O que é disciplina interativa? Veja como funciona na prática

disciplina interativa

Quem está pensando em ingressar no ensino superior e também aqueles já matriculados em um curso muitas vezes tem dúvidas sobre o que é uma disciplina interativa. Esse tipo de disciplina consiste naquelas atividades realizadas a distância, integrando tecnologias de comunicação e de informação, atividades de tutoria e encontros presenciais.

O intuito é possibilitar ao aluno mais dinamismo e praticidade para o cumprimento da grade curricular, mas sem perder a qualidade do ensino. Além disso, permite a ele desenvolver habilidades importantes, como gestão de tempo, organização e autonomia.

Ainda tem dúvidas? Não se preocupe. Continue lendo este artigo, porque nele explicaremos como funciona a disciplina interativa na prática. Entenda melhor o que ela é e também sua importância para a formação dos graduandos de diferentes cursos.

O que é disciplina interativa?

As novas tecnologias de comunicação e de informação possibilitaram adotar métodos mais modernos para o processo de ensino-aprendizagem. Um dos recursos que têm sido muito utilizados pelas faculdades é a oferta de disciplinas interativas.

Elas são diferentes das disciplinas convencionais porque não são trabalhadas com os alunos em sala de aula. Seu cumprimento é realizado por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que fica à disposição dos graduandos 24 horas por dia, com acesso pela internet.

Esse tipo de disciplina tem sua oferta amparada pela Portaria nº 1.134, de 10 de outubro de 2006, do Ministério da Educação. Não se trata de um recurso exclusivo dos cursos EAD, uma vez que também está presente na grade curricular dos cursos semipresenciais e presenciais.

As melhores faculdades do Brasil já oferecem essa modalidade de disciplina EAD como uma forma de diversificar o método de ensino-aprendizagem trabalhado com seus alunos. Dessa forma, podem enriquecer ainda mais a grade curricular e possibilitar o desenvolvimento de habilidades diferentes daquelas apreendidas em sala de aula.

Trata-se de uma estratégia interessante para que os alunos cumpram disciplinas de conhecimentos gerais ou aquelas com viés mais teórico, em que não há necessidade fundamental de um encontro presencial. Esse é o caso de matérias como Homem e Sociedade, Ética ou Estudos Disciplinares, que complementam a formação do aluno.

Seus conteúdos não envolvem temas muito técnicos; por isso, a oferta da disciplina interativa, nesse e em outros casos, ajuda no melhor aproveitamento dos encontros presenciais, além de permitir ao aluno mais autonomia e flexibilidade para estudar quando for conveniente e em seu ritmo.

Como funciona na prática?

Aqui na Anhanguera, a disciplina online funciona de uma forma bem simples. Conforme explicamos, ela é disponibilizada para o aluno por meio de uma plataforma online chamada AVA. Ali ficam concentradas todas as atividades que ele precisa realizar para cumprir a carga horária dessa matéria.

Cada faculdade tem o seu próprio Ambiente Virtual de Aprendizagem, cuja dinâmica também varia. A disciplina interativa é oferecida para os alunos de acordo com a graduação que estão cursando, sendo que elas são liberadas conforme a grade curricular de cada curso.

Prazos

Os estudantes têm um período pré-determinado para cumprimento das atividades. Esse tempo também varia de acordo com a faculdade, podendo ser um mês, durante o bimestre ou todo o semestre. Por isso, o aluno precisa acompanhar o calendário do seu curso para não perder prazos.

Organização

É válido lembrar que a disciplina EAD, mesmo em um curso presencial, contabiliza média e precisa ser cumprida, pois está estabelecida na grade curricular. A estruturação do seu conteúdo é feita com base nas competências e nos conhecimentos que o aluno precisa adquirir, e as atividades são organizadas de acordo com o curso.

Estrutura e avaliação

De modo geral, o graduando tem à sua disposição um material teórico, que pode ser chamado de livro didático, livro-texto ou apostila. Independentemente da nomenclatura, é preciso saber que ali está o conteúdo que precisa ser estudado.

Além desse livro, também são trabalhadas webaulas (ou teleaulas), atividades que comprovam a frequência na matéria, questionários avaliativos, avaliação virtual e, em alguns casos, também uma avaliação presencial, com data pré-estabelecida pela faculdade.

A nota final do aluno envolve diferentes aspectos e pode envolver, por exemplo:

  • participação em fórum;
  • frequência;
  • trabalhos individuais ou em grupo;
  • questionários;
  • avaliação virtual;
  • avaliação presencial.

Como isso varia bastante, é importante que o estudante se informe a respeito dos critérios utilizados para fazer a avaliação da disciplina interativa. Lembrando que as instruções são oferecidas em manuais e em tutoriais no AVA, e cabe ao aluno gerenciar a execução das tarefas e informar-se sobre prazos e exigências.

No entanto, isso não é um problema, porque as instituições de ensino oferecem canais de comunicação para que o estudante converse com um tutor do polo ou virtual, com o professor responsável pela disciplina ou mesmo coordenador do curso. Tudo isso para que esclareça suas dúvidas e sane dificuldades.

Qual a importância da disciplina interativa?

Conforme explicamos, a disciplina interativa pode ser ofertada também em cursos semipresenciais e presenciais, não apenas na modalidade EAD. Em todos os casos, ela ajuda a complementar e a otimizar a grade curricular, além de trazer outros benefícios para a formação do aluno, como:

  • gerenciamento do tempo;
  • organização;
  • disciplina;
  • autonomia;
  • interação com tecnologias.

Além disso, como o conteúdo é disponibilizado em diferentes formatos, o aluno tem um melhor aproveitamento, respeitando sua lógica de raciocínio. E como as matérias ficam disponíveis 24 horas por dia, ele encontra uma flexibilidade maior para realizar seus estudos.

O aluno consegue estudar no momento mais adequado e com a vantagem de fazê-lo no seu ritmo, apenas tendo a necessidade de respeitar o prazo estabelecido no calendário da faculdade. Outro aspecto positivo é o fato de poder assistir às aulas quantas vezes for necessário e rever o material, esclarecendo dúvidas sempre que precisar.

Sendo assim, se o seu curso tiver uma disciplina interativa, ou diversas, procure aproveitar ao máximo esse método diferenciado de ensino-aprendizagem, para que você apreenda habilidades e competências valorosas para sua formação. Mas fique atento aos prazos e aos critérios de avaliação, pois eles também influenciam a aprovação em um semestre.

Quer mais algumas sugestões para potencializar os seus estudos? Então, veja essas 6 dicas sobreviver ao primeiro ano da faculdade!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 16

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content