Melhores faculdades: o que uma instituição precisa ter?

melhores-faculdades

Conquistar o sucesso profissional é um longo processo, que tem seu início com a escolha da área de atuação que mais combina com o seu perfil. Com pouca vivência ou mesmo quase nenhum contato com o mercado de trabalho, chegar à opção ideal não é tarefa fácil. Quando, enfim, você se decide, um novo desafio aparece: resolver onde estudar.

Escolher entre as melhores faculdades disponíveis requer mais uma boa dose de considerações. Nesse momento, a pesquisa vai muito além das disciplinas estudadas no curso. É preciso entender como a instituição de ensino pode contribuir para a sua formação e quais são seus diferenciais diante das demais candidatas.

Quer decidir entre as melhores faculdades do Brasil para começar a sua carreira com o pé direito? Acompanhe este post e saiba o que avaliar!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Infraestrutura

A faculdade pública ou particular é o ambiente que fará parte da sua vida pelos próximos anos, quase como uma segunda casa. Ali, você terá oportunidades de aprender a todo momento, a partir do contato com docentes, colegas de turma e outros estudantes.

Por meio dessa interação, complementar à grade curricular oferecida, também poderá desenvolver as chamadas soft skills — competências comportamentais e subjetivas que são essenciais para a conquista das melhores vagas do mercado. Cada vez mais, as empresas buscam profissionais curiosos, resilientes, líderes natos, comunicativos, criativos, que saibam trabalhar em equipe e agir com ética.

Nesse aspecto, listamos alguns espaços que podem entrar na sua checklist. Confira a seguir!

Salas de aula

A sala de aula é o grande palco na relação entre o futuro profissional e a faculdade. É nesse ambiente que você vai aprender grandes lições por meio do contato com os professores e da troca de experiências com os colegas.

Ter um espaço que não suporta o número de pessoas da turma, com má ventilação e carteiras sem manutenção não é o ideal para potencializar o aprendizado. O conforto e o cuidado com as salas de aulas são essenciais nesse momento. Enquanto isso, o apoio de tecnologias também estimula e motiva os estudantes a se conectarem com as disciplinas aprendidas, por meio de equipamentos modernos e funcionais.

Biblioteca

A biblioteca é quase uma extensão da sala de aula: quando o conhecimento não é assimilado na sala, é em meio aos livros que o estudante encontra as respostas. Por isso, ela deve estar recheada com materiais diversos e completos, atualizados e em quantidade suficiente para as necessidades de todas as turmas.

A organização é outro aspecto importante, uma vez que ajuda a economizar um bom tempo de busca. O espaço interno deve ser acolhedor e confortável, permitindo aos alunos um recanto de estudos e aprendizado. Ter algumas salas fechadas para realização de trabalhos em grupo é um diferencial.

Você sabia que algumas faculdades que têm diversos campus pela cidade permitem que seus estudantes peguem um livro em uma biblioteca e devolvam em outra? Além da praticidade, o repertório de materiais de consulta se expande consideravelmente.

A renovação e a reserva por meio de uma plataforma digital também são vantajosas para a rotina dos alunos — que, com a correria, nem sempre conseguem fazer tudo presencialmente.

Quando há uma biblioteca virtual, então, faz toda a diferença. Ela expande ainda mais o acervo disponível e o aluno pode ter contato com livros e publicações sem sair de casa, a partir de um dispositivo conectado à internet. Isso significa que as informações ficam ao alcance de todos.

Laboratórios

No processo de aprendizagem, a prática é tão importante quanto a teoria. Com a competitividade observada em diversas áreas de atuação, não há como aguardar a conclusão de um curso superior para saber como a profissão, de fato, funciona.

Além disso, esse contato mais próximo com as funções que você vai desempenhar no futuro o ajuda a subir alguns níveis de maturidade profissional. Como as dúvidas chegam antes, você terá mais confiança para lidar com os desafios de maneira proativa e acertada.

É nesse cenário que os laboratórios surgem como grandes aliados dos estudantes. Quando a faculdade disponibiliza esses espaços e os mantêm atualizados, está investindo de modo direto no seu desenvolvimento.

A instituição também deve se preocupar em atender às normas relacionadas a esses espaços. Um laboratório de faculdade da área de saúde, por exemplo, precisa respeitar as exigências da vigilância sanitária e priorizar a segurança do trabalho, evitando qualquer tipo de acidente com quem o frequenta.

Enquanto isso, os laboratórios de comunicação, engenharia e tecnologia devem oferecer equipamentos de última geração para fugir de um aprendizado defasado — o que reduz diversos gargalos que o profissional teria que corrigir para se adaptar à realidade do mercado.

