O que faz um psicólogo forense? Veja 5 funções desse especialista!

Mulher psicologa atendendo paciente

Se você deseja fazer o curso de Psicologia e curte assistir séries e filmes como CSI, Dexter e Criminal Minds, já deve ter se perguntado o que faz um psicólogo forense, certo?

O profissional dessa área é responsável pela avaliação da saúde mental de pessoas envolvidas em processos judiciais para ajudar no veredito de um caso. Logo, seu papel é tão importante que influencia a decisão de um juiz condenar ou inocentar alguém.

Interessante, não? Então, se quer conhecer as funções do psicólogo forense, continue a leitura para saber mais!

Saiba o que faz um psicólogo forense

Abaixo, você vai conhecer as atribuições de um psicólogo forense. Dá só uma olhada!

1. Coleta vários tipos de informações

Se tem dúvidas sobre o que faz um psicólogo forense, saiba que a primeira etapa do seu trabalho consiste em coletar diferentes tipos de informações. Ela acontece de diferentes modos, sendo todas elas técnicas testadas, estudadas e comprovadas pela Psicologia.

Na maioria dos casos, isso acontece por meio de entrevistas supervisionadas com o suspeito. Cabe ao psicólogo forense a inserção de informações do ponto de vista do possível criminoso, para um posterior diagnóstico.

2. Interpreta e realiza o diagnóstico

Após a coleta de informações, o psicólogo forense estuda as questões e chega a algumas conclusões, que devem ser entregues aos profissionais da lei. É nessa fase que o psicólogo compreende algumas peculiaridades da atuação, levando em conta as diferenças se comparada às outras áreas da Psicologia.

3. Oferece apoio à saúde mental de vítimas ou presos

Outra função importante do psicólogo forense é garantir apoio à saúde mental de pessoas presas ou de vítimas. Em qualquer situação, o profissional não deve emitir juízo de valor, já que a sua função é assegurar recursos terapêuticos e acolhimento nos casos em que for solicitado.

4. Analisa o perfil psicológico do réu

Em situações em que é alegada a insanidade do réu, é importante que se avalie a sua imputabilidade. Para isso, o psicólogo forense analisa o perfil psicológico do réu para determinar até que ponto ele tem discernimento de suas ações. Nesse caso, o laudo técnico é essencial para definir a sentença.

5. Desenvolve relatórios

Outra função do psicólogo forense é elaborar um relatório completo sobre o suspeito em análise. Nesse caso, o profissional precisa responder a todas as perguntas formuladas pelo juiz, tornando o documento uma prova pericial.

Durante a faculdade de Psicologia, os alunos aprendem a elaborar esse documento, que inclui algumas normas, como objetividade e rigor científico.

A Anhanguera ajuda você a realizar o sonho do curso superior

YouTube video

Se você quer cursar Psicologia em uma faculdade conceituada e renomada, precisa conhecer a Anhanguera! Aqui, temos um corpo docente preparado e experiente no mercado de trabalho.

A duração da faculdade de Psicologia é de 5 anos e, durante esse tempo, você estudará com uma grade curricular atualizada, e os alunos têm a oportunidade de conhecer as principais áreas de atuação do psicólogo, como Psicologia Ambiental, Psicologia Hospitalar, Psicologia do Esporte etc.

Agora é com você!

Agora que já sabe o que faz um psicólogo forense, invista no seu futuro. Estude na Anhanguera e seja um profissional de destaque!

Não perca mais tempo e estude em uma ótima faculdade. Inscreva-se no vestibular online da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.