Entenda como funcionam as disciplinas a distância e suas 5 vantagens

moça estudando disciplinas a distância

As disciplinas a distância são aquelas que ficam disponíveis para os alunos pela internet. Elas não são estudadas em sala de aula, mas, assim como as outras, somam à carga horária e precisam ser cumpridas para a aprovação do estudante.

Embora ministradas por meio da internet, essas disciplinas não compõem a grade curricular apenas de cursos EAD. Na verdade, as graduações do formato presencial também podem conter algumas matérias a distância.

Para que você se familiarize um pouco mais com esse assunto, preparamos este artigo a fim de explicar como essas disciplinas online funcionam. Também mostraremos quais são as vantagens delas para o estudante. Continue lendo!

Como funcionam as disciplinas a distância?

Nos cursos de graduação, existem algumas disciplinas que não precisam, necessariamente, ser ministradas em sala de aula. Aqui na Anhanguera, disponibilizamos essas matérias em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Desse modo, os alunos, mesmo aqueles de cursos presenciais, podem cursar essas disciplinas interativas, que são acessadas por meio da internet em um espaço específico para os estudantes. Isso ajuda a ganhar tempo com as aulas presenciais. Assim, nelas, são trabalhadas as disciplinas mais complexas ou que envolvem prática em laboratório, por exemplo.

Conforme explicamos, essa matéria a distância fica disponibilizada em uma página exclusiva. Ali, o professor concentra todo o material que o aluno precisará estudar, bem como as avaliações que deverá cumprir. O conteúdo dessa disciplina varia de acordo com o curso.

De um modo geral, o estudante terá à sua disposição textos, artigos, videoaulas, fóruns de discussão, entre outros materiais que o professor ou a coordenadoria do curso julgarem adequados. Além disso, ele será avaliado por meio de questionários, provas presenciais ou online e trabalhos — físicos ou em formato digital.

Apesar de ser uma disciplina EAD, o aluno recebe todo o suporte de que precisa para estudar. Ele pode entrar em contato com um tutor a distância ou seu professor, por meio do fórum de discussão e o plantão de dúvidas.

Geralmente, essas disciplinas precisam ser cumpridas em um determinado tempo, que segue o calendário aqui da Anhanguera. Assim, o estudante precisa ter atenção aos prazos para cumprir todas as atividades no período em que a matéria estiver liberada, porque, depois disso, não é mais possível fazer as tarefas, e o estudante pode ser reprovado.

Quais são as vantagens dessas disciplinas?

É verdade que alguns estudantes têm um pouco de insegurança quando a grade curricular do curso contém disciplinas a distância. Porém, a qualidade do ensino não é menor por essas matérias serem EAD. Aliás, é válido lembrar que o ensino a distância é regulamentado pelo Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017.

Além disso, elas ajudam a trabalhar habilidades e competências diferentes daquelas adquiridas em sala de aula presencial. Isso significa que cursar uma matéria a distância beneficia o aluno em sua formação e no seu preparo para o mercado de trabalho, pois traz vantagens para ele, como listadas a seguir.

1. Ambientação com ferramentas tecnológicas

Conforme explicamos, as disciplinas a distância são ministradas por meio da internet, sendo que o aluno precisará acessá-las pelo computador, notebook ou smartphone. Assim, ele fica mais ambientado com essas ferramentas.

Devemos considerar que o letramento e a alfabetização digital são fundamentais atualmente, pois é preciso saber utilizar esses recursos. Essas habilidades serão exigidas também no mercado de trabalho, e muitos materiais complementares podem ser acessados por meio deles, favorecendo o aprendizado.

2. Flexibilidade para estudar a hora que quiser

Geralmente, quem opta por fazer uma faculdade a distância prefere esse tipo de curso em função da flexibilidade que ele oferece para conciliar trabalho, estudo e família. Isso não é diferente no que se refere a cursar apenas uma ou algumas matérias a distância.

Como todo material fica disponível na internet 24 horas por dia, o aluno pode estudar no horário em que for mais conveniente para ele. Desse modo, pode manter o seu próprio ritmo, dedicando-se mais ou menos horas por dia, conforme o seu tempo disponível.

O único cuidado necessário é a atenção aos prazos estabelecidos para o início e o término da matéria. Ela pode ficar acessível por apenas uma semana, um mês, o bimestre ou semestre inteiro, mas, como comentamos, uma vez que o seu prazo encerra, não é mais possível cumprir as atividades.

3. Autonomia na metodologia de estudo

Nas matérias presenciais, o professor define a metodologia que será utilizada para os estudos. Mas quando se trata das disciplinas a distância, o aluno tem um pouco mais de liberdade para adotar os seus próprios métodos.

Ele terá à sua disposição materiais muito diversificados, e ainda pode consultar publicações científicas e sites para complementar o seu aprendizado. Além disso, pode fazer pesquisas e esclarecer dúvidas em tempo real, além de contar com o suporte do tutor ou do professor presente na plataforma.

4. Possibilidade de acesso de qualquer lugar

Uma vez que a disciplina EAD fica disponibilizada na internet, o aluno pode acessar o seu material de estudo onde estiver. As barreiras geográficas são totalmente vencidas, o que aumenta a flexibilidade e a praticidade.

Enquanto o prazo da matéria não estiver fechado, o aluno tem acesso a todo o conteúdo preparado pelo professor. Ele pode ver quantas vezes quiser as videoaulas, ler e reler o material, além de fazer o download dele. Ou seja, uma facilidade de acesso muito maior.

5. Aprimoramento de foco e de persistência nos estudos

Não há como negar que, para estudar uma matéria a distância, é preciso ser um pouco mais organizado e disciplinado, mantendo o foco e a persistência nos estudos. Afinal, não haverá um professor fazendo cobranças, e caberá ao próprio aluno monitorar o seu desempenho e os prazos.

Isso permite um amadurecimento grande, porque o estudante ganha autonomia. São trabalhadas habilidades e competências muito diferentes e que também são de grande valia para o mercado de trabalho — que, aliás, valoriza muito os profissionais versáteis, autônomos e proativos.

As disciplinas a distância enriquecem o currículo dos graduandos e permitem um preparo diferente, oferecendo para eles uma formação mais completa. Você apenas precisa ficar atento às tarefas que deve cumprir e ao prazo delas, para que possa alcançar uma boa nota. Dedicando-se com afinco, esse estudo EAD despertará ainda mais o seu potencial.

Aprimore suas habilidades e competências para construir uma carreira de sucesso. Entre em contato conosco e agende o seu vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados