Curso de Redes de Computadores: tudo sobre essa faculdade

Homem checando computador em central

A Faculdade de Redes de Computadores é uma das opções mais pesquisadas por quem está em busca de entrar na área de tecnologia, com interesse em atuar com infraestrutura. Com a transformação digital, é um especialista cada vez mais procurado por grandes empresas do mercado, para atender as demandas de um mundo hiperconectado.

Se está pensando nesse curso para sua formação superior, vem com a gente. Vamos trazer um guia completo com tudo sobre essa faculdade: explicaremos como ele funciona, quais as modalidades, as disciplinas do curso e muito mais!

Vem nessa jornada e tire suas dúvidas!

Como é a graduação de Redes de Computadores?

Para entender melhor como é a graduação de Redes de Computadores, dividiremos esse tópico em três partes: o que é essa área, o que o profissional estará habilitado a fazer no futuro e como funciona a graduação. Confira a seguir.

O que é Redes de Computadores?

A graduação de Redes de Computadores é um curso na área de tecnologia, voltado para as infraestruturas que possibilitam que dispositivos troquem informações entre si. Esses dispositivos podem ser computadores, impressoras, softwares, dispositivos móveis, servidores, entre outras possibilidades.

Para que eles possam estabelecer essa comunicação, é preciso formar redes. E o papel do profissional é, justamente, proporcionar toda a infraestrutura necessária, seja na questão de software quanto na adoção de protocolos e na parte física.

A graduação, portanto, será responsável por proporcionar o conhecimento para realizar todas as etapas que envolvem desde o planejamento, dimensionamento, implementação e monitoramento de rede.

Homem digitando sistema em computador
O curso é focado em todos os componentes que, conectados, formam uma rede

O que o especialista em Redes de Computadores está habilitado a fazer?

Ao final do curso, o futuro profissional estará habilitado a exercer as seguintes atividades:

  • Planejar, implementar, fazer a gestão e manutenção de redes de computadores e servidores;
  • Fazer parte de programas de inclusão digital (já que ainda há 10% de lares brasileiros sem conexão à Internet, segundo o IBGE).
  • Ser o responsável pela administração de redes, realizando todos os processos de escalar a capacidade de rede, realizar ajustes e prestar o suporte necessário para que ela funcione bem;
  • Documentar o projeto de rede, que poderá ser consultado posteriormente por outros profissionais que podem assumir esses processos no futuro;
  • Avaliar o desempenho das Redes de Computadores e propor eventuais necessidades de melhorias para potencializar a qualidade e capacidade da rede;
  • Desenvolvimento de planos de contingência e recuperação, em caso de problemas;
  • Implementação de protocolos de rede e de segurança;
  • Realizar a Gestão de Redes de Computadores;
  • Gerenciar controles de níveis de acesso dos usuários;
  • Realizar vistorias, perícias, consultorias, avaliações e emissão de laudos e pareceres técnicos na área de Redes de Computadores.

Como funciona a Faculdade de Redes de Computadores?

Na sua formação em Redes de Computadores, aprenderá mais sobre as questões teóricas e práticas que, em primeiro lugar, estão envolvidas com os conceitos básicos de tecnologia (como lógica e linguagens de programação, protocolos de TI, algoritmos e programação estruturada, entre outros).

Após compreender como funcionam essas dinâmicas, o curso passa para os conhecimentos técnicos mais especificamente de Redes de Computadores. Você aprenderá tanto as questões teóricas quanto práticas de como planejar, estruturar, fazer a manutenção e proteger essas estruturas e poderá colocar a mão na massa, de fato, para testar seus conhecimentos.

Ou seja, durante o curso, você terá a oportunidade de ter as primeiras experiências com a criação de redes de computadores. Isso será importante, pois o momento de ter dúvidas é esse, quando será possível ter o acompanhamento dos professores e monitores para ajudá-lo.

Mulher escrevendo código de linguagem em computador
Durante o curso, um dos assuntos estudados é o protocolo de TI

Quais os tipos de graduação em Redes de Computadores?

Para ter o seu diploma de ensino superior em Redes de Computadores, você pode contar com dois tipos de formação: bacharelado e tecnólogo. Confira as diferenças entre eles a seguir.

Bacharelado em Redes de Computadores

Conhecido como a “graduação tradicional”, é uma opção na qual o estudante faz a sua formação em 8 semestres (4 anos). Com um tempo maior de duração, permite que sua jornada seja mais aprofundada em questões que vão além da prática profissional.

Por exemplo, você passará por fases de mergulhar nos conhecimentos sobre teoria da área de redes, conhecerá mais sobre metodologia de pesquisa científica e terá uma visão mais ampla sobre a área.

Isso porque o objetivo é habilitar o futuro profissional não só para essa área específica, mas também para os campos correlatos e, até mesmo, abrir campos de possibilidade, como entrar na área de pesquisa e docência, caso tenha interesse.

Tecnólogo em Redes de Computadores

Outra possibilidade é fazer o curso de Tecnólogo em Redes de Computadores. A duração neste caso é menor. Em média, o curso dura 5 semestres (2 anos e meio).

A diferença dele para o bacharelado é o direcionamento. O tecnólogo é mais focado na prática profissional, preparando o futuro profissional para que possa atuar no mercado.

A grade, apesar de ser menor, não deixa a desejar no quesito conhecimento profissional em comparação ao bacharelado em Redes de Computadores. Apenas não contém disciplinas que, nessa outra modalidade, seriam essenciais para uma formação mais ampla.

Duas dúvidas comuns que ocorrem quando falamos sobre esse tipo é: o tecnólogo vale como diploma de Ensino Superior e é autorizado pelo MEC? Para ambas, a resposta é: sim. Inclusive, o próprio Ministério da Educação esclarece isso:

“O diploma de graduação dos tecnólogos tem validade para participação de candidatos em concursos públicos de nível superior, em cursos de especialização e de pós-graduação” [Site do Ministério da Educação]

Pessoa erguendo diploma amarrado com fita vermelha
O diploma de um curso tecnólogo tem a mesma validade que de outros cursos de ensino superior

A faculdade de Redes de Computadores é boa?

