Faculdade de Automação Industrial: Saiba tudo que precisa

tecnólogo em automação industrial

O curso Tecnólogo em Automação Industrial é voltado para facilitar as atividades industriais com sistemas automatizados de produção — equipamentos, máquinas e softwares. 

A automação está cada vez mais presente no nosso dia a dia, principalmente com a evolução da indústria 4.0, considerada a quarta revolução industrial. Ela integra tecnologias digitais que melhoram a eficiência e tornam a produção mais inteligente, reduzindo custos e evitando falhas. 

Isso significa que o campo de atuação pode ser amplo, o que abre oportunidades em diversos setores. 

E para seguir carreira na área, você pode buscar uma graduação tecnológica. É sobre ela que vamos falar neste post. Acompanhe!

Como é o curso de Automação Industrial?

O curso Tecnólogo em Automação Industrial tem 3 anos de duração, com carga horária total de 2.400 horas.

Essa faculdade tem disciplinas básicas como Cálculo, Física e Computação, e específicas como Programação, Robótica, Gestão de Projetos, Circuitos Elétricos, Eletrônica Analógica e Digital e Controles Lógicos Programáveis.

Ao final do curso, o aluno será capaz de desenvolver, integrar, supervisionar e fazer a manutenção de sistemas de automação, prestar consultoria em tecnologias para automação, realizar a parte comercial técnica de sistemas e equipamentos automatizados.

Equipamento robótico em fábrica
O curso de Automação Industrial tem matérias específicas, como Robótica

Quais os tipos de Graduação em Automação Industrial?

A graduação em Automação Industrial é oferecida pelas instituições de ensino no tipo Tecnólogo.

Tecnólogo em Automação Industrial

O Tecnólogo em Automação Industrial possui um currículo mais direcionado às demandas do mercado de trabalho. O curso tem duração de 6 semestres e é ideal para alunos que já querem começar a atuar na área ou que possuem algum conhecimento prévio.

Bacharelado em Automação Industrial

Não existe curso de Bacharelado em Automação Industrial. Nesse formato, o curso que mais se aproxima é a graduação em Engenharia de Controle e Automação, que engloba o mesmo ciclo de ensino das outras faculdades de Engenharia além de matérias específicas como mecânica, eletrônica, informática industrial, computação e programação, organização industrial e sistemas de automação.

Licenciatura em Automação Industrial

Para Automação Industrial não existe um curso de licenciatura. Para os profissionais que desejam dar aula sobre o tema, buscar uma pós-graduação para especialização é a opção mais indicada.

O curso de Automação Industrial é bom?

O curso de Automação Industrial forma profissionais com o intuito de modernizar as técnicas de produção, preparando os alunos para otimizar processos a partir da automatização de máquinas e de mecanismos.

Ou seja, criar sistemas e tecnologias, tanto de hardware quanto de software, para tornar as máquinas cada vez mais autônomas, diminuindo a interferência e o esforço humano no processo e minimizando gastos e desperdícios.

Técnicos em Automação Industrial podem atuar desde o planejamento até a instalação e supervisão de sistemas automatizados para o setor industrial. Por isso, a grade curricular conta com matérias básicas como matemática e física, e disciplinas específicas como elaboração de projeto industrial e robótica, que juntas preparam o profissional para atuar em diferentes tipos de indústrias. 

Mulher e homem desenvolvendo projeto de equipamento
Técnicos de Automação Industrial podem trabalhar com desenvolvimento de softwares

O curso de Automação Industrial é aprovado no MEC?

A graduação em Automação Industrial é, sim, aprovada pelo MEC, mas é fundamental consultar se a instituição de ensino que você quer escolher tem autorização para oferecer esse curso.

Ser aprovado pelo MEC é requisito essencial para o seu diploma no curso de Automação Industrial ser respeitado no mercado de trabalho. É esse selo de aprovação que irá garantir a validade do diploma em todo território nacional, comprovando que o curso realmente atende o padrão de qualidade exigido pelos órgãos reguladores. 

Aprovação do curso de Automação Industrial no Mercado

O mercado de trabalho para o Tecnólogo em Automação Industrial continua em alta. Os salários podem variar de acordo com as regiões do país, especialização e tipo de empregador, sendo que os Comércios atacadistas de máquinas e equipamentos industriais são os que melhor remuneram esse profissional.

Profissionais em Automação Industrial também são requisitados para órgãos públicos, por meio de concursos exclusivos para sua área de atuação.

Como escolher a melhor faculdade de Automação Industrial?

Na hora de escolher uma faculdade é importante levar em consideração alguns fatores que, quando bem avaliados, levarão o aluno à melhor decisão para a sua carreira.

Pesquise a grade curricular

O currículo é a alma de qualquer instituição de ensino superior. Isso significa que as melhores oportunidades correspondem às faculdades de maior qualidade e com uma grade curricular compatível às necessidades do mercado. Pesquise com atenção quais são as matérias do curso e suas expectativas profissionais.

Avalie as condições de pagamento

Ter boas condições de pagamento é um quesito importante, já que impacta diretamente o seu bolso. Em algumas instituições, como a Anhanguera, você conta com opções de financiamento estudantil, além da possibilidade de conquistar uma bolsa com a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), entre outros benefícios e descontos.

Celular com tela do Enem em cima de prova do Enem
O Enem é um meio de conseguir uma bolsa para a faculdade

Confira o apoio para entrar no mercado de trabalho

Antes de inscrever-se no curso e escolher a faculdade, procure saber se a instituição de seu interesse facilita a sua entrada no mercado de trabalho. Os alunos da Anhanguera têm acesso exclusivo ao Canal Conecta, um portal gratuito com as melhores vagas de emprego.

Qual o perfil ideal do aluno de Automação Industrial?

O aluno de Automação Industrial precisa estar sempre pensando em como deixar o mundo mais automatizado. Precisa estar atento as tendências da indústria, querer saber como os sistemas automatizados funcionam e ter ao menos ouvido falar em indústria 4.0.

Se você possui esse perfil e está buscando um curso superior dinâmico e com menor tempo de duração, o Tecnólogo em Automação Industrial é a escolha certa para você.

Personalidade do aluno da área de Automação Industrial

Um bom aluno de Automação Industrial precisa ser interessado por Tecnologia, Inovação, Mecânica e Eletrônica. É importante ter bom raciocínio lógico, curiosidade, gostar de cálculos, de softwares e de sistemas.

Para estar sempre atualizado com relação às novas tecnologias e tendências do setor, dominar o idioma Inglês é um grande diferencial.

Analisar dados, planejar e executar, usando habilidades técnicas na prática, assim como trabalho em equipe, organização e liderança vão fazer parte da trajetória acadêmica e profissional do Tecnólogo em Automação Industrial.

Garota olhando para computador pensativa
Gostar de softwares, sistemas e cálculos ajuda o estudante no curso de Automação Industrial

Rotina de estudos para quem estuda Automação Industrial

A rotina de estudos durante o curso de Automação Industrial tem a premissa de incentivar a prática da elaboração de projetos industriais dentro da sala de aula, desenvolvendo as habilidades necessárias ao planejamento de sistemas automatizados. 

Em matérias como eletrônica digital, por exemplo, os alunos aprendem a administração da energia por meios elétricos. 

Já em instrumentação industrial, o que vale é interpretar os instrumentos, isto é, desenvolver dispositivos para medir e monitorar processos na indústria. Na robótica, o objetivo é integrar sistemas mecânicos a circuitos elétricos. Em elementos de automação, os futuros profissionais têm contato com componentes de sensores, controladores e atuadores. 

Na disciplina de máquinas e comandos elétricos, os alunos aprendem a lidar com circuitos elétricos para acionar máquinas elétricas e equipamentos. 

Em Controles Lógicos Programáveis, o aluno desenvolve competências relativas à programação e configuração de Controladores Lógicos Programáveis, também chamado PLC (Programmable Logic Controller). 

E em gestão da qualidade, por sua vez, como o próprio nome indica, segue por um caminho mais focado no padrão de qualidade da produção.

E para se formar, o estudante precisa verificar com a instituição de ensino escolhida se será necessário apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Para cursos tecnólogos, a entrega do TCC pode ser optativa, ficando a cargo da instituição exigir ou não essa avaliação para conclusão do curso.

Homem inspecionando produção em fábrica
Na disciplina de Gestão de Qualidade, o aluno aprende a monitorar a qualidade de uma produção

Quais as modalidades de estudo para Automação Industrial?

Automação Industrial é uma faculdade tradicionalmente presencial, mas hoje muitas faculdades já conseguem oferecer esse curso nas modalidades semipresencial ou EAD, sendo ótimas opções para quem precisa conciliar trabalho, estudo e família, sem abdicar de qualidade.

Entenda as diferenças entre as modalidades:

Curso de Automação Industrial Presencial

O curso de Automação Industrial presencial é a modalidade mais conhecida e a mais buscada pelos alunos. Nessa modalidade, o aluno acompanha as aulas em sala de aula, tendo contato direto com professores e colegas.

Os horários das turmas são fixos, os valores das mensalidades são maiores devido aos custos das instalações físicas e há disciplinas teóricas e práticas de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Alunos em aula de robótica com robô
Na modalidade presencial, é possível ter contato com professores e colegas

Curso de Automação Industrial no modelo Semi Presencial

A faculdade de Automação Industrial semipresencial é feita de forma híbrida, misturando aulas presenciais e a distância.

Nessa modalidade as aulas online ficam gravadas e são disponibilizadas no mesmo formato que os cursos EAD. Já as disciplinas lecionadas em laboratórios, exigem que o aluno se desloque até a instituição para participar das aulas, o que possibilita usufruir dos benefícios que uma graduação presencial oferece.

Curso de Automação Industrial EAD

O Tecnólogo em Automação Industrial EAD é 100% online e o aluno não precisa se deslocar até a faculdade. As aulas acontecem a distância e são gravadas com os professores. Assim, é possível acessá-las onde e quando quiser.

E assim como na modalidade presencial, na graduação EAD você também terá todo o suporte dos tutores para tirar dúvidas.

Garoto estudando no computador em quarto escuro
O curso EAD dá mais flexibilidade para o estudante organizar seus estudos

Qual a duração e as matérias do curso de Automação Industrial?

A faculdade em Automação Industrial tem duração média de três anos (6 semestres). Assim como outros cursos de graduação tecnológica, o objetivo é oferecer aos alunos uma formação mais prática, aliada à teoria, com a realização de projetos e a construção de sistemas. 

Veja abaixo as matérias do curso de Automação Industrial:

1º semestre (360h)

  • Projeto Integrado I;
  • Desenho Técnico Projetivo;
  • Gestão de Projetos;
  • Algoritmos e Técnicas de Programação;
  • Optativa I.

2º semestre (360h)

  • Eletrônica Analógica;
  • Fundamentos de Cálculo Aplicado;
  • Física Geral;
  • Optativa II;
  • Projeto Integrado II.

3º semestre (480h)

  • Eletromagnetismo;
  • Circuitos Elétricos;
  • Redes de Computadores;
  • Sociedade Brasileira e Cidadania;
  • Qualidade e Sistemas de Produção;
  • Eletrônica Digital;
  • Projeto Integrado III.

4º semestre (440h)

  • Organização do Trabalho Industrial;
  • Redes de Comunicação Industrial;
  • Instalações Elétricas;
  • Eletrônica e Circuitos de Potência;
  • Materiais e Instrumentação Eletroeletrônica;
  • Modelagem e Controle de Sistemas;
  • Projeto de Extensão I – Automação Industrial.

5º semestre (380h)

  • Responsabilidade Social e Ambiental;
  • Legislação, Segurança e Medicina do Trabalho;
  • Controles Lógicos Programáveis;
  • Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos;
  • Conversão Eletromagnética de Energia e Máquinas Elétricas;
  • Projeto de Extensão II – Automação Industrial.

6º semestre (380h)

  • Robótica;
  • Eficiência Energética e Qualidade de Energia;
  • Sistemas Supervisórios;
  • Optativa III;
  • Projeto de Extensão III – Automação Industrial;
  • Optativa IV.
Alunos com professor em aula de circuito de energia
Circuitos Elétricos é uma das matérias estudadas no curso

Quais as possibilidades de especialização em Automação Industrial?

Em Automação Industrial existem muitas possibilidades de especialização. A competitividade faz parte do mundo do trabalho, e isso exige dos profissionais diferenciais para se destacar.

Com o avanço da Indústria 4.0, o mercado de trabalho para Técnicos em Automação Industrial está cada vez mais aquecido, e entre as principais áreas de especialização para esse profissional estão a automação industrial e a integração de diferentes tecnologias como inteligência artificial, robótica e Internet das coisas.

Quais as principais áreas para recém-formados em Automação Industrial?

Um profissional de Automação Industrial recém-formado pode atuar em diversas áreas e o campo de atuação deste profissional abrange três pilares principais:

  • Organizar projetos de automação, instalação e testes necessários;
  • Desenvolver sistemas automatizados para a indústria em geral;
  • Solucionar problemas dentro do setor industrial e facilitar as atividades.

Quando falamos em indústria, as possibilidades são imensas. O foco pode ser na produção em si, na segurança operacional ou até mesmo na gestão mais inteligente de dados. Também pode seguir pela montagem e desmontagem de equipamentos elétricos, manutenção preventiva e corretiva de máquinas, entre outras funções relacionadas. 

A lista acima já dá uma pequena amostra do que espera os futuros profissionais no mercado de trabalho. No decorrer do curso, os alunos de Automação Industrial desenvolvem conhecimento técnico em elétrica, eletrônica e mecânica. Dessa forma, podem atuar nas seguintes indústrias: 

  • Agrícola;
  • Alimentícia;
  • Automobilística;
  • Farmacêutica;
  • Química;
  • Metalúrgica;
  • Petroquímica;
  • Siderúrgica;
  • Empresas de automação;
  • Empresas de segurança e vigilância;
  • Embalagens;
  • Mineração;
  • Papel e celulose.
Vista aérea de Indústria Petroquímica
A Indústria Petroquímica é uma área com várias oportunidades para quem estuda Automação Industrial

É melhor ingressar na faculdade pública ou privada?

A escolha entre uma faculdade pública ou privada depende de vários fatores, como custo, qualidade acadêmica, recursos disponíveis e preferências pessoais. 

As faculdades públicas são muito mais concorridas. Já as faculdades privadas possuem muito mais vagas disponíveis, o que torna o ingresso a uma instituição privada mais simples. 

Em contrapartida, faculdades públicas geralmente são mais acessíveis financeiramente e oferecem recursos amplos, enquanto faculdades privadas podem ter programas especializados e redes de ex-alunos fortes.

Considere seu orçamento, os programas oferecidos, a reputação acadêmica e o ambiente de aprendizado ao tomar sua decisão. Ambas têm vantagens, então a escolha depende das suas necessidades e objetivos individuais.

Mulher fazendo contas em calculadora
Para decidir entre faculdade privada ou pública, é importante fazer as contas e verificar o orçamento

Faculdade Pública em Automação Industrial

A faculdade pública em Automação Industrial é gratuita, mas muito concorrida. E por ser um tipo de instituição financiada pelo governo, a ausência de mensalidades é um grande atrativo. 

Dessa forma, podemos listar como principais pontos positivos para escolher uma instituição pública, além da ausência de mensalidades, a qualidade acadêmica composta por professores de renome, o que aumenta o reconhecimento e valorização no mercado de trabalho. 

Já como pontos negativos, além da alta concorrência, é muito comum que instituições públicas sejam mais burocráticas e tenham uma infraestrutura de menor qualidade, o que faz com que novas metodologias de ensino, como os cursos EAD, não sejam inseridas em suas grades curriculares com tanta facilidade.

Faculdade Privada para Automação Industrial

A faculdade privada em Automação Industrial pode oferecer muitas vantagens como: infraestrutura moderna, programas acadêmicos especializados, grade de horários flexíveis, turmas possivelmente menores, acesso a uma rede de ex-alunos robusta e uma abordagem mais personalizada para o ensino.

Apesar de existir a necessidade de pagar mensalidade para cursar uma faculdade privada, existem inúmeras possibilidades de bolsas e descontos que facilitam o ingresso nesse tipo de instituição. 

É importante que o aluno procure por instituições que atendam às necessidades e metas de carreira, pesquisando cuidadosamente as opções considerando fatores como a reputação e os recursos oferecidos pela faculdade.

Garoto pesquisando em computador e fazendo anotações
Ao decidir por uma faculdade particular, é necessário pesquisar as avaliações do curso e a infraestrutura da instituição

Quanto custa a faculdade de Automação Industrial?

O custo para fazer a faculdade de Automação Industrial vai variar de acordo com alguns parâmetros que são muito importantes para a tomada de decisão, como: modalidade do curso e qualidade da instituição de ensino.

Na Anhanguera, por exemplo, o aluno pode cursar Automação Industrial nas modalidades presencial, semipresencial ou a distância. Confira o valor das mensalidades na página do curso de Automação Industrial no site.

O valor pago pelo aluno ainda pode diminuir com os programas de bolsa de estudo ou as opções de descontos na mensalidade oferecidas pelas faculdades.

Tem como conseguir Bolsa de Estudos em Automação Industrial?

Existem vários tipos de Bolsa de Estudo para o curso de Automação Industrial que diminuem muito o valor das mensalidades, e permitem que o estudante consiga pagar seus estudos sem grandes dificuldades.

Na Anhanguera é possível encontrar opções de bolsa de estudo, benefícios e convênios que ajudam o aluno a pagar as mensalidades e realizar o sonho de conquistar um diploma de ensino superior. Confira algumas alternativas:

Enem: para alunos que efetuaram a prova a partir de 2010 e tiveram pontuação superior a 200 pontos na redação e em conhecimentos. Quanto maior a nota obtida no Enem, maior o percentual de desconto.

Bolsa de incentivo: para novatos que confirmarem dificuldades financeiras;

Bolsa de primeiro semestre: desconto de 20% nas mensalidades do primeiro semestre;

Bolsa servidores públicos e militares: desconto de até 30% para esses profissionais ou para o cônjuge ou filhos de até 24 anos;

Bolsa transferência: alunos provenientes de outras instituições podem receber desconto até o final da graduação;

Amigo Vale-Prêmio: quem indica um amigo, ganha um desconto na mensalidade como prêmio se o indicado se matricular na Anhanguera.

Garota olhando desanimada para papéis com calculadora e cartões ao lado
A bolsa de incentivo da Anhanguera atende estudantes com dificuldades financeiras

Como entrar em Automação Industrial?

Existem várias maneiras de se matricular em Automação Industrial. Na maioria das faculdades é possível se inscrever utilizando a nota do Enem, além da possibilidade de fazer o vestibular da própria instituição.

Enem

Para ingressar no curso de Automação Industrial utilizando a nota do Enem é bem simples. Os estudantes que apresentarem a nota do Enem não precisam prestar o vestibular.

O ENEM é o Exame Nacional do Ensino Médio, onde as notas podem ser utilizadas para ingressar em universidades públicas e privadas que adotam essa modalidade de seleção. 

A inscrição nesse formato é selecionada principalmente para os alunos que buscam por uma bolsa de estudo. Para isso é preciso ter efetuado a prova a partir de 2010 e ter uma pontuação superior a 200 pontos na redação e em conhecimentos. Quanto maior a nota obtida no Enem, maior o percentual de desconto.

Se o aluno se enquadrar nesses requisitos, na hora de se inscrever para o curso, ele só precisa selecionar a opção de inscrição usando a nota do Enem, completar o cadastro e confirmar a matrícula. 

Consulte as condições da Bolsa Enem, cursos elegíveis, disponibilidade e valor da mensalidade no FALE CONOSCO em nosso site, ou na secretaria da unidade Anhanguera de seu interesse! 

Sisu

Você também pode usar o Sisu para o curso de Automação Industrial.

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um programa do governo federal que seleciona estudantes para instituições públicas de Ensino Superior. Ele funciona duas vezes ao ano, uma por semestre, e é exclusivo para participantes da última edição do Enem que não tiveram nota zero na redação. 

A inscrição acontece pelo site do Sisu, onde os interessados podem acessar as instituições e os cursos que participam do Sistema. Quando o prazo para inscrição for aberto, basta entrar no site e se inscrever. 

Conforme as regras do programa, o estudante pode escolher até duas opções de curso por ordem de preferência, assim como instituição, local de oferta, turno e modalidade de concorrência. 

É possível alterar essas opções ao longo do período de inscrições, mas fica valendo a última escolha feita antes do encerramento das inscrições. 

Jovem com celular com aplicativo do Sisu
O SISU é um programa federal que ajuda estudantes a entrarem nas universidades

Vestibular para Automação Industrial

O vestibular é o meio mais tradicional para inscrição nas universidades. Ele pode acontecer de forma presencial ou online, e é organizado pelas próprias instituições. 

Aqui na Anhanguera, por exemplo, o vestibular para Automação Industrial acontece das duas formas: 

Vestibular presencial

O vestibular para Automação Industrial no modelo tradicional consiste em uma prova presencial que os candidatos podem fazer em qualquer polo da universidade. Para realizá-la, é preciso se inscrever pelo site da Anhanguera

O teste é composto de uma redação dissertativo-argumentativa e você terá 2 horas para concluí-la. Caso tenha algum imprevisto e não consiga chegar ao local a tempo, o estudante pode agendar a realização da prova para uma data posterior. 

Vestibular online

O vestibular online para Automação Industrial acontece de maneira 100% online. O aluno tem apenas 1 hora para concluir a prova e somente 5 chances para finalizá-lo. 

Portanto, é muito importante conferir com cuidado a conexão com a internet antes de iniciar o processo seletivo. Outro fator importante é que não é permitido copiar e colar ou abrir outra aba do navegador. Após a entrega da prova, basta aguardar os resultados.

Quais as exigências para se formar em Automação Industrial?

As exigências para se formar em Automação Industrial podem variar conforme a instituição de ensino escolhida. É necessário consultar as regras de cada instituição para obter informações específicas sobre os requisitos exigidos, como estágio obrigatório, Enade, TCC e etc. 

Estágio Obrigatório para Automação Industrial

O estágio obrigatório é uma atividade prática realizada pelos alunos durante alguns cursos de graduação. Para o curso de Automação Industrial, é necessário verificar antes com a instituição escolhida se há ou não a obrigatoriedade de fazer o estágio.

Normalmente, para graduação Tecnológica, o estágio não é obrigatório, mas fazê-lo durante a faculdade pode gerar vários benefícios como: ganho de experiência, autoconhecimento profissional e ampliação de networking.

Aluno mexendo em equipamento robótico com instrumento
No curso tecnólogo o estágio não tende a ser obrigatório, mas é importante para que o aluno ganhe experiência e faça contatos

Enade para Automação Industrial

Para os alunos concluintes do curso de Automação Industrial que fizerem parte de uma turma contemplada para o exame, participar do Enade também é obrigatório. O desempenho nesse exame não afeta a conclusão do curso, mas não fazê-lo impede o aluno de receber seu diploma. 

O Enade é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, que serve para avaliar os cursos de ensino superior em todo o Brasil. 

TCC para Automação Industrial

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma exigência muito comum durante os cursos de graduação, embora não seja uma etapa obrigatória em todas as instituições, ou em cursos tecnológicos. Dessa forma, fica a cargo da instituição de ensino exigir ou não essa avaliação para emitir o certificado de conclusão do curso de Automação Industrial.

O objetivo do TCC é colocar em prática os aprendizados adquiridos durante a faculdade. É uma avaliação final que os estudantes passam para receber o diploma. Ele é exigido no último ano da faculdade, e o resultado do trabalho é entregue por escrito e, em alguns casos, apresentado para uma banca de avaliadores.

No geral, a dica para o aluno é escolher um tema ou uma linha de pesquisa que mais goste, tornando mais prazeroso o desenvolvimento do TCC. Além disso, é muito importante ler ou ter contato com trabalhos parecidos para se preparar melhor, e é claro, escolher um bom professor orientador para ajudar com referências bibliográficas e indicar o melhor caminho para o seu projeto.

Vale a pena se formar em Automação Industrial?

Ao se formar em Automação Industrial você tem boas perspectivas profissionais, tanto no setor público como no privado. Com a evolução da indústria 4.0 e vários setores demandando por profissionais dessa área, é possível encontrar opções de vagas de emprego na indústria alimentícia, farmacêutica, metalúrgica, automobilística, petroquímica, entre outras.

De acordo com a análise da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgado no Portal da Industria, o mercado de Indústria 4.0 pode chegar a US$ 5,62 bilhões no Brasil até 2028.

“O mercado da Indústria 4.0 brasileiro atingiu US$ 1,77 bilhão em 2022, representando uma taxa de crescimento anual composta de 18,8% entre 2017 e 2022. Esse valor pode atingir US$ 5,62 bilhões em 2028, com uma taxa de crescimento anual composta de 21% no período de 2023 a 2028.”

Esses dados indicam o quanto a indústria está de olho nesse mercado. Isso aumenta as expectativas em relação as oportunidades de trabalho para os profissionais formados na área.

Jovens em fábrica de bebidas mexendo em programação
A Indústria no Brasil está em crescimento e oferece várias oportunidades para o profissional de Automação, como na área alimentícia

Salário para formados em Automação Industrial

O salário de um profissional de Automação Industrial pode variar muito conforme o estado e setor em que está inserido.

Atualmente a média salarial de um Técnico em Automação Industrial no Brasil é de R$ 3.591,35*. Veja abaixo os 6 estados com o maior salário médio para esse cargo:

  • Bahia: R$5.098.99*;
  • Rondônia: R$5.029,67;
  • Amazonas: R$4.860,08*;
  • Rio de Janeiro: R$3.726,41*;
  • Mato Grosso: R$3.678,44*;
  • São Paulo: R$3.543,33*.

*Fonte: salário.com, sujeito a alteração.

Investimento Vs Retorno do curso de Automação Industrial

Como já citado ao longo do texto, o mercado de automação está super aquecido no Brasil e no mundo, e investir em um curso superior é a melhor forma de conquistar seu espaço no mercado.

Durante a graduação de Automação Industrial, o aluno faz networking e aperfeiçoa a prática profissional, o que possibilita começar a trabalhar na área logo após a formação, gerando rápido retorno sobre o investimento feito na faculdade. 

E para aqueles que arregaçarem as mangas e buscarem especialização, as chances de retorno e crescimento são ainda maiores.

Veja também: conheça o curso de Engenharia de Controle e Automação!

Por que cursar Automação Industrial?

A faculdade de Automação Industrial forma profissionais aptos a atuarem em diferentes áreas, e com a indústria aquecida, as chances de empregabilidade estão cada vez maiores.

Se você se identificou com a área de Automação Industrial, e criar sistemas automatizados e gerenciar projetos de melhorias para a produção industrial é o que você procura, a sua carreira começa aqui na Anhanguera.

Na Anhanguera, o curso Tecnólogo presencial tem duração média de 3 anos (6 semestres), e em pouco tempo você sai com diploma de ensino superior qualificado para obter uma vaga no mercado de trabalho

A Anhanguera possui professores conectados com o mercado e uma infraestrutura completa para o estudante aplicar seu aprendizado, além de diversas opções de bolsas de estudo e programas de incentivo para te amparar no início da carreira.

Inscreva-se no nosso vestibular online! Estude na Anhanguera para ter acesso a um ensino de excelência, modalidades flexíveis e mensalidades que cabem no seu bolso! 

Venha estudar Automação Industrial com a gente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 56

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!