Blockchain: entenda essa tendência em gestão financeira

Blockchain: entenda essa tendência em gestão financeira

Ficar por dentro das tecnologias que chegam ao mercado é essencial para saber como direcionar a sua carreira e se destacar entre outros talentos. A blockchain é uma delas.

Ao contrário do que possa parecer, essa inovação surgiu nos início dos anos 2000. 😯No entanto, ela só foi conquistando espaço no mercado a partir de 2008, na época da crise econômica mundial. Nos anos seguintes, a tendência blockchain ganhou ainda mais força graças aos novos produtos e serviços que surgem ano a ano a partir dessa tecnologia.

Neste artigo, explicamos o que é blockchain e como acontece a blockchain na gestão financeira. Se você quer se destacar no mercado de trabalho, então, continue a leitura deste post!🚀

Afinal, o que é blockchain?

Blockchain, ou “cadeia de blocos” em português, é uma tecnologia digital de registro de informações.

Imagine um livro-razão público (um registro contábil onde são anotadas todas as transações financeiras de uma empresa ou entidade) e compartilhado, como se fosse um grande mural de recados onde todos podem escrever, mas ninguém pode apagar ou modificar os recados já escritos. Cada “recado” é um bloco, e esses blocos estão interligados em uma sequência cronológica, formando a cadeia.

Na blockchain, esse registro é digital, público e compartilhado por todos os participantes da rede. 😉Esta tecnologia permite armazenar dados de forma segura, transparente e descentralizada, pois todos os participantes da rede possuem uma cópia do livro-razão e precisam validar as novas informações.

A blockchain é a base de muitas criptomoedas, como o Bitcoin, e também tem aplicações em outros setores, como logística e contratos inteligentes.📃

Para atuar com essa tecnologia, você pode seguir para a área de gestão financeira, principalmente em Investimentos e Gestão Financeira ou se graduar em alguma frente tecnológica, como é o caso da Engenharia de Computação e de Sistemas de Informação.

Por que se tornou uma tendência em Gestão Financeira?

A criptografia dos dados é a qualidade principal da blockchain, o que traz a ela maior confiabilidade. Além disso, a descentralização ajuda as instituições a reduzirem custos, tornando os processos mais fluidos sem perder a qualidade no tratamento de dados.🔝

O blockchain na gestão financeira tem sido usado para comercializar qualquer tipo de bem, seja ele um ativo tangível (físico) ou intangível (digital). As instituições desse segmento, como bancos e casas de investimentos, usam essa tecnologia para tornar as transações mais seguras, minimizando e evitando situações de fraude.

Esse é um ponto muito importante, uma vez que as transações digitais aumentaram muito nos últimos anos em decorrência da aceleração da transformação digital.

Para ter ideia, 7 em cada 10 transações bancárias no país são feitas por canais digitais, segundo reportagem da CNN. E segundo pesquisa da consultoria PWC, também divulgada pela CNN, o volume de transações digitais no mundo deve aumentar em mais de 80% até 2025, com perspectiva de chegar a 2 trilhões de transações anuais.😯

Logo, o blockchain é uma das possibilidades de deixar essas transações mais fluidas e seguras para todo mundo.

O que esperar do futuro desse mercado considerando esse cenário?

Ano após ano surgem novas tecnologias a partir da blockchain. Assim, mais do que saber o que é blockchain, é essencial acompanhar as suas tendências. 

Isso vai possibilitar que você enxergue oportunidades de mercado — seja para atuar prestando serviços para outras empresas ou mesmo para empreender no ramo. A seguir, saiba mais sobre duas tendências blockchain!

NFTs

Uma das tendências da blockchain que merece destaque é os NFTs (Non-fungible Token, ou Token não fungível).

Essa tecnologia ganhou relevância nos últimos 2 anos por começar a ser usada por grandes artistas, principalmente internacionais, para garantir a propriedade intelectual de suas obras, ou seja, os direitos autorais.

Open Banking

O blockchain na gestão financeira vai além das criptomoedas. Recentemente, o Banco Central do Brasil iniciou o movimento de Open Banking (Sistema Financeiro Aberto).

O open banking é um modelo que permite o compartilhamento de informações e serviços financeiros entre diferentes instituições por meio de interfaces de programação de aplicativos (APIs). Esse compartilhamento facilita a criação de novos produtos e serviços financeiros.

Nesse contexto, o blockchain pode ser utilizado para aprimorar ainda mais a segurança das transações, reduzindo fraudes e garantindo a integridade dos dados compartilhados entre as instituições.✌🏽

Curtiu esse universo e deseja estudar tudo isso para construir carreira no setor financeiro? O primeiro passo é começar sua graduação em Gestão Financeira na Anhanguera.

Acerte na escolha da sua faculdade!

Faça graduação com quem entende de inovação e saiba como criar oportunidades de sucesso na área de tecnologia aprendendo mais sobre blockchain e outras tendências que estão chegando no mercado de Gestão Financeira. 😎

Inscreva-se no vestibular online Anhanguera! Use a sua nota do Enem ou agende o dia da sua prova.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados