Como é o Vestibular da faculdade Anhanguera?

como é o vestibular da faculdade anhanguera

Os processos seletivos para entrar no ensino superior geram muitas dúvidas e ansiedade. Sabendo disso, elaboramos um artigo que vai contar como é o vestibular da faculdade Anhanguera.

Durante todo o texto, você vai ter acesso a dicas valiosas sobre os modelos de prova, como mandar bem para passar no vestibular da Anhanguera, os casos em que pode ser reprovado e o que não pode fazer durante a prova. Fique atento e arrase!

Como funciona a prova de vestibular na Anhanguera?

Você está aqui para saber como é o vestibular da faculdade Anhanguera, certo? Então, vamos dar alguns detalhes sobre como funciona a prova que, na verdade, é uma redação dissertativa-argumentativa.

A primeira coisa que você precisa saber é que o exame pode ser feito na modalidade presencial ou online.

Ambos são processos flexíveis, já que a prova tradicional pode ser agendada, e a virtual, como você já deve imaginar, é realizada na hora e no local à escolha do candidato. Basta ter um computador com acesso à internet.

Vamos aos detalhes.

Vestibular Tradicional

Cada unidade ou polo da faculdade Anhanguera divulga o seu próprio calendário de provas. Nesse período, o candidato deve agendar a melhor oportunidade para o seu perfil, tanto em relação à data da prova quanto ao curso desejado.

No dia da prova, o candidato tem 2 horas para desenvolver uma redação de acordo com o tema solicitado.

Vestibular Online

A prova realizada pelo vestibular online é a mesma: uma redação. O que muda, além do local, é a duração. Pessoas que optam por realizar a prova digital têm 60 minutos para conclui-la.

Quais são os principais itens de atenção no edital?

Todas as informações do edital são importantes para a realização da prova. O documento revela datas, esquema de pontuação e regras para matrícula.

Qualquer falha implica na desclassificação ou no impedimento da matrícula. Portanto, fique atento ao edital da Anhanguera.

Inscrições

Indica quais candidatos estão aptos para realizar a prova, definindo que apenas pessoas com ensino médio completo até a data da matrícula podem se candidatar ao vestibular.

Define, também, data de horário de começo e término das inscrições em processos agendados e online.

Candidatos com necessidades especiais devem ter atenção quanto ao edital, pois os prazos para efetuar a inscrição são diferenciados. Eles se encerram antes, já que a faculdade precisa de tempo hábil para atendê-los confortavelmente, com a estrutura adequada.

Provas

No tópico das provas, o candidato fica sabendo como ter acesso à disponibilidade de data e de horário para realizá-las, considerando o polo escolhido.

O edital também revela a pontuação que deve ser conquistada para aprovação e explica como substituir a prova discursiva pela nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Critérios de avaliação

A banca examinadora da Anhanguera desconta 20% da nota total da prova para cada um dos seguintes erros cometidos:

  • falta de coerência textual;
  • falta de coesão textual;
  • falta de título;
  • fuga do tema;
  • uso inadequado da língua portuguesa.

Resultado e matrícula

Geralmente, a matrícula fica ativa por 10 dias após a divulgação do resultado, que ocorre em até 48 horas após a prova. Como os prazos poderão ser prorrogados, é importante ter muita atenção a esses itens.

O edital também aponta os documentos obrigatórios para a matrícula.

Onde acessar informações importantes sobre o vestibular Anhanguera?

Todos os editais dos vestibulares da Anhanguera podem ser acessados no portal Vestibulares. Ao abrir o site, o candidato vai se deparar com uma lista de editais separados por cidade e polos.

Como me preparar para o vestibular da melhor maneira?

Explicamos anteriormente que a prova do vestibular da Anhanguera é um teste de redação. O candidato deve desenvolver um texto dissertativo-argumentativo, cujo tema é estrategicamente escolhido pelos profissionais da faculdade.

Como para toda a redação, é importante que a pessoa esteja preparada para escrever sobre os mais diversos assuntos, especialmente os que estão em pauta ou foram destaque nos últimos meses.

Dito isso, o passo a passo ideal para realizar uma boa redação é:

  • aprenda como é a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo e como desenvolvê-lo no tamanho ideal — trabalhe com 3 ou 4 parágrafos, sendo que o primeiro deve ser dedicado à introdução; o segundo ou terceiro para a argumentação, e o último para concluir a ideia defendida;
  • não fuja do tema — baixe provas de vestibulares passados e leia exemplos de redações bem-avaliadas, observe como a pessoa trabalha o tema e mantenha-se informado sobre os assuntos do momento assistindo e lendo jornais;
  • não use gírias, estude a gramática e as novas normas do português — você não precisa escrever palavras difíceis. Por isso, tente trabalhar com sinônimos para evitar erros.

Você também pode aprimorar suas habilidades de escrita investindo em aulas particulares, cursos de redação ou até mesmo no cursinho. Há uma oferta considerável de pré-vestibulares gratuitos para ajudar você.

O que não pode ser feito durante a prova de vestibular da Anhanguera?

Há algumas instruções específicas sobre o que não fazer no caso do vestibular online. A faculdade recomenda que o candidato verifique a conexão com a internet e reserve uma hora do seu tempo para concluir a prova, já que:

  • a prova se encerra automaticamente após 60 minutos, não permitindo acréscimos;
  • não é possível alternar as abas do navegador ou minimizar o mesmo;
  • não pode copiar e colar texto;
  • não é permitido pausar, reiniciar ou retomar a prova online depois de iniciada;
  • não é possível tentar realizar a prova mais de 5 vezes.

Com este artigo, deu para saber tudo sobre como é o vestibular da faculdade Anhanguera, certo? Agora ficou fácil dar o pontapé inicial ao sonho do ensino superior. Com essas informações em mãos, basta escolher o polo mais próximo de você e realizar a inscrição.

Faça o vestibular Anhanguera!

Mas, se depois de descobrir como é o vestibular da faculdade Anhanguera, você ainda está com receio de fazer a sua inscrição por conta do valor das mensalidades, não se preocupe.

Disponibilizamos bolsas e descontos para que todos tenham oportunidade de estudar. Além disso, os cursos EAD costumam ter uma mensalidade mais em conta em relação aos presenciais.

Aproveite para se inscrever na faculdade Anhanguera agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content