Vestibular de Administração: quais são as particularidades?

estudante de administração

O curso de Administração é uma oportunidade para quem tem o perfil empreendedor, assim como para quem busca uma carreira sólida no mercado de trabalho. Apesar de ser uma das graduações que mais forma profissionais no Brasil, a Administração está sempre em alta por ser abrangente, ou seja, você adquire conhecimento para atuar em diferentes setores de vários modelos de negócio.

Para o vestibular de Administração, não existe a necessidade de uma prova específica, cobrando conhecimentos da área, mas, mesmo assim, você precisa ficar atento ao edital e compreender o que deve ser estudado. Além disso, é importante conhecer os diferentes tipos de processos seletivos e formas de ingresso.

Neste post, você verá algumas especificidades do vestibular de Administração, além de ficar por dentro de dicas para se preparar e alcançar um bom desempenho no processo seletivo. Boa leitura!

Como funciona o curso de Administração?

Antes de falarmos mais sobre as particularidades do vestibular de Administração, nós da Anhanguera entendemos a importância de conhecer melhor um curso antes de concorrer a uma das vagas em nossa faculdade.

Sabemos que existem dúvidas relacionadas a todos os assuntos, por isso pretendemos sanar resumidamente as principais delas a respeito das áreas da Administração, confira!

Áreas de atuação

De modo geral, a Adm, como é apelidado o curso, abarca 5 grandes áreas:

  • Financeiro;
  • Logística;
  • Recursos Humanos;
  • Gestão Estratégica;
  • Marketing.

Contudo, o conhecimento adquirido permite ao profissional uma abrangência bem maior de atuação.

Mercado de trabalho

É possível atuar no mercado financeiro, nos diferentes setores em multinacionais, prestar consultorias em pequenas, médias e grandes empresas, além de abrir o próprio negócio. No último caso, não há exigência do diploma, porém a graduação prepara você para identificar e lidar com problemas e encontrar as melhores soluções.

Média salarial

Um dos maiores diferenciais de quem faz Administração estão nas muitas possibilidades de atuação, como vimos. Com isso, o salário do profissional tende a mudar de acordo com a área. No site Salário, especialista em levantamento desses valores, a média salarial do Administrador que trabalha no setor de serviços em escritórios ou no apoio administrativo está em R$ 4.115,97*.

Modalidades de ensino

Quanto ao curso de Administração, você pode cursá-lo por meio do ensino presencial, semipresencial ou 100% online. Aqui na Anhanguera, ao pensarmos o que é modalidade, analisamos as necessidades dos estudantes. Então, se você precisa, por exemplo, de mais flexibilidade, menores custos e qualidade de ensino, o EAD pode ser ideal para você!

Matérias de Administração

Por fim, conhecer a grade de matérias de um curso, como as de Adm, ajuda você a perceber o quanto elas abrangem muita coisa vista no ensino médio. Além de matemática, sociologia, história e língua estrangeira são disciplinas básicas para um futuro administrador.

Lembrando que o conteúdo do vestibular está relacionado com o que você aprendeu na escola, porém, saber o que se estuda para se formar bacharel em Adm na faculdade é uma maneira de se aproximar da sua futura profissão.

Quais são as formas de ingresso para Administração?

Agora que você conhece mais sobre o funcionamento do curso de Administração, chegou o momento de apresentarmos as maneiras de ingresso. Você sabe realmente o que é vestibular? Esse é o principal exame para começar um curso superior, ou seja, é a porta de entrada para a realização de muitos dos seus sonhos.

As etapas e os critérios das provas são bem definidos e divulgados em edital. É nesse documento que você vai encontrar informações sobre o curso, as modalidades de ensino em que ele é oferecido, além do conteúdo para ser estudado.

Alguns processos, como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), acontecem anualmente, e muitas faculdades utilizam as notas do exame, como veremos. Porém, também existem opções mais flexíveis. Confira tudo a seguir.

Vestibular tradicional

Para começar a faculdade de Administração, você pode optar pelo vestibular tradicional, que consiste na aplicação presencial de provas realizadas pela própria faculdade.

Com datas e horários pré-definidos, nele costumam ser cobradas questões objetivas e uma redação, podendo acontecer tudo no mesmo dia ou em datas diferentes. O Enem se encaixa nesse quesito, porém, merece atenção especial por suas possibilidades de uso.

Vestibular agendado

O vestibular agendado é uma oportunidade para quem não pode comparecer nas datas estipuladas por provas tradicionais. Assim, estudar Administração vira uma realidade para quem precisa de horários flexíveis e, geralmente, busca isso desde o vestibular até a opção pelo curso EAD.

Vestibular com prova online

Muito parecido com a prova agendada, o vestibular online Anhanguera se difere pela possibilidade de você fazer a prova de onde desejar. Isso mesmo! Você pode aproveitar o conforto da sua casa e já ir se acostumando com o ensino a distância — caso essa seja a sua escolha de modalidade.

Ingresso por meio do Enem

Por fim, o Enem para Administração costuma ser muito procurado, e os conteúdos desse exame são o foco de estudos tanto na escola quanto em cursinhos preparatórios. O Trilha do Enem, por exemplo, pode ajudar você a conseguir a nota mínima nas provas objetivas e na redação do Enem.

Com essa nota, é possível entrar por meio do Prouni (Programa Universidade para Todos) ou FIES (Fundo de Financiamento Estudantil). Além disso, aqui na Anhanguera, uma boa nota no Enem garante isenção do vestibular.

Por que fazer vestibular de Administração?

É comum que pessoas com o perfil de liderança, facilidade de comunicação e boas habilidades de gestão fiquem em dúvida entre os cursos de Administração e Contabilidade, além de outras áreas afins. Contudo, a abrangência da atuação do bacharel em Adm facilita essa escolha para quem busca um curso mais focado no social.

Como vimos, as formas de ingresso não exigem de você conhecimentos específicos na carreira pretendida. Porém, prestar vestibular de Administração já tendo contato com os assuntos da área é uma maneira de você se adiantar e chegar na faculdade com uma bagagem bem útil para seus estudos.

Por isso, sabendo que você vai estudar tanto Ciências Exatas quanto Ciências Humanas, que tal usar essa informação a seu favor na hora de estudar para o vestibular?

Outra dica importante para quem vai fazer vestibular de Administração é consultar provas e gabaritos de edições anteriores dos processos seletivos. Assim, você fica por dentro do que mais cai nas provas e direciona melhor os seus estudos.

Agora que você está pronto para o vestibular Adm, faça sua inscrição na Anhanguera e não fique para trás!

*Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content