Psicologia Clínica: o que é e como funciona?

o que é psicologia clinica

Escolher qual área seguir carreira é um verdadeiro desafio, concorda? Afinal, a decisão representa um momento essencial da sua trajetória enquanto aluno e determina o seu futuro profissional. Uma atuação que vem ganhando destaque nos últimos tempos é a Psicologia Clínica.

Dentro dos estudos da Psicologia, essa especialidade atua com a escuta ativa e ética dos desconfortos que o paciente traz em atendimentos grupais, individuais ou em instituições. Logo, é possível explorar as potencialidades de cada um para aprimorar a qualidade de vida.

Se você quer saber o que é Psicologia Clínica e como funciona, continue a leitura para saber mais! ?

O que é Psicologia Clínica e como funciona?

Antes de tudo, é importante ressaltar que a área da Psicologia trata dos conhecimentos que investigam o comportamento humano, seu processo mental e reflexos na interação com o ambiente social e físico.

Os psicólogos são capacitados para identificar distúrbios mentais e intervir para a redução do sofrimento emocional. A Psicologia Clínica é um campo de atuação desses profissionais que se utiliza de técnicas e métodos para conhecer a realidade comportamental e psíquica da pessoa.

Assim, faz uso de intervenções sistematizadas para provocar mudanças duradouras, em que o objetivo é promover o bem-estar e a saúde mental. O atendimento pode ser em família, individual, de casal ou grupo de pessoas, atendendo desde crianças até idosos.

A maneira como a Psicologia Clínica funciona é parecida com o modelo médico, pois cabe aos profissionais compreender e observar a demanda do paciente para, em seguida, intervir.

Nessa área de atuação, a pessoa é vista como um ser singular, de demandas únicas, sendo necessário proporcionar acolhimento para as questões particulares. Assim, propõe aos pacientes que construam por si seus sentidos individuais e subjetivos, sem necessariamente ditá-los, pois o ser humano apresenta um potencial inato que precisa ser trabalhado e investigado.

Qual o objetivo da Psicologia Clínica?

Por meio da escuta ativa do paciente, os psicólogos realizam um diagnóstico clínico que serve como base para o atendimento que pode ter como objetivo:

  • restabelecer a saúde psíquica dos pacientes;
  • promover o autoconhecimento;
  • aliviar o sofrimento mental;
  • tratar transtornos mentais;
  • contribuir para promover a adesão medicamentosa e ao autocuidado;

Esse campo de atuação é um dos mais clássicos da Psicologia justamente porque, quando se fala em psicólogos, muitas pessoas formam na mente a imagem dos profissionais que ouvem alguém no divã. Essa percepção inicial, que talvez você já tenha tido, reflete bem o trabalho que desenvolverá caso escolha a Psicologia Clínica. ?

Onde o psicólogo clínico pode atuar?

Afinal, onde o psicólogo clínico atua? A imagem mais tradicional desse profissional é de um terapeuta em seu escritório atendendo os pacientes, escutando aquilo que provoca sofrimento na sua vida e auxiliando-os a transformar essa realidade de modo saudável.

Acontece que essa não é a única maneira de trabalhar nessa área, ainda que seja a mais comum. Se tinha dúvidas sobre o que é Psicologia Clínica, percebeu que esse campo estuda formas saudáveis de conduzir situações de conflito, escutando os outros e potencializando os recursos que eles mesmos têm para lidar com problemas.

Logo, não existe um público com perfil definido para atendimento. Por exemplo, é possível atuar com a Psicologia Clínica para atender adultos, crianças e até famílias inteiras. ?‍?‍?‍?

Por essa razão, não há um ambiente determinado para o atendimento psicológico como ocorre na Psicologia e RH. Só é importante que o local reservado para a sessão seja adequado e possa resguardar o sigilo e o conforto exigido. As sessões podem acontecer na casa dos pacientes, em consultórios ou qualquer outro lugar em que surgir a necessidade dessa intervenção.

Qual é a diferença entre Psicologia Clínica e Psicologia?

Para entender as diferenças entre Psicologia Clínica e Psicologia, é importante ressaltar que, durante a graduação, os psicólogos podem se especializar em diferentes áreas de atuação.

Como abordamos, a Psicologia Clínica é o ramo em que os profissionais são responsáveis por atender os pacientes em um consultório, aplicando os conhecimentos que adquiriram durante o curso superior. O objetivo é oferecer um tratamento psicológico clínico da pessoa dentro da abordagem escolhida para sua atuação.

Já a Psicologia Cognitiva, por exemplo, investiga processos mentais internos, como resolução de problemas, linguagem, aprendizado e memória. Ela analisa como as pessoas se comunicam, percebem, pensam, aprendem e se lembram, estando relacionada à linguística, filosofia e neurociência.

Assim, dependendo da área de atuação e da abordagem adotada, podem existir diferenças entre Psicologia Clínica e outras especialidades, principalmente em relação ao tipo de tratamento oferecido ao paciente.

Como atuar na área da Psicologia Clínica?

Se você gostou de conhecer a Psicologia Clínica e deseja atuar nesse setor, saiba que o primeiro passo consiste em concluir o curso superior. Nesse caso, é essencial ficar atento em relação à credibilidade da faculdade escolhida e o tipo de ensino adotado por ela.

Afinal, isso pode contribuir para uma formação de qualidade e, por consequência, para uma ótima atuação na área. Outra dica importante para trabalhar com a Psicologia Clínica é fazer uma pós-graduação.

Isso porque desenvolver o hábito de leitura e estudo ao longo da profissão auxilia você no tratamento oferecido e nas análises feitas com o paciente durante as sessões.

Nesse caso, a Anhanguera é uma verdadeira aliada. Durante a graduação em Psicologia, você entrará em contato com matérias interativas e com um sistema de ensino direcionado para a prática profissional. Isso sem contar os materiais de estudo completos oferecidos para complementar o aprendizado em sala de aula. ?

Você ainda encontrará diversas formas de ingresso, que incluem desde o uso da nota do Enem até o vestibular tradicional. Além de uma infraestrutura de ponta para o aprendizado, ainda temos um corpo docente experiente na área.

YouTube video

É importante ressaltar que não é possível cursar Psicologia EAD, apenas na modalidade de ensino presencial.

Agora é com você!

Agora que já sabe o que é Psicologia Clínica, percebeu como essa área está em alta e oferece boas oportunidades? Para se destacar na carreira, lembre-se de estudar em uma faculdade conceituada e preparada para oferecer uma formação de excelência.

Gostou do conteúdo e quer estudar Psicologia em uma excelente instituição de ensino? Então, inscreva-se no vestibular online da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.