6 vantagens de fazer Administração em uma faculdade particular

Administração em uma faculdade particular

O curso de Administração de Empresas oferece uma formação abrangente na área de gestão e negócios, capaz de oferecer oportunidades de trabalho variadas e, até mesmo, inspirar você ao empreendedorismo.

Mas, por ser um curso muito procurado, muitas vezes a relação de candidatos/vaga nos vestibulares é alta, especialmente em instituições públicas. Felizmente, quem quer estudar ADM tem nas faculdades particulares ótimos programas acadêmicos e modalidades flexíveis de ensino ― basta fazer uma boa pesquisa para não errar em sua escolha, claro!

Para você ter certeza de que vale a pena cursar Administração em uma faculdade particular, listamos neste post 6 benefícios desse investimento. Acompanhe!

Facilidade no ingresso

De alguns anos para cá, as faculdades particulares estão inovando o vestibular em Administração. Enquanto as instituições públicas permanecem com o processo seletivo tradicional ou usam a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como forma exclusiva de acesso a vagas, na rede privada, você encontra um vestibular muito mais dinâmico.

Seguindo o exemplo das formas de ingresso da Anhanguera, você tem as seguintes maneiras de entrar no curso de Administração em uma faculdade particular:

  • vestibular tradicional: prova presencial com horário definido pela faculdade, realizada no campus/polo de sua escolha;
  • vestibular agendado: você agenda o dia e o horário para fazer a prova do vestibular, a ser realizada no campus/polo de sua escolha;
  • vestibular online: a prova acontece totalmente online, o que dá maior liberdade para você fazer o exame de onde estiver, utilizando até mesmo o celular;
  • ingresso com a nota do Enem: se você prestou a prova nos últimos 3 anos e teve uma boa nota, pode utilizá-la para substituir o vestibular*;
  • segunda graduação: se você já tem diploma do ensino superior, pode se inscrever sem fazer vestibular ― desde que o curso permita;
  • transferência externa: transferência de outra instituição para a Anhanguera. É válida para quem é um aluno ativo de outra faculdade ou trancou a matrícula há menos de 6 meses.

*Opção válida desde que todos os critérios de utilização da nota do Enem sejam atendidos.

Modalidades EAD e semipresencial

Outra vantagem de cursar Administração em uma faculdade particular são as diferentes modalidades de ensino. Por ser um curso altamente teórico, não há a necessidade de o aluno estar o tempo todo no campus.

Então, algumas faculdades particulares decidiram apostar em uma graduação mais flexível, mesclando ensino presencial e a distância. Veja como são essas modalidades de ensino para quem vai estudar ADM:

  • cursos semipresenciais: na faculdade semipresencial, o aluno frequenta o campus uma a duas vezes por semana. Nos demais dias, ele estuda a distância, acessando os conteúdos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA);
  • cursos 100% EAD: são graduações totalmente a distância. Os alunos frequentam a maioria das aulas online e têm todo o conteúdo à disposição no AVA, que é sua sala de aula virtual, além de ter o contato com os professores. Atividades presenciais são restritas a algumas práticas, como avaliações, apresentações de trabalhos e atividades de campo.

Metodologias inovadoras

A metodologia de ensino faz total diferença no desempenho do aluno. Por isso, as melhores faculdades de Administração investem em um projeto pedagógico inovador, focado em atividades práticas, contato com casos reais e uso da tecnologia.

Além disso, aquele modelo tradicional de ensino, em que basicamente o professor realiza aulas expositivas, está mudando. Como aprender por meio da prática aumenta muito mais os resultados, a ideia de ensino inovador coloca você como protagonista da construção do seu conhecimento. É algo como colocar a “mão na massa” e aprender fazendo. Não é o máximo?

Então, ao buscar um curso de ADM que realmente vai oferecer as ferramentas de como ser um administrador, observe a fundo como é a metodologia de ensino!

Infraestrutura de ponta

Para que uma metodologia inovadora aconteça, a faculdade de Administração precisa contar com a melhor infraestrutura, não é verdade?

Tanto nos modelos presenciais quanto nos modelos a distância, a infraestrutura precisa oferecer conforto e funcionalidade para alunos, professores e funcionários. Aí estão incluídos os seguintes pontos:

  • salas de aula com recursos audiovisuais;
  • laboratórios modernos;
  • biblioteca;
  • livrarias;
  • espaços para atividades práticas;
  • espaços de convivência;
  • auditórios.

No caso dos cursos EAD, também é importante que a instituição conte com polos de apoio para que os alunos possam realizar atividades pedagógicas, ter encontros com tutores e acessar serviços administrativos importantes. Os polos de apoio normalmente ficam na cidade onde o aluno reside ou em locais vizinhos ao seu endereço.

Foco em tecnologia

Por falar em inovação, a tecnologia tem um papel muito importante nos cursos de Administração hoje. Independentemente da modalidade de ensino, os recursos digitais são indispensáveis para aproximar você ainda mais do curso e do próprio mercado de trabalho.

Na Anhanguera, por exemplo, o aluno conta com um ambiente digital completo. Para quem estuda ADM na modalidade presencial, o espaço do aluno disponibiliza inúmeras atividades extracurriculares que vão ajudar você a impulsionar seu currículo ― além de algumas disciplinas que devem ser cursadas online.

Já para as outras modalidades de curso, esse mesmo espaço abriga diversos formatos de conteúdos (vídeos, artigos, infográficos), ferramentas de comunicação, como videoconferência, fóruns, espaços de comentários etc., além de abrigar biblioteca virtual e serviços.

A tecnologia deixou de ser uma ferramenta a mais para o ensino. Hoje, é uma necessidade para que o curso de Administração aconteça com a mais alta qualidade!

Orientação para o mercado de trabalho

A faculdade precisa preparar você para o mercado de trabalho por meio de várias ações. Em primeiro lugar, os melhores cursos de Administração contam com serviços de apoio que orientam você quanto ao desenvolvimento de habilidades necessárias para obter os melhores salários na área de Administração.

Também, há atividades extracurriculares que desenvolvem competências essenciais para você se destacar na carreira.

Por fim, há parcerias com profissionais e empresas que apresentarão a você o cotidiano da profissão, a fim de começar a desenvolver sua carreira antes mesmo de se formar. Isso pode acontecer por meio de eventos, aulas especiais, workshops, visitas técnicas e, até mesmo, programas de estágio e trainee exclusivos para alunos da instituição.

Venha estudar na Anhanguera!

Você quer estudar ADM em uma das melhores faculdades do país? Então, venha para a Anhanguera! Aqui, você encontra um curso de Administração moderno, com um projeto pedagógico totalmente atualizado com as tendências do mercado! Nossos principais diferenciais são:

  • processo seletivo facilitado;
  • opções de bolsas, benefícios e convênios;
  • cursos presenciais, semipresenciais e totalmente EAD;
  • conteúdos especiais, como Aula Destaque;
  • Trilhas de Carreira, com atividades extracurriculares certificadas para dar peso ao seu currículo;
  • parceria exclusiva com o Canal Conecta para você encontrar oportunidades de estágio e emprego em algumas das melhores empresas do país!

Viu como vale a pena fazer Administração em uma faculdade particular como a Anhanguera? Então, não espere mais! Inscreva-se já no vestibular.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados