Perfil do estudante de Filosofia: conheça as características

estudante de Filosofia

Da mesma forma que o mercado e suas tendências, a vocação é um fator importante na escolha de uma faculdade. Assim, se ser um estudante de Filosofia está em seus planos, é bom ter uma noção das características que podem favorecer a sua experiência e garantir proveito máximo das aulas.

Algumas habilidades, quando desenvolvidas ou aprimoradas, também serão úteis ao longo da carreira na área. Isso porque melhoram a troca de ideias e outros processos que são essenciais na atuação de um profissional das Ciências Humanas.

O curso de Filosofia demanda a capacidade de analisar diversas teorias, comparar cenários, apresentar conceitos e fazer leituras complexas. São atividades que podem ser cumpridas com mais facilidade quando o perfil do aluno está adequado a essas demandas.

Quer saber mais? Continue a leitura e veja as qualidades desejáveis aos futuros filósofos!

Comunicação oral

Saber se expressar, por meio de apresentações detalhadas ou conversas mais descontraídas, é algo crucial para qualquer estudante de Filosofia. Muitas das aulas envolvem discussões entre indivíduos ou grupos, por isso, vale a pena exercitar a habilidade de falar em público desde cedo.

Se você pensar no curso de licenciatura, a comunicação oral se torna ainda mais valiosa. Afinal, esse tipo de formação tem como finalidade preparar pessoas para ministrar aulas a diferentes públicos — desde alunos do ensino fundamental e médio até turmas da educação não formal.

Como muitos cursos das Ciências Humanas, a Filosofia exige muita troca em forma de debate. E esse exercício só é possível quando todos os envolvidos participam efetivamente, expondo suas opiniões e questionando as coisas em voz alta.

Argumentação teórica

Embora se baseie nos trabalhos de grandes pensadores da história, o trabalho do filósofo precisa abraçar a atualidade. Sua função requer análises constantes sobre diferentes formas de ver o mundo, incluindo os problemas apontados ou as soluções propostas por autor dessa área.

Isso significa que, embora aceite e estimule a reflexão sobre inúmeras realidades, a Filosofia não pode ser usada para divulgar achismos. É preciso construir um bom repertório antes de chegar a uma conclusão, além de sempre respeitar quem discorda do que foi exposto.

Quem quer ser professor de Filosofia ou se dedicar à pesquisa precisa desenvolver bons argumentos para não emitir mensagens rasas. O objetivo deve estar em gerar uma provocação saudável para tirar o outro da zona de conforto e elaborar debates produtivos.

Articulação do raciocínio

Essa é uma característica básica para a compreensão e a interpretação de textos ou discursos. Ela deve ser aliada do estudante de Filosofia desde o início da vida acadêmica, já que permitirá analisar ideias para compreender uma ou mais mensagens específicas.

A essência do raciocínio é o entendimento daquilo que foi lido ou ouvido, de modo que a percepção sobre o enunciado fique bem próxima daquilo que o emitente quis comunicar. Para que tudo fique bem articulado é necessário reflexão e, dependendo da complexidade do conteúdo, bastante paciência.

Não se preocupe se, no início do curso, você tiver alguma dificuldade para absorver todos os detalhes de um texto ou apresentação. O importante é ter contato frequente com esses exercícios para se desenvolver cada vez mais.

Habilidade na escrita

É tão necessária quanto a comunicação oral, visto que muitas dos seus trabalhos serão guardados e divulgados por meio de textos em livros, cadernos ou publicações digitais. Na graduação, essa será uma das habilidades e competências que permitirão ao aluno demonstrar que consegue organizar suas ideias.

Imagina estar na faculdade de Filosofia e não conseguir expor suas reflexões do jeito que gostaria? Erros simples na escrita de uma prova ou trabalho são suficientes para deixar o professor ou um colega confuso. O segredo é treinar e desenvolver seu potencial para produzir textos de qualidade.

Tome cuidado com os mínimos detalhes, desde pontuação até gramática. Deixar tudo bem estruturado fará com que a comunicação ocorra naturalmente, possibilitando aos leitores compreender suas propostas e a linha de raciocínio.

Curiosidade

A atitude investigativa beneficia todo tipo de aprendiz, seja um estudante de Filosofia ou Sociologia, seja um aluno das Ciências Exatas. O motivo é simples: ela gera o estímulo necessário para o indivíduo se manter sempre em busca de novidades e para questionar o que está à sua volta.

Por falar em questionamento, essa é uma prática que acompanhará o filósofo por toda a sua vida. Logo, nada mais valioso que ser uma pessoa curiosa e com sede de conhecimento. É essa necessidade de explorar o incerto que sempre levou o Homem a percorrer diferentes caminhos e desfrutar de suas descobertas.

Portanto, não tenha receio de perguntar, duvidar e interagir com seus contatos na graduação. Sem curiosidade, você perde a chance de acumular saberes e de enriquecer as aulas com suas próprias percepções — acerca da vida, da história, da mente humana ou de qualquer outro tema relevante.

Pensamento crítico

Ainda tem dúvidas se estudar Filosofia vale a pena? Pois saiba que essa é uma das graduações que mais investem na aplicação do pensamento crítico. Ele consiste em avaliar cenários e condições com base em fatos e racionalidade, sem se prender a opiniões concebidas sem nenhum cuidado.

Ele procura estar mais próximo possível do que é considerado justo e abraça os inúmeros fatores envolvidos em uma ocorrência. Pensar de maneira crítica demanda observações aprofundadas sobre cada aspecto presente em uma situação. O objetivo é compreender como o processo se desenrolou em diferentes fases para, depois de muita reflexão, fazer um julgamento ou conclusão.

As características citadas só enriquecem o perfil do aluno e preparam o caminho para uma carreira bem-sucedida. Saiba, inclusive, que você pode ser um estudante de Filosofia a distância e aplicar todas essas habilidades em um ambiente virtual de aprendizagem.

A Anhanguera oferece infraestrutura completa para os cursos presenciais e EAD. Ou seja, mesmo que opte por uma graduação semipresencial ou 100% online, você terá acesso a um espaço moderno e pronto para entregar ensino de alta qualidade.

Além das aulas ministradas por corpo docente qualificado, os estudantes encontram os diferenciais da Anhanguera para incrementar a formação. Isso inclui desde atividades extracurriculares até certificações com parceiros da instituição, ambos importantes para você desenvolver as habilidades que o mercado procura.

Quer mais? A instituição conta com variadas formas de ingresso, o que te aproxima ainda mais da meta de entrar para o ensino superior.

Estude Filosofia com a gente!

A Anhanguera tem o curso ideal para quem deseja apostar em uma das áreas mais promissoras das Ciências Humanas. Ao tornar-se estudante de Filosofia em uma de nossas unidades, você vai garantir formação completa e contar com todas as vantagens proporcionadas pela modalidade EAD.

Para agilizar esse processo e começar de vez a sua carreira, inscreva-se já para o vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.