Os cursos de Redes de Computadores no Brasil possuem uma ótima qualidade. Além disso, essa é uma formação que abre portas para muitos campos de atuação no mercado, o que também é vantajoso ao estudante que opta por essa formação.

A faculdade de Redes de Computadores é aprovada no MEC?

Sim, esse é um curso autorizado pelo Ministério da Educação para ser realizado no Brasil e, portanto, as Instituições de Ensino Superior (IES) autorizadas podem abrir esse curso.

Porém, é preciso conferir se o curso da IES escolhida está autorizado para funcionamento. Caso contrário, você poderá até ter a formação, mas seu diploma não será válido e isso poderá prejudicar sua carreira. É possível conferir o cadastro da instituição no e-MEC.

Por exemplo, poderá ser impedido de participar de processos seletivos que demandam formação superior em Redes de Computadores ou prestar concurso público para a área. Também, caso queira fazer uma pós-graduação em Redes de Computadores, não será possível.

Aprovação do Curso Superior em Redes de Computadores no mercado

Grandes empresas do mercado tech contam com especialistas em Redes de Computadores entre seus principais especialistas. Afinal, esse profissional é essencial para viabilizar as comunicações entre dispositivos.

Algumas das big techs que incorporam esses profissionais em seu quadro são:

  • Cisco Systems;
  • Microsoft (especialmente na adoção da Azure, serviço de nuvem da empresa);
  • Amazon (especialmente na adoção da Amazon Web Services — AWS);
  • Google (especialmente na adoção e configuração da Google Cloud Platform);
  • CompTIA;
  •  VMware;
  • Red Hat.
  • Oracle.

Com a possibilidade de internacionalização de carreira e muitas empresas buscando profissionais de outros países, ao fazer seu curso de Redes de Computadores, é possível ter a oportunidade de ser contratado para essas empresas e receber em moeda estrangeira.

Placa da sede da Amazon
A Amazon é uma das empresas que contratam profissionais da área

Qual o perfil ideal de aluno de Redes de Computadores?

O perfil ideal do aluno da Faculdade de Redes de Computadores ajuda em uma escolha mais direcionada e, também, permite que o aluno possa identificar quais pontos precisam ser trabalhados ao longo da sua jornada no curso.

Confira a seguir mais sobre a personalidade do aluno dessa área e dicas para ter uma rotina de estudos que potencialize seu aprendizado!

Personalidade do aluno da área de Redes de Computadores

A carreira como especialista em Redes de Computadores demanda um perfil específico de profissional, que ajudará a realizar as atividades no dia a dia com maior fluidez e precisão, além de potencializar seu sucesso. Separamos neste tópico as principais informações sobre esses pontos.

Mas lembre-se: esses pontos não são excludentes. Mesmo se você achar que não possui essas habilidades, não desista. É possível trabalhá-las ao longo da sua formação e chegar preparado para o mercado!

Analítico

Um especialista em Redes deve ter o poder de identificar quais são as demandas que uma empresa, órgão público, universidade ou outros tipos de instituições possuem em relação à infraestrutura de rede e fazer um planejamento adequado, seja para implementação, correções, manutenções, entre outras possibilidades.

E esses processos exigem uma boa capacidade analítica para identificar cenários, pontos de fraquezas e potencialidades e saber como corrigir eventuais problemas e potencializar os resultados a médio e longo prazo. Isso também ajuda a identificar potenciais falhas e corrigi-las quanto antes.

Organizado

Lidar com infraestruturas complexas, que envolvem, muitas vezes, centenas ou milhares de dispositivos, pode ser um verdadeiro desafio. E, por isso, é preciso ter uma boa organização para conseguir lidar com essas questões.

Uma rede bem estruturada demanda um bom controle de todos os pontos envolvidos, desde questões físicas aos ajustes de protocolos e configurações de software para que ela funcione adequadamente. Nesse ponto, organização é fundamental.

Curioso e atento para as novidades

Essa é uma área que passa por muitas mudanças ao longo do tempo, principalmente, com a necessidade de adequação para aumentar a capacidade de tráfego segundo o aumento no número de usuários ou nós da rede.

E, por isso, é fundamental que o futuro especialista esteja sempre acompanhando as principais tendências e novidades, adotando-as em suas práticas.

Proativo

O especialista em Redes de Computadores, muitas vezes, precisará antever situações e reagir a incidentes antes que eles aconteçam. Um caso comum disso são os ataques DDoS (Ataque Distribuído de Negação de Serviço), sendo uma rotina na vida desses especialistas.

Uma pessoa que atue com segurança de redes precisa saber identificar quando há um aumento de fluxo de tráfego incomum que possa representar uma tentativa de ataque e realizar as mitigações de risco necessárias.

Caso isso não seja feito, rapidamente o volume de acessos pode subir e derrubar o serviço, por falta de proatividade do especialista. Por isso, essa é uma característica estratégica da personalidade deste futuro profissional.

Hacker montando ataque de computador em escritório
Quem lida com rede de computadores precisa ter proatividade diante de tantas ameaças hacker

Boa comunicação

O estudante do curso de Redes de Computadores precisa desenvolver uma boa capacidade de comunicação com os pares. Isso porque ele precisa saber comunicar com os envolvidos de forma didática, saber tirar dúvidas e explicar quais são suas necessidades no dia a dia.

Além disso, são profissionais que não trabalham sozinhos. Saber se comunicar é fundamental para conseguirem ter uma maior sinergia no dia a dia e evitar atritos e necessidade de refação por problemas que poderiam ter sido evitados.

Trabalho em equipe

Como falamos, o trabalho de um especialista em Redes de Computadores nunca é solitário. Ele sempre está atuando com outros profissionais da área de TI, como programadores, especialistas de cloud computing, cibersegurança, entre outros.

Por isso, o estudante precisa saber, desde o começo, a como atuar em equipe colaborativamente, sabendo se comunicar com seus pares e auxiliar no crescimento do time todo.

Rotina de estudos para quem faz Faculdade de Redes de Computadores

Seja para desenvolver as competências comportamentais ou para ter maior domínio técnico sobre Redes de Computadores, você precisa manter uma rotina de estudos consistente e que impulsionará seu aprendizado.

Separamos dicas que vão ajudar nesse momento. Não deixe de adotá-las em sua rotina e muitas delas são coringas, ou seja, servem para outras formações, caso você escolha por elas.

Tenha metas claras

Defina metas diárias, semanais e mensais de estudos. Isso ajuda bastante não só a manter o foco e organização, mas também a identificar se suas estratégias estão dando certo e, caso contrário, redirecione as rotas!

Além disso, essa estratégia ajuda a dividir grandes tarefas em partes menores. Por exemplo, precisa entregar um trabalho final de disciplina? Reduza-a a pequenas etapas que, ao final, permitirão a você entregar a tarefa no prazo.

Essa perspectiva permite, também, potencializar a sua motivação no dia a dia. Quanto mais você perceber que está cumprindo essas pequenas tasks, mais ficará seguro e motivado para seguir.

Tenha horários consistentes de estudo

Mesmo que conte com a flexibilidade do EaD, a disciplina será a sua maior aliada no processo de aprendizagem. Isso porque é comum nosso cérebro se habituar a determinados horários fixos em nossa rotina e ficar preparado para isso.

Por exemplo, vai fazer suas revisões às 18h? Próximo a esse horário, provavelmente você começará a sentir-se mais focado e concentrado, preparando-se para absorver o conteúdo.

Além disso, desenvolver horários consistentes de estudos ajuda a se programar em relação ao que precisa ser revisado antes de uma prova ou projeto, por exemplo.

Lembre-se de considerar alguns pontos, entre eles:

  • Horários em que você tenha menos interrupções;
  • Momentos em que sua concentração está em alta. Há quem renda melhor a noite, outros funcionam melhor durante o dia. Esse conhecimento poderá fazer toda a diferença;
  • Caso tenha algum imprevisto, encontre formas de repor esse horário (dentro do possível. Se não for, compense em outro momento e tudo bem).

Estude com diversos tipos de conteúdos

Diversifique a forma como você estuda, mesmo que tenha predileção por um tipo de conteúdo específico. Sabemos que alguns estudantes lidam melhor com apostilas e PDFs, outros com videoaulas, outros com tutoriais e, por fim, temos aqueles que gostam de colocar a mão na massa.

Mesmo que dedique mais tempo a um ou outro, é fundamental diversificar a experiência. A experiência de aprendizagem é mais rica com estímulos novos e a tendência de fixar mais ainda o conteúdo aumenta.

Mulher abrindo pdf em celular
Arquivos em PDF também são uma boa opção para estudar

Faça grupos de estudos com seus colegas

Um bom momento para estreitar laços é chamar colegas de turma e fazer grupos de estudos voltados a tirar dúvidas e compartilhar experiências. Essa é uma experiência colaborativa interessante e pode ser feita tanto presencialmente quanto remotamente, por conversas online.

Além disso, ter a oportunidade de poder explicar um ponto para os colegas que domine é uma forma de aprendizagem importante, consolidando seu próprio entendimento sobre o assunto.

E, caso surjam dúvidas que todos possuem, pode ser interessante levar ao professor, apontando que determinada questão não ficou bem entendida por todos.

Treine a parte prática

Quer saber se o seu aprendizado sobre Redes de Computadores está indo bem? Vá para a prática e teste! Por exemplo, está fazendo a disciplina sobre algoritmos? Tente criar um e veja se vai rodar bem.

Nesse momento, será possível identificar se há dúvidas, ou se cometer algum erro, identificar qual o ponto em que deve focar mais para tirar suas dúvidas e superar isso.

Inclusive, pode ser interessante unir a dica anterior a essa: chame seus colegas de curso e testem fazerem projetos em conjunto. Esse trabalho colaborativo pode ajudar, inclusive, nas correções e insights futuros interessantes.

Respeite seu descanso

Não podemos deixar de falar sobre a importância de respeitar o seu descanso. Afinal, é nesse momento em que o cérebro fixa, de fato, o aprendizado. Sem isso, as chances de esquecimento são altas.

Além disso, o cansaço a longo prazo pelo excesso de estudos pode causar fadiga, entre outros problemas. Então, priorize também seu tempo de descanso.

Isso não diz respeito apenas ao sono. Encontre com amigos, pratique um hobby, faça coisas que gosta. Esse tempo funciona como uma espécie de recarga de bateria, possibilitando estar preparado para novas jornadas de estudo.

Quais as modalidades de estudo para o curso de Redes de Computadores?

Outra informação importante para sua escolha pela Faculdade de Redes de Computadores é a modalidade de estudo: EaD, presencial ou semipresencial.

Dá para fazer Redes de Computadores EaD?

Sim. A Faculdade de Redes de Computadores pode ser feita à distância e é a opção mais flexível, sendo a ideal para quem queira fazer sua formação sem precisar muito sua rotina atual.

É uma opção interessante, também, para quem trabalha ou tem outros compromissos (como cursos, atividades extracurriculares, entre outros pontos). Outros benefícios da formação EaD são:

  • Menor custo, já que não precisará gastar com mais um deslocamento no dia a dia;
  • Reduz o estresse, principalmente para quem mora em grandes centros urbanos, evitando o transporte público cheio e congestionamento;
  • Permite estudar no seu ritmo. Tem um conteúdo mais tranquilo? É possível acelerar o aprendizado. Está tendo mais dúvidas? Pode ficar mais tempo repetindo as aulas para revisar até sentir-se seguro para a próxima etapa;
  • Estude onde quiser, no momento que quiser. Por exemplo, está com um tempo livre esperando algum evento? Com seu smartphone, tablet ou outro dispositivo, é possível assistir uma aula.

Vale lembrar que o Ministério da Educação reconhece a possibilidade de realizar o Ensino à Distância com a mesma validade dos cursos presenciais e semipresenciais. É importante conferir se a instituição de ensino escolhida possui essa modalidade credenciada no e-MEC.

Moça mexendo em computador com símbolos ao seu redor
O EAD permite a versatilidade de estudar quando quiser

Existe o curso de Redes de Computadores presencial?

Sim e essa também pode ser uma excelente opção. É uma modalidade muito atrativa para aqueles que gostam de ter a rotina de assistir uma aula sempre nos mesmos horários e dias e sentem que talvez não renderiam o mesmo sem esse horário marcado.

Outros benefícios da possibilidade de fazer o Curso Superior em Redes de Computadores presencial são:

  • Ter a possibilidade de uma imersão mais profunda no processo;
  • Sentir maior segurança com a possibilidade de interação imediata com o professor, caso tenha alguma dúvida;
  • Poder interagir com colegas de classe presencialmente e estreitar laços com eles (muitos podem se tornar colegas futuros de trabalho ou, até mesmo, sócios para um negócio próprio, entre outras possibilidades);
  • Ter a experiência de sala de aula de uma faculdade, entre outras vantagens.

Tem o curso de Redes de Computadores no modelo Semi Presencial?

Sim e você poderá encontrá-lo com o nome, também, de “modelo híbrido”. Ganha esse nome porque é uma mistura dos dois tipos anteriores: junta tanto o Ensino à Distância com alguns momentos feitos na modalidade presencial.

Ou seja, consegue ter a flexibilidade do online nas disciplinas remotas e, ao mesmo tempo, contar com a experiência de sala de aula e imersão. Para muitas pessoas, essa dupla possibilidade é um critério de escolha para formação superior.

Contudo, nem sempre é possível encontrar cursos de Redes de Computadores semi presenciais. Nesse caso, se esse é um ponto que faz diferença, você pode encontrar outros cursos semelhantes nessa modalidade, como Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Qual a duração e as matérias da faculdade de Redes de Computadores?

A faculdade de Redes de Computadores pode ser feita em duas modalidades: bacharelado e tecnólogo. O tempo de duração varia segundo a escolha:

  • Bacharelado: 8 semestres (4 anos);
  • Tecnólogo: 5 semestres (2 anos e meio).

A grade curricular de um bom curso nessa área precisa ser atualizada, com disciplinas alinhadas com as tendências do mercado atual. Afinal, novos desafios surgem constantemente na área de tecnologia e é fundamental estar atento para eles.

Outro ponto importante é a necessidade de cumprir as diretrizes educacionais determinadas pelo MEC, incluindo carga horária total e presença de algumas questões obrigatórias, que falaremos mais adiante.

Vamos trazer a seguir a estrutura e grade curricular da modalidade tecnólogo, que é uma das opções mais escolhidas pelos alunos. Vale a pena considerar que toda instituição fornece a ementa de cada uma das disciplinas, caso tenha dúvidas.

1º semestre

É o seu momento de introdução e imersão no mundo da tecnologia. Porém, por ser um curso mais direcionado, também há a presença de disciplinas já relacionadas com as práticas de Redes de Computadores.

Estão entre as disciplinas:

  • Algoritmos e Técnicas de Programação
  • Arquitetura e Organização de Computadores;
  • Lógica e Matemática Computacional;
  • Sistemas Operacionais;
  • Sociedade Brasileira e Cidadania.

2º semestre

No segundo semestre temos uma maior aproximação com a área específica do seu curso, além, também, de encontrar sua primeira disciplina de projeto. Esse é um ótimo momento para colocar em teste seu conhecimento, com o suporte dos professores do curso.

Estão entre as disciplinas:

  • Desenvolvimento de E-commerce com CMS;
  • Gestão de Projetos de Infraestrutura;
  • Green IT;
  • Projeto de Extensão I — Redes de Computadores;
  • Redes de Computadores.

3º semestre

Seguimos na parte de especialização na área de Redes de Computadores, aumentando a complexidade do seu aprendizado. Estão entre as disciplinas:

  • Administração de Serviços em Sistemas Operacionais de Arquitetura Aberta.
  • Infraestrutura e Cabeamento Estruturado;
  • Protocolo de Redes;
  • Transmissão de Dados.

4° semestre

Você já estará mais apto para aprender sobre como montar uma rede de computadores, de fato. Além, também, de realizar mais uma disciplina de projetos. Estão entre as matérias:

  • Administração de Serviços em Sistemas Operacionais de Arquitetura Fechada;
  • Gerenciamento de Redes de Dados;
  • Projeto de Extensão II — Redes de Computadores;
  • Projetos de Redes de Computadores;
  • Redes Convergentes.

5º semestre

O último semestre chega para finalizar o seu aprendizado completo e direcionado à prática para atuar como especialista em Redes de Computadores. Estão entre as disciplinas:

  • Redes sem fio;
  • Roteadores e Roteamento;
  • Segurança da Informação e de Redes;
  • Sistemas Distribuídos.

Optativas

Ao longo da formação, desde o primeiro período, você será apresentado à possibilidade de fazer as disciplinas optativas: são aquelas não-obrigatórias, mas podem ajudá-lo a direcioná-lo para a área que deseja atuar como profissional.

Por exemplo, planeja trabalhar com segurança de redes? Fazer uma optativa sobre criptografia poderá ajudá-lo nessa jornada. Algumas disciplinas nesta modalidade que poderá encontrar em sua formação são:

  • Criptografia;
  • Arquitetura de Redes;
  • Computação em Nuvem;
  • Privacidade e Proteção de Dados;
  • Arquitetura de Computação em Nuvem.
Homem e mulher mexendo em rede de computador com símbolos virtuais
Computação em nuvem é uma disciplina optativa

Quais as possibilidades de especialização em Redes de Computadores?

As especializações são fundamentais para potencializar o currículo, conseguir oportunidades mais vantajosas no mercado e se destacar de concorrentes, seja em processos seletivos, seja abrindo seu próprio negócio e lidando com concorrentes.

Temos três principais possibilidades de especialização: entrar em uma pós-graduação específica para Redes de Computadores, fazer um curso em uma área afim ou, então, seguir a trajetória acadêmica com mestrado e doutorado.

Pós-graduação em Redes de Computadores

No curso de pós-graduação em Redes de Computadores, o estudante terá uma expansão do seu conhecimento específico nessa área, aprendendo mais sobre protocolos, tecnologias e infraestrutura para potencializar sua atuação.

Além disso, é um curso no qual você terá contato com conhecimentos que darão a base para obtenção de certificações importantes da área. Algumas das disciplinas abordadas na pós-graduação em Redes de Computadores são:

  • Infraestrutura e conectividade de redes;
  • Segurança em redes de computadores;
  • Arquiteturas e infraestruturas em nuvem;
  • Gerenciamento e projetos de redes;
  • Switching e roteamento, entre outras.

É uma opção para quem quer realmente aprofundar dentro dessa área, seja para se destacar em oportunidades para grandes players do mercado nacional, internacional ou, ainda, ter uma boa bagagem que o destaque caso decida empreender.

Pós-graduação em áreas afins da tecnologia

Outra possibilidade é alinhar os conhecimentos de Redes de Computadores com outras áreas da tecnologia e ter uma abordagem multidisciplinar das suas atividades. Isso é fundamental no mundo da tecnologia, no qual é preciso, muitas vezes, trabalhar diversas áreas em conjunto.

Um exemplo: unir os conhecimentos de Redes de Computadores e Segurança da Informação pode ajudar em uma visão holística e mais aprofundada sobre como unir essas duas questões e proporcionar a proteção dos dados que circulam em uma rede.

Nesse caso, fazer uma pós-graduação em Segurança da Informação, mesmo não sendo sua área de origem, poderá proporcionar um crescimento profissional importante para sua atuação no mercado e diferenciá-lo.

Algumas possibilidades de pós-graduação em áreas afins que dialogam com Redes de Computadores são:

Mulher mexendo em tablet em central de dados
Segurança da Informação é uma das possibilidades de especialização

Pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado)

Outra possibilidade que também tem sido muito procurada para especialização nas áreas de tecnologia é investir em uma pós-graduação stricto sensu, ou seja, realizar um mestrado e, posteriormente, doutorado.

O mestrado possui duas possibilidades de realização:

  • Mestrado acadêmico: mais voltado para questões teóricas, o profissional direciona seus esforços para questões de pesquisa científica, avançando o conhecimento nessa área;
  • Mestrado profissional: o trabalho feito nessa modalidade está relacionado com as práticas profissionais, ou seja, trabalho investigativo estará relacionado com encontrar soluções para o dia a dia da atividade em Redes de Computadores.

É uma opção muito procurada por quem gosta da perspectiva de tornar-se um pesquisador científico e, também, para quem deseja, futuramente, tornar-se docente no Ensino Superior, já que muitas instituições exigem, no mínimo, essa titulação para dar aulas nela.

E caso queira continuar sua trajetória, poderá realizar o doutorado, desenvolvendo uma pesquisa própria e aumentando sua titulação. Para concursos públicos de docência no Ensino Superior (por exemplo, para Institutos Federais e Universidades Federais), costuma-se exigir essa formação.

Quais as principais áreas para recém-formados?

Os recém-formados na área de Redes de Computadores encontram um campo com amplas possibilidades de atuação, principalmente, porque seu trabalho é complementar a diversas outras e essencial para viabilizar algumas atividades na área de tecnologia.

Conheça mais a seguir sobre as principais possibilidades para quem acabou de concluir o curso.

Data Centers

Os profissionais de rede são essenciais para criar a infraestrutura de rede necessária para que os Data Centers possam operar, de fato. Ele é o responsável por planejar, dimensionar capacidade, desenvolver projetos de crescimento escalável e sustentável para os fluxos de dados, viabilizando seu funcionamento.

Além disso, também pode ser responsável pelas medidas de proteção dos dados presentes, como configuração das concessões de acesso, verificação de comportamentos suspeitos, revogação de acesso aos dados do Data Center, bem como identificar e impedir eventuais ciberataques.

BlockChain

BlockChain é uma tecnologia cada vez mais adotada, principalmente, pelo setor financeiro, como uma medida importante de proteção de dados. É uma tecnologia na qual as informações são compartilhadas em cadeia, como uma forma de validação delas.

Caso tenha algum tipo de discrepância dos dados nessa cadeia, suspeita-se de fraude e toda a operação é invalidada. Despontou com o seu uso nas criptomoedas (principalmente com o Bitcoin).

Ela opera com a formação de blocos em redes, interligados em uma cadeia. Para a formação dessa estrutura, o especialista em Redes de Computadores pode ser acionado. Ele também estará presente nos cuidados com manutenção, monitoramento e segurança da rede.

Big Data

Essa área diz respeito a coleta, análise, tratamento e armazenamento de um grande volume de dados e tem sido cada vez mais utilizado, principalmente, para adoção de ferramentas e tecnologias ligadas com Machine Learning, uma das áreas da Inteligência Artificial.

O especialista em redes é responsável por estruturar a rede de dados que será responsável por alimentar as ferramentas de Big Data e permitir o fluxo de dados de forma segura, evitando intercorrências relacionadas à segurança e, também, com a escalabilidade da operação. E atuará em conjunto com outros especialistas da área de Tecnologia da Informação (TI), como o especialista em Sistemas de Informação.

Mulher analisando dados em visores digitais
Big Data envolve a coleta e o tratamento de dados

Computação em Nuvem

A Computação em Nuvem permite fornecer serviços e recursos remotamente, a partir de servidores cloud. Porém, para que isso seja possível, é preciso ter uma infraestrutura de computação em nuvem que viabilize isso.

O especialista é responsável pela configuração, dimensionamento, escalabilidade e segurança da rede de computação em nuvem. Também deve planejar sistemas de redundância para ser possível manter o serviço funcionando, caso um dos servidores caia.

Analista de Suporte

Nessa função, o recém-formado no curso de Redes de Computadores será responsável por realizar todo o processo de suporte para a rede continuar funcionando. É uma atividade muito relacionada com o setor de telecomunicações, com alocação em empresas de Internet Service Providers (ISP ou, em português, Provedores de Serviços de Internet).

Porém, pode atuar também alocado em empresas para cuidados com rede interna, universidades, órgãos públicos, ONGs, entre outras entidades possíveis.

Analista de Segurança em Redes

Essa é uma possibilidade de atuação essencial atualmente, principalmente, com o aumento tanto do número de crimes cibernéticos quanto, também, da intensidade dos impactos quando um deles é bem-sucedido.

Além disso, ele também deve atentar-se para eventuais falhas internas que podem provocar, por exemplo, vazamentos de informações, queda do serviço, impossibilidade de realizar algumas atividades, mantendo a viabilidade das operações.

É melhor ingressar na faculdade pública ou privada?

Essa é uma dúvida bastante comum dos estudantes. É importante conhecer os pontos de cada uma das opções para saber qual delas se adéqua melhor à sua realidade. Separamos como funciona cada uma delas a seguir.

Faculdade Pública em Redes de Computadores

Os cursos de Redes de Computadores em Faculdades Públicas são uma opção para quem deseja realizar a graduação gratuitamente

Porém, muitas instituições públicas não oferecem algumas flexibilidades, como a possibilidade do curso noturno ou EaD. Para muitas pessoas, sem isso, poderia ser inviável realizar a sua formação. Além disso, a entrada é mais concorrida, já que são menos vagas disponíveis.

Porém, podem ser opções interessantes para quem busca recursos amplos e experiências que algumas Faculdades Particulares não oferecem, como participação em atividades de pesquisa e extensão, empresa júnior, entre outras possibilidades. Mas isso dependerá das suas ambições.

Faculdade Privada para Redes de Computadores

As Faculdades Privadas para Redes de Computadores são opções para quem busca maior número de possibilidades para encontrar a formação ideal para sua carreira. Por exemplo, é possível encontrar, na mesma instituição, possibilidade de curso presencial diurno e noturno, semi presencial e EaD.

Com isso, você tem maior autonomia para decidir qual delas é a ideal para sua realidade. Algo que o formato das Faculdades Públicas não permite com tanta facilidade.

Além disso, para quem tem certa urgência na formação, a entrada é mais fácil. As instituições contam com vestibulares de ingresso semestralmente e tendem a ter uma menor concorrência, sendo mais fácil garantir a sua vaga e começar quanto antes.

Os cursos em instituições privadas são pagos e, portanto, você deverá arcar com as mensalidades do curso. Porém, muitas delas contam com programas de bolsas parcial e total, além da possibilidade do FIES para financiar sua graduação em Redes de Computadores.

Moça fazendo contas em calculadora
É importante considerar os custos e as bolsas na hora de escolher a faculdade privada

Quanto custa a graduação em Redes de Computadores?

Quem deseja contar com a possibilidade de faculdades privadas para fazer o curso em Redes de Computadores, analisar o valor da mensalidade é um parâmetro importante. O valor da mensalidade varia conforme a instituição escolhida.

Alguns parâmetros que influenciam nessa questão são:

  • Infraestrutura do curso;
  • Modalidade de ensino (EaD ou presencial);
  • Tempo de duração da formação (tecnólogo ou bacharelado em Redes de Computadores);
  • Qualidade do corpo docente;
  • Material disponível para o aluno;
  • Qualidade e reputação da instituição.

Tem como conseguir Bolsa de Estudos em Redes de Computadores?

Sim. As melhores Instituições de Ensino Superior concedem a possibilidade de que os alunos possam ter condições especiais para o pagamento das mensalidades. Além das bolsas, é possível obter benefícios, apoios com convênios, entre outras questões que poderão facilitar seu acesso ao curso.

As bolsas podem ser totais (ou seja, isenção de 100% no valor pago) ou parciais (variando entre 10% a 90%). Cada tipo de bolsa considera critérios próprios para definir esse percentual.

Um dos mais utilizados é a avaliação da nota do Enem. Alunos que tenham obtido notas mais altas conseguem um percentual maior de desconto. Mas há ainda outras opções.

Conheça a seguir alguns dos principais tipos de bolsas disponibilizados para os alunos:

  • Bolsa Enem: avalia a nota do aluno e como ela se insere nas faixas de isenção ou redução de mensalidades. Ou seja, quanto maior a nota, maior o desconto;
  • Bolsa Incentivo: concedida segundo as condições socioeconômicas do estudante. Os critérios de análise são informados caso a caso pela instituição;
  • Bolsa Transferência: se você já faz um curso em outra instituição e quer melhores condições de pagamento, a Bolsa Transferência é uma forma de viabilizar esse processo, com desconto nas mensalidades.

Como entrar em Redes de Computadores?

O acesso ao Curso Superior em Redes de Computadores pode ser feito de várias formas. Separamos as principais informações de cada uma delas a seguir.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio é a principal prova utilizada para o acesso às instituições de Ensino Superior públicas e privadas. Isso porque a prova é desenvolvida pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e é considerada padrão-ouro para a avaliação da passagem do aluno pelo Ensino Médio.

Muitas instituições analisam apenas a nota média obtida no exame para ingresso na instituição, sem realizar exames próprios ou passar por outros sistemas. E é utilizada, inclusive, para avaliação para bolsas de estudo.

Para poder usar a sua nota do Enem para acesso, é preciso ter realizado a prova depois do ano de 2010 (quando a prova começou a ser adotada no modelo atual) e ter conseguido 200 pontos, no mínimo, tanto na redação quanto, também, nas provas de conhecimentos.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema do Ministério da Educação que permite se inscrever para as instituições públicas de todo o país. O acesso é feito duas vezes ao ano (uma por semestre).

A nota do exame do último ano é a utilizada para sua tentativa de ingresso. Caso a instituição faça adoção de pesos para determinadas áreas, o próprio sistema já faz essa contagem e, também, realiza o ranking em comparação com todos os inscritos.

No sistema, você sinaliza as suas duas opções de curso (isso deve ser feito por ordem de preferência), turno desejado e modalidade de concorrência (ampla concorrência ou cotas). Ao acompanhar as parciais, é possível fazer mudança de cursos, caso você sinta que não conseguirá ser aprovado naquela instituição, potencializando suas chances de aprovação.

Mas vale lembrar que, no dia do encerramento das inscrições, vale a última opção desejada lá. Fique atento para isso. Você pode se inscrever para cursos de todo o país por meio do Sisu.

Atualmente a plataforma é utilizada, também, para inscrição no ProUni (Programa Universidade para Todos). O programa auxilia na concessão de bolsas parciais e totais em instituições privadas (que é diferente dos sistemas próprios de bolsas). 

NEla, também é possível fazer a inscrição no FIES (programa de Fundo de Financiamento Estudantil, que financia a graduação de educação superior dos estudantes).

Vestibular para Redes de Computadores

Muitas instituições privadas e até mesmo algumas públicas (como USP, UNICAMP, UNESP, entre outras) contam com vestibular próprio, elaborado pelo time de avaliação interno ou por uma organização dedicada a isso (como a Fuvest).

A prova funciona como um processo seletivo e define a ordem de aprovados segundo o número de vagas para o curso, da maior nota para a menor. Ela pode ser feita de duas formas:

  • Presencial: o aluno deve ir até o polo da faculdade para realizar a prova, na data e horário marcados para isso.
  • Online: a prova pode ser feita em casa, sem a necessidade de ir até o local presencial. A necessidade de agendar dia e horário poderá variar de acordo com a instituição.

Confira o calendário das instituições e as datas de inscrição para a realização das provas. No caso das instituições que permitem escolher, pense em qual das opções é mais vantajosa para você: presencial ou online.

Moça fazendo prova à caneta
É possível fazer o vestibular de forma presencial ou online

Quais as exigências para se formar em Redes de Computadores?

Além de realizar todas as disciplinas obrigatórias e cumprir a carga horária mínima para ter o diploma, há ainda outras exigências que podem fazer parte para obter o diploma de graduado em Redes de Computadores.

As exigências podem variar segundo a instituição, que terá seus requisitos específicos. Vamos apresentar os principais cobrados atualmente: estágio obrigatório, Enade e realização de TCC.

Redes de Computadores exige estágio obrigatório?

Isso depende da instituição. Alguns currículos computam o estágio obrigatório como uma exigência para poder concluir o curso. Já outros apenas recomendam sua realização, permitindo que essas horas entrem como atividades complementares (e aí, sim, essas obrigatórias para formar).

O estágio curricular não obrigatório ajuda o aluno a colocar a mão na massa, aperfeiçoando seu conhecimento prático direto no mercado, em empresas, entidades, órgãos de administração pública, instituições de pesquisa, entre outros.

Para ser válido, o estudante precisa assinar o termo de compromisso do estágio. Ao longo da trajetória, ele terá o acompanhamento do supervisor, que ajudará a tirar dúvidas, acompanhará sua trajetória e trará orientações importantes para sua formação profissional.

Portanto, mesmo não sendo obrigatório, é uma experiência interessante e agrega positivamente para sua formação profissional. Além disso, muitos estagiários são efetivados

Enade para Redes de Computadores

O Enade é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e é uma prova que avalia o nível de qualidade dos cursos de ensino superior no Brasil. Desenvolvido pelo Inep, ela é aplicada para analisar se o desenvolvimento das competências e habilidades esperados dos estudantes teve sucesso ou não.

Ele é obrigatório para os estudantes que estão ingressando e terminando o curso de bacharelado ou tecnólogo que sejam selecionados para a edição daquele ano. Sem a realização do exame, o diploma validado pelo Ministério da Educação não é validado.

Caso você esteja entre os alunos que deverão prestar o exame, sua instituição de ensino superior avisará com antecedência a necessidade de se preparar para ela.

Vale lembrar que o seu desempenho não afeta a conclusão do curso. Mas, quanto melhor os estudantes forem, maior será a nota daquela faculdade no Enade, proporcionando maior força para o seu currículo.

TCC de Redes de Computadores

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma das etapas mais temidas pelos estudantes por todo o imaginário criado pelo assunto. Mas relaxe: é apenas o momento no qual você deverá demonstrar o conhecimento que ganhou ao longo da formação.

O formato pode variar de acordo com a instituição e, também, a possibilidade de realizá-lo em grupo. Alguns dos principais modelos de TCC são:

  • Produção de artigo contemplando uma das áreas do curso;
  • Produção de uma monografia (mais extensa), contemplando uma das áreas do curso;
  • Realização de um projeto prático;
  • União de um breve relatório com projeto prático.

Todo o processo é feito com o auxílio de um professor orientador, escolhido pelo estudante, que ajudará a nortear a sua pesquisa ou projeto. Ele será avaliado por uma banca, que apontará se o resultado foi satisfatório ou não para a aprovação. Caso sim, você concluirá, finalmente, sua formação!

Rapaz apresentando trabalho em quadro branco
Existem várias possibilidades de TCC, como desenvolvimento de um projeto prático

Vale a pena se formar em Redes de Computadores?

A resposta é: sim. Essa é uma área com um mercado aquecido, principalmente, pela alta demanda de profissionais especializados para criação de redes internas em empresas e manutenção do funcionamento de conexão ao longo das atividades.

Com a transformação digital e a necessidade de trocas informacionais constantes, esse profissional cumpre uma função estratégica para empresas, órgãos públicos, organizações governamentais e não governamentais, universidades, instituições de pesquisa, entre outras possibilidades.

Salários para formados em Redes de Computadores

Um dos motivos pelos quais vale a pena formar-se em Redes de Computadores é pela remuneração atrativa que essa área proporciona. Além disso, com a possibilidade de internacionalização da carreira, é possível, até mesmo, ter sua remuneração em moeda estrangeira.

Atualmente o salário médio de um especialista em Redes de Computadores, na função de administrador é de R$ 9.227*. As médias em algumas dos principais polos de contratação no país são:

  • São Paulo: R$ 7.097,38*;
  • Rio de Janeiro: R$ 5.682,40*;
  • Belo Horizonte: R$ 4.337,55*;
  • Campinas: R$ 4.680,33*.

Outras funções também possuem remunerações bem atrativas. Confira a seguir.

Suporte de Rede

  • Júnior: R$ 2.300*;
  • Pleno: R$ 3.164*;
  • Sênior: R$ 7.973*.

Analista de Segurança de Redes

  • Júnior: R$ 5.786*;
  • Pleno: R$ 5.000*;
  • Sênior: R$ 7.944*.

* Fonte: Glassdoor e Salário. Os valores estão sujeitos a alteração ao longo do tempo.

Investimento Vs Retorno da faculdade de Redes de Computadores

Analisar o retorno sobre o investimento de fazer uma graduação em Redes de Computadores deve considerar alguns fatores e essas questões podem variar de acordo com alguns pontos. Isso ajudará a decidir, caso a caso, qual a melhor decisão a ser tomada.

Por exemplo, vale a pena investir em uma formação de qualidade em uma instituição séria do mercado, de confiança, pois um nome forte no currículo pode colocá-lo a frente de concorrentes e conquistar uma boa vaga.

Porém, para isso, você deve ter ao seu lado uma instituição capaz de proporcionar esse benefício, de fato, para sua carreira.

Além disso, as faculdades de Redes de Computadores, sejam elas no formato EaD, presencial ou semi presencial permitem:

  •  Aumentar seu networking;
  • Aprender com profissionais altamente experientes do mercado;
  • Contar com programas e convênios que auxiliem na sua inserção no mercado;
  • Conhecer potenciais parceiros de trabalho e futuros sócios, entre outras possibilidades.

Por que cursar a faculdade de Redes de Computadores na Anhanguera?

Se você chegou até aqui, percebeu que a faculdade de Redes de Computadores pode ser um ótimo passo para começar a carreira dos sonhos. Mas, para alcançar o sonhado sucesso profissional, é preciso estar ao lado de quem pode proporcionar a melhor formação.

A Anhanguera está ao seu lado, com quase 30 anos de experiência na formação de grandes profissionais para o mercado de trabalho. E tanta experiência proporcionou diversos diferenciais que serão essenciais em sua jornada. Conheça os principais a seguir.

Melhor corpo docente

Aprenda com quem tem experiência no mercado na área de Redes de Computadores e vá ensiná-lo mais do que apenas as questões técnicas, mas apresentar a sua expertise com o que viu nas empresas em que trabalhou.

Esse compartilhamento poderá prepará-lo para mais questões que vão além do aprendizado presente na grade curricular e ensiná-lo a como superar muitos dos desafios que só aparecem no momento em que entra no mercado de trabalho.

Apoio personalizado

Ao fazer o Curso Superior de Redes de Computadores com a Anhanguera, aproveite para ter todo o suporte voltado para suas questões e demandas. Nada de respostas corridas, impessoais ou que não deem atenção para o que você precisa.

Nosso time de apoio estará totalmente dedicado a ouvir suas questões, ajudá-lo em suas dúvidas e sem pressa. Eles proporcionarão toda segurança e confiança para permitir a você prosseguir em seus estudos.

Avaliação continuada

No mercado, você não será testado apenas uma vez a cada final de semestre, não é mesmo? Seu conhecimento será avaliado e aperfeiçoado continuamente. Pensando nisso, nós promovemos a avaliação continuada no Tecnólogo de Redes de Computadores.

Com um acompanhamento mais preciso, é possível encontrar mais rapidamente qual é a questão que precisa ser revista. Caso contrário, você segue com questões mal resolvidas por muito tempo e pode atrapalhar, inclusive, seu aprendizado futuro.

Saiba também: veja como funciona Análise e Desenvolvimento de Sistemas!

Play video

Suporte para entrar no mercado de trabalho

Além da formação, queremos ajudá-lo a chegar com tudo no mercado de trabalho. E, por isso, temos programas de parcerias e convênios com grandes empresas da área de tecnologia, seja para o estágio, seja para o primeiro emprego.

Esses são apenas alguns dos diferenciais que a Anhanguera pode proporcionar com a Faculdade de Redes de Computadores. Com a gente, você chega já preparado para os desafios de uma área cada vez mais em alta no mercado atual, com déficit de profissionais especializados para lidar com isso.

Vem conosco rumo ao sucesso profissional! Faça sua inscrição no Curso Superior em Redes de Computadores.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados