O que faz um Psicólogo Clínico? Conheça 5 funções desse especialista!

perfil psicólogo

Você sabe o que faz um psicólogo clínico? Essa é uma das principais possibilidades de atuação da pessoa que forma no bacharelado em psicologia.

Por isso, é muito comum que os futuros estudantes queiram entender melhor sobre essa área e, principalmente, quais são as funções desse especialista. Mas já adiantamos: ele é fundamental para promoção da saúde mental!

Conheça 5 funções do psicólogo clínico e tire suas dúvidas!

1. Cuidados em casos de transtornos e problemas agudos de saúde mental

Ao longo do tempo de duração da Faculdade de Psicologia, o aluno passará pelo conhecimento de diversas linhas de terapia para ajudar o paciente a lidar com questões de saúde mental, a fim de ter melhor qualidade de vida e ter uma maior funcionalidade, ajudando a lidar com o sofrimento psicológico.

Alguns quadros que o profissional de psicologia clínica acompanha são:

  • Transtorno de Ansiedade Generalizada;
  • Síndrome do Pânico;
  • Depressão;
  • Transtorno Afetivo Bipolar;
  • Transtorno de Estresse Pós-Traumático, entre outros.

2. Manejo e cuidados durante luto

O psicólogo clínico faz o manejo dos sentimentos ruins que surgem a partir do luto e ajuda a pessoa a passar por cada fase, respeitando a dor do paciente e ajudando a conduzi-lo a superar essa fase.

O profissional torna o ambiente da psicoterapia mais confortável para que a pessoa possa externar seus sentimentos diante da perda e ajudar a amenizar o sofrimento.

3. Realiza orientação vocacional

Muitas pessoas têm dificuldades em escolher a sua carreira, em dúvida sobre algumas áreas – talvez seja até a sua situação atual, não é mesmo?

Uma possibilidade de atuação do psicólogo clínico é realizar o teste vocacional e apontar quais são as áreas que você possui maior aptidão para atuar.

4. Ajuda no desenvolvimento pessoal e autoconhecimento

O psicólogo clínico faz o acompanhamento necessário também para auxiliar no desenvolvimento pessoal e autoconhecimento. Por meio das conversas em terapia, é possível identificar padrões que o paciente gostaria de mudar, compreender mais sobre questões de personalidade, entre outros pontos.

A partir disso, é possível que, nesse processo, o profissional consiga ajudar a pessoa a lidar com questões que, apesar de não comprometerem a saúde mental dela, pode ser fonte de sofrimento e ajudá-la a lidar com essas questões.

5. Adoção de tratamentos e diagnósticos multidisciplinares

Além de tudo que já falamos, o psicólogo clínico faz o trabalho multidisciplinar com outros profissionais para diagnóstico e tratamento de quadros que demandam acompanhamento com um corpo clínico, para maior saúde e bem-estar do paciente.

Por exemplo, o diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e seu respectivo tratamento passa pelo acompanhamento em psicoterapia, psiquiatria e neurologia. Esses três profissionais atuam de forma coordenada para descartar hipóteses e realizar os testes necessários para o diagnóstico preciso e recomendação de tratamento do paciente.

A Anhanguera pode ajudar você no sucesso como psicólogo clínico

Agora que você sabe o que faz o psicólogo clínico, ficou interessado em atuar nessa área? Então é o momento de contar com a melhor faculdade, com o corpo docente de excelência, grade curricular atualizada e com as melhores possibilidades de estágio antes de abrir sua clínica: conte com a Anhanguera!

E você pode contar com nossas bolsas ou, então, com a possibilidade de financiamento estudantil. Venha para a melhor faculdade de psicologia e comece já sua carreira de sucesso.

Nós te ajudamos a chegar lá! Faça sua inscrição em nosso site.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 17

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados