aprendizado, com o apoio de material didático digital. A interação com os colegas pode ser feita por meio de fóruns interativos e o suporte virtual é contínuo. 

Durante esse período, o aluno não precisa comparecer à faculdade para assistir às aulas, realizar atividades ou entregar trabalhos. A presença do aluno pode ser necessária apenas para a realização de provas semestrais.

O diploma dessa modalidade, assim como os cursos presenciais, tem a mesma validade. Inclusive, estudar a distância ajuda o aluno a adquirir novas habilidades digitais, que serão necessárias durante a jornada universitária.

moça estudando com computador em cafeteria
O diploma EAD tem a mesma validade que o presencial

Curso de Empreendedorismo no modelo Semipresencial

A faculdade semipresencial de Empreendedorismo é feita de forma híbrida, misturando aulas presenciais e a distância.

Nesse sistema, algumas disciplinas são lecionadas em laboratórios. Nesse caso é necessário que o aluno se desloque até a instituição para participar das aulas práticas. Isso é feito para que a sua graduação tenha o mesmo conteúdo dos cursos que são 100% presenciais.

Nessa modalidade as aulas online ficam gravadas e são disponibilizadas no mesmo formato que os cursos EAD, e as aulas presenciais possibilitam que o aluno usufrua dos benefícios que uma graduação presencial oferece.

Curso de Empreendedorismo Presencial

No curso presencial o aluno comparece diariamente na universidade, acompanha as aulas em sala de aula, participa das atividades complementares e tem contato direto com professores e colegas.

Os horários das turmas são fixos e os valores das mensalidades são maiores devido aos custos das instalações físicas. E as disciplinas são teóricas e práticas de acordo com as Diretrizes curriculares para Empreendedorismo estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Lembrando que esse curso tecnológico normalmente não é oferecido na modalidade presencial. Por isso, sempre consulte as opções disponíveis antes de realizar a matrícula.

rapaz em biblioteca pegando livro
No presencial, os cursos podem ser mais caros devido às instalações

Qual a duração e as matérias do curso de Empreendedorismo? 

A faculdade de Empreendedorismo tem duração de 4 semestres, ou seja, 2 anos, distribuídos em uma carga horária de 1.700 horas. E  as matérias do curso são organizadas da seguinte forma:

1º semestre (300h)

  • EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO;
  • GESTÃO DE PROJETOS;
  • MODELOS DE GESTÃO;
  • RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL;
  • SOCIEDADE BRASILEIRA E CIDADANIA.

2º semestre (300h)

  • COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO CORPORATIVA – OPTATIVA;
  • GESTÃO DE PESSOAS;
  • LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL APLICADA;
  • MATEMÁTICA FINANCEIRA;
  • MÉTODOS QUANTITATIVOS.

3º semestre (530h)

  • ANÁLISE DE CUSTOS;
  • ESTRATÉGIA EMPRESARIAL E NEGOCIAÇÃO;
  • GESTÃO MERCADOLÓGICA NA ERA DIGITAL;
  • PESQUISA E INTELIGÊNCIA DE MARKETING;
  • PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTÁRIO;
  • PROJETO DE EXTENSÃO I – EMPREENDEDORISMO.

4º semestre (570h)

  • ANÁLISE DE INVESTIMENTOS E FONTES DE FINANCIAMENTO;
  • COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR;
  • GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS;
  • GESTÃO DA INOVAÇÃO – OPTATIVA;
  • PROJETO DE EXTENSÃO II – EMPREENDEDORISMO;
  • ATIVIDADES COMPLEMENTARES.
homem fazendo contas em calculadora
Matemática Financeira é uma das disciplinas do curso

Quais as possibilidades de especialização em Empreendedorismo? 

Existem muitas possibilidades de especialização em Empreendedorismo, como por exemplo: 

  • Empreendedorismo Digital: focada no ambiente online, abordando estratégias para criar e gerir negócios na era digital, incluindo comércio eletrônico, marketing digital e presença online. 
  • Empreendedorismo Social e Empreendedorismo Sustentável: concentra-se em empreendimentos com impacto social positivo, abordando questões sociais e ambientais, além de estratégias para sustentabilidade. 
  • Gestão de Startups e Empreendedorismo: essa especialização é específica para gestão de startups, incluindo captação de recursos, desenvolvimento de produtos mínimos viáveis (MVPs) e escalabilidade. 
  • Empreendedorismo Global: aborda estratégias específicas para empreender em contextos internacionais, considerando desafios culturais, regulatórios e de mercado. 
  • Empreendedorismo Acadêmico: empreendedorismo acadêmico é a aplicação dos princípios empreendedores no contexto da educação. 
  • Empreendedorismo Tecnológico: é o Empreendedorismo de Base Tecnológica, focado em empreendimentos relacionados à tecnologia, como startups de software, hardware e inovações tecnológicas. 

Importante ressaltar que a competitividade faz parte do mundo do trabalho, e isso exige dos profissionais diferenciais para se destacar. 

Cada especialização, como essas citadas até aqui, oferece oportunidades únicas, permitindo que os profissionais da área escolham caminhos que se alinhem as suas habilidades e aos seus objetivos de carreira.

moça fazendo vídeo sobre maquiagem
Empreendedorismo digital é uma das especialidades da área

Quais as principais áreas para recém-formados em Empreendedorismo? 

São muitas as áreas para recém-formados em Empreendedorismo, e quando falamos de Empreendedores, estamos falando principalmente de profissionais que buscam construir seu próprio negócio ou trabalhar de forma autônoma. 

Entre os principais tipos de empreendedores, podemos citar: 

  • Empreendedor Individual: essa é uma categoria simplificada de registro empresarial no Brasil, destinada a trabalhadores autônomos. Além da facilidade na formalização, essa categoria é adequada para pequenos empreendedores com faturamento anual limitado. 
  • Empreendedor Serial: esse tipo de empreendedor se destaca por iniciar, desenvolver e até mesmo vender múltiplos negócios ao longo de sua carreira. Esse empreendedor é caracterizado pela busca contínua por novas oportunidades de negócios, demonstrando uma predisposição para iniciar e gerenciar várias empresas ao longo do tempo. 
  • Empreendedor de Franquias: começar a empreender com franquias é uma possibilidade escolhida por muitos profissionais que querem ter seu próprio negócio, mas que ainda não possuem uma ideia validada ou definida. Franquias, normalmente já possuem modelo de negócio validado, oferecendo estrutura, suporte e respaldo de uma marca reconhecida no mercado. 

E para aqueles que buscam empreender em unidades de negócios ou segmentos já estabelecidos, existem várias instituições que empregam profissionais com perfil empreendedor: 

  • Startups;
  • Órgãos Públicos;
  • Indústrias;
  • Comércio e Serviços;
  • Instituições financeiras;
  • Empresas de planejamento, assessoria e consultoria;
  • Organizações Não Governamentais;
  • Instituições de ensino;
  • Institutos e centros de pesquisa.
homem clicando em símbolo de loja com outras conectadas a ela
Empreendedorismo de franquias é uma possibilidade de atuação

É melhor ingressar na faculdade pública ou privada?

As faculdades públicas e privadas possuem particularidades, e cabe à você considerar essas características para tomar a melhor decisão na hora de estudar.

A escolha entre uma faculdade pública ou privada depende de vários fatores, como custo, qualidade acadêmica, recursos disponíveis e preferências pessoais.

As faculdades públicas são muito mais concorridas. Já as faculdades privadas possuem muito mais vagas disponíveis, o que torna o ingresso a uma instituição privada mais simples.

Em contrapartida, faculdades públicas geralmente são mais acessíveis financeiramente e oferecem recursos amplos, enquanto faculdades privadas podem ter programas especializados e redes de ex-alunos fortes.

Nos dois casos é possível encontrar instituições de qualidade, mas é importante lembrar que o comportamento do estudante durante a graduação é o que mais influencia na qualidade da formação.

Considere seu orçamento, os programas oferecidos, a reputação acadêmica e o ambiente de aprendizado ao tomar sua decisão. Ambas têm vantagens, então a escolha depende das suas necessidades e objetivos individuais.

Faculdade Pública em Empreendedorismo

A faculdade pública em Empreendedorismo é gratuita, mas muito concorrida. E por ser um tipo de instituição financiada pelo governo, a ausência de mensalidades é um grande atrativo.

Dessa forma, podemos listar como principais pontos positivos para escolher uma instituição pública, além da ausência de mensalidades, a qualidade acadêmica composta por professores de renome, o que aumenta o reconhecimento e valorização no mercado de trabalho.

Já como pontos negativos, além da alta concorrência, é muito comum que instituições públicas sejam mais burocráticas e tenham uma infraestrutura de menor qualidade. O que faz com que novas metodologias de ensino, como os cursos EAD, não sejam inseridas em suas grades curriculares com tanta facilidade.

blocos de pessoas em direção em direção a bloco de troféu em fundo azul
A faculdade pública tem bastante concorrência

Faculdade Privada para Empreendedorismo

A faculdade privada para Empreendedorismo pode oferecer muitas vantagens como: infraestrutura moderna, programas acadêmicos especializados, grade de horários flexíveis, turmas possivelmente menores, acesso a uma rede de ex-alunos robusta e uma abordagem mais personalizada para o ensino.

Apesar de existir a necessidade de pagar mensalidade para cursar uma faculdade privada, existem inúmeras possibilidades de bolsas e descontos que facilitam o ingresso nesse tipo de instituição.

No entanto, é importante que o aluno procure por instituições que atendam às necessidades e metas de carreira. Por isso, é essencial pesquisar cuidadosamente as opções considerando fatores como reputação da faculdade, recursos oferecidos e oportunidades de estágio.

Quanto custa a faculdade de Empreendedorismo?

A mensalidade do curso de Empreendedorismo vai variar de acordo com alguns parâmetros que são muito importantes para a tomada de decisão, como modalidade do curso e qualidade da instituição de ensino.

Na Anhanguera, por exemplo, o aluno pode cursar Empreendedorismo na modalidade Semipresencial ou EAD, que conta com uma infraestrutura digital de ponta e formas de ingresso facilitadas, onde o valor pago pelo aluno pode diminuir com os programas de bolsa de estudo ou opções de descontos na mensalidade.

Confira o valor das mensalidades na página do curso de Empreendedorismo no site.

Tem como conseguir Bolsa de Estudos para a Faculdade de Empreendedorismo?

Caso você ainda se sinta inseguro devido aos valores das mensalidades, fique tranquilo que na Anhanguera existem muitas opções de bolsa de estudo, benefícios e convênios para a Faculdade de Empreendedorismo, que irão te ajudar a pagar a faculdade e se tornar um profissional de sucesso.

Diversas opções oferecidas não necessitam da nota do Enem, e mesmo que o aluno não tenha feito o exame, ainda é possível pagar menos na mensalidade.

Moça sorrindo e olhando o celular
Mesmo sem o Enem, é possível conseguir bolsas ou descontos

Como entrar em Empreendedorismo?

Existem várias maneiras de se matricular no curso de Empreendedorismo. Confira abaixo como garantir sua vaga.

Enem

Para ingressar no curso de Empreendedorismo utilizando a nota do Enem é bem simples. Os estudantes que apresentarem a nota do Enem não precisam prestar o vestibular.

O ENEM é o Exame Nacional do Ensino Médio, criado em 1998, e é uma prova realizada pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), vinculado ao MEC (Ministério da Educação).

As notas do exame podem ser utilizadas para ingressar em universidades públicas e privadas, a partir de programas como o ProUni (Programa Universidade para Todos), FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) ou como substituto do vestibular em universidades privadas que adotam essa modalidade de seleção.

A inscrição nesse formato é selecionada principalmente para os alunos que buscam por uma bolsa de estudo. Basta verificar como usar a nota do Enem seguindo as regras exigidas pelas instituições de ensino, como período de aplicação da prova e pontuação mínima.

Lembrando que quanto maior a nota obtida no Enem, maiores são as chances de conseguir uma Bolsa de Estudos, seja ela integral ou parcial.

Se o aluno se enquadrar nos requisitos, na hora de se inscrever para o curso é só selecionar a opção de inscrição usando a nota do Enem, completar o cadastro e confirmar a matrícula. 

Sisu

Você também pode usar o Sisu para entrar no curso de Empreendedorismo.

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um programa do governo federal que seleciona estudantes para instituições públicas de Ensino Superior. Ele funciona duas vezes ao ano, uma por semestre, e é exclusivo para participantes do Enem que não tiveram nota zero na redação. 

A inscrição acontece pelo site do Sisu, onde os interessados podem verificar as regras gerais do programa, e acessar as instituições e cursos que participam do Sistema. Quando o prazo para inscrição for aberto, basta entrar no site e se inscrever.

tela de celular com app do Sisu
O Sisu é um programa nacional de entrada em universidades públicas

Vestibular para Empreendedorismo

Para prestar vestibular para Empreendedorismo, você precisa se direcionar até a universidade de sua escolha ou fazer a inscrição de maneira online pelo próprio portal da instituição. 

O vestibular é o meio mais tradicional para inscrição nas universidades. Ele pode acontecer de forma presencial ou online, e é organizado pelas próprias instituições. 

Aqui na Anhanguera, por exemplo, o vestibular para Empreendedorismo acontece da seguinte forma: 

Vestibular presencial

O vestibular para Empreendedorismo no modelo tradicional consiste em uma prova presencial que os candidatos podem fazer em qualquer polo da universidade. 

O teste é composto de uma redação dissertativo-argumentativa e você terá 2 horas para concluí-la. Caso tenha algum imprevisto e não consiga chegar ao local a tempo, o estudante pode agendar a realização da prova para uma data posterior. 

Vestibular online

A prova para o vestibular online de Empreendedorismo tem o formato similar a opção presencial, com a diferença que ocorre de maneira 100% online e você tem apenas 1 hora para concluir a prova. Outra informação essencial sobre o teste é que o candidato tem somente 5 chances para finalizá-lo. 

Portanto, confira com cuidado a conexão com a internet antes de iniciar o teste. Outro fator importante é que não é permitido copiar e colar ou abrir outra aba do navegador. Após a entrega da prova, basta aguardar os resultados.

Quais as exigências para se formar em Empreendedorismo?

As exigências para se formar em Empreendedorismo podem variar conforme a instituição de ensino escolhida. É necessário consultar as regras de cada instituição para obter informações específicas sobre os requisitos exigidos, como estágio obrigatório, Enade, TCC e etc. 

Estágio Obrigatório para Empreendedorismo

O estágio obrigatório é uma atividade prática realizada pelos alunos durante alguns cursos de graduação. Para o curso de Empreendedorismo, é necessário verificar antes com a instituição escolhida se há ou não a obrigatoriedade em fazer o estágio. 

Normalmente, para graduação Tecnológica, o estágio não é obrigatório, mas fazê-lo durante a faculdade pode gerar vários benefícios como: ganho de experiência, autoconhecimento profissional e ampliação de Networking Empresarial. 

trainees em escritório felizes
O estágio é um bom meio de ganhar experiência e construir networking

Enade para Empreendedorismo

Para os alunos concluintes do curso de Empreendedorismo que fizerem parte de uma turma contemplada para o exame, participar do Enade também é obrigatório. O desempenho nesse exame não afeta a conclusão do curso, mas não fazê-lo impede o aluno de receber seu diploma. 

O Enade é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, que serve para avaliar os cursos de ensino superior em todo o Brasil. 

TCC de Empreendedorismo

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma exigência muito comum durante os cursos de graduação, embora não seja uma etapa obrigatória em todas as instituições, ou em cursos tecnológicos. Dessa forma, fica a cargo da instituição de ensino exigir ou não essa avaliação para emitir o certificado de conclusão do curso de Empreendedorismo.

O objetivo do TCC é colocar em prática os aprendizados adquiridos durante a faculdade. É uma avaliação final que os estudantes passam para receber o diploma. Ele é exigido nos últimos anos da faculdade, e o resultado do trabalho é entregue por escrito e, em alguns casos, apresentado para uma banca de avaliadores.

No geral, a dica para o aluno é escolher um tema ou uma linha de pesquisa que mais goste, tornando mais prazeroso o desenvolvimento do TCC. Além disso, é muito importante ler ou ter contato com trabalhos parecidos para se preparar melhor, e é claro, escolher um bom professor orientador para ajudar com referências bibliográficas e indicar o melhor caminho para o seu projeto.

Vale a pena se formar em Empreendedorismo? 

Se você tem interesse por empreender, buscar um Ensino Superior em Empreendedorismo vale muito a pena. 

Segundo matéria publicada em fevereiro de 2023, no G1.globo, o número de empreendedores individuais no Brasil aumentou 10 vezes em uma década

Entretanto, muitos desses empreendedores foram obrigados a seguir esse caminho por necessidade, seja por ausência de oportunidades de emprego, crises econômicas, pandemia e etc. 

Um levantamento do Sebrae, também apontado na matéria, mostrou que 29% das MEIs fecham as portas antes de completarem cinco anos de atividade, onde o maior obstáculo é a falta de planejamento. 

Dessa forma, a melhor saída é a capacitação e a profissionalização.

dono de negócio em mercado
Fazer uma boa preparação é a melhor forma de empreender com sucesso

Salário para formados em Empreendedorismo

A alta demanda por profissionais formados em Empreendedorismo reflete também em boas remunerações. No entanto, esses valores podem variar conforme o tempo de experiência, nível de especialização, atividade profissional e localidade de trabalho. 

Veja quanto ganha em média alguns dos principais cargos para profissionais formados nessa área: 

  • Analista de Negócios: R$4.331,00*;
  • Coordenador de Negócios: R$6.703,00*;
  • Especialista de Negócios: R$8.527,00*. 

*Fonte: Vagas.com, sujeito a alteração.

Investimento Vs Retorno do curso de Empreendedorismo

Durante a graduação em Empreendedorismo é possível procurar por estágios e fazer networking. E por se tratar de um curso tecnológico, o tempo para conclusão do curso, que é metade de um bacharelado, acelera ainda mais o retorno sobre o investimento. 

E se você tem pensado em investir nesse curso para dar vida às suas ideias, esse é o melhor momento para estudar e viabilizar seus projetos. O crescimento da cultura empreendedora no mundo todo tem gerado inúmeras possibilidades de investimentos e Escalonamento de Startups e negócios.

Veja a seguir alguns exemplos: 

Prototipagem de Negócios

A prototipagem de negócios é o processo de criar versões iniciais e experimentais de um modelo de negócios ou produto para testar e validar conceitos, funcionalidades e viabilidade antes do lançamento oficial.

Essa abordagem ajuda os empreendedores a aprender, adaptar e aprimorar suas ideias de negócios com base em feedbacks antes de investir recursos substanciais. 

Incubadoras de Negócios

São organizações que fornecem suporte e recursos às empresas durante seus estágios iniciais de desenvolvimento.

Elas oferecem serviços como orientação empresarial, infraestrutura compartilhada, networking e até mesmo financiamento para que os empreendimentos alcancem o sucesso. 

Aceleradoras de Empresas

Assim como as incubadoras de negócios, são organizações que oferecem orientação, mentorias, recursos financeiros e networking à startups e empresas. Mas o foco dessas instituições é o suporte intensivo focado no desenvolvimento de seus modelos de negócios para rápido crescimento.

Em troca, as aceleradoras geralmente recebem participação acionária nas empresas que apoiam. 

Venture Capital

Refere-se a investimentos realizados por empresas especializadas (conhecidas como empresas de capital de risco) em startups e empresas com alto potencial de crescimento.

Esses investimentos geralmente ocorrem em troca de participação acionária e podem incluir orientação estratégica e apoio operacional. O objetivo do capital de risco é impulsionar o crescimento das empresas investidas e obter retornos substanciais quando essas empresas são bem-sucedidas, muitas vezes por meio da venda ou oferta pública de ações. 

Crowdfunding para Empreendedores

Crowdfunding refere-se à prática de arrecadar fundos para projetos, produtos ou empreendimentos por meio de contribuições financeiras de um grande número de pessoas, geralmente online.

Essa abordagem permite que empreendedores levantem capital de forma descentralizada, envolvendo uma comunidade ampla de apoiadores, onde os interessados podem fazer doações, pré-encomendas ou investimentos em troca de recompensas ou participação nos resultados. 

Investimento Anjo

Investimento Anjo refere-se ao aporte financeiro feito por investidores individuais em estágios iniciais de startups ou empresas emergentes.

Os investidores anjo, muitas vezes, contribuem com capital próprio para ajudar a financiar o desenvolvimento inicial da empresa, além de oferecer orientação, networking e experiência empresarial para auxiliar no crescimento e sucesso da startup. Nesse formato, os investidores também recebem participação acionária na empresa.

Bootstrapping

É uma prática focada em iniciar e desenvolver negócios com recursos financeiros limitados, muitas vezes sem depender de financiamento externo.

Os empreendedores que utilizam o bootstrapping geralmente financiam suas operações com recursos próprios, receitas geradas pelo negócio e estratégias de crescimento orgânico. 

Veja também: confira como funciona o curso de Empreendedorismo na Anhanguera!

Play video

Por que cursar Empreendedorismo?

Agora que você já sabe tudo sobre a faculdade de Empreendedorismo, comece a preparar seu Pitch de Negócios e escolha uma instituição que te dê condições de se formar e tirar seus projetos do papel.

No curso de Empreendedorismo da Anhanguera, você desenvolverá todas as competências necessárias para se destacar no mercado.

Em apenas 2 anos e com diversas opções de bolsas e descontos, você contará com um ensino de excelência e infraestrutura de ponta, com todo suporte necessário para se formar sem dor de cabeça.

Não perca tempo. Inscreva-se no vestibular Anhanguera agora mesmo e realize o sonho da faculdade.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados