Vale a pena fazer cursos de Empreendedorismo?

aluno de empreendedorismo

Empreender é tão desafiador quanto gratificante, além de ser uma missão mais fácil de ser cumprida quando você tem cursos de Empreendedorismo no currículo. Eles impactam positivamente a atuação do profissional, bem como ajudam a consolidar seu nome no setor e a alavancar os resultados da empresa.

A formação na área é rica, assim como o conhecimento necessário para uma boa gestão, desenvolvendo no aluno a capacidade de ter uma visão sistêmica, ampla e mais eficaz do mercado, que é complexo e instável. Apesar de tantos benefícios, apenas 66% dos empreendedores brasileiros têm ensino superior ou técnico completo.

Que tal entender melhor os benefícios de fazer cursos de Empreendedorismo? Siga na leitura e veja como aumentar seu potencial de atuação e o de seu negócio ou organização em que trabalha investindo em conhecimento — e, o melhor, sem nem precisar sair de casa. Por aqui, você vai conferir:

  • quais são as vantagens que uma graduação pode trazer;
  • como funcionam as faculdades de Empreendedorismo;
  • como o conhecimento é colocado em prática.

Boa leitura!

Quais vantagens uma graduação pode trazer?

Entenda que empreender exige estudo e informação não apenas sobre o mercado (concorrentes, regulamentação e público-alvo), mas também compreensão de questões primordiais em todos os ramos de uma empresa: Recursos Humanos (RH), financeiro, comercial, administrativo e marketing, entre outros.

Obviamente, você pode eleger profissionais especializados em cada área para uma gestão mais centrada conforme a organização cresce. Contudo, é imprescindível o entendimento básico a respeito de:

  • fluxo de caixa;
  • relatórios contábeis;
  • obrigações tributárias;
  • metodologias de prospecção de clientes;
  • canais de distribuição dos produtos.

Assim, você consegue operacionalizar bem o negócio, o conhece a fundo (vantagem na hora de solicitar um empréstimo ou divulgar a empresa em feiras) e, por consequência, tem maior controle sobre suas próprias ações e as de sua equipe. Trata-se de um fator importante no âmbito corporativo, tão sujeito a fatores externos instáveis ligados à política e à economia.

Cursos de Empreendedorismo melhoram a gestão de serviços ou a administração de empresas. Além de ser atrativa ao mercado de trabalho, a formação na área também ajuda o administrador a evitar fraudes, agir estrategicamente, desenvolver projetos de alta qualidade, perpetuar boas práticas e a ampliar a produtividade da organização em que atua.

Como funcionam as faculdades de Empreendedorismo?

Além de aulas que habitualmente compõem a grade curricular — tais como análise de viabilidade mercadológica e tecnologia aplicada à inovação —, o curso de Empreendedorismo aqui da Anhanguera desenvolve competências necessárias a quem deseja ter sucesso no ramo. Estamos falando de:

  • autonomia;
  • ousadia;
  • proatividade;
  • flexibilidade para ter boa performance diante das mudanças no setor;
  • capacidade de fazer previsões e antecipar tendências;
  • conhecimento para realizar análise de riscos;
  • estabelecimento de metas desafiadoras com consistência;
  • gestão e liderança de pessoas com foco em resultados.

Assim, você aprende planejamento estratégico enquanto trabalha habilidades do tipo visão de mercado. Consequentemente, fica mais fácil estruturar um negócio, otimizar processos e implementar projetos. Além disso, você desenvolve atributos essenciais ao empreendedor, como a criatividade.

Cursos de Empreendedorismo são ótimo investimento independentemente do porte do negócio que você tem ou deseja ter, não importando se você trabalha para uma PME (pequena e média empresa) ou empresa de grande porte. A experiência profissional é engrandecida com os estudos, que ainda mantêm o aluno atualizado sobre tecnologias e melhores práticas no âmbito corporativo.

Flexibilização do estudo

Todo o conteúdo dos cursos de Empreendedorismo pode ser assimilado pelo ensino a distância (EAD). Trata-se de uma alternativa excelente de modalidade de ensino para quem busca capacitação de qualidade a fim de alavancar a carreira, seja ela em consultoria, empreendimento próprio ou administração de franquias, por exemplo.

Esse modelo permite a visualização das aulas e a realização das atividades em horário flexível, fator importante no atual contexto social em que vivemos. Nossos alunos ainda contam com tutores online, fóruns e plataformas interessantes como o Canal Conecta, cuja proposta é colocar você em contato com vários tipos de emprego e fazer a ponte entre o aluno e o mercado.

Também vale ressaltar que o diploma é o mesmo da modalidade presencial. Diante de tantas vantagens, não é à toa que 9 milhões de alunos aderiram ao ensino a distância no Brasil, recurso que vem mostrando ainda mais sua eficiência em tempos de crise.

A flexibilização do estudo no EAD Anhanguera admite a aprendizagem em um sistema de ensino de alta qualidade sem abdicar das interações necessárias para uma boa formação na área. Conte com um corpo docente gabaritado, atenção ao material didático, ambiente virtual completo e demais recursos disponíveis que farão você sair na frente no mercado.

Como o conhecimento é colocado em prática?

Boas ideias e boa vontade não são suficientes àqueles que desejam ter seu próprio empreendimento. A educação para ser um empreendedor é importante, porque ela desenvolve competências e respaldo na tomada de decisão, dá bagagem e ensina ferramentas necessárias a fim de planejar e executar projetos com maestria.

Assim, se a intenção é começar um empreendimento e prosperar no ramo corporativo, não basta abrir uma loja física ou online. É necessário, por exemplo, ter um plano de negócio, instrumento capaz de orientar a estruturação da empresa prevendo processos, parceiros comerciais, fontes de receita, canais de vendas e relacionamento com os clientes.

Os cursos de Empreendedorismo ensinam sobre tais vetores transmitindo conhecimento e desenvolvendo suas habilidades. De tal forma, a tomada de decisão ganha apoio, pois o empreendedor sabe quais dados analisar, calcula melhor os riscos, entende bem de viabilidade econômica e de outros fatores inerentes ao mercado.

O aprendizado faz você largar na frente ao promover a inovação e dar recursos à realização de melhorias como:

  • potencialização das vendas;
  • aumento de produtividade;
  • ampliação de lucros;
  • expansão do segmento de atuação.

O ganho em experiência profissional é alto, garantindo o preparo para enfrentamento de grandes desafios.

Cursos de Empreendedorismo podem promover a mudança de que você precisa para ter destaque no mercado de trabalho e melhorar a prestação de seus serviços. O aprendizado dá segurança na realização de suas atividades com maior destreza na previsão de cenários e na adoção das medidas necessárias a fim de obter sucesso no ramo.

Quer sair na frente e ganhar espaço no setor? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar você a dar o próximo passo para um futuro profissional promissor.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content