Faculdade de Gestão da Inovação: Saiba tudo sobre o curso

Administradores checando sistemas

A Faculdade de Gestão da Inovação é indicada para você que deseja explorar as fronteiras da criatividade e inovação no mundo dos negócios. 

O conceito de Inovação é baseado na criação de algo novo ou melhoria de algo existente. Isso se aplica a produtos, serviços, mercados, modelos de negócio, processos, fontes de suprimento, etc. A Gestão da Inovação é o segmento que garante que o ato de inovar seja feito de forma estruturada, contínua e eficiente. 

Se você tem interesse em assuntos como Inteligência Artificial, Big Data, Blockchain ou Internet das Coisas (IoT), e está procurando um curso que te ajude a impulsionar e transformar a inovação no mundo profissional, continue a leitura e conheça tudo o que a Graduação em Gestão da Inovação tem a oferecer.

Como é o curso de Gestão da Inovação?

O curso de Gestão da Inovação te prepara para liderar e impulsionar a evolução em diversos setores da economia. 

Essa faculdade combina elementos de administração, empreendedorismo e tecnologia, e explora temas como design thinking, modelos de negócio, sustentabilidade e gestão e planejamento de projetos. 

Dessa forma, você se tornará apto a desenvolver estratégias de Inovação, além de adquirir habilidades essenciais para liderar equipes e moldar o futuro de empresas e indústrias. 

Ao final do curso, você será capaz de: 

  • Identificar demandas de inovação;
  • Fomentar ideias;
  • Sistematizar processos;
  • Avaliar a viabilidade financeira da inovação;
  • Verificar as necessidades operacionais e tecnológicas para a inovação;
  • Desenvolver e disseminar a cultura, os métodos e as ferramentas para inovar;
  • Alinhar estratégias de inovação com as estratégias de negócios;
  • Medir resultados de projetos.
Jovem analisando post-it colado em parede de vidro
O curso prepara o aluno para identificar possibilidades de inovação e implementar ideias

Quais os tipos de Graduação em Gestão da Inovação?

A graduação em Gestão da Inovação é oferecida pelas instituições de ensino e faculdades de Negócios, no tipo Tecnólogo.

Tecnólogo em Gestão da Inovação 

O curso Tecnólogo em Gestão da Inovação tem duração de 4 semestres. Em praticamente metade do tempo de um bacharelado, você se forma e já pode atuar na área. 

Cursos de nível superior nesse formato Tecnólogo, possui foco na prática e na segmentação do conhecimento. Dessa forma, mesmo com um tempo de duração menor, os 4 semestres são o suficiente para adquirir repertório eficaz para atuação profissional.

Bacharelado em Gestão da Inovação

Não existe curso de Bacharelado em Gestão da Inovação. Esse tipo de graduação possui um currículo mais abrangente, que oferece uma visão generalista e ampla, com formação teórica e matérias que cobrem diversas possibilidades dentro de uma mesma área.

No campo da inovação, se você está buscando bacharelado ligado a tecnologia ou negócios, cursos como Ciência da Computação, Sistemas de Informação ou  Administração são excelentes opções.

Licenciatura em Gestão da Inovação

Para Gestão da Inovação não existe um curso de licenciatura. Para os profissionais que desejam dar aula, as opções mais indicadas são buscar uma pós-graduação para especialização e uma formação pedagógica.

O curso de Gestão da Inovação é bom? 

O curso de Gestão da Inovação se tornou uma excelente opção com a crescente demanda por profissionais da área. 

A relevância de programas de inovação na economia moderna e nas organizações de todos os setores, criou um mercado de trabalho promissor, repleto de oportunidades de emprego, que vão de startups a órgãos governamentais. 

Jovens profissionais em torno de painel com notas coladas
O mercado de trabalho para os profissionais de inovação é muito promissor

O curso de Gestão da Inovação é aprovado no MEC?

A graduação em Gestão da Inovação é sim aprovada pelo MEC. Ser aprovado pelo Ministério da Educação é requisito essencial para o seu diploma ser respeitado no mercado de trabalho.

É esse selo de aprovação que irá garantir a validade do seu diploma em todo território nacional, comprovando que o curso realmente atende o padrão de qualidade exigido pelos órgãos reguladores.

Quando você estiver em dúvida sobre aprovação de um curso, em poucos passos é possível consultar se o mesmo é reconhecido pelo MEC e se a instituição de ensino que você pretende escolher também tem autorização para oferecê-lo.

Aprovação do curso de Gestão da Inovação no Mercado 

A aprovação do curso de Gestão da Inovação no mercado de trabalho é uma das razões pelas quais essa graduação é uma escolha valiosa para quem busca um curso superior. 

Empresas como Google, Apple, IBM, Tesla e McKinsey & Company, são exemplos de negócios inovadores que criaram uma cultura de inovação muito forte, que as fizeram se destacar em seus respectivos mercados de atuação. 

 A inovação distingue um líder de um seguidor.

Steve Jobs 

Dessa forma, é correto afirmar que a transformação digital e a inovação estratégica têm se tornado cada vez mais necessária e relevante para toda e qualquer empresa, independente de tamanho ou ramo de atividade. 

Isso faz com que o mercado passe a necessitar cada vez mais de profissionais capacitados e com interesse por gestão da inovação e empreendedorismo.

Moça sorrindo para tablet
Com a transformação digital, os gestores da inovação se tornaram mais relevantes

Qual o perfil ideal do aluno de Gestão da Inovação? 

O perfil ideal do aluno de Gestão da Inovação é composto por uma combinação de características essenciais direcionadas à criação e melhoria de produtos e serviços. 

Para ser um profissional de excelência nessa área, é imprescindível que o aluno tenha habilidades e interesses que se encaixam bem com as demandas do curso e da carreira, como a criatividade, curiosidade, visão a longo prazo, proatividade, dinamismo e organização. 

Ter habilidades para negociação, planejamento, liderança e trabalho em equipe também será um diferencial durante toda a trajetória acadêmica e profissional.

Personalidade do aluno da área de Gestão da Inovação

A personalidade de um aluno na área de Gestão da Inovação inclui comportamentos que favorecem o pensamento criativo, a adaptabilidade e a abertura para novas ideias e desafios. 

Se você tem a mente aberta e é receptivo a novas perspectivas, suas chances de se destacar nessa faculdade serão maiores. A disposição para explorar novos caminhos e sair da zona de conforto será um grande diferencial. 

É fundamental também que o profissional dessa área se mantenha sempre atualizado com relação ao cenário global e suas tendências, tenha perfil estratégico, colaborativo e multidisciplinar, além de possuir autoconfiança, boa comunicação e espírito empreendedor.

Mulher mexendo em metaverso
É importante se atualizar quanto ao cenário global e suas tendências

Rotina de estudos para quem estuda Gestão da Inovação

A rotina de estudos durante o curso de Gestão da Inovação pode variar de acordo com a grade das matérias de cada semestre e é totalmente focada no exercício profissional. 

A duração do curso superior de tecnologia é mais curta do que o Bacharelado. Isso permite que a grade curricular seja enxuta, com uma abordagem mais específica, voltada diretamente para a realidade do mercado de trabalho. 

Em 2 anos você terá o diploma em mãos e estará preparado para iniciar a carreira. E se optar pela graduação EAD, a rotina de estudos será ainda mais tranquila. Essa modalidade te permite assistir às aulas de acordo com sua disponibilidade de horários, podendo conciliar os estudos com o trabalho e lazer de forma equilibrada. 

E para concluir a faculdade, verifique com a instituição de ensino escolhida se será necessário apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Para cursos tecnólogos, a entrega do TCC pode ser optativa, ficando a cargo da instituição exigir ou não essa avaliação para conclusão do curso.

Jovem rapaz estudando com livros
Pode ser necessário apresentar um TCC para a formação no curso

Quais as modalidades de estudo para Gestão da Inovação?

A graduação de Gestão da Inovação é oferecida na modalidade EAD. Entenda mais sobre essa modalidade:

Curso de Gestão da Inovação EAD

A graduação em Gestão da Inovação EAD é 100% online. Essa modalidade de ensino oferece mais flexibilidade para o aluno, que pode estudar quando puder e onde quiser. 

As aulas são ensinadas por meio de Disciplinas Interativas em um Ambiente Virtual de Aprendizado, com o apoio de material didático digital. A interação com os colegas pode ser feita por meio de fóruns interativos e o suporte virtual é contínuo. 

Durante esse período, você não precisa comparecer à faculdade para assistir às aulas, realizar atividades ou entregar trabalhos. A sua presença pode ser necessária apenas para a realização de provas semestrais.

O diploma dessa modalidade, assim como os cursos presenciais, tem a mesma validade. Inclusive, estudar a distância te ajuda a adquirir novas habilidades digitais, que serão necessárias durante a jornada universitária.

Curso de Gestão da Inovação no modelo Semi Presencial

A faculdade semipresencial é feita de forma híbrida. A maioria das aulas são online, com a necessidade de se dirigir até a faculdade algumas vezes para realização de aulas práticas.

O curso de Gestão da Inovação normalmente não é disponibilizado nessa modalidade, mas sempre consulte as opções disponíveis na instituição de ensino escolhida antes de se matricular.

Curso de Gestão da Inovação Presencial

No curso presencial o aluno comparece diariamente na universidade, acompanha as aulas em sala de aula, participa das atividades complementares e tem contato direto com professores e colegas.

Os horários das turmas são fixos e os valores das mensalidades são maiores devido aos custos das instalações físicas. E as disciplinas são teóricas e práticas de acordo com as Diretrizes curriculares para Gestão da Inovação estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Lembrando que, assim como na modalidade semipresencial, esse curso tecnológico não é oferecido na modalidade presencial. Por isso, sempre consulte as opções disponíveis antes de realizar a matricula.

Qual a duração e as matérias do curso de Gestão da Inovação? 

A faculdade de Gestão da Inovação tem duração de 4 semestres, ou seja, 2 anos, distribuídos em uma carga horária de 1.480 horas. 

As matérias do curso respeitam currículo de Gestão da Inovação conforme diretrizes educacionais e são organizadas da seguinte forma:

1º semestre (300h)

  • EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO
  • GESTÃO DE PROJETOS
  • MODELOS DE GESTÃO
  • RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL
  • SOCIEDADE BRASILEIRA E CIDADANIA

2º semestre (300h)

  • GESTÃO DE PESSOAS
  • LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL APLICADA
  • MARKETING ESTRATÉGICO – OPTATIVA
  • MATEMÁTICA FINANCEIRA
  • MÉTODOS QUANTITATIVOS

3º semestre (360h)

  • ANÁLISE DE CUSTOS
  • GESTÃO DE INDICADORES
  • GESTÃO MERCADOLÓGICA NA ERA DIGITAL
  • PESQUISA E INTELIGÊNCIA DE MARKETING
  • PROJETO DE EXTENSÃO I – GESTÃO DA INOVAÇÃO
  • SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL

4º semestre (520h)

  • ANÁLISE DE INVESTIMENTOS E FONTES DE FINANCIAMENTO
  • DESIGN THINKING E INOVAÇÃO DOS MODELOS DE NEGÓCIOS
  • MARKETING PARA A INOVAÇÃO
  • PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – OPTATIVA
  • PROJETO DE EXTENSÃO II – GESTÃO DA INOVAÇÃO
  • ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Dois homens apertando as mãos com martelo de juiz abaixo
“Legislação Empresarial Aplicada” é uma das disciplinas do curso

Quais as possibilidades de especialização em Gestão da Inovação?

Existem muitas possibilidades de especialização em Gestão da Inovação. A competitividade faz parte do mundo do trabalho, e isso exige dos profissionais diferenciais para se destacar. 

Cada especialização oferece oportunidades únicas, permitindo que você escolha caminhos que se alinhem aos seus objetivos de carreira. 

Algumas das principais possibilidades de especialização incluem: 

  • Inovação Sustentável e o Meio Ambiente: A gestão da inovação sustentável se concentra em desenvolver soluções inovadoras que abordem desafios ambientais e sociais, como energia renovável, reciclagem, transporte sustentável e desenvolvimento de produtos ecologicamente corretos. 
  • Inovação em Design e Experiência do Usuário (UX): Esta especialização se concentra em criar produtos e serviços centrados no usuário, incorporando design thinking e técnicas de UX para melhorar a experiência do cliente. Os profissionais nessa área frequentemente trabalham em design de interfaces, design de produtos e experiência do usuário. 
  • Inovação e a Inteligência Artificial (IA): A IA tem desempenhado um papel crucial impulsionando a inovação de processos, automatizando tarefas rotineiras e estimulando a criação de soluções que visam a inovação disruptiva. A sinergia entre a Gestão da Inovação e a Inteligência Artificial potencializa a capacidade de empresas se destacarem em mercados dinâmicos e impulsionarem o desenvolvimento sustentável, maximizando seu potencial inovador. 
  • Gestão da Inovação e as metodologias ágeis: A combinação de metodologias ágeis, como Scrum e Kanban, com a Gestão da Inovação, é fundamental para promover uma cultura organizacional adaptável, centrada no cliente e orientada a resultados rápidos. Isso permite que as equipes respondam de maneira ágil às mudanças no ambiente de negócios, acelerando o ciclo de inovação, impulsionando a criatividade e a eficiência nos processos de desenvolvimento.
Tela de chatbot em celular
Experiência do Usuário e Inteligência Artificial são possibilidades de especialização

Quais as principais áreas para recém-formados em Gestão da Inovação? 

Recém-formados em Gestão da Inovação têm uma ampla variedade de áreas de atuação para escolher. A versatilidade dessa formação permite que os alunos se adaptem à vários setores e desempenhem papéis-chave na gestão da mudança, no desenvolvimento de soluções criativas e na promoção da inovação e tecnologia. 

Essa versatilidade permite que o profissional atue em áreas como Administração, Contabilidade, Marketing, Logística, Tecnologia da Informação entre outras, mas a escolha da área dependerá também dos interesses, habilidades e objetivos de carreira de cada indivíduo. 

Abaixo listamos alguns dos principais setores e instituições em que os recém-formados em Gestão da Inovação podem encontrar oportunidades: 

  • Startups: Trabalhar em startups e empresas de tecnologia é uma ótima maneira de aplicar habilidades de Gestão da Inovação. Os recém-formados podem se envolver na criação de novas empresas, desenvolvimento de novos produtos e aprimoramento de processos, além de liderar projetos de inovação e estratégias de crescimento. 
  • Órgãos Públicos: Governos e órgãos públicos também buscam profissionais de inovação para melhorar serviços públicos, promover eficiência e desenvolver políticas inovadoras. 
  • Indústrias, Comércio e Serviços: Empresas em setores tradicionais, como manufatura, finanças, saúde e energia, reconhecem a importância da inovação para se manterem competitivas. Portanto, muitas delas contratam profissionais de Gestão da Inovação para liderar esforços de inovação. 
  • Assessoria e consultoria: Empresas de consultoria em inovação ajudam outras organizações a desenvolver e implementar estratégias de inovação. Recém-formados podem se juntar a essas empresas como consultores juniores. 
  • Organizações Não Governamentais: Essas organizações muitas vezes trabalham em projetos de inovação social e ambiental. Os profissionais de Gestão da Inovação podem atuar em ONGs ou fundações contribuindo para o desenvolvimento de soluções para problemas de impacto global. 
  • Instituições de ensino: Recém-formados em Gestão da Inovação também podem optar por carreira na educação, ensinando sobre inovação em universidades, escolas e outras instituições de ensino. A educação em inovação, atua com educação empresarial e empreendedorismo. 
  • Institutos e centros de pesquisa: Empresas que investem em pesquisa e desenvolvimento, como as indústrias farmacêutica e de tecnologia, podem contratar graduados em Gestão da Inovação para gerenciar projetos de P&D e aprimorar a inovação em suas operações.
Homem olhando tela de computador com projeto
Em startups é possível desenvolver novos produtos e melhorar processos

É melhor ingressar na faculdade pública ou privada?

As faculdades públicas e privadas possuem particularidades, e cabe à você considerar essas características para tomar a melhor decisão na hora de estudar.

A escolha entre uma faculdade pública ou privada depende de vários fatores, como custo, qualidade acadêmica, recursos disponíveis e preferências pessoais. 

As faculdades públicas são muito mais concorridas. Já as faculdades privadas possuem muito mais vagas disponíveis, o que torna o ingresso a uma instituição privada mais simples. 

Em contrapartida, faculdades públicas geralmente são mais acessíveis financeiramente e oferecem recursos amplos, enquanto faculdades privadas podem ter programas especializados e redes de ex-alunos fortes.

Nos dois casos é possível encontrar instituições de qualidade, mas é importante lembrar que o comportamento do estudante durante a graduação é o que mais influencia na qualidade da formação.

Considere seu orçamento, os programas oferecidos, a reputação acadêmica e o ambiente de aprendizado ao tomar sua decisão. Ambas têm vantagens, então a escolha depende das suas necessidades e objetivos individuais.

Faculdade Pública em Gestão da Inovação

A faculdade pública em Gestão da Inovação é gratuita, mas muito concorrida. E por ser um tipo de instituição financiada pelo governo, a ausência de mensalidades é um grande atrativo.

Dessa forma, podemos listar como principais pontos positivos para escolher uma instituição pública, além da ausência de mensalidades, a qualidade acadêmica composta por professores de renome, o que aumenta o reconhecimento e valorização no mercado de trabalho.

Já como pontos negativos, além da alta concorrência, é muito comum que instituições públicas sejam mais burocráticas e tenham uma infraestrutura de menor qualidade. O que faz com que novas metodologias de ensino, como os cursos EAD, não sejam inseridas em suas grades curriculares com tanta facilidade.

Professora mostrando braço de robô em projeto
A faculdade pública costuma ter mais burocracia para a seleção de alunos

Faculdade Privada para Gestão da Inovação

A faculdade privada para Gestão da Inovação pode oferecer muitas vantagens como: infraestrutura moderna, programas acadêmicos especializados, grade de horários flexíveis, turmas possivelmente menores, acesso a uma rede de ex-alunos robusta e uma abordagem mais personalizada para o ensino.

Apesar de existir a necessidade de pagar mensalidade para cursar uma faculdade privada, existem inúmeras possibilidades de bolsas e descontos que facilitam o ingresso nesse tipo de instituição. 

No entanto, é importante que o aluno procure por instituições que atendam às necessidades e metas de carreira. Por isso, é essencial pesquisar cuidadosamente as opções considerando fatores como reputação da faculdade, recursos oferecidos e oportunidades de estágio.

Mulher pensativa segurando caneta e prancheta
É importante pesquisar com cuidado a faculdade privada em que você quer estudar

Quanto custa a faculdade de Gestão da Inovação?

A mensalidade do curso de Gestão da Inovação vai variar de acordo com alguns parâmetros que são muito importantes para a tomada de decisão, como modalidade do curso e qualidade da instituição de ensino.

Na Anhanguera, por exemplo, o aluno pode cursar Gestão da Inovação na modalidade EAD, que conta com uma infraestrutura digital de ponta e formas de ingresso facilitadas, onde o valor pago pelo aluno pode diminuir com os programas de bolsa de estudo ou opções de descontos na mensalidade.

Confira o valor das mensalidades na página do curso de Gestão da Inovação no site.

Tem como conseguir Bolsa de Estudos para a Faculdade de Gestão da Inovação?

Existem alguns tipos de Bolsa de Estudo para a faculdade de Gestão da Inovação. Caso você ainda se sinta receoso devido aos valores das mensalidades, fique tranquilo. Na Anhanguera existem muitas opções de bolsa de estudo, benefícios e convênios que ajudam você a pagar a faculdade e se tornar um profissional em Gestão da Inovação.

Diversas opções oferecidas não necessitam da nota do Enem, e mesmo que o aluno não tenha feito o exame, ainda é possível pagar menos na mensalidade.

Chapéu de formando de papel em cima de moedas
As várias opções de bolsas de estudo tornam a entrada na faculdade mais acessível

Como entrar em Gestão da Inovação?

Existem várias maneiras de se matricular no curso de Gestão da Inovação. Confira abaixo como garantir sua vaga.

Enem

Para ingressar no curso de Gestão da Inovação utilizando a nota do Enem é bem simples. Os estudantes que apresentarem a nota do Enem não precisam prestar o vestibular.

O ENEM é o Exame Nacional do Ensino Médio, criado em 1998, e é uma prova realizada pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), vinculado ao MEC (Ministério da Educação).

As notas do exame podem ser utilizadas para ingressar em universidades públicas e privadas, a partir de programas como o ProUni (Programa Universidade para Todos), FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) ou como substituto do vestibular em universidades privadas que adotam essa modalidade de seleção.

A inscrição nesse formato é selecionada principalmente para os alunos que buscam por uma bolsa de estudo. Basta verificar como usar a nota do Enem seguindo as regras exigidas pelas instituições de ensino, como período de aplicação da prova e pontuação mínima.

Lembrando que quanto maior a nota obtida no Enem, maiores são as chances de conseguir uma Bolsa de Estudos, seja ela integral ou parcial.

Se o aluno se enquadrar nos requisitos, na hora de se inscrever para o curso é só selecionar a opção de inscrição usando a nota do Enem, completar o cadastro e confirmar a matrícula. 

Celular com tela do Enem em cima de fundo preto
É possível usar o Enem para concorrer no ProUni e no FIES

Sisu

Você também pode usar o Sisu para entrar no curso de Gestão da Inovação.

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um programa do governo federal que seleciona estudantes para instituições públicas de Ensino Superior. Ele funciona duas vezes ao ano, uma por semestre, e é exclusivo para participantes do Enem que não tiveram nota zero na redação. 

A inscrição acontece pelo site do Sisu, onde os interessados podem verificar as regras gerais do programa, e acessar as instituições e cursos que participam do Sistema. Quando o prazo para inscrição for aberto, basta entrar no site e se inscrever. 

Vestibular para Gestão da Inovação

Para prestar vestibular para Gestão da Inovação, você precisa se direcionar até a universidade de sua escolha ou fazer a inscrição de maneira online pelo próprio portal da instituição. 

O vestibular é o meio mais tradicional para inscrição nas universidades. Ele pode acontecer de forma presencial ou online, e é organizado pelas próprias instituições. 

Aqui na Anhanguera, por exemplo, o vestibular para Gestão da Inovação acontece da seguinte forma: 

Vestibular presencial

O vestibular para Gestão da Inovação no modelo tradicional consiste em uma prova presencial que os candidatos podem fazer em qualquer polo da universidade. 

O teste é composto de uma redação dissertativo-argumentativa e você terá 2 horas para concluí-la. Caso tenha algum imprevisto e não consiga chegar ao local a tempo, o estudante pode agendar a realização da prova para uma data posterior. 

Vestibular online

A prova para o vestibular online de Gestão da Inovação tem o formato similar a opção presencial, com a diferença que ocorre de maneira 100% online e você tem apenas 1 hora para concluir a prova. Outra informação essencial sobre o teste é que o candidato tem somente 5 chances para finalizá-lo. 

Portanto, confira com cuidado a conexão com a internet antes de iniciar o teste. Outro fator importante é que não é permitido copiar e colar ou abrir outra aba do navegador. Após a entrega da prova, basta aguardar os resultados.

Estudantes fazendo vestibular em sala de aula
Para entrar no curso é possível fazer tanto o vestibular online quanto o presencial

Quais as exigências para se formar em Gestão da Inovação?

As exigências para se formar em Gestão da Inovação podem variar conforme a instituição de ensino escolhida. É necessário consultar as regras de cada instituição para obter informações específicas sobre os requisitos exigidos, como estágio obrigatório, Enade, TCC e etc. 

Estágio Obrigatório para Gestão da Inovação

O estágio obrigatório é uma atividade prática realizada pelos alunos durante alguns cursos de graduação. Para o curso de Gestão da Inovação, é necessário verificar antes com a instituição escolhida se há ou não a obrigatoriedade em fazer o estágio. 

Normalmente, para graduação Tecnológica, o estágio não é obrigatório, mas fazê-lo durante a faculdade pode gerar vários benefícios como: ganho de experiência, autoconhecimento profissional e ampliação de networking.

Programadores olhando sistema em tela de computador
O estágio pode não ser obrigatório, mas é uma ótima oportunidade para o estudante entrar em contato com a profissão

Enade para Gestão da Inovação

Para os alunos concluintes do curso de Gestão da Inovação que fizerem parte de uma turma contemplada para o exame, participar do Enade também é obrigatório. O desempenho nesse exame não afeta a conclusão do curso, mas não fazê-lo impede o aluno de receber seu diploma. 

O Enade é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, que serve para avaliar os cursos de ensino superior em todo o Brasil. 

TCC de Gestão da Inovação

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma exigência muito comum durante os cursos de graduação, embora não seja uma etapa obrigatória em todas as instituições, ou em cursos tecnológicos. Dessa forma, fica a cargo da instituição de ensino exigir ou não essa avaliação para emitir o certificado de conclusão do curso de Gestão da Inovação.

O objetivo do TCC é colocar em prática os aprendizados adquiridos durante a faculdade. É uma avaliação final que os estudantes passam para receber o diploma. Ele é exigido nos últimos anos da faculdade, e o resultado do trabalho é entregue por escrito e, em alguns casos, apresentado para uma banca de avaliadores.

No geral, a dica para o aluno é escolher um tema ou uma linha de pesquisa que mais goste, tornando mais prazeroso o desenvolvimento do TCC. Além disso, é muito importante ler ou ter contato com trabalhos parecidos para se preparar melhor, e é claro, escolher um bom professor orientador para ajudar com referências bibliográficas e indicar o melhor caminho para o seu projeto.

Homem discutindo ideias de e-commerce em reunião
O TCC exige o desenvolvimento de pesquisa em uma área de interesse relacionada ao curso

Vale a pena se formar em Gestão da Inovação? 

Se formar em Gestão da Inovação é um ótimo caminho para quem deseja fazer parte de um campo essencial na criação de soluções para problemas globais e que impulsione o progresso da sociedade. 

Além disso, o nível de exigência dos consumidores está cada vez mais alto. As pessoas estão cada vez mais ávidas por produtos e serviços inovadores e a competitividade entre as empresas mais e mais acirrada. 

Nesse cenário, a atuação de profissionais especializados em Gestão da Inovação é imprescindível para as organizações. 

Segundo Renata Ramalhosa, (CEO da Beta-i Brasil, consultoria global de inovação colaborativa), em matéria publicada no site Época Negócios em outubro de 2023, “A inovação não é apenas uma vantagem competitiva; é um elemento vital que pode significar a diferença entre o sucesso e a estagnação”.

Nessa publicação, ela aponta ainda 6 pontos que provam a importância da inovação nas empresas, como: atração de investidores, relevância de mercado, eficiência operacional, construção de marca forte, adaptação às mudanças do setor e atração de talentos criativos. 

Essa realidade do mercado mostra o quanto vale a pena se formar em Gestão da Inovação. E o ensino superior é o primeiro passo para você se tornar um profissional de sucesso na área.

Homem e mulher analisando gráficos
A inovação em empresas é essencial para acompanhar um consumidor mais exigente

Salário para formados em Gestão da Inovação

A alta demanda por profissionais em Gestão de Inovação reflete também em boas remunerações. No entanto, esses valores podem variar conforme o tempo de experiência, nível de especialização, atividade profissional e localidade de trabalho. 

Veja quanto ganha em média alguns dos principais cargos para profissionais formados nessa área: 

  • Analista de Pesquisa e Desenvolvimento: R$3.881,00*;
  • Analista de Inovação: R$4.108,00*;
  • Gerente de Inovação: R$16.296,00*. 

*Fonte: Vagas.com, sujeito a alteração.

Investimento Vs Retorno do curso de Gestão da Inovação

Durante a graduação em Gestão da Inovação é possível procurar por estágios e fazer networking, com grande possibilidade de começar a trabalhar na área logo após a formação, gerando rápido retorno sobre o investimento feito na faculdade. 

Lembrando que, por ser um curso tecnológico, o tempo para conclusão do curso é quase metade de um bacharelado, o que acelera ainda mais a entrada no mercado de trabalho. 

E para aqueles que arregaçarem as mangas e buscarem certificações adicionais ou especialização em áreas específicas, as chances de retorno e crescimento são ainda maiores. À medida que o profissional ganha experiência e busca por educação continuada em Gestão da Inovação, seu salário pode aumentar significativamente, acompanhando a progressão de sua carreira.

Descubra também: veja como sua nota vale bolsa na Anhanguera!

Por que cursar Gestão da Inovação?

Agora que você já sabe tudo sobre a faculdade de Gestão da Inovação, o próximo passo é escolher uma instituição que te dê condições de se formar e construir uma carreira de sucesso na área da Inovação.

Em apenas 2 anos, de forma 100% online e com diversas opções de bolsas e descontos na mensalidade, na Anhanguera você encontra ensino de excelência e uma infraestrutura de ponta.

Não perca tempo. Inscreva-se no vestibular Anhanguera agora mesmo e se torne um profissional de destaque no mercado.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 7.3 / 5. Número de votos: 268

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!