Vestibular de Psicologia: saiba como ingressar na faculdade

Vestibular de Psicologia

Quando você decide fazer o vestibular de Psicologia, depara-se não apenas com uma forma de ingresso na faculdade, mas sim várias. Como resultado, é normal ter dúvidas sobre como elas funcionam, quais as diferenças entre alternativa A e alternativa B, ou mesmo quais delas podem ser aproveitadas no seu caso.

Por essa razão, preparamos um artigo bem rápido que explica o que são essas formas de entrada no ensino superior e como você pode utilizá-las para começar o seu curso de Psicologia. Quer saber mais? Então, continue lendo!

Entendendo o curso antes de prestar vestibular de Psicologia

Antes de fazer o vestibular de Psicologia e se matricular na Anhanguera, é importante saber os principais detalhes dessa graduação. Ela é um curso de humanas, dura 5 anos (10 semestres), tem mensalidade a partir de R$ 459,01* e conta com 11 estágios (quatro básicos, quatro de formação docente e três específicos).

Além disso, é importante ter em mente que não há Psicologia EAD. Só é possível cursá-la presencialmente. Isso se deve a um conjunto de fatores:

  • múltiplas atividades nas disciplinas que envolvem a vivência das instituições de saúde, uso de técnicas psicoterápicas e contato direto com pacientes;
  • manuseio de materiais de avaliação psicológica restritos ao ambiente universitário e que não podem ser exibidos ou divulgados na internet;
  • demanda de aulas práticas (nas quais ocorrem dinâmicas, experimentos, observações, testes, entrevistas e afins) que contribuem para o ganho e a aprimoramento de competências profissionais.

Por fim, a grade curricular de Psicologia traz matérias que envolvem não só o estudo do comportamento e do psiquismo humanos, mas também as bases sociais, culturais, biológicas e neurológicas dos homens. É por isso que ela conta com disciplinas como:

  • Neuroanatomofisiologia;
  • Psicologia Social;
  • Sociedade Brasileira e Cidadania;
  • Bases Biológicas do Comportamento;
  • Desenvolvimento Humano;
  • Processos Psicológicos Básicos.

As formas de ingresso na Anhanguera

Abaixo, a gente vai indicar quais são todas as 6 modalidades de ingresso em Psicologia. Fique atento a elas para saber mais sobre qual você poderá escolher quando a Anhanguera estiver com inscrições abertas para novos estudantes.

1. Formato tradicional do vestibular para Psicologia

A primeira, como não poderia deixar de ser, é a do vestibular para Psicologia. Na Anhanguera, ele é composto por uma prova de redação na qual você testa não só o domínio de escrita, mas também a capacidade de intercalar diferentes áreas do conhecimento ao argumentar sobre um tema predeterminado.

No formato tradicional, você, assim como outros vestibulandos, comparece à faculdade no dia marcado para a avaliação e a concluem na sala de aplicação.

2. Formato online do vestibular para Psicologia

Um diferencial da Anhanguera é que você tem a chance de fazer online o vestibular que apresentamos no tópico anterior. Ou seja, no local e no período do dia que preferir.

Isso, sem dúvidas, é uma vantagem para quem tem outras atribuições na rotina, mora longe do campus ou está em casa se recuperando de algum problema de saúde — como é o caso da Covid-19, que requer autoisolamento.

3. Ingresso por nota do Enem para Psicologia

Não quer fazer o vestibular para Psicologia? Aproveite as inscrições abertas para a utilização da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para se formar na área e ser psicólogo. O processo é bem simples: quem fez o Enem de 2010 em diante e alcançou pontuação final acima de 200 pode se candidatar a essa opção.

Tudo o que você precisa fazer é selecioná-la no momento da sua inscrição no vestibular Anhanguera. Depois disso, é só completar o seu cadastro e confirmar a matrícula.

4. Transferência externa para Psicologia

Além do que já foi dito, você pode recorrer à transferência externa para a Anhanguera. Essa é uma possibilidade para aqueles que foram aprovados em outras instituições de ensino, seja em Psicologia, seja em outro curso, mas que acabaram insatisfeitos tanto com a formação que receberam quanto com a infraestrutura e características da faculdade.

Para tanto, você bate o martelo sobre a graduação que fará, a modalidade de ensino e o campus/polo de educação da sua preferência. Daí em diante, é só apresentar a documentação necessária junto ao histórico acadêmico de disciplinas cursadas até o momento.

Assim, você pode obter um aproveitamento dessas matérias. Ah, e tem mais: a Anhanguera cede uma bolsa de Psicologia de até 60% nas mensalidades para quem é aluno transferido. Ótima notícia, não é?

5. Solicitação de Prouni e de FIES para o curso de Psicologia

Fez um teste vocacional de Psicologia, entendeu que essa é a graduação certa para você, mas, no momento, está com o orçamento familiar comprometido? Pois saiba que também é possível entrar na Anhanguera por meio da inscrição no Programa Universidade para Todos (Prouni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

Porém, vale lembrar que, para ter bolsa de 50% ou 100% no curso pelo Prouni, ou ter a sua formação financiada pelo FIES, é preciso ter feito o Enem, cumprir os requisitos do programa escolhido e aguardar o processo de seleção. Ele acontece uma vez a cada novo semestre, sendo organizado pelo Governo Federal.

6. Segunda graduação em Psicologia

Uma última opção quando a Anhanguera está com inscrições abertas para um novo período letivo é ingressar por meio da segunda graduação. Como o nome já dá a entender, ela está disponível apenas para quem já se formou em algum curso superior, mas quer ampliar a própria formação acadêmica sou mesmo mudar de área.

Nesse caso, você não precisa realizar qualquer tipo de prova. Basta apenas entrar em contato com a instituição, apresentar a documentação pessoal e o seu diploma de graduação — independentemente da habilitação (Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo) e do formato do ensino que ela teve (EAD 100% online, presencial ou semipresencial).

A Anhanguera te ajuda a realizar o sonho da faculdade

A Anhanguera é a instituição certa para você estudar. Isso porque temos uma grade curricular com conteúdos que proporcionam uma imersão nos diferentes campos de atuação do psicólogo (como a Psicologia Organizacional, a Psicologia da Saúde e a Psicologia do Esporte). Além disso, você tem ao seu dispor:

  • campus com infraestrutura moderna em todo o país;
  • corpo docente formado por mestres e doutores;
  • apoio personalizado para que sua trajetória acadêmica seja repleta de conquistas;
  • avaliação continuada, que mede o seu desempenho de forma global e integrada durante cada semestre da graduação;
  • Canal Conecta, que aumenta as chances de concorrer às vagas de emprego e de estágio disponíveis no mercado de Psicologia.

Estude Psicologia na Anhanguera!

Como dito ao longo do artigo, não há apenas uma forma de entrar na faculdade. Você pode (e deve) avaliar todas as alternativas disponíveis de vestibular de Psicologia para escolher aquela que traz não só mais potencial de aprovação, mas também chances de obtenção de bolsa e/ou financiamento ou benefícios extras (como descontos nas mensalidades).

Por isso, faça a sua inscrição na modalidade de ingresso que mais atenda às suas necessidades!

* Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.