Como entrar no mercado de trabalho? Veja os 10 passos essenciais

como entrar no mercado de trabalho

Exercer uma profissão é passo essencial para colocar vários planos de vida em prática. O cenário fica melhor ainda quando podemos seguir uma carreira com a qual nos identificamos. Se esse é o seu objetivo, que tal começar a pensar em como entrar no mercado de trabalho?

O planejamento deve iniciar na fase mais intensa dos estudos focada na atuação profissional, seja qual for a modalidade ou área do conhecimento escolhida. Para ajudar, trouxemos dicas valiosas que servem a quem busca o primeiro emprego ou apenas uma recolocação.

Acompanhe e anote todas!

Invista na sua formação

O primeiro passo para acessar boas oportunidades profissionais é construir um perfil adequado ao tipo de trabalho que você deseja. Sabemos que muitas pessoas determinam a faculdade quando são bem jovens. Isso faz com que nem sempre tenham certeza sobre a profissão ideal.

Em todo caso, nunca é tarde para mudar de carreira e continuar aprendendo. Então, faça uma reflexão aprofundada sobre o caminho que pretende seguir e filtre as formações que vão ajudar você a conquistar a vaga dos sonhos. Ter uma boa graduação ou fazer cursos livres aumenta a chance de empregabilidade.

Esclareça seus valores

Cada pessoa é única, e a mesma lógica pode ser aplicada às empresas. Ou seja, é possível encontrar negócios com perfil semelhante ao seu e, também, marcas que têm um posicionamento completamente distinto. Isso não quer dizer que você deva desistir de atuar em locais que defendam ideias contrárias às suas.

A diversidade de opiniões é importante e enriquece os ambientes de trabalho, mas jamais deve passar por cima dos princípios que você defende. Assim, para evitar frustração e até economizar tempo na busca por emprego, tenha seus valores bem esclarecidos antes de fazer candidaturas e competir por vagas.

Defina metas e objetivos

Nada estimula tanto os nossos esforços quanto a conquista de algo importante. E se você vem pensando sobre como entrar no mercado de trabalho, deve ter percebido que a motivação representa um ingrediente fundamental. Logo, uma boa forma de persistir nesse caminho é ter metas bem claras.

Onde quer estar daqui a alguns anos? Como pretende alcançar cada nível da sua carreira? Quais desafios podem estar envolvidos? Questionamentos como esses servem de base para você definir objetivos e nunca perder o foco. Lembre-se de que os recrutadores procuram pessoas com mais certezas do que dúvidas.

Estabeleça critérios

De nada adianta chegar ao cargo tão sonhado e, após um tempo, descobrir que não era tudo o que você imaginava. Embora todas as profissões tenham seus problemas e suas dificuldades, é preciso ter cuidado para não acabar exercendo atividades que fogem muito daquilo que planejamos.

Sem perceber, muitas pessoas vão se tornando infelizes porque permanecem em uma carreira inadequada a seus perfis. Para que isso não aconteça com você, estabeleça critérios que possam orientar seu ingresso no mercado de trabalho — como carga horária, média salarial etc.

Pesquise sobre o mercado

Entender as características e a complexidade de cada área é crucial para não ter surpresas desagradáveis. Para começar, avalie o mercado de trabalho a partir do olhar de pessoas que já estão atuando. Converse com profissionais que inspiram você e pergunte sobre as experiências vividas por eles.

Sempre que possível, consuma notícias e demais conteúdos relacionados à profissão que você pretende seguir. Ter dados atualizados e acompanhar as transformações no mundo do trabalho favorece a definição de objetivos, além de manter você sempre alerta para aproveitar cada oportunidade.

Faça bastante networking

Interagir com pessoas que têm interesses profissionais parecidos é uma das melhores estratégias para ficar a par de novidades. Você pode fazer isso ainda na faculdade, envolvendo-se com eventos ou assistindo a palestras promovidas por pessoas que atuam em áreas específicas.

Aprender como ingressar no mercado de trabalho também demanda um toque de ousadia para construir boas redes de contato. Então, sempre que possível, faça networking. Ele consiste em participar de atividades que possam resultar em parcerias, em indicações e em acesso facilitado a diversas oportunidades profissionais.

Construa um bom currículo

Muitos recrutadores vão querer compreender seu perfil rapidamente. Como avaliam vários candidatos de uma vez só, é importante mostrar o melhor que você tem a oferecer para a empresa. Isso aumentará as chances de conseguir uma entrevista ou passar para outra fase da seleção.

Então, para quem está aprendendo como entrar no mercado de trabalho, a montagem do currículo faz toda a diferença. Procure colocar, no documento, informações que complementem sua formação e experiências. Vale a pena, por exemplo, descobrir quais são as características relevantes do profissional do futuro para a empresa e destacá-las.

Valorize seus pontos fortes

Tanto o currículo quanto o diálogo da entrevista devem ser dedicados a apresentar seus pontos fortes. Como o nervosismo tende a acompanhar a parte da conversa, é importante que você respire fundo. Jamais faça comentários que diminuam a sua capacidade ou transmitam insegurança.

Algumas pessoas cometem o erro de citar aspectos negativos para demonstrar certa humildade, mas isso não ajuda em nada. O ideal é sempre reforçar seus principais talentos, habilidades e competências, de modo que a empresa identifique os potenciais ganhos que terá com a sua colaboração.

Entenda a lógica do recrutamento

Outro cuidado importante para planejar seu ingresso no mercado de trabalho é saber como funciona o processo de candidatura. Cada marca ou tipo de negócio tem suas particularidades e, portanto, formas específicas de conduzir o recrutamento.

Hoje, muitas oportunidades ficam concentradas na internet, no site oficial da empresa ou em portais de vagas. Isso amplia o acesso a cargos que têm relação com o que você procura. Em geral, basta avaliar os anúncios e publicar seu currículo. Envie o documento completo, com todas as qualidades valorizadas pelos recrutadores, para deixar seu nome em evidência.

Prepare-se para a seleção

Não custa nada reservar alguns minutos para pesquisar sobre a empresa e ensaiar uma possível entrevista. Isso inclui simular o tempo de deslocamento até o local da avaliação, o tom de voz, o tipo de linguagem e até a roupa que será utilizada. Faça o teste quantas vezes achar necessário, até sentir confiança.

Um bom preparo não só deixa sua apresentação mais equilibrada, como também evita atrasos nos dias que envolvem uma seleção. Depois de passar por essa experiência várias vezes, você já pode enviar currículos por e-mail ou via portais como o Canal Conecta, exclusivo para os alunos aqui da Anhanguera.

Pronto para entrar no mercado de trabalho da melhor forma possível?

Será que conseguimos orientar você nesse desafio de como entrar no mercado de trabalho? Lembre-se de que, em meio a tantas opções, a persistência passa a ser tão importante quanto o preparo adequado. Uma coisa é certa: quanto antes você se capacitar, mais tempo terá para aprimorar o próprio perfil.

Ainda tem dúvida sobre a melhor área de atuação? Faça o nosso teste e descubra qual é ideal para você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content