Área de alimentação e lazer

Quem mora longe da faculdade ou não tem tempo de preparar as próprias refeições depende muito das cantinas e refeitórios para manter a boa alimentação em dia. Oferecer produtos de qualidade e variedade é essencial nesse momento. Há faculdades particulares que têm espaços reservados para que vários fornecedores possam atuar.

Além disso, o networking entre estudantes de cursos diferentes acontece é nos espaços comuns da faculdade, como as áreas de lazer. Em sala de aula pode até existir esse intercâmbio entre as disciplinas, em que alunos de Engenharia e de Matemática convivem nas aulas de Cálculo, por exemplo. Porém, nada como os momentos de descontração para render boas interações.

Por essa razão, esses espaços devem ser amplos e confortáveis, a fim de permitir os diálogos e as trocas de experiência. Inclusive, nessas interações há grandes chances de contato com realidades diferentes, o que amplia a visão profissional do estudante.

No futuro, quando ele estiver concorrendo a uma vaga de emprego, poderá mostrar aos recrutadores sua habilidade de transitar entre funções, adquirida por meio do conhecimento de outras áreas — mesmo que ele seja básico.

Acessibilidade

É importante que a estrutura física da faculdade permita a livre circulação de todos os seus estudantes — não apenas ao redor da sala de aula e da biblioteca, mas nas cantinas, banheiros, ginásios e estacionamento. Para isso, substituir escadas por rampas já é um bom começo para dar as mesmas oportunidades de interação para as pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência.

Com a importância do meio digital, o site institucional também deve prestar esse apoio de acessibilidade, com páginas responsivas e amigáveis. Os recursos de comandos de áudio e tamanho da fonte são alguns dos principais a serem observados.

Segurança

Sentir-se seguro dentro de qualquer ambiente é primordial, ainda mais para quem estuda no período da noite. Por isso, verifique se a faculdade da sua preferência tem essa preocupação em todos os ambientes do campus. Com uma breve observação, você pode notar detalhes, a exemplo da iluminação adequada.

Os laboratórios e espaços comuns também devem prezar a segurança, com extintores de incêndio ao alcance de todos e em bom estado de conservação. Corrimãos nas escadas e fitas antiderrapantes são outros cuidados que demonstram o respeito da instituição com seus alunos.

Corpo docente

Os professores são parte vital da formação de bons profissionais. São eles que, na maioria das vezes, introduzem conceitos da área aos estudantes, fazendo a contextualização e direcionando para as melhores práticas. Muito se aprende por meio dos livros e materiais de consulta na graduação — mas nada como consultar uma fonte de conhecimento e vivências, não acha?

Isso porque os docentes das melhores faculdade têm tanto a formação acadêmica quanto a experiência de mercado. Nesse sentido, vale verificar se os professores do curso são doutores ou mestres, o que contribui bastante para aulas ricas em conteúdos e cases de sucesso.

Uma maneira de checar a especialização do corpo docente é por meio de buscas na plataforma Lattes. Nesses perfis digitais, os profissionais compartilham suas pesquisas na área, artigos publicados e reflexões sobre os desafios de sua jornada acadêmica.

No LinkedIn, por sua vez, você consegue avaliar se os professores são experientes na prática. Ter docentes integrados ao mercado é um diferencial muito valioso em uma faculdade, porque eles trazem uma visão apurada das habilidades necessárias para ser bem-sucedido na profissão.

Uma segunda alternativa é falar com pessoas que já se formaram ou estão nos últimos períodos de um curso nessa instituição. Elas estiveram em contato próximo com esses professores e sabem como são as aulas ministradas, as aplicações de provas e a desenvoltura no ensino.

Vale lembrar também que muitos tutores oferecem oportunidades acadêmicas e profissionais aos alunos. As iniciações científicas (IC), por exemplo, são atividades em que o discente trabalha diretamente com o orientador, recebendo conselhos das abordagens a serem seguidas e das metodologias de pesquisa. Quando algum deles nota o bom desempenho de um estudante em sala de aula, pode convidá-lo para o projeto.

Além disso, os docentes estão em contato com diversos profissionais da sua área de interesse. Portanto, sempre terão a oportunidade de indicar candidatos para as melhores profissões — e um deles pode ser você!

Localização

O trânsito é um fator que influencia muito a vida de uma pessoa. São preciosos minutos ou até horas de deslocamento que poderiam ser utilizados para outros fins — como a produção de trabalhos ou o estudo de disciplinas mais complexas.

Nesse sentido, ter uma faculdade próxima à sua residência é uma grande vantagem. Afinal, além do tempo, ainda há a economia com as passagens de transporte público, com aplicativos de carro ou mesmo com combustível para ir até o campus. Sem contar as vantagens para a saúde, uma vez que a caminhada ajuda a oxigenar o cérebro e manter a pessoa longe do sedentarismo.

Se, de toda forma, não for possível morar tão próximo assim, não deixe de avaliar se o caminho até a faculdade é de fácil acesso — veja, por exemplo, se existem linhas de ônibus ou metrô ao redor do local. Nesse cenário, você pode investir nas horas de deslocamento para ouvir um podcast sobre atualidades ou ler materiais referentes ao seu curso.

Reputação

Sabemos que uma faculdade com boa reputação, de uma forma ou de outra, acaba influenciando a decisão de um recrutador. Isso porque esses profissionais confiam que quem teve sua formação orientada por uma instituição de excelência estará preparado para assumir uma função de importância e se destacar por suas competências.

Reconhecimento do MEC

O Ministério da Educação (MEC) também tem essa preocupação com a qualidade do ensino proporcionado pelas faculdades. Não é à toa que realiza exames como o Enade.

O MEC é o órgão que reconhece a validade dos diplomas emitidos, autoriza a criação de novos cursos e, regularmente, fiscaliza se eles estão cumprindo suas promessas de ofertas. A avaliação vai de 1 a 5 pontos.

Nesse cenário, as instituições que ficam com notas baixas recebem a visita de um avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Enquanto isso, as que recebem pontuação máxima são consideradas referência no ensino.

Essa nota é composta pelo Conceito Preliminar de Curso e o Índice Geral de Curso, que também vão de 1 a 5. Os aspectos avaliados são, basicamente, os que listamos neste artigo: infraestrutura adequada para atender os estudantes, corpo docente qualificado e organização pedagógica.

Para saber se os cursos pelos quais você tem interesse possuem o reconhecimento do MEC, basta acessar o site do órgão e fazer a busca pelo nome da instituição. É um passo simples que vai fazer toda a diferença na sua escolha.

A Anhanguera, por exemplo, tem grande parte de seus cursos avaliados com nota igual ou superior a 4, o que significa que a faculdade atende às expectativas de ensino do MEC e oferece um ensino de qualidade para seus estudantes.

Experiência de mercado

Faculdades com poucos anos de experiência podem até ser boas, mas não terão a bagagem que outras tiverem com seu tempo de atuação. Para se consolidarem em um mercado tão competitivo, elas precisam conquistar seu espaço a partir das comprovações de excelência.

Uma instituição de ensino com 25 anos, por exemplo, já passou por suas dificuldades e aprendeu com elas, tornando sua prestação de serviços mais acertada e eficiente. Certamente, ela obteve uma boa nota do MEC e, todos os semestres, forma centenas de profissionais decisivos para as empresas.

Qualidade dos cursos

Não é apenas a instituição de ensino em geral que deve apresentar qualidade. Tenha em mente que os cursos precisam ser igualmente excelentes, com os aspectos que vamos avaliar a seguir.

Diversidade de cursos

Uma área de atuação pode ter inúmeras vertentes e particularidades. Nos últimos anos, foi possível perceber um aumento na oferta de cursos que, pelo nome, parecem iguais, mas trazem uma abordagem diferente de aprendizado.

Essa diversidade tem três grandes significados:

  • você poderá escolher o que mais se aproxima das suas necessidades e combina com o seu perfil;
  • com mais de um curso na área, são maiores as chances de a estrutura do campus oferecer benefícios para você;
  • ao final do curso, poderá emendar uma segunda graduação, fazendo o aproveitamento de matérias. Isso é excelente para quem fez a modalidade de bacharelado e deseja também ter um diploma de licenciatura, por exemplo.

Vale avaliar o que a faculdade oferece em pós-graduação e cursos livres, que são boas oportunidades para que você desenvolva o aprendizado contínuo. Já tendo em mente quais são os próximos passos na carreira, é possível se planejar e colocar metas a serem conquistadas.

Grade curricular

Geralmente, os cursos são compostos por 8 semestres, divididos da melhor forma para conduzir os estudantes pela jornada do conhecimento. Porém, não há uma padronização de nomenclaturas de disciplinas ou ordem de prioridade. Também não existe uma regulamentação que obriga as faculdades a oferecerem grades curriculares iguais.

Por isso, é preciso ficar de olho não somente na disposição das matérias, mas também nas ementas de cada uma delas. A depender da abordagem seguida pela coordenação, você terá maior contato com determinada vertente da profissão, o que pode ir de encontro com as suas necessidades.

Avaliação dos cursos

Você se lembra da avaliação do MEC, certo? Ela é decisiva para entender quais cursos que estão entre as suas opções mais se aproximam da excelência. Portanto, fique de olho na pontuação dada pelo órgão para o que você escolheu.

Benefícios para o estudante

As formas de ingresso também devem entrar para seu radar nas pesquisas pelas faculdades. Aquelas que aceitam a nota do Enem no vestibular poupam esforços de seus estudantes, que têm mais chances de conquistar sua tão sonhada vaga.

Custo-benefício

Muitas pessoas podem até pensar que, para ter um ensino diferenciado, é preciso investir altas quantias em um curso de graduação. Contudo, existem faculdades que oferecem a mesma excelência e educação personalizada por menor valor de mensalidade. Basta incluir em sua pesquisa a verificação das possibilidades que apresentam o melhor custo-benefício!

Bolsas e financiamentos

Na jornada em busca de uma instituição de ensino, o método de pagamento das mensalidades é um dos fatores decisivos — valores muito altos podem comprometer o planejamento financeiro dos alunos, principalmente quando querem estudar em período integral.

As bolsas e financiamentos são excelentes alternativas, pois garantem aos alunos maior tranquilidade para bancar seu curso. O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e o Programa Universidade para Todos (Prouni) estão entre essas opções.

Parcerias e convênios

Para garantir a empregabilidade após a conclusão de um curso superior, as melhores faculdades do mercado fazem convênios e parcerias com grandes companhias. Em troca, essas organizações conseguem colaboradores decisivos que foram preparados para lidar com os desafios e tendências de sua área de atuação.

Algumas delas valem bem mais que um nome de peso para o currículo: elas possibilitam ao estudante um canal direto com essas empresas na busca de um emprego. É o caso dos portais de vagas, que recebem as candidaturas e conectam os interessados às oportunidades.

Essa vantagem pode ser percebida ainda durante a graduação, principalmente para quem deseja ou precisa fazer estágio e aprender de perto a rotina de um profissional da área. Isso significa ainda mais facilidade para lidar com toda a documentação que envolve essa atividade.

Responsabilidade social

Formar cidadãos para o mundo, além de bons profissionais, é um dos principais objetivos das melhores faculdades do mercado. Para isso, a instituição se preocupa em como os estudantes estão se desenvolvendo e retribuindo à sociedade as competências adquiridas.

O trote solidário, por exemplo, é uma das maneiras que a faculdade tem para incentivar o espírito de equipe, a cidadania e a vontade de ajudar, além de promover a integração entre os estudantes. Aproveite para verificar se os projetos propostos atendem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Já o voluntariado pode ter seu início com ajuda da faculdade. Esse é o momento em que, de fato, os alunos e toda a comunidade acadêmica, por meio de programas de extensão, vão em busca de projetos que favoreçam as comunidades ao redor do campus. É também uma oportunidade para adquirir experiência e, ao menos, minimizar certos problemas sociais.

Apoio à pesquisa e atividades extracurriculares

Durante a graduação, muitas pessoas desenvolvem o interesse pela comunidade acadêmica e desejam estudar a fundo determinado tema. O investimento em pesquisas e iniciação científica garante à faculdade bons frutos, além de contribuir para o currículo do profissional que está se formando.

As palestras e feiras realizadas dentro do campus são ótimas oportunidades para fortalecer o networking e conquistar mais experiência profissional. As faculdades que promovem esses eventos ainda incentivam seus alunos a divulgarem suas pesquisas e difundirem o conhecimento adquirido ao longo da jornada.

Apoio Acadêmico

Em determinado momento da graduação, é normal que alguns estudantes se sintam perdidos em relação à carreira ou mesmo com dificuldades em conteúdos do curso. Nessas horas, recorrer aos professores é uma opção eficaz e recomendada, inclusive — mas não é a única.

Há faculdades que oferecem Programas de Apoio Acadêmico, com intuito de auxiliar essas pessoas nas questões que envolvem a sua formação. Os profissionais responsáveis por tal setor passam a tranquilidade que elas precisam para tomarem as melhores decisões.

Facilidade de contato

Ao longo do curso, muitas vezes, o estudante precisa de um contato urgente com a secretaria da faculdade ou com a coordenação — seja para tirar uma dúvida sobre o funcionamento do campus, seja para solicitar alguma documentação.

Quando a instituição fornece canais de atendimento rápidos e eficientes, facilita a vida dessa pessoa, que poderá resolver seus problemas sem maiores preocupações. Muitas vezes, nem é preciso sair de casa para isso.

Viu só como são muitos os aspectos a serem analisados para escolher a melhor faculdade? Mas não se preocupe! Você verá que o esforço depositado nas pesquisas fará toda a diferença na sua formação e, consequentemente, nas oportunidades no mercado de trabalho — que podem surgir, inclusive, durante a graduação.

Quando a escolha for feita, aproveite cada momento para desenvolver as habilidades exigidas pelas grandes empresas. A faculdade proporciona diversas ocasiões para o contato com profissionais, o que enriquece não apenas o currículo, mas toda a sua bagagem pessoal.

E se você acha que este conteúdo também pode ser útil para os seus contatos, que tal compartilhar o post nas redes sociais e divulgar essas dicas de como escolher a melhor instituição de ensino?